Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > XXIVª Cimeira Luso-Espanhola

XXIVª Cimeira Luso-Espanhola

 - 22/01/2009

Bandeira de Portugal e Espanha juntasRealizou-se em 22 de Janeiro de 2009, em Zamora, Espanha, a XXIVª Cimeira Luso-Espanhola, na qual foram aprovadas as seguintes conclusões nas áreas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior:

Os dois Governos reafirmaram o seu compromisso para dar um impulso conjunto ao sistema de ciência e tecnologia de ambos os países enquanto motor fundamental para a melhoria da produtividade e o desenvolvimento de economias sólidas baseadas no conhecimento e na inovação. Com esse fim, tomaram nota da fase adiantada de instalação do Laboratório Internacional de Nanotecnologia de Braga e comprometeram-se a continuar os esforços para a sua rápida entrada em funcionamento e para a sua projecção internacional.

Iniciaram ainda um novo mecanismo de cooperação política reforçada em Ciência e Tecnologia e a abertura recíproca de programas nacionais de I&D, lançaram um Programa Ibérico de mobilidade científica, a iniciativa federada para criação de um espaço ibérico de Supercomputação, computação Grid (Ibergrid) e repositórios científicos, decidiram a participação conjunta nos programas internacionais de investigação em investigação polar, em Alzheimer e outras doenças degenerativas, cancro e medicina regenerativa com células estaminais e em genómica vegetal, tendo sido subscritos onze memorandos de entendimento específicos. Apoiarão também o desenvolvimento do Espaço Europeu de Investigação, bem como do Espaço Europeu de Educação Superior, como âmbitos naturais do conhecimento.”

Mais especificamente, foram assinados os seguintes memorandos de entendimento entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da República Portuguesa e o Ministério da Ciência e Inovação do Reino de Espanha:

  1. Memorando de Entendimento para uma cooperação política reforçada em matéria de Ciência e Tecnologia.

  2. Memorando de Entendimento relativo ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).

  3. Memorando de Entendimento para o lançamento do Programa Ibérico de Mobilidade Científica.

  4. Memorando de Entendimento para a participação conjunta em iniciativas e programas internacionais em Alzheimer e outras doenças degenerativas, cancro e medicina regenerativa.

  5. Memorando de Entendimento para a participação conjunta em investigação polar.

  6. Memorando de Entendimento para o reforço das redes electrónicas de investigação e de ensino de Portugal e Espanha e da sua interligação.

  7. Memorando de Entendimento em matéria de Computação distribuída GRID, Supercomputação e Repositórios científicos de dados.

  8. Memorando de Entendimento para a criação do Grupo de Trabalho para a abertura recíproca de programas de financiamento de Investigação e Desenvolvimento.

  9. Memorando de Entendimento para a interligação e abertura de bases de dados de avaliadores de Portugal e Espanha.

  10. Memorando de Entendimento para o reforço da Promoção da Cultura Cientifica e Tecnológica.

  11. Memorando de Entendimento para a promoção da participação conjunta nos Programas Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico da União Europeia.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, através do seu Presidente, esteve directamente envolvida na preparação de todos estes acordos e teve um papel central nos relativos ao INL, ao reforço das redes electrónicas de investigação e de ensino de Portugal e Espanha e da sua interligação, e de Computação distribuída GRID, Supercomputação e Repositórios Científicos de Dados, tendo estes últimos sido preparados na Reunião da Comissão Mista Portugal-Espanha para a Cooperação em e-Ciência que se realizou em Madrid no dia 12 de Janeiro de 2009. O Presidente da UMIC, Luis Magalhães, acompanhou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, nesta Cimeira.

O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia  foi criado por iniciativa conjunta de Espanha e Portugal, assumida em 2005, em Évora, durante a XXIª Cimeira Luso-Espanhola. É a mais recente organização científica internacional criada na Europa, da primeira na Península Ibérica, e também da primeira no mundo na área de nanotecnologia. Actualmente em construção em Braga, Portugal, o Laboratório desenvolverá uma política científica e recrutará os seus investigadores a nível mundial.

Fotografias da construção do INL a 16 de Janeiro de 2009:

Ala de laboratórios e gabinetes:
Ala de laboratórios e gabinetes

Instalações sociais:
Instalações sociais

Zona do auditório:
Zona do auditório

Zona da sala limpa:
Zona da sala limpa

Fotografia da operação de soldagem das redes de investigação e do ensino
superior de Espanha e de Portugal na ponte José Saramago, entre Elvas e
Badajoz, por cabo de fibra óptica próprio, concluída a 20 de Janeiro de 2009:
Operação de soldagem das redes de investigação e do ensino superior de Espanha e de Portugal na ponte José Saramago

Última actualização ( 03/10/2011 )