Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Projectos  > Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

Na XXI Cimeira Luso-Espanhola que decorreu em Évora nos dias 18 e 19 de Novembro de 2005, foi decidida a criação de um Instituto de I&D Portugal-Espanha, como iniciativa pioneira de um novo tipo de parceria institucional internacional em ciência e tecnologia na Europa.

Ficou decidido que o instituto seria localizado em Braga-Portugal, teria como primeiro director um investigador espanhol (Professor José Rivas da Universidade de Santiago de Compostela, nomeado na ocasião pelo Presidente do Governo de Espanha) e deveria vir a ter cerca de 200 investigadores de Espanha, Portugal e outros países, com um orçamento operacional anual de cerca de 30 milhões de euros e um investimento adicional de igual valor, assegurados em partes iguais pelos dois países.

Com a criação deste instituto pretende-se reforçar a colaboração científica e tecnológica entre Portugal e Espanha, abrindo-se um novo ciclo nas suas relações e na construção de economias nacionais baseadas no conhecimento.

Numa fase inicial o instituto envolve Portugal e Espanha, mas será aberto à adesão de outros países e à participação de instituições e de especialistas de todo o mundo, com o objectivo de se constituir como pólo de investigação internacional de excelência, desenvolvendo parcerias com instituições do ensino superior e com o sector económico, a promoção da transferência de conhecimento de valor acrescentado e gerador de emprego, e a formação de profissionais especializados.

Na referida Cimeira foi assinado um Memorando de Entendimento que constituiu uma Comissão Técnica bilateral para preparar uma proposta detalhada, incluindo a definição das linhas iniciais da actividade científica e técnica a desenvolver, o modelo de funcionamento do Instituto, o seu financiamento, assim como as parcerias a criar e as modalidades e calendário de instalação. Ficou estabelecido que esta comissão seria composta com representantes da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), do Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior (GRICES) e do Conselho dos Laboratórios Associados (CLA), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, e da Direcção Geral de Investigação (DGI), da Direcção Geral de Política Tecnológica (DGTP) e da Direcção Geral das Universidades (DGU), pelo Ministério da Educação e Ciência do Reino de Espanha. Presidiram a esta Comissão Técnica, o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, e o Secretário Geral da Política Científica e Tecnológica, pelo Ministério da Educação e Ciência do Reino de Espanha.

O relatório de progresso da Comissão Técnica preparado para entrega aos governos dos dois países incluiu, entre outros elementos, a proposta da actividade do instituto se concentrar em áreas de nanotecnologias e nanociências, e orientações para o enquadramento legal e a organização administrativa do instituto, como organização científica e tecnológica internacional. Esta proposta contou com o aconselhamento de um Conselho Científico Internacional constituído por eminentes cientistas das áreas consideradas. Para os aspectos de enquadramento legal, teve a contribuição de Jean-Marie Dufour, Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Genebra e Presidente da Geneva International Academic Network, que foi conselheiro legal do CERN European Organization for Nuclear Research em Genebra, fundado em 1956, e esteve envolvido na criação dos principais laboratórios internacionais de investigação na Europa, nomeadamente o ESO – European Southern Observatory, criado em 1962 e com sede em Garching, Alemanha, o EMBL – European Molecular Biology Laboratory, inaugurado em 1978 em Heildelberg, e a ESRF – European Synchrotron Radiation Facility, criada em Grenoble em 1988. Para os aspectos de natureza administrativa, a Comissão Técnica contou com a colaboração de Helmut Krech, Director Administrativo do ESRF.

Em 6 de Outubro de 2006, a iniciativa de Espanha e Portugal foi apresentada pelo Presidente da UMIC no primeiro seminário de boas práticas da Estratégia de Lisboa que decorreu em Lisboa com o título "Excelência e Parcerias para uma Europa Inovadora", em que participaram os coordenadores da Estratégia de Lisboa dos Estados Membros da União Europeia, o Presidente da Comissão Europeia e um dos seus Vice-Presidentes (o Comissário para a Empresa e a Indústria).

Em 17 de Novembro de 2006 foi assinado, entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Câmara Municipal de Braga, o protocolo de cedência ao Estado do terreno municipal para construção do instituto, com uma área de 47.455 m2 e situado a cerca de 500 metros do Campus de Gualtar da Universidade do Minho, na localização seleccionada pela Comissão Técnica entre todas as propostas de localização que foram recebidas. Nesse dia, também foi assinado, entre o mesmo Ministério e a Universidade do Minho, o protocolo de cedência de instalações desta universidade para a Comissão Instaladora do instituto.

Localização do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) (via GoogleEarth) >>

A criação da Comissão Instaladora do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) foi aprovada em Conselho de Ministros de 23 de Novembro de 2006, como associação privada sem fins lucrativos de utilidade pública, bem como os respectivos estatutos, nos termos que vieram a ser publicados no Decreto-Lei n.º 66/2007, de 19 de Março.

A Comissão Instaladora do INL tem como associados, do lado de Portugal, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP e da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, e, do lado de Espanha, o Ministério da Educação e Ciência, representado pela sua Secretaria-Geral de Politica Científica e Tecnológica. Esta Comissão Instaladora tem como objectivo o desenvolvimento de todas as acções complementares, pelo tempo necessário à instalação do INL, cabendo-lhe, designadamente, o lançamento de concursos internacionais de concepção e/ou construção das instalações, a contratação de pessoal científico e administrativo, bem como a preparação e execução do programa de actividades científicas, até à entrada em funcionamento do INL.

