Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Conferências Internacionais

Conferências Internacionais


  • Conferências/Encontros e outras Iniciativas Internacionais Organizadas ou Co-organizadas pela UMIC  - 23/03/2012

    2012

    • Nice, 25-26 de Janeiro de 2012, Reunião de Lançamento do Projecto EuroAfrica-P8 do 7º Programa Quadro de IDT da UE para Apoio a Diálogos Políticos e Cooperação com África para Aumentar as Ligações de Investigação Cooperativa em TIC entre Europa e África no Quadro da 8ª Parceria Estratégica Africa-UE, integrada na Estratégia Conjunta UE-África, abrange Ciência, Sociedade da Informação e Espaço. O consórcio do projecto envolve 11 organizações europeias e africanas, entre as quais a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. É coordenado por SIGMA ORIENS, de França, e tem mais 4 entidades de países europeus (Alemanha, Finlândia, Holanda, Suécia) e 5 de países africanos (África do Sul, Egipto, Quénia, Senegal, Tunísia). Participações da UMIC: Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC, e Margarida Ribeiro.
    • Lisboa, 22 e 24 de Janeiro de 2012, Reuniões à Margem da 1ª Reunião do Projecto BRAGMA de Apoio à Cooperação UE-África no Espaço (o Projecto BRAGMA – Bridging Actions for GMES and AFRICA é uma acção de apoio à cooperação na área de Espaço no âmbito da 8ª Parceria UE-África, designadamente na coordenação da iniciativa GMES and Africa (Global Monitoring for Environment and Security (GMES) and Africa)), do Co-Presidente por parte da UE da 8ª Parceria UE-África (Ciência, Sociedade da Informação, Espaço), Luis Magalhães (Portugal), e da Responsável por Relações Internacionais da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Ana Cristina Neves, com o representante da Tunísia, Fahmi Chelly, país que é Co-Presidente por parte de África da 8ª Parceria UE-África, e com representantes de outros países de África. Na reunião realizada no dia 24 participaram mais países africanos, inclusivamente Egipto e África do Sul, actualmente Presidente e Vice-Presidente do AMCOST – African Ministerial Council on Science and Technology, e com Harry de Baker, da Delegação da UE à União Africana, em Adis Abeba, que tem a cargo as áreas da 8ª Parceria UE-África, e com Hambani Masheleni, da Divisão de Ciência e Tecnologia da Comissão da União Africana, com o objectivo de desbloquear a marcação urgente de uma reunião do JEG8 – Joint Experts Group da 8ª Parceria UE-África.

