Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > 4ª Reunião do Forum Estratégico para a Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia (SFIC)

4ª Reunião do Forum Estratégico para a Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia (SFIC)

 - 18/12/2009

Logotipo da European Research Area com referência ao SFIC A 4ª reunião do Forum Estratégico para a Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia (SFIC - Strategic Forum for International S&T Cooperation) realizou-se no dia 18 de Dezembro de 2009, em Bruxelas. O SFIC é uma configuração específica do CREST – a Scientific and Technical Research Committee dedicada a facilitar o desenvolvimento, a concretização e o acompanhamento da dimensão internacional do Espaço Europeu de Investigação, nomeadamente identificando prioridades comuns que possam levar a iniciativas coordenadas ou conjuntas, e coordenando actividades e posições relativas a países-terceiros e no âmbito de fóruns internacionais.

Nesta reunião foi apresentado o protótipo do instrumento “SFIC Information Sharing” pelo Reino Unido, que preside à Task Force I, criada para este efeito. Este instrumento pretende recolher informação relativa à cooperação bilateral dos Estados-membros da UE e dos Países Associados com os países terceiros, e deverá ser alimentado e actualizado periodicamente pelos Estados-Membros, com o objectivo de partilhar informação. Foram também apresentados os resultados da 5ª reunião da Task Force 2 “Priority settings” e prorrogado o seu mandato por mais um ano para continuar a discutir os temas em discussão, a saber: lançamento da “Iniciativa-Piloto com a Índia” no âmbito da aproximação da UE aos BRIC; visão coerente e aproximação da UE a África; aumentar o nível de informação a partilhar sobre a cooperação bilateral com os EUA, e motivar cada Estado-membro para utilizar os seus fora de discussão de alto nível com os EUA para aumentar a visibilidade desta nova parceria Europeia que se pretende materializar através do SFIC; iniciativa–piloto “Energia” ligada ao (ligada ao SET-PLAN – The European Strategic Energy Technology Plan).

Portugal, a seu pedido, foi integrado na Task Force 2Priority settings”, atendendo às características estratégicas da mesma, tendo-se juntado a Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália e Reino Unido.

A participação Portuguesa nesta reunião foi assegurada pela delegada nacional ao SFIC, Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.

Última actualização ( 16/02/2012 )