Em 25 de Novembro de 2006, a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Dirección General de Investigación de Espanha abriram concurso para projectos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico em Nanotecnologia , no âmbito da cooperação científica e tecnológica entre Espanha e Portugal relacionada com o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia. O concurso visou especificamente os temas seguintes: nanomedicina (sistemas de diagnóstico, aplicações terapêuticas e libertação controlada de medicamentos), e nanotecnologia para controlo ambiental e para segurança e qualidade alimentar. O concurso dirigiu-se para equipas multidisciplinares de investigação de excelência científica e tecnológica internacional nos referidos temas e mistas, isto é, envolvendo investigadores integrados em instituições públicas, ou privadas sem fins lucrativos, portuguesas e espanholas, sendo necessário que em cada projecto estivesse envolvida pelo menos uma equipa de cada um dos países. A avaliação destes projectos é efectuada por um painel internacional de avaliadores independentes estabelecidos noutros países, designados por acordo entre a FCT e a Dirección General de Investigación de Espanha, sendo a primeira vez que os dois países adoptaram este esquema de avaliação de projectos de cooperação bilateral.

Em 23 de Fevereiro de 2007, realizou-se nas instalações da Comissão Instaladora do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, no Convento dos Congregados em Braga, a Reunião Hispano-Portuguesa de Laboratórios de Nanotecnologia que teve como participantes representantes dos principais laboratórios de nanociência e nanotecnologia, os coordenadores da Rede de Nanotecnologia de Espanha e da Rede de Nanotecnologia de Portugal , e representantes dos ministérios de ciência dos dois países. Na reunião foram feitas apresentações dos vários laboratórios e apresentados pontos de vista relativos ao papel a desempenhar pelo INL.

Em 19 de Março de 2007, foi publicado o Decreto-Lei n.º 66/2007, criando a Comissão Instaladora do INL e aprovando os respectivos estatutos.

Em 10 de Maio de 2007, realizou-se a 1ª Assembleia Geral da Comissão Instaladora do INL, em que se procedeu à designação dos membros dos órgãos sociais, entre os quais se explicitam: Presidente da Assembleia Geral – Luis Magalhães, Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP; Secretário da Assembleia Geral – Francisco Marcellán, Secretário Geral da Política Científica e Tecnológica; Presidente do Conselho de Administração – José Rivas, Professor Catedrático da Universidade de Santiago de Compostela; Director Executivo (integrando o Conselho de Administração) – Carlos Bernardo, Professor Catedrático da Universidade do Minho e Presidente do Laboratório Associado "I3N – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação"; Vogal do Conselho de Administração: Paulo Freitas, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico e Presidente do Laboratório Associado "Instituto de Nanotecnologias".

Em 21 de Maio de 2007, o Governo apresentou à Assembleia da República a proposta de resolução de aprovação dos estatutos do INL, a qual recebeu parecer favorável da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas para ser considerada em plenário. Este parecer foi publicado a 16 Julho 2007 em Diário da República. Em Espanha, o processo legislativo encontrava-se em fase semelhante.

Em 27 Julho de 2007, realizou-se a 2ª Assembleia Geral da Comissão Instaladora do INL, para apreciar a proposta do Conselho de Administração para adjudicação do Estudo Prévio (BoD – Basis of Design) das instalações do futuro campus do INL, na sequência de convites à apresentação de propostas endereçados a três empresas de renome internacional em projectos de laboratórios de nanotecnologia. Com base no relatório de avaliação, foi decidido adjudicar o estudo a duas empresas de topo internacional neste tipo de projectos (M+W Zander e HDR), com os objectivos de: permitir vir a ponderar duas alternativas e a evitar uma ligação a um único fornecedor nesta fase, criar uma situação de competição natural entre as duas equipas de projecto, aumentar a capacidade de decisão do Conselho de Administração e da Assembleia-Geral os quais ficarão com duas soluções para poderem optar pela melhor. Na sequência desta decisão, deu-se o início dos trabalhos que avançaram a muito bom ritmo. [Nota: A M+W Zander é uma empresa alemã com grande experiência de projecto de instalações complexas das indústrias de electrónica e de produção de semicondutores, entre outras, e de concepção, construção e exploração de salas limpas (por exemplo, teve um recente projecto na Formosa com 133.000 m2 de salas limpas, construídas em 12 meses). A HDR é uma empresa americana que tem trabalhado na concepção e construção de instalações para nanotecnologia, entre outras. Esteve envolvida no projecto de seis instalações de nanotecnologia, entre as quais uma no Reino Unido e as restantes nos EUA, duas para universidades e as restantes para laboratórios de investigação específicos. Um projecto recente (2003-05) é o do Birck Nanotechnology Center na Universidade de Purdue.]

Em 20-21 de Novembro de 2007, realizou-se em Braga, no âmbito da Presidência Portuguesa da UE, a Conferência de Alto Nível sobre Nanotecnologias, em que participaram o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e a Ministra da Educação e Ciência de Espanha, os comissários europeus da Ciência e Investigação e da Sociedade da Informação e Media, bem como personalidades de topo da ciência, indústria e política de C&T da área da nanociência e da nanotecnologia. Entre os temas destas áreas receberam especial atenção: nanoelectrónica, computação na era da nanotecnologia, nanomedicina, aplicações de nanotecnologia nas áreas de segurança e qualidade alimentar, ambiente e energia, micro e nano sistemas, electrónica orgânica, nanotecnologias na produção industrial (incluindo têxteis). No que respeita a políticas europeias de C&T foram amplamente consideradas as Iniciativas Tecnológicas Conjuntas (JTI – Joint Technology Initiatives), em particular as de nanoelectrónica (ENIAC – European Nanoelectronics Initiative Advisory Council) e sistemas embebidos (ARTEMIS – Advanced Research and Technology for Embedded Intelligence and Systems), bem como várias Plataformas Tecnológicas Europeias (European Technology Platforms) de áreas relacionadas com a nanotecnologia, nomeadamente: ENIAC (Nanotechnology), ARTEMIS (Embedded Systems), Nanomedicina, EPoSS (Smart Systems), Fotónica21, Têxteis, Manufuture (Future Manufacturing Technologies)/ MINAM (Micro- and Nano- Manufacturing), EuMAT (Advanced Engineering Materials and Technologies).

