Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > 7ª Reunião do Grupo Técnico sobre a Índia do SFIC

7ª Reunião do Grupo Técnico sobre a Índia do SFIC

 - 13/01/2011

Logotipo da European Research Area com referência ao SFIC No dia 13 de Janeiro de 2011, realizou-se em Bruxelas, a 7ª reunião do Grupo Técnico sobre a Índia do SFIC – Strategic Forum for International S&T Cooperation da UE em que foi feito um balanço da Conferência em Parceria Índia – UE e Estados Membros para um Roteiro Estratégico em I&I, New Delhi, realizada em 11-12 de Novembro de 2010. Foi assinalada a contribuição da UE e dos Estados Membros para a “Iniciativa-Piloto Índia” e promoveu-se a discussão de um roteiro para a implementação da Declaração Conjunta assinada no dia 12 de Novembro de 2010 com vista à coordenação dos concursos bilaterais entre Estados Membros e a Índia em “Water Related Challenges”. Ainda neste âmbito foi distribuído o documento “Mapping of India-EU cooperation in water research and innovation” produzido a partir de um questionário preenchido pelos Estados Membros.
Foram ainda feitos pontos de situação sobre a ERA-Net New INDIGO e também sobre a Iniciativa de Parceria UE-Índia para biomassa e bio-resíduos.

A representação de Portugal foi assegurada pela delegada nacional ao SFIC, Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, que também é desde Dezembro de 2010 Presidente da “Task Force Priority Setting” do SFIC (ver Portugal Eleito para Presidir à “Task Force Priority Setting” do Forum Estratégico SFIC).

O SFIC é um fórum estratégico e um órgão consultivo do Conselho e da Comissão dedicada a facilitar o desenvolvimento, a concretização e o acompanhamento da dimensão internacional do Espaço Europeu de Investigação, nomeadamente identificando prioridades comuns que possam levar a iniciativas coordenadas ou conjuntas, e coordenando actividades e posições relativas a países-terceiros e no âmbito de fóruns internacionais.

Última actualização ( 17/02/2012 )