Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > Reunião do Comité de Cooperação em TIC Portugal-República da Coreia

Reunião do Comité de Cooperação em TIC Portugal-República da Coreia

 - 09/06/2006

Bandeira de Portugal e República da Coreia Por ocasião da visita oficial da Primeira-Ministra da República da Coreia, Myeong Sook Han, a Portugal, e na sequência da assinatura de Memorando de Entendimento entre o IT – Instituto de Telecomunicações de Portugal e o ETRI – Electronics and Telecommunications Research Institute da República da Coreia, na Residência Oficial do Primeiro-Ministro de Portugal e na presença dos primeiros ministros dos dois países, e da Reunião do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal com o Ministro da Informação e Comunicação da República da Coreia, realizou-se no dia 9 de Junho de 2006, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, a Reunião do Comité de Cooperação em TIC Portugal-República da Coreia prevista no Memorando de Entendimento sobre Cooperação em TIC entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da República Portuguesa e o Ministério da Informação e Comunicação (MIC) da República da Coreia, assinado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da República Portuguesa e o Ministro da Informação e Comunicação da República da Coreia, em Seul, República da Coreia, em 16 de Setembro de 2005. Chefiou a Delegação de Portugal o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, e Chefiou a Delegação da República da Coreia Young-kyu Noh, Deputy Minister, MIC International ICT Cooperation Office.

A Delegação da República da Coreia foi constituída por: Young-kyu Noh (Chefe de Delegação), Deputy Minister, MIC International ICT Cooperation Office; Peop-min Ryu, Director MIC Radio Research Laboratory; Suk, Deputy Director, MIC International Policy Planning Division; Haeng-choul Han, Assistant Director MIC International Policy Planning Division; Kyung-jin Cho, Assistant Manager MIC International Policy Planning Division; Hee-jeong Jeong,Interpreter MIC International Policy Planning Division; Seon-bae Kim,President ICA – International Cooperation Agency for Korea IT; Joo-hwan Lim,President ETRI – Electronics and Telecommunications Research Institute; Jong-soo Park, Director ETRI; Jin-young Jung,Principal Researcher ETRI; Chang Eun Park,Manager IT Industry Promotion Agency; Yoo-chul Kim,First Secretary Bureau of European Affairs of the Ministry of Foreign Affairs and Trade; Huh Kwan, Manager KOTRA – Korea Trade Centre (Lisbon).

A Delegação de Portugal foi constituída por: Luis Magalhães (Chefe de Delegação), Presidente da UMIC; Carlos Salema, Presidente do Conselho Científico das Ciências da Engenharia da FCT, em representação do Presidente da FCT, e Presidente do IT – Instituto de Telecomunicações; Pedro Veiga, Presidente da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional; Fátima Bravo, Subdirectora do GRICES – Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior; Lino Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da AdI – Agência de Inovação; Luís Alcácer, Grupo de Materiais do IT, especialista em Electrónica Orgânica, Professor do IST – Instituto Superior Técnico; Fernando Pereira, Grupo de Imagem do IT, especialista em codificação de vídeo, Professor do IST; Carlos Fernandes, Grupo de Rádio do IT, especialista em antenas, Professor do IST; Carla Santos, Adjunta do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para Relações Internacionais; Joana Pina Pereira, Relações Internacionais da UMIC; Elisabete Pires, Relações Internacionais da UMIC.

A agenda da reunião incluiu:

  1. Administração Pública Electrónica (eGovernment). Breve apresentação dos principais projectos por Luis Magalhães da parte de Portugal (Passaporte Electrónico, Cartão de Cidadão, Factura Electrónica, Programa Nacional de Compras Públicas Electrónicas, Plataforma de Interoperabilidade da Administração Pública) e por Young-kyu Noh da parte da pela República da Coreia (apresentação “Korea ICT Strategy 2006).