A Conferência de Alto Nível sobre Nanotecnologias (High Level Conference on Nanotechnologies) foi organizada conjuntamente pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, a Comissão Instaladora do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), e as Direcções-Gerais de Investigação, Tecnologia e Desenvolvimento, e de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia. Entre outros elementos, foi distribuída aos participantes na conferência a brochura International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL) – An international community for nanotecnology. A maior parte das apresentações feitas estão disponíveis a partir de links no Programa da Conferência.

No dia anterior à Conferência de Alto Nível sobre Nanotecnologias, a 19 de Novembro de 2007, realizaram-se Reuniões de 9 Comissões e Conselhos de Vários Programas da UE em Braga, a maioria em temas relacionados com as nanotecnologias. Uma delas foi a Reunião do Forum de Directores Nacionais de Investigação em TIC da UE que integra os Directores responsáveis pela área de Tecnologias de Informação e Comunicação dos 27 Estados Membros da UE e dos países externos associados ao Programa Quadro de Investigação da UE.

No dia 22 de Novembro de 2007 foram publicadas no Diário da República n.º 225, 1ª Série, a aprovação dos Estatutos do INL pela Assembleia da República (Resolução da Assembleia da República nº 59/2007) e a sua ratificação pelo Presidente da República (Decreto do Presidente da República nº 125/2007).

No dia 23 de Novembro de 2007, realizou-se em Bruxelas uma Reunião do Conselho de Ministros da Ciência da UE, mais precisamente da formação de Competitividade do Conselho da UE dedicada à Investigação. Sob a presidência do Ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, os ministros da Ciência dos países da UE e a Comissão Europeia, representada pelo Comissário para a Investigação, Janez Potočnik, e pela Comissária para a Sociedade da Informação e Media, Viviane Reding, aprovaram o acordo preparado pela Presidência Portuguesa para o lançamento das primeiras parcerias estratégicas público-privado, entre os Estados, a Comissão Europeia e a Indústria, no valor de 9,3 milhares de milhões de euros, entre as quais duas Iniciativas Tecnológicas Conjuntas (JTI – Joint Technology Initiatives) relacionadas com as nanotecnologias, nomeadamente de nanoelectrónica (ENIAC – European Nanoelectronics Initiative Advisory Council) (3 milhares de milhões de euros), e de sistemas informáticos embebidos noutros produtos (ARTEMIS – Advanced Research and Technology for Embedded Intelligence and Systems) (2,7 milhares de milhões de euros). 

No dia 3 de Dezembro de 2007, realizou-se no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em Lisboa, uma Reunião do Conselho Científico Internacional do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia para apreciar as actividades de instalação deste novo laboratório internacional.

No dia 15 de Janeiro de 2008, foi aprovada em Assembleia Geral da Comissão Instaladora do INL realizada em Madrid a proposta fundamentada da Comissão Instaladora de selecção do Estudo Prévio desenvolvido pela M+W Zander como programa base para a negociação de subsequentes trabalhos de projecto e construção, a ser complementado com alterações e condicionantes específicos.

Na mesma reunião foi aprovada uma nova fase do Programa de Capacitação em nanociência e nanotecnologia reforçando a cooperação entre Portugal e Espanha com apoio do INL, com três componentes:

  • Projectos de I&D aprovados na sequência da avaliação internacional (ver o painel de avaliação) das propostas apresentadas no concurso aberto em Novembro de 2006 pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal e pela Dirección General de Investigación de Espanha (10 projectos aprovados nos quais estão envolvidas 36 equipas de investigação de instituições portuguesas e igual número de equipas de instituições espanholas (ver distribuição geográfica das equipas de investigação dos 10 projectos aprovados), os quais foram seleccionados de um total de 72 candidaturas recebidas).
  • Bolsas de doutoramento para formação em unidades de investigação portuguesas e espanholas (15 bolsas atribuídas para formação em igual número de unidades de investigação, e preparação de abertura de concurso para atribuição adicional de bolsas).
  • Pós-doutoramentos a serem efectuados em laboratórios destacados no contexto internacional em áreas de interesse específico para o INL.

No dia 15 de Janeiro de 2008 também se realizou em Madrid a 1ª reunião do Conselho do INL, já como instituição de direito internacional, para aprovação da proposta de Acordo de Sede a celebrar com o Estado Português, dotando o Laboratório com as condições necessárias para a prossecução dos seus objectivos e actividades de forma independente e eficaz, e regulando a sua relação com o Estado português, em particular estabelecendo privilégios e imunidades típicas das organizações internacionais de investigação, e também para designação do Director-Geral indigitado, Professor José Rivas, para representar o INL no acto de assinatura do Acordo de Sede com Estado Português.

No dia 18 de Janeiro de 2008, no âmbito da XXIII Cimeira Luso-Espanhola, foi assinado em Braga, no terreno das futuras instalações do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e com a presença do Primeiro Ministro de Portugal, José Sócrates, do Presidente do Governo de Espanha, José Luis Zapatero, e dos ministros que integram as delegações dos dois países na referida Cimeira, o Acordo de Sede entre a República Portuguesa e o INL, o qual veio a ser aprovado pela Assembleia da República no dia 27 de Junho de 2008 e publicado em Diário da República a 5 de Agosto de 2008. Este acordo estabelece as imunidades e privilégios do Laboratório e das pessoas a ele associadas, enquanto organização científica com enquadramento legislativo internacional.

A cerimónia também incluiu a assinatura do acordo de formalização entre a Câmara Municipal de Braga e o Estado Português da cedência por essa Câmara do direito de superfície do terreno destinado à instalação do INL, no seguimento do Protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Braga e o Estado Português em 27 de Novembro de 2006, e a assinatura de um Memorando de Entendimento com a IBM Corporation (ver Informação sobre o Memorando de Entendimento) com vista à identificação conjunta de projectos de investigação para possível colaboração futura, sublinhando a intenção clara do INL desenvolver actividades de I&D com empresas.

