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Portugal sobe a 3º e 4º no Ranking Europeu de Serviços Públicos Online

 - 20/09/2007

Logótipos das iniciativas i2010 e Ligar PortugalSubidas de Portugal no Ranking de Sofisticação da Disponibilização Online de Serviços Públicos, de 2006 para 2007:
- De 12º para 4º nos 30 países da UE27 + Islândia, Noruega e Suiça,
- De 11º para 4º na UE27,
- De 9º para 2º na UE15,
ultrapassando Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Irlanda, Noruega, Reino Unido e Suécia.


As subidas de Portugal no Ranking de Disponibilização Completa Online de Serviços Públicos, de 2006 para 2007, foram também grandes:
- De 11º para 3º nos 30 países da UE27 + Islândia, Noruega e Suiça,
- De 10º para 3º na UE27,
- De 7º para 2º na UE15,
ultrapassando Dinamarca, Eslovénia, Estónia, Finlândia, França, Noruega, Reino Unido e Suécia.

Os valores de Portugal, que ultrapassaram em 2006 a média dos países em todos os grupos considerados nos dois indicadores, são agora muito superiores a essas médias.

É de notar que do final de 2004 para 2006 Portugal já tinha registado subidas significativas nestes indicadores, quando ultrapassou Espanha, Irlanda, Islândia e Itália na sofisticação da disponibilização online de serviços públicos e estes países e também a Alemanha na disponibilização completa online de serviços públicos.

Assim, no curto período de menos de 3 anos entre as avaliações de 2004 e de 2007 Portugal deu em cada um dos indicadores os enormes saltos de 16º para 4º lugar e de 15º para 3º lugar, respectivamente, nos correspondentes rankings dos 30 países da EU27 + Islândia, Noruega e Suiça, isto é, saltou de meio da tabela para o grupo de três ou quatro países do topo.

A Comissão Europeia disponibilizou a 20 de Setembro de 2007 os dados da última avaliação da disponibilização online dos serviços públicos básicos, correspondentes a observações realizadas em Abril-Maio de 2007. As figuras seguintes ilustram os resultados dos dois indicadores.

É de notar que Portugal atingiu 90% em ambos os indicadores.

Os 20 serviços públicos básicos considerados nestes estudos são agrupados em dois conjuntos, conforme se destinam a cidadãos ou a empresas. Nos serviços destinados a empresas Portugal já atingiu o valor máximo possível (100%) tanto no indicador de sofisticação como de disponibilização completa, situação que só foi alcançada por um outro país – a Áustria.

Ranking de sofisticação da disponibilização online de serviços públicos básicos
Maio 2007, (Score %).

Acesso alternativo: Ranking de sofisticação da disponibilização online de serviços públicos básicos - contém tabela de dados e gráfico - (xls | 48KB)
clique no gráfico abaixo para ampliar

Ranking de sofisticação da disponibilização online de serviços públicos básicos

Nota: UE27+ = UE27 + Islândia, Noruega e Suíça.

Fonte: Relatório da Capgemini preparado para a Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia, Setembro 2007.

Ranking de disponibilização completa online de serviços públicos básicos
Maio 2007, (Score %).

Acesso alternativo: Ranking de disponibilização completa online de serviços públicos básicos - contém tabela de dados e gráfico - (xls | 53KB)
clique no gráfico abaixo para ampliar

Ranking de disponibilização completa online de serviços públicos básicos

Nota: UE27+ = UE27 + Islândia, Noruega e Suíça.

Fonte: Relatório da Capgemini preparado para a Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia, Setembro 2007.

A avaliação imediatamente anterior foi publicada em Junho de 2006. Antes dessa avaliação houve outras quatro, todas no mês de Outubro, em 2001, 2002, 2003 e 2004. Estas três avaliações abrangeram os países da UE15 e mais três países: Noruega, Islândia e Suiça.

Depois de em Outubro de 2001 Portugal ter ficado muito bem posicionado, a sua posição veio a decair progressivamente até Outubro de 2001 a Outubro de 2004, para depois recuperar decisivamente em ambos os indicadores nas avaliações de 2006 e de 2007.

Esta recuperação permitiu a Portugal retomar, nos apenas dois anos de 2005 a 2007, a 2ª posição que ocupava em 2001 nos países da UE15 relativamente aos dois indicadores considerados (sofisticação de serviços e disponibilização completa online), depois de ter decaído entre 2002 e 2004 para o 11º lugar na UE15. Esta grande recuperação, finalmente observada em Abril-Maio de 2007, resultou essencialmente das acções realizadas no âmbito do Plano de Acção Ligar Portugal, integrado no Plano Tecnológico e lançado no final de Julho de 2005, quando a coordenação das acções de Administração Pública Electrónica (eGovernment) esteve a cargo da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP no período de 21 de Fevereiro de 2005 a 1 de Maio de 2007.

No relatório da avaliação de 2007, Portugal é apontado como tendo sido o país que melhorou mais de 2006 para 2007 ("fast mover"), melhorando inclusivamente neste aspecto em relação ao período anterior, de 2004 para 2006, quando foi o 5º país com a maior subida nos indicadores referidos.

Evolução do indicador de disponibilização completa online de serviços públicos básicos
2001 a 2007, (Score %).

Acesso alternativo: Evolução do indicador de disponibilização completa online de serviços públicos básicos - contém tabela de dados e gráfico - (xls | 40KB)
clique no gráfico abaixo para ampliar

Evolução do indicador de disponibilização completa online de serviços públicos básicos

Nota: UE27+ = UE27 + Islândia, Noruega e Suíça.

Fonte: Relatório da Capgemini preparado para a Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia, Setembro 2007.

Evolução do lugar de Portugal nos Rankings de disponibilização de Serviços Públicos Online na UE15
2001 a 2007, Ranking.

Acesso alternativo: Evolução do lugar de Portugal nos Rankings de disponibilização de Serviços Públicos Online na UE15 - contém tabela de dados e gráfico - (xls | 39KB)
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Evolução do lugar de Portugal nos Rankings de disponibilização de Serviços Públicos Online na UE15

Fonte: Relatórios da Capgemini preparados para a Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia.


icon Relatório de avaliação da disponibilização online dos serviços públicos básicos (4.27 MB)

 

Última actualização ( 08/03/2010 )