Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > Workshop “Partilha de Conhecimento: Acesso Aberto e Preservação na Europa”

Workshop “Partilha de Conhecimento: Acesso Aberto e Preservação na Europa”

 - 26/11/2010

Logotipo da União Europeia Realizou-se em 25-26 de Novembro de 2010, na Direcção-Geral de Investigação e Inovação, em Bruxelas, a Workshop “Partilha de Conhecimento: Acesso Aberto e Preservação na Europa” (Workshop Sharing Knowledge: Open Acess and Preservation in Europe), com o objectivo de debater como incentivar a promoção do acesso aberto e a preservação da informação científica na Europa, reunir contribuições para os próximos passos de políticas públicas europeias de acesso aberto a informação científica e preparar um dentro e fora da Europa nesta matéria. Esta workshop ocorreu precisamente nos dias em que se realizou em Braga a 1ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto.

A workshop teve um formato que fomentou a participação activa, envolvendo metodologias como o “pro action café” e “collective mind map”.  A estrutura do evento dividiu-se em 8 sessões. Portugal esteve representado por Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, presidiu à sessão sobre “Preservação da Informação Científica e Dados Experimentais, a Comissão Europeia como Facilitadora”.

Os resultados da workshop envolveram a construção de um “mind map” dos elementos e prioridades que devem constituir um plano de acção para acesso aberto e preservação na Europa. O relatório da workshop, Sharing knowledge: open access and preservation in Europe – Conclusions of a Strategic Workshop, Brussels, 25-26 November 2010 resume os trabalhos e as respectivas conclusões.

Última actualização ( 30/01/2012)