Além da assinatura dos documentos referidos, a cerimónia teve dois momentos simbólicos centrais: o descerrar do padrão que marca a fundação do INL com uma inscrição nanométrica que contém a sigla “INL”, e a apresentação da maqueta (Vista de Noroeste e (Vista de Sudoeste) do projecto básico de arquitectura. Na ocasião foi projectado um vídeo alusivo ao desenvolvimento do projecto de instalação do INL.

No dia 11 de Março de 2008, foi lançada a 1ª empreitada de construção do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia com a publicação no Jornal Oficial da União Europeia e em jornais portugueses e espanhóis do anúncio da Consulta Pública Internacional para Execução da Empreitada de Demolições, Fundações, Estrutura e Redes Enterradas, Cobertura, Fachadas e Caixilharias Exteriores.

As Redes de Nanotecnologia de Portugal e Espanha, respectivamente PortugalNano e NanoSpain, organizam o Encontro Conjunto das Redes de Nanotecnologia de Portugal e Espanha nos dias 14-18 de Abril de 2008.

No dia 28 de Maio de 2008, realizou-se a 2ª reunião do Conselho do INL, constituído por Luis Magalhães, Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, João Sentieiro, Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, Carolina Rego Costa, Jurista, Assessora do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por parte de Portugal, e José Manuel Labastida, Secretário-Geral da Política Científica e Tecnológica, Montserrat Torné, Directora-Geral de Cooperação Internacional do Ministério de Inovação e Ciência, e Fernando Briones, Professor Investigador da Agência Conselho Superior de Investigação Científica, por parte de Espanha. Nesta reunião, o Conselho nomeou os dirigentes máximos e definiu as orientações iniciais para o funcionamento do laboratório. Foram aprovadas por unanimidade as seguintes nomeações: Prof. José Rivas para Director-Geral, Prof. Paulo Freitas para Director-Geral-Adjunto, Prof. Luis Magalhães para Presidente do Conselho, Prof.ª Montserrat Torné para Vice-Presidente do Conselho. O Conselho do INL autorizou o Director-Geral a contratar com o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil o apoio aos concursos de construção e ao seu acompanhamento, a preparar propostas relativas à organização e aos recursos humanos a contratar, e a prosseguir a construção de programas de cooperação, designadamente com o MIT (Massachussets Institute of Technology) e com a Max Planck Gesellshaft para apoio à instalação do Laboratório.

No dia 16 de Junho de 2008, foi iniciado pelo INL o Nano Bugle, um blog na Internet para divulgação de informação sobre o INL e assuntos de interesse para a comunidade de Nanociência e Nanotecnologia. Está também disponível o Sítio do INL na Internet que inclui informações sobre oportunidades de emprego e processo de recrutamento para o INL.

No dia 27 de Junho de 2008, realizou-se, em Madrid a 3ª reunião do Conselho do INL, onde foram aprovadas as propostas de adjudicação da 1ª empreitada de construção e da correspondente fiscalização apresentadas pelo Director-Geral, na sequência da avaliação dos concursos públicos abertos para o efeito e das correspondentes negociações. O início das correspondentes obras ficou previsto para meados de Julho.

No dia 31 de Outubro de 2008, realizou-se no MIT – Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, EUA, uma 1ª Reunião INL-MIT com o objectivo de explorar possibilidades de colaboração entre as duas instituições. Esta reunião foi seguida da 2ª Reunião INL-MIT que se realizou no dia 22 de Novembro de 2008 nas instalações do Forum Ciência Viva 2008, em Lisboa.

No dia 19 de Dezembro de 2008, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Visita Obras de Construção do INL para observar no local o andamento da construção do INL. As obras decorreram a um ritmo muito elevado, sendo visíveis a elevada volumetria construída desde o final de Julho de 2008, quando a construção iniciou, e os progressos verificados numa obra que, devido à especificidade das instalações, concretiza pela primeira vez em Portugal várias novas técnicas construtivas.

No dia 7 de Janeiro de 2009, realizou-se em Madrid a 4ª Reunião do Conselho do INL, na qual foram aprovadas as decisões de adjudicação de contratos com projectistas propostos pelo Director-Geral, delegações de poderes no Director-Geral e regulamentos provisórios de contratação.

No dia 23 de Janeiro de 2009, realizou-se em Braga a 2ª Reunião do Conselho Científico Internacional do INL para apreciar as actividades de instalação deste novo laboratório internacional. A reunião contou com a presença do Presidente do Conselho do INL e Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, do Director-Geral, José Rivas e do Director-Geral Adjunto, Paulo Freitas. No intervalo da reunião, os membros do Conselho Científico Internacional visitaram as obras de construção do INL que se encontram em rápido desenvolvimento. O Conselho Científico Internacional manifestou forte apreço e satisfação pelos progressos verificados no último ano, na construção e na contratação de pós-doutorandos e atribuição de bolsas de doutoramento e na forma como se está a criar uma rede de colaboração com vários laboratórios de nanotecnologia em Espanha, Portugal e outros países, e emitiu recomendações para o futuro.

No dia 26 de Janeiro de 2009, realizou-se em Lisboa 3ª Reunião INL-MIT para preparar um Programa de Colaboração INL-MIT com objectivos estratégicos a longo prazo e actividades conjuntas a curto prazo.