  2. Cooperação de I&D em TIC. Acordo sobre as principais áreas para cooperação futura: 4ª geração de Comunicações Móveis, Mpeg 4 e DMB, Electrónica Orgânica, RFID e Redes de Sensores Sem Fios. Os principais instrumentos de cooperação considerados foram: (1) organização de workshops em Portugal ou na República da Coreia para identificação de áreas/projectos de possível cooperação entre o IT e o ETRI, tendo sido apresentada a proposta de uma 1ª reunião no âmbito da Conferência Bianual do IT que se realiza em Abril de 2007; (2) Intercâmbio de investigadores no âmbito de projectos específicos de I&D, tendo a FCT, o IT e o ETRI concordado em trabalhar em conjunto para identificar projectos específicos para este intercâmbio; (3) Visitas a centros de I&D e empresas de cada um dos países por delegações do outro país; (4) definição de pontos de contacto para seguimento: Carlos Salema, Presidente do IT, e Joo-hwan Lim, Presidente do ETRI.

  3. Internet de Banda Larga e Tecnologias Móveis Avançadas, e-Inclusão e e-Skills. Apresentação da iniciativa banda larga no Sistema de Educação, incluindo a Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS) e a integração virtual dos campus universitários com acesso também sem fio (e-U Campus Virtual) por Pedro Veiga, Presidente da FCCN, apresentação por Luis Magalhães, Presidente da UMIC, sobre os projectos de Redes Comunitárias (redes públicas de banda larga em fibra óptica e WiMax em áreas onde os operadores não têm interesse comercial em investir em redes de comunicação) e Iniciativa Nacional Grid (INGRID). Apresentação de iniciativas da República da Coreia, que, além de aspectos de infraestruturas e aparelhos móveis como os baseados em DMB e WiBRO, incluiu, por solicitação antecipada de Portugal, referência às políticas dirigidas à inclusão de grupos especiais como “donas de casa” e outros, em particular na formação em competências de TIC, e de modelos de fornecimento de banda larga em grande escala e de estímulo á sua utilização, e.g., com conteúdos apropriados, definição de pontos de contacto para seguimento: Pedro veiga, Presidente da FCCN, e Joo-hwan Lim, Presidente do ETRI.

  4. Oportunidades de Negócio. Discussão exploratória sobre possibilidades de cooperação e investimento empresarial. Do lado de Portugal, o Presidnte da UMIC, Luis Magalhães, avançou com áreas possíveis como: interacção humano-computador com fala, imagem, toque em ecrans e postura corporal; exploração da disseminação em massa de TV digital; gestão da sobrecarga de informação e contactos para benefício pessoal e colectivo; exploração das tecnologias interactivas desenvolvidas para jogos electrónicos em benefício de outras aplicações, na educação, no trabalho, na saúde; cuidados inovadores de saúde facilitados pelas TIC; gestão/mitigação de riscos públicos; desenvolvimento de aplicaçãoes avançadas para grupos como idosos, imigrantes e pessoas com necessidades especiais; exploração da ubiquidade futura de aparelhos de comunicação, sensores e computação distribuída para ambientes inteligentes. Os instrumentos acordados para seguimento foram: organização de uma missão empresarial coreana a Portugal para prosseguir contactos empresariais, assinatura de um Memorando de Entendimento entre o ICA – International Cooperation Agency for Korea IT e o ICEP/API – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal / Agência Portuguesa de Investimento.

No mesmo dia realizaram-se, em cooperação com a AdI, contactos com empresas coreanas integradas na comitiva da Primeira-Ministra da República da Coreia, designadamente com: Multichannel Labs Co., Ltd (leitores de MP3, leitores DivX, leitores de Juke Box, DVB Tuners, PMPs); Invest Club Co., Ltd (câmaras fotográficas digitais, DVRs, CCTV); Sanbo Hi-tech Co., Ltd (câmaras CCTV, DVRs, fechaduras po impressão digital); Nam Jootech Inc. (LCD e PDP TV, ecrãs e monitores tácteis).

A UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP organizou um jantar no mesmo dia, no Hotel Tivoli, para o qual convidou as delegações dos dois países que participaram na reunião.

Última actualização ( 15/03/2012 )