Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > 17ª Reunião do Grupo de Trabalho do Conselho da UIT sobre a Implementação dos Resultados da WSIS

17ª Reunião do Grupo de Trabalho do Conselho da UIT sobre a Implementação dos Resultados da WSIS

 - 18/06/2010

Logotipo da ITU - International Telecommunications Union Realizou-se em 17-18 de Junho de 2010, em Genebra, Suíça, uma reunião do Grupo Trabalho do Conselho da UIT – União Internacional de Telecomunicações sobre a Implementação dos Resultados da Cimeira Mundial para a Sociedade de Informação (WSIS – World Summit on te Inofrmation Society) (WG-WSIS).

A agenda teve como principais pontos: apresentação sobre o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação 2010, que teve lugar em Shangai,  apresentação do Forum WSIS 2010, WSIS Stocktaking process (informação sobre iniciativas e projectos relacionados com a implementação das linhas de ação WSIS),proposta de resolução do Conselho Económico e Social  da ONU (ECOSOC – Economic and Social Committee) para adopção na 13ª Sessão da Comissão sobre Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CSTD - Commission on Science and Technology for Development) intitulada "Assessment of the progress made in the implementation of and follow-up to the outcomes of the World Summit on the Information Society", proposta da Federação Russa sobre o Futuro do IGF Internet Governance Forum, relatório das actividades da UIT no âmbito do acompanhamento dos resultados da WSIS, proposta da Malásia para adaptar a UIT à construção da Sociedade da Informação.

Portugal foi Eleito para Membro da CSTD da ONU (Presidente da UMIC Representa Portugal) em 18 de Maio de 2009, com mandato até ao final de 2012, em reunião do ECOSOC da ONU realizada na sede da ONU em Nova Iorque, passando a integrar o grupo de 10 países ocidentais daquela Comissão. Presentemente este grupo inclui também Alemanha, Áustria, Bélgica, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Israel, Suíça e Turquia. Os representantes dos Estados-Membros da CSTD são nomeados pela ONU com base nas qualificações e no conhecimento científico ou profissional necessários para o mandato da Comissão. A entrada de Portugal para a CSTD foi assim aprovada pelo ECOSOC através da eleição de Luis Magalhães, Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.

A reunião do Grupo da UIT dedicado às questões de políticas públicas internacionais relacionadas com a Internet que integra o WG-WSIS, realizou-se no dia 17 de Junho de 2010. Os principais temas discutidos na reunião foram: a Internet do Futuro, a governação da Internet, o impacto do atraso da implementação do IPv6.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP participou remotamente nestas reuniões.

Última actualização ( 09/03/2012 )