No dia 1 de Março de 2009, realizou-se em Lisboa a 5ª Reunião do Conselho do INL, na qual foram aprovadas as propostas de adjudicação apresentadas pelo Director-Geral para construção de acabamentos, redes, infraestruturas especiais e arranjos exteriores, e para a correspondente fiscalização, e também a proposta do Director-Geral de ajustes de duração e custo da empreitada construção das infraestruras do edifício, redes subterrâneas, cobertura e fachadas. Foi, ainda, aprovada a proposta de abertura de concursos para equipamento científico, e analisadas as informações e o relatório da 2ª Reunião do Conselho Científico Internacional do INL realizada no dia 23 de Janeiro de 2008, em Braga. Também foi considerado o relatório de actividades de 2008, o plano de actividades para 2009 e o orçamento proposto para 2009, e analisado o relatório de progresso apresentado pelo Director-Geral.

No dia 30 de Maio de 2009, o INL e MIT Lançaram um Programa Conjunto de Recrutamento de Investigadores Principais e de colaboração em temas de investigação particularmente promissores para resultarem em contribuições científicas da maior relevância internacional em nanociência e nanotecnologia. Este acordo de colaboração resultou de um trabalho detalhado de preparação de mais de um ano que envolveu três reuniões bilaterais e numerosos outros contactos entre dirigentes do MIT e do INL mediados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal. O acordo, assinado pelo Director-Geral do INL, José Rivas, e pelo Dean da Escola de Engenharia do MIT, Subra Suresh, prevê a contratação conjunta de 10 Investigadores Principais para o INL que durante 5 anos terão períodos de trabalho no MIT e no INL em projectos de colaboração em temas seleccionados conjuntamente e que têm grande relevância para a nanomedicina e as aplicações da nanociência à monitorização do ambiente, a sistemas de energia e ao controlo de qualidade alimentar.

No dia 16 de Junho de 2009, realizou-se em Madrid a 6ª Reunião do Conselho do INL, na qual foi analisada a proposta de abertura de concursos para equipamento científico, considerado o relatório financeiro de 2008, discutido o relatório de progresso apresentado pelo Director-Geral, e tomada nota do estado de preparação das propostas de regulamentos.

No dia 17 de Julho de 2009, menos de quatro anos após Portugal e Espanha terem assinado o acordo para criar a instituição, as instalações do INL foram dadas a conhecer (ver fotografia seguinte e INL Abre as Portas: Portugal e Espanha Querem Integrar o Grupo das Nações Líderes em Nanotecnologia). Presentes na cerimónia de inauguração estiveram Sua Alteza O Rei de Espanha, Juan Carlos I, o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, o Presidente do Governo Espanhol, José Luis Zapatero, o Primeiro-Ministro de Portugal, José Sócrates, a Ministra Espanhola da Ciência e Inovação, Cristina Garmendia, e o Ministro Português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago. Na cerimónia foi projectado um vídeo com a história da criação e construção do INL. O processo de recrutamento de investigadores encontra-se em curso, sendo que estes cientistas alargarão o grupo de quase 40 doutorandos e pós-doutorandos que estão já a trabalhar em Universidades e Centros de Investigação em Portugal, Espanha e outros países da Europa, América do Norte e Ásia. Devido aos requisitos altamente especializados necessários para cada projecto, os Investigadores Principais que forem contratados irão ser parte activa na concepção dos laboratórios e na selecção e aquisição do equipamento a ser utilizado nesses laboratórios. Tendo em consideração que o futuro é incerto, o edifício principal, cuja estrutura e instalações para os primeiros colaboradores se encontram agora concluídas, não estará totalmente ocupado no final de 2009, altura em que é esperado que o Laboratório esteja operacional. Nessa altura, apenas uma parte inicial dos 200 cientistas estará já a desenvolver projectos no INL, uma vez que o processo de recrutamento do número total de cientistas deverá decorrer num prazo de 5 ou 6 anos. Daí que estas instalações tenham sido construídas tendo em conta a flexibilidade necessária para ocupação e ajustes futuros. Algumas destas salas serão equipadas ao longo dos próximos 5 anos de acordo com novos desenvolvimentos tecnológicos ainda desconhecidos e actividades de pesquisa futuras cujos detalhes não podem ser antecipados. O edifício encontra-se preparado não só para a realidade actual, mas também para futuras necessidades.

Fotografia do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia no dia da inauguração das instalações (17 de Junho de 2009)

Fotografia do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia no dia da inauguração das instalações (17 de Junho de 2009)

Em 7 de Junho de 2010, em Lisboa, realizou-se a 7ª reunião do Conselho do INL, onde foram discutidas e aprovadas em geral, sujeitas apenas a correcções pontuais a aprovar na reunião seguinte do Conselho, as propostas de regulamentos e organização interna do INL (Rules of procedure for the Council, Staff Rules, Social security rules; Financial rules; Tender invitation rules; Contract conditions; Procurement rules) efoi apresentado e discutido o Relatório de Progresso apresentado pelo Director-Geral.

Em 4 de Outubro de 2010, realizou-se por vídeo-conferência a 8ª reunião do Conselho do INL, onde, após discussão, foram aprovados na especificidade os regulamentos e a organização interna do INL acima referidos e o Organigrama do INL (ver figura seguinte). ODirector-Geral informou sobre o progresso verificado desde a reunião anterior e foram apresentados aspectos relativos à construção e aquisição de equipamento científico.

Organigram of the INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory

Organigram of the INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory

Em Julho de 2009 ainda não havia pessoal especificamente recrutado para o INL, mas, como referido acima, o INL contava com um grupo de 37 investigadores a realizarem trabalhos de pós-doutoramento, doutoramento e formação técnica especializada em laboratórios de Portugal, Espanha, e outros países da Europa, Estados Unidos da América e Japão.

Em Abril de 2009, o INL começou a publicar anúncios para recrutamento de investigadores nas principais revistas científicas internacionais de especial relevância para a nanociência e nanotecnologia, designadamente Nature, Physics Today, IEE-Spectrum, Angewandte e Chemie, Trends in Food Science & Technology, Cell, MRS Bulletin, e também online em NatureJobs.com, Monster.com, CareerBuilder.com, TheGuardianJobs.co.uk, EURAXESS, IEE Spectrum, Physics Today.

