Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Âmbito de actividades  > INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

 - 06/06/2009

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory) foi criado por iniciativa conjunta de Portugal e Espanha, assumida em Novembro de 2005, em Évora, na XXIª Cimeira Luso-Espanhola. É a mais recente organização científica internacional criada na Europa, a primeira na Península Ibérica, e também a primeira no mundo especificamente em áreas de nanotecnologia. Actualmente em construção em Braga, Portugal, o Laboratório desenvolverá uma política científica e recrutará os seus investigadores a nível mundial.

Conselho do INL

Assembleia Geral da Comissão Instaladora do INL

Comissão Técnica Bilateral de Preparação do INL

 

Comités/Grupos em que a UMIC Assegura a Representação ou Participação de Portugal e respectivos delegados no âmbito do INL:

  • Conselho do INL
    Presidente: Luis Magalhães.
    O Conselho, o órgão máximo do INL é constituído por: Luis Magalhães (Presidente do Conselho do INL), Presidente da UMIC, João Sentieiro, Presidente da FCT, Carolina Rego Costa, Jurista, Assessora do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por parte de Portugal; e Montserrat Torné (Vice- Presidente do Conselho do INL, Directora-Geral de Cooperação Internacional e Relações Institucionais do Ministério de Ciência e Inovação, José Manuel Labastida, Director-Geral de Investigação e Gestão do Plano Nacional de I+D+I, e Fernando Briones, Professor Investigador da Agência Conselho Superior de Investigação Científica, por parte de Espanha. O Director-Geral do INL é o Prof. José Rivas e o Director-Geral Adjunto é o Prof. Paulo Freitas.
  • Assembleia Geral da Comissão Instaladora do INL (2007-2011)
    Presidente: Luis Magalhães, Presidente da UMIC. Desde que foi iniciada em Maio de 2007 até que foi extinta em 2011.
  • Comissão Técnica Bilateral de Preparação do INL
    Coordenador da delegação portuguesa: Luis Magalhães, Presidente da UMIC. Coordenador da delegação espanhola, primeiro Salvador Berbera, Secretario-General de Politica Cientifica y Tecnologica, e depois Francisco Marcellán, Secretario-General de Politica Cientifica y Tecnologica. Realizaram-se 4 reuniões da Comissão Técnica Bilateral de Preparação do INL, em 2007.

No âmbito do INL, também decorreu o acompanhamento de:

  • Reuniões do Conselho Científico Internacional do INL (3 de Dezembro de 2007, em Lisboa; 23-24 de Janeiro de 2009, em Braga): Luis Magalhães (Presidente do Conselho e da Assembleia Geral da Comissão Instaladora do INL), Presidente da UMIC.
  • Reuniões INL-MIT (31 de Outubro de 2008 no MIT, em Cambridge, Massachusetts, USA; 22 de Novembro de 2008 e 26 de Janeiro de 2009, em Lisboa) para preparar um acordo para um programa conjunto de recrutamento de Investigadores Principais e de colaboração em investigação, e já no âmbito deste acordo uma reunião em 9-10 de Dezembro de 2010, no MIT, em Cambridge, Massachusetts, e uma Workshop INL-MIT em 18 de Julho de 2011, no INL, em Braga: Luis Magalhães (Presidente do Conselho e da Assembleia Geral da Comissão Instaladora do INL), Presidente da UMIC.
Última actualização ( 18/01/2012 )