Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > Conferência UE-África de e-Infraestruturas 2010

Conferência UE-África de e-Infraestruturas 2010

 - 10/12/2010

Logotipo do Projecto eI-Africa do FP7 Realizou-se nos dias 9-10 de Dezembro de 2010, em Helsínquia, Finlândia, a Conferência UE-África de e-Infraestruturas 2010 (ver Programa da Conferência), organizada pelo projecto eI-Africa do 7º Programa Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico da UE (FP7) com o apoio da Comissão da União Africana, da Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia, e do Governo da Finlândia, no quadro da 2010 Euro-Africa Week on ICT Research & e-Infrastructures que decorreu de 7 a 10 de Dezembro de 2010, em Helsínquia, organizada pelos projectos EuroAfrica-ICT e eI-Africa do FP7 com apoio do VTT Technical Research Center of Finland, e que também incluiu o 3º Forum de Cooperação Euro-África em Investigação em TIC.

A Conferência, especialmente dirigida para a cooperação com a África Sub-Saariana, teve como objectivos principais reunir actores europeus e africanos envolvidos no desenvolvimento da cooperação em e-Infraestruturas, permitir a troca de pontos de vista e de informação e a identificação de sinergias para aumentar o impacto das actividades, apoiar o desenvolvimento dos diálogos sobre políticas relativas a e-Infraestruturas, aumentar o conhecimento sobre as e-Infraestruturas que se encontram em desenvolvimento encorajando a emergência de utilizadores pioneiros e de projectos emblemáticos de aplicação, aumentar a visibilidade das iniciativas em curso para apoiar o desenvolvimento de Redes Racionais de Investigação e Educação (NRENs – National Research and Education Networks) em África e a sua ligação com a rede europeia de investigação e educação GÉANT.

A Conferência UE-África de e-Infraestruturas 2010 teve cerca de 230 participantes, 125 de África, de cerca de 55 países da Europa e de África.

A delegação portuguesa à Conferência, organizada pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, incluiu os oradores em sessões do 3º Forum de Cooperação Euro-África em Investigação em TIC que decorreu nos dois dias anteriores (Pedro Guedes de Oliveira, Vogal do Conselho Executivo da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional e do Steering Committee do Programa Fraunhofer – Portugal, Professor da Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP) e Investigador do INESC Porto; Fernando Jorge Monteiro,Vogal do Conselho Directivo e Vice-Presidente do Conselho Científico da FEUP; José Manuel Mendonça, Director do INESC Porto e Professor da FEUP; João Nuno Ferreira, Director Técnico da FCCN, que foi orador na sessão “Dar Forma às NRENs Emergentes em África – Mobilizar as melhores práticas das NRENs europeias” onde apresentou desenvolvimentos exemplares da NREN portuguesa e em que as outras apresentações foram de representantes da Alemanha, Dinamarca, França e Suíça. A delegação foi acompanhada por Margarida Ribeiro das Relações Internacionais da UMIC.

A cooperação UE-África em e-Infraestruturas insere-se na componente de Sociedade da Informação da Parceria UE-África. A Parceria Estratégica África-UE – Uma estratégia conjunta África-UE e o 1º Plano de Acção 2008-2010 da Parceria Estratégica África-UE foram adoptados na 2ª Cimeira UE – África que se realizou em Lisboa em 7-9 de Dezembro de 2007, na Presidência Portuguesa da UE do 2º semestre de 2007 (ver a Declaração de Lisboa da Cimeira UE-África). Ver também Resultados-chave Preliminares do 1º Plano de Acção 2008-2010 da Parceria Estratégica África-UE.

As linhas de acção concreta e os objectivos para o período 2008-2010 foram expressas em 8 Parcerias África-UE (1. Paz e Segurança; 2. Governação Democrática e Direitos Humanos; 3. Integração Ecomómica Regional, Comércios e Infraestrutura; 4. Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (Millennium Development Goals); 5. Mudanças Climáticas; 6. Energia; 7. Migração, Mobilidade e Emprego; 8. Ciência, Sociedade da Informação e Espaço).

A Parceria para a Ciência, Sociedade da Informação e Espaço, designada por 8ª Parceria UE-África, considera programas relacionados com a capacitação de recursos, a produção de conhecimento e a inovação tecnológica, com o papel das TIC como facilitadoras-chave (key enablers) do crescimento económico e da redução da pobreza, no contexto dos objectivos da Cimeira Mundial para a Sociedade da Informação, nomeadamente com o objectivo de assegurar uma sociedade da informação inclusiva em África, e com o reforço da cooperação baseada em aplicações das tecnologias do espaço.

Na 3ª Cimeira África-UE, realizada em Tripoli, Líbia, em 29-30 de Novembro de 2010, foi aprovada a Declaração de Tripoli da 3ª Cimeira África-UE e o 2º Plano de Acção 2011-2013 da Estratégia Conjunta África-UE.

Também no âmbito da Presidência Portuguesa da UE e a propósito da Cimeira UE – África de 7-9 de Dezembro de 2007, realizou-se também em Lisboa, em 6-7 de Dezembro de 2007, a Conferência Espaço para o Desenvolvimento: O Caso da Iniciativa GMES em África, organizada conjuntamente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, a Agência Espacial Europeia (ESA), a Comissão Europeia, e a iniciativa GMES – Global Monitoring for Environment and Security.

Fotografias da Conferência UE-África de e-Infraestruturas 2010
2 fotografias de participantes na Conferência EU-África de e-Infraestruturas 2010

Última actualização ( 16/03/2012 )