Em Julho e Dezembro de 2009 foram publicados anúncios para recrutamento conjunto pelo INL e o MIT de Investigadores Principais para o INL, no âmbito do protocolo INL-MIT assinado em 30 de Maio de 2009. Em Dezembro de 2010, o INL a publicou anúncios de recrutamento para pessoal administrativo sénior na revista Economist, no jornal El País e no semanário Expresso.

Em Maio de 2011, o INL contava com um total de 53 pessoas, das quais 41 investigadores. Destes, 26 estavam contratados pelo INL (incluindo 5 Investigadores Principais e 13 Cientistas em Pós-doutoramento), 6 eram Investigadores Associados ao INL dos quadros de outras instituições científicas ou universitárias, 17 eram estudantes de doutoramento financiados pelo INL, e 4 trabalhadores contratados em outsourcing.

O lançamento e termos de referência para o primeiro concurso de aquisição de equipamentos científicos foram aprovados na 5ª reunião do Conselho do INL, em 2 de Março de 2009. Na 6ª reunião do Conselho do INL, em 16 de Junho de 2009, foram aprovados lançamentos adicionais de concursos para equipamentos científicos que elevaram a totalidade do valor de aquisição de equipamentos autorizado para 24 milhões de euros.

As adjudicações correspondentes ao 1º concurso para aquisição de equipamentos científicos foram aprovadas na 1ª reunião extraordinária do Conselho do INL, realizada em 19 de Março de 2010. A partir dessa data as encomendas foram feitas e a instalação dos equipamentos foi iniciada no final de Outubro de 2010.

As adjudicações correspondentes ao 2º concurso para aquisição de equipamentos científicos foram aprovadas na 9ª reunião do Conselho do INL, realizada em 19 de Maio de 2011 em Madrid.

Os equipamentos adquiridos nestes concursos e as respectivas datas de instalação são os seguintes:

Na Sala Limpa

  • Sistemas para caracterização de filmes finos: profilómetro de contacto, mapeador de resistividade eléctrica: 1º concurso, instalados em Setembro-Outubro de 2010
  • Forno para aplicação de HDMS em camadas fotosensíveis para bolachas com diâmetros até 200mm: 1º concurso, instalado em Outubro de 2010
  • Sistema de fotolitografia directa utilizando lasers para bolachas com diâmetros até 200mm: 1º concurso, instalado em Novembro 2010
  • Alinhador de máscaras para bolachas com diâmetro até 150mm: 1º concurso, instalado em Novembro de 2010
  • Sistemas para deposição e cura de camadas fotosensíveis para litografia óptica e por feixe de electrões para bolachas com diâmetros até 200mm: 1º concurso, instalado em Novembro de 2010
  • 6 bancadas químicas para processos químicos molhados: 1º concurso, instaladas em Novembro de 2010
  • Sistema de pulverização catódica confocal com 11 alvos de 2 polegadas de diâmetro: 1º concurso, instalado em Fevereiro de 2011
  • Sistema de remoção de material por feixe de Ar, com detecção do ponto de término do processo utilizando SIMS para bolachas com diâmetros ate 200mm: 1º concurso, instalado em Fevereiro de 2011
  • Sistema de deposição química assistida por plasma para fabricação de nontubos de carbono e grafeno
  • Sistema de pulverização catódica com 10 alvos para deposição de materiais metálicos, magnéticos, óxidos, e isoladores, em bolachas com diâmetros até 200mm: 1º concurso, instalado em Maio de 2011
  • Sistema de deposição de óxidos e semiconductores utilizando pulverização química assistida por plasma, para bolachas com diâmetros até 200mm: 1º concurso, instalado em Maio de 2011
  • Sistemas de remoção de metais e óxidos por plasmas reactivos, para bolachas com diâmetros até 200mm: 1º concurso, instalado em Maio de 2011
  • Sistema de remoção rápida e profunda de Si, para bolachas com diâmetros até 200mm: 1º concurso, instalado em Maio de 2011
  • Sistemas de nanolitografia por feixe de electrões com uma aceleração ate 100 kV, e capaz de expor estruturas ate 10nm para bolachas com diâmetros até 200mm: 1º concurso, a instalar em Julho de 2011
  • Sistema de pulverização catódica para metalização para bolachas com diâmetros até 200mm: 1º concurso, a instalar em Julho de 2011
  • Microscópio electrónico de varrimento para analise de dimensões criticas em dispositivos e estruturas micro- e nano-fabricadas para bolachas com diâmetros até 200mm: 2º concurso, a instalar em Agosto de 2011
  • Sistema para polimento e planarização mecanico-química para bolachas com diâmetros até 200mm: 2º concurso, a instalar em Setembro de 2011
  • Sistema com feixe de iões focado para nanofabricação e microscópio de varrimento de alta resolução: 2º concurso, a instalar em Novembro de 2011.

