Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início

Cooperação Iberoamericana

 - 26/05/2009

Participação em acções no âmbito da Cooperação Iberoamericana:

  • V Forum Ministerial União Europeia – América Latina e Caraíbas sobre a Sociedade da Informação: Conteúdos Digitais para uma Sociedade Digital, 14-16 de Março de 2010, la Granja, Espanha, com a intenção de relançar e consolidar este Forum na continuidade das edições anteriores, em Sevilha (2002), Lima (2003), Rio de Janeiro (2004) e Lisboa (2006) e de contribuir para a Cimeira União Europeia – América Latina e Caraíbas, em Madrid, no dia 18 de Maio de 2010, através da “Declaração de La Granja” que, depois de discutida e aprovada neste Forum. Com esta iniciativa, a Presidência Espanhola da UE visou dar continuidade às edições anteriores superando a interrupção de 6 anos após a realização, em 28-29 de Abril de 2006, do IV Forum Ministerial União Europeia - América Latina e Caraíbas sobre a Sociedade da Informação, organizado em Lisboa pelo Governo Português (através da UMIC) e pela Comissão Europeia (através da DGINFSO – Direcção-Geral Sociedade da Informação e Media), e com o apoio da e da AHCIET – Asociación Hispanoamericana de Centros de Investigación y Empresas de Telecomunicaciones (esta na qualidade de membro do consórcio International Stakeholder Network do Programa da União Europeia @LIS - Alliance for the Information Society). O Presidente da UMIC participou no Forum em representação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, chefiando a Delegação Portuguesa que também incluiu dois elementos da ANACOM e a Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
  • Encontro “TIC, Inovação e Conhecimento – IV Encontro sobre os Objectivos do Milénio da ONU e as TIC”, nos dias 3-4 de Novembro de 2009, no Centro de Congressos da FIL – Feira das Indústrias de Lisboa no Parque das Nações, organizado organizado conjuntamente pela UMIC e pela AHCIET – Associação Iberoamericana de Centros de Investigação e Empresas de Telecomunicações, uma organização privada sem fins lucrativos constituída por mais de 50 operadores e empresas de telecomunicações, no âmbito das iniciativas que envolvem entidades públicas, empresas e sociedade civil para preparação de contribuições para a Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo. Neste encontro, cerca de 100 especialistas de 17 países ibero-americanos discutiram em Lisboa a cooperação em conhecimento e inovação em temas da Internet do Futuro, e aprovaram a Declaração de Lisboa (Declaracion de Lisboa) que foi enviada como contribuição para a Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo.
  • XIIª Conferência Ibero-Americana de Cultura, 22 de Abril de 2009, em Lisboa, que reuniu os ministros da cultura dos países ibero-americanos, no âmbito da qual o Presidente da UMIC, Luis Magalhães, teve, a convite do Ministro da Cultura de Portugal, a intervenção “O papel das novas tecnologias na promoção das Línguas Partilhadas e do Multiculturalismo”.
  • Jornadas Ibero-americanas de Tecnologias de Apoio para Pessoas com Deficiência e Mini-Forum Iberoeka sobre o mesmo tema, 26-27 de Novembro de 2007, em Lisboa. organizados pelo Centro de Análise e Processamento de Sinais do Instituto Superior Técnico em colaboração com a Agência de Inovação, reuniões que foram apoiadas pela UMIC: participação de Luis Magalhães, Presidente da UMIC, e de António Mendes dos Santos, Jorge Fernandes e Cláudia Cardoso da UMIC.
  • IV Forum Ministerial União Europeia – América Latina e Caraíbas sobre a Sociedade da Informação: “Uma Aliança para a Coesão Social através da Inclusão Digital”, 28-29 de Abril de 2006, Lisboa, organizado pela UMIC: intervenções de Luis Magalhães, Presidente da UMIC, e ampla presença de técnicos da UMIC.
  • 3º Seminário Ibero-Americano de Indicadores sobre a Sociedade da Informação, 29-30 de Setembro de 2005, onde foi discutida e aperfeiçoada a 1ª versão do Manual de Lisboa – Guia para a produção de indicadores estatísticos sobre o desenvolvimento da sociedade da informação nos países Ibero-americanos. Além da presença de representantes de entidades nacionais de referência, o seminário contou com a presença de peritos de diversas entidades internacionais, como a CEPAL, a OCDE, o EUROSTAT e a UNESCO. Este seminário foi organizado com apoio da UMIC, do OCES e do INE. Participantes da UMIC: Luis Magalhães, Graça Simões, Roberto Carneiro, Nuno Rodrigues, Raquel Mata, Nuno Valente, Sílvia Reis.
Última actualização ( 18/01/2012 )