Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > 34ª Reunião da ICANN – Internet Corporation for Assigned Names and Numbers

34ª Reunião da ICANN – Internet Corporation for Assigned Names and Numbers

 - 06/03/2009

Logotipo da 34ª Reunião da ICANN – Internet Corporation for Assigned Names and NumbersRealizou-se em 1-6 de Março de 2009, na Cidade do México, a 34ª reunião da ICANN – Internet Corporation for Assigned Names and Numbers que contou com mais de 1.200 participantes de mais de 100 países. Como habitualmente, decorreu em paralelo a 33ª reunião do GAC – ICANN Governmental Advisory Committee. O GAC é constituído por representantes de governos de países e de autoridades públicas de economias regionais e organizações intergovernamentais, e considera assuntos de políticas públicas relacionados com as actividades da ICANN. Presentemente, o GAC tem 80 membros e 12 observadores (ver composição do GAC).

Nesta reunião do GAC os assuntos principais da agenda foram: processo de adopção de nomes de domínio internacionalizados (IDNs) no nível de domínios de topo de códigos de países, processo de adopção de nomes genéricos no nível de domínios de topo, papel e funcionamento do GAC, análise e contribuições para o relatório do PSC – President’s Strategic Committe, interacção do GAC com o ccNSO – Country Code Names Supporting Organization e o Board da ICANN.

Portugal é representado no GAC pelo Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e pela Responsável por Relações Internacionais desta agência.

Fotografias do Public Forum na 34ª Reunião da ICANN >>

Vídeos de várias partes da 34ª Reunião da ICANN >>

Portugal foi um dos primeiros países a integrar-se como membro do GAC, participando neste comité desde a 2ª reunião deste órgão, que se realizou no dia 25 de Maio 1999, pouco mais de dois meses depois da 1ª reunião do GAC. Desde 1999 até 2008, a representação de Portugal foi assegurada pelo Presidente da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional que solicitou a sua substituição no final de 2008.

Desde que foi criado em 1998, a ICANN tem vindo a acentuar o seu funcionamento aberto e transparente, baseado na participação de multistakeholders e um elevado número de organizações públicas e privadas, e de organizações não-governamentais de vários tipos e com origem em variados continentes e países, assumindo uma expressão global, sendo um dos exemplos mais claros de novos conceitos organizacionais profundamente enraizados no paradigma da sociedade em rede trazido pela própria Internet e nos seus valores sociais de liberdade, abertura e inclusão.

Os diferentes stakeholders que participam na ICANN incluem: sociedade civil e utilizadores da Internet, governos e agências governamentais, empresas e associações empresariais, comunidade técnica da Internet, fornecedores de serviços de Internet, registrars, registries, registrants.

A ICANN é uma das organizações mundiais mais avançadas no envolvimento de stakeholders a nível global e uma das organizações que mais claramente concretizou um novo modelo de governança global aberta em rede (ver mapa de localização dos membros do Board, mapa de reuniões realizadas, mapa de servidores de raiz).

A 28ª Reunião da ICANN teve lugar em Lisboa em Março de 2007, com uma sessão de abertura presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago (ver intervenção do Ministro José Mariano Gago).

Última actualização ( 08/02/2012 )