Fotografias do Sistema de fotolitografia directa utilizando lasers, e do Alinhador de máscaras

Fotografias do Sistema de fotolitografia directa utilizando lasers, e do Alinhador de máscaras

Fotografias dos Sistemas para deposição e cura de camadas fotossensíveis, e do Forno para aplicação de HDMS em camadas fotossensíveis

Fotografias dos Sistemas para deposição e cura de camadas fotossensíveis, e do Forno para aplicação de HDMS em camadas fotossensíveis

Fotografias do Sistema de deposição p/ fabricação de nanotubos de carbono e grafeno, dos Sistemas de remoção de metais e óxidos por plasmas reactivos, do Sistema de pulverização catódica confocal com 11 alvos pequenos, e dos Sistemas de remoção de metais

fotografias do Sistema de deposição p/ fabricação de nanotubos de carbono e grafeno, dos Sistemas de remoção de metais e óxidos por plasmas reactivos, do Sistema de pulverização catódica confocal com 11 alvos pequenos, e dos Sistemas de remoção de metais

Fotografias do Profilómetro de contacto, e do Sistema de remoção rápida e profunda de Si

Fotografias do Profilómetro de contacto, e do Sistema de remoção rápida e profunda de Si

Fotografia do Mapeador de resistividade de 4 pontas

Fotografia do Mapeador de  resistividade de 4 pontas

Laboratório de Alta Precisão para caracterização de filmes finos, interfaces e nanoestruturas

  • Microscópio electrónico de transmissão TEM/STEM com aceleração até 200kV,e  com correcção de aberração na sonda analítica: 2º concurso, a instalar em Janeiro 2012
  • Microscópio electrónico de varrimento ambiental: 2º concurso, a instalar em Setembro de 2011
  • Microscopia de sonda (força atómica, efeito de túnel e outros modos) para ciência de materiais e amostras biológicas: 2º concurso, a instalar em Setembro de 2011
  • Sistema de espectroscopia de foto-emissão induzida por raios X: 2º concurso, a instalar em Novembro de 2011

Apoio à Caracterização Biológica e Bioquímica

  • Elipsómetro espectroscópico, 1º concurso, instalado em Outubro 2010
  • Espectrofotómetro, espectrómetro de massa, cromatógrafo gasoso: 2º concurso, a instalar em Setembro de 2011
  • Microscópio confocal para laboratório central de biologia e nanoquímica: 2º concurso, a instalar em Novembro de 2011

Fotografia de Elipsómetro espectroscópico

Fotografia de Elipsómetro espectroscópico

Laboratórios Dedicados

Os laboratórios individuais são associados aos grupos liderados pelos investigadores principais e são equipados de acordo com as suas necessidades específicas (speintrónica, NEMS, fotónica, caracterização de alta frequência, síntese de nanomateriais, etc.)

Outros Laboratórios Centrais e de Apoio

  • Laboratório de caracterização eléctrica e de rádio-frequência:
    Testador automático com quatro pontas: 1º concurso, instalado em Novembro de 2010
    Testador de corrente no plano pa ra bolachas de 200mm: 1º concurso, instalado em Novembro de 2010
  • Laboratório de magnetometria com VSM/Torque, sistema de tratamento térmico em campo magnético de 2T, SQUID: 1º concurso, instalado em Novembro de 2010
  • Sistema para hipertermia: a instalar em Junho de 2011
  • Laboratório de montagem de dispositivos e empacotamento: 2º concurso, a instalar em Setembro de 2011
  • Laboratório de nanoquímica e síntese de nanopartículas: 2º concurso, a instalar em Setembro 2011

Fotografia de Testador automático e de Testador de corrente no plano

Fotografia de Testador automático e  de Testador de corrente no plano

O INL estabeleceu protocolos de colaboração com um conjunto considerável de instituições:

Na Península Ibérica:

  • CIC nanoGUNE (Espanha)
  • Inesc-MN Lisbon (Portugal)
  • Institut Català de Nanotecnología-ICN (Espanha)
  • Instituto de Microelectrónica de Barcelona – IMB-CNM (Espanha)
  • Instituto Madrileño de Estudios Avanzados – IMDEA (Espanha)
  • Instituto Universitario de Investigación en Nanociencia de Aragón-INA (Espanha)
  • Universidade de Santiago de Compostela (Espanha)
  • Universidade do Minho (Portugal)
  • Universidade do Porto (Portugal)

Em outras regiões do mundo:

  • Center for Functional Nanomaterials-Brookhaven National Laboratory (EUA)
  • iNano-Aarhus (Dinamarca)
  • Max Planck Institute for Chemistry- Gottingen (Alemanha)
  • Max Planck Institute for Colloidal Chemistry- Potsdam (Alemanha)
  • Max Planck Institute for Microstructure Physics- Halle (Alemanha)
  • MIT Massachusetts Institute of Technology (EUA)
  • National Institute of Material Science (Japão)
  • Red Argentina de Nanotecnologia (Argentina)
  • Technical University of Denmark (Dinamarca)
  • Universidad Nacional Autónoma de Mexico (México)
  • University of Glasgow (Reino Unido)
  • University of Texas at San Antonio (EUA)

Mapa com a localização das instituições com as quais o INL tem protocolos de colaboração

Mapa com a localização das instituições com as quais o INL tem protocolos de colaboração

As actividades científicas nas instalações construídas para o INL desde o início do segundo semestre de 2008 até ao final de 2010 foram iniciadas em Novembro de 2010, com o início de actividades de um grupo de investigação em Spintrónica, e prosseguiu desde essa altura com outros grupos dedicados a MEMS e NEMS, Nanoquímica, Nanoestruturas para armazenamento de energia e sensorização, Projecto e análise de bio-interfaces, Nanoestruturas para conversão de energia, Teoria de nanoestrutura, Bioquímica e nanotoxicologia.

O INL participa nos seguintes projectos no âmbito de programas externos:

  • TRAIN2, Trans-Pyrenees Action on Advanced Infrastructures for Nanosciences and Nanotechnology, com o objective de estabelecer a região Sudoeste da Europa numa região líder em ambiente para investigação, inovação e formação em nanociência e nanotecnologia. Inclui instituições de Portugal, Espanha e Sul de França. É financiado pelo Programa INTERREG, com início em Setembro de 2010.
  • Copolímeros de Bloqueio para o Fabrico de Novos Compósitos Nanoestruturados com Aplicações Magneto-electro-ópticas, com a Universidade de Santiago de Compostela, no âmbito do Programa de Promoção Geral de Investigação do Plano Galego de Investigação, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Xunta de Galicia, com início em Novembro de 2010.
  • Nanovalor, projecto para identificação de indústrias, capacidades de investigação, compet~encias e capacidades da região Noroeste da Península Ibérica com o objectivo desta região se constituir como um pólo de desenvolvimento de nanotecnologia. O consórcio promotor do projecto incluiu INL, Universidade do Minho, Universidade do Porto, Associação Tecminho, Fundación Empresa-Universidad Gallega (FEUGA), Universidade de Santiago de Compostela, Associacion de Investigacion Metalúrgica del Noroeste (AIMEN). O financiamento é proveniente do PO Norte de Portugal e do Ministerio de Economia y Hacienda de Espanha.
  • Propriedades Catalíticas de Clusters Atómicos de Elementos Metálicos, com a Universidade de Santiago de Compostela, no âmbito do VI Plano Nacional de Investigação Científica, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica 2008-2011, com início em Janeiro de 2011.
  • NanoSensores magnetoresistivos com elevadas sensibilidade e resolução espacial para detecção de campos magnéticos ultra baixos, com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microsistemas e Nanotecnologias (INESC-MN), no âmbito dos programas da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com início em 14 de Janeiro de 2011.
  • Sincronização de frequência de um oscilador de radio-frequência CMOS por um nano-oscilador magnético, com INESC-MN, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores ID (INESC ID), Instituto de Física dos Materiais (IFIMUP), no âmbito dos programas da FCT, com início a 1 de Abril de 2011.
  • IMAGIC: Imageologia magnética integrada baseada em componentes spintrónicos, no âmbito do 7º Programa Quadro de Investigação da UE.

É de notar que muito cedo no processo de criação do INL, logo em 2008, foram iniciadas actividades científicas no âmbito e com o apoio do INL por investigadores de pós-doutoramento e estudantes de doutoramento num conjunto de laboratórios Portugueses, Espanhóis e de outros países que em 2009 envolviam 37 investigadores directamente ligados ao INL e por este financiados, uma linha de actividades e cooperação científicas que se prossegue presentemente.

Uma outra importante componente de actividade científica realizada com apoio parcial do INL e da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal e a Direcção Geral de Cooperação de Espanha (DGC) a projectos de cooperação envolvendo equipas de investigação dos dois países no âmbito do concurso para projectos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico em Nanotecnologia lançado por estas entidades simultaneamente em Portugal e Espanha em 25 de Novembro de 2006 para projectos nos seguintes temas de Nanotecnologia: Nanomedicina em Sistemas de Diagnóstico e em Aplicações Terapêuticas e “Drug Delivery”, e Nanotecnologia para Controlo Ambiental e para Segurança e Qualidade Alimentar. Na sequência deste concurso foram aprovados 10 projectos envolvendo 36 equipas de investigação de instituições portuguesas e igual número de equipas de instituições espanholas, os quais foram seleccionados de um total de 72 candidaturas recebidas.

Mapa com a distribuição geográfica das equipas de investigação dos projectos aprovados no concurso lançado pela FCT e DGC e com apoio parcial do INL

Mapa com a distribuição geográfica das equipas de investigação dos projectos aprovados no concurso lançado pela FCT e DGC e com apoio parcial do INL

O processo de criação do INL foi excepcionalmente rápido:

  • Novembro de 2005: decisão de Portugal e Espanha de criarem uma instituição de I&D conjunta no distrito de Braga;
  • 2006:  concepção e decisão sobre o modelo institucional e os temas científicos do laboratório,
    decisão sobre a localização das instalações e transferência do terreno municipal para o Estado Português (Novembro),
    criação da Comissão Instaladora (Novembro),
    assinatura da Convenção internacional com os estatutos pelos governos dos dois países (Novembro);
  • 2007:  adjudicação do Estudo Prévio das instalações a duas empresas internacionais especializadas (Julho),
    aprovação Parlamentar do Tratado nos dois países e correspondente ratificação pelos Chefes de Estado;
  • 2008:  assinatura do Acordo de Sede com o Estado Português e cedência do terreno pelo Estado Português ao INL (Janeiro),
    anúncio de concurso para a 1ª empreitada de construção (Março),
    1º anúncio de recrutamento de estudantes de doutoramento (Março),
    1º anúncio de recrutamento de investigadores pós-doutorandos (Abril),
    nomeação dos membros do Conselho, do Director-Geral e do Director-Geral Adjunto do INL (Maio),
    início da construção das instalações (Julho);
  • 2009:  autorização do lançamento do 1º concurso de aquisição de equipamentos científicos (Março),
    início da publicação de anúncios para contratação de investigadores do INL (Abril),
    assinatura com o MIT de acordo de cooperação INL-MIT na sequência de três reuniões de preparação (Abril),
    autorização do lançamento do 2º e 3º concursos de aquisição de equipamentos científicos (Junho),
    inauguração das instalações (17 de Julho);
  • 2010:  início da instalação de equipamentos científicos (Outubro),
    aprovação dos regulamentos e da organização interna do INL (Outubro),
    início da contratação de investigadores e outro pessoal para o INL (Outubro),
    início das actividades científicas nas instalações do INL (Novembro);
  • 2011:  autorização de adjudicação do 2º concurso de aquisição de equipamentos científicos (Maio);

Cinco anos depois da ideia de criar um instituto de I&D conjunto ter sido aprovada pelos governos de Portugal e Espanha, e quatro anos depois de terem sido aprovadas as temáticas científicas do novo laboratório em áreas específicas de nanotecnologia, fazia-se ciência nas instalações do INL entretanto projectadas, construídas e equipadas de raiz. A forma inovadora e célere como esta organização internacional foi criada e está a ser desenvolvida é um exemplo de um novo modo de criação rápida de organizações internacionais de investigação em áreas estratégicas do conhecimento que pode ser útil para iniciativas noutras áreas da ciência e noutros países.

Última actualização ( 14/03/2012 )