    2011

    • Portugal, 12-14 de Dezembro de 2011, Visita da Comissão Europeia "Going Local" a Portugal sobre a Agenda Digital para a Europa em 2011, designadamente de uma Missão da DGINFSO – Direcção-Geral Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia, por missão chefiada pelo Director de Tecnologias Emergentes e Infraestruturas, Mário Campolargo, que envolveu uma jornada na Universidade do Porto no dia 12 e uma sessão na Universidade de Aveiro na parte da tarde do mesmo dia, uma jornada na Universidade de Coimbra no dia 13, e uma jornada em Lisboa, no Instituto Superior Técnico, no dia 14. A visita foi organizada pela DGINFSO e pelas universidades do Porto, de Aveiro e de Coimbra, e pelo Instituto Superior Técnico, para os eventos respectivos, e contou com a colaboração da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. O Presidente da UMIC e Representante de Portugal no Grupo de Alto Nível da Agenda Digital para a Europa 2010-2020, Luis Magalhães, participou nas sessões de abertura e fecho das jornadas no Porto, em Coimbra e em Lisboa e interveio nas respectivas sessões de abertura e encerramento.
    • Washington DC, 12-13 de Outubro de 2011, OCDE Workshop sobre Métricas de Banda Larga, na sede da FCC – Federal Communications Commission, sob o título completo OECD Workshop on Broadband and Its Impact on Consumers and Economies: Developing a New Framework for Future Metrics, como resultado do OECD High Level Meeting on the Internet Economy: Generating Innovation and Growthque se realizou na sede da OCDE, em Paris, nos dias 28 e 29 de Junho de 2011. O Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, na qualidade de Presidente do WPIIS, participou no Steering Group que preparou os objectivos e a agenda da workshop, foi o Presidente das duas sessões dedicadas a “Measuring Innovation and Productivity in the Internet Economy: A Discussion of the Metrics Checklist” e participou no painel da sessão de encerramento “Implementation of New Broadband Metrics Framework at the OECD level em que fez uma síntese das conclusões das sessões a que presidiu e apresentou as suas observações a esse propósito. Participações da UMIC: Luis Magalhães, Presidente da UMIC, e Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
    • Adis Abeba, 10-11 de Outubro de 2011, Senior Officials Meeting (SOM) do Diálogo Político de Alto Nível UE-África sobre Ciência e Tecnologia, no âmbito da 8ª Parceria UE-África (Ciência, Sociedade da Informação, Espaço) que foi decidido na 3ª Cimeira UE-África, que decorreu em Tripoli, Líbia, em Novembro de 2010. Este SOM foi realizado em ligação com o 6º Forum do EDCTP – European and Developing Countries Clinical Trials Partnership que decorreu de 9 a 12 de Outubro. Participaram no SOM 14 países da UE e 31 de África. O Co-Presidente Europeu da 8ª Parceria UE-África (Ciência, Sociedade da Informação, Espaço), Luis Magalhães, também Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, participou na Task Force que preparou a agenda e o concept paper do SOM em 6 reuniões, e interveio na sessão “o caminho para a frente”. Portugal foi representado por Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
    • Coimbra, 1 de Julho de 2011, IBERCIVIS – Cidadãos Doam Tempo de Computadores Pessoais à Ciência: Projectos SOLUVEL e AMILOIDE, com o lançamento do projecto SOLUVEL e a apresentação dos resultados do projecto AMILOIDE, no âmbito da iniciativa de computação científica distribuída voluntária IBERCIVIS – O seu Computador Faz Ciência lançada em Julho 2009 em cooperação com Espanha. O projecto SOLUVEL visa prever a solubilidade de fármacos e toxinas, essencial para conhecer a adsorção de compostos químicos em seres vivos dado que têm de atravessar membranas celulares o que envolve a interacção com ambientes hidrofílicos e hidrofóbicos; é da responsabilidade de uma equipa do Laboratório Associado LSRE – Laboratório de Processos de Separação e Reacção coordenada por Miguel Jorge, do LSRE e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que recebeu numa cerimónia realizada no dia 22 de Julho de 2009 uma Menção Honrosa do Prémio Científico IBM 2008 pelo trabalho "Simulação Molecular da Síntese de Sílicas Nanoporosas”, altura em que o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP lhe falou no interesse que haveria de preparar um projecto no âmbito da IBERCIVIS com base em simulações de dinâmica molecular do tipo das que tinha apresentado na sessão. O projecto AMILOIDE, coordenado por Rui Brito do Laboratório Associado CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular, visa a procura computacional, em bibliotecas de milhões de compostos de potenciais fármacos capazes de interferir com a formação de agregados e fibras amilóides em doenças neurodegenerativas, e tem como principais alvos a Polineuropatia Amilóide Familiar (PAF, vulgarmente conhecida por “doença dos pezinhos”) e a doença de Alzheimer. A IBERCIVIS é uma plataforma Ibérica, com recursos físicos e humanos em Espanha e Portugal, que suporta actualmente vários projectos científicos de grupos de investigação de Portugal, Espanha, Argentina e México, e em breve também de Brasil e Cuba. A iniciativa IBERCIVIS é apoiada financeiramente pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP através de um projecto com o mesmo nome liderado por Rui Brito e que envolve os Laboratórios Associados CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular e LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, e a Ciência Viva – Agência Nacional para Cultura Científica e Tecnológica. O Presidente da UMIC interveio na abertura da sessão, que se realizou no Museu da Ciência de Coimbra, e depois apresentou os desenvolvimentos na área de e-Ciência em Portugal, em que houve um assinalável progresso nos últimos 5 anos que nos coloca no grupo da frente da UE nesta área.
    • Paris, 28-29 de Junho de 2011, Reunião de Alto Nível da OCDE sobre a Economia da Internet: Geração de Inovação e Crescimento, por iniciativa do Comité sobre Políticas de Informação Computadores e Comunicações (Committee for Information, Computer and Communications Policy (ICCP)) da OCDE. O formato, a agenda e o Issues Paper da reunião foram preparados, com apoio do Secretariado da OCDE, em 8 reuniões de um Steering Group que incluiu o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, inicialmente na qualidade de Presidente-eleito do Grupo sobre Indicadores da Sociedade da Informação (WPIIS – Working Party on Indicators for the Information Society) do Comité ICCP e a partir de 1 de Janeiro de 2011 na qualidade de Presidente desse Grupo. A delegação de Portugal foi chefiada pelo Presidente da UMIC, Luis Magalhães, e incluiu também a Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Ana Cristina Neves.
    • Bruxelas, 16 de Junho de 2011. 15ª Reunião do Grupo de Peritos Europeu UE-África em Ciência, Sociedade da Informação e Espaço, no edifício do Conselho da UE Justus Lipsius, em Bruxelas, cujo Presidente é Luis Magalhães, também Presidente da UMIC. Participaram na reunião representantes de: Alemanha, Bélgica, Estónia, Finlândia, França, Portugal, Secretariado Geral do Conselho da UE (GSC), Serviço de Acção Externa Europeu (EEAS), Agência Espacial Europeia (ESA), e DG Developmet and Cooperation (DG DEVCO-EuropeAid), DG Research and Innovation (DG RTD), DG Information Society and Media (DG INFSO), e DG Enterprise and Industry (DG ENTR) da Comissão Europeia. A UMIC representa Portugal neste Grupo de Peritos na área de Sociedade da Informação desde 2008, tendo a representação nesta reunião sido assegurada pela Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Ana Cristina Neves. A representação de Portugal para as áreas de Ciência e de Espaço foi assegurada por Carla Santos, da Representação Permanente de Portugal junto à UE.
    • Belgrado, 30-31 de Maio de 2011, EuroDIG, o Forum Europeu de Governação da Internet, organizado conjuntamente pelo Conselho da Europa (CoE – Council of Europe), European Broadcasting Association (EBU), Gabinete Federal da Comunicação (OFCOM) da Suíça, e a DiPLO Foundation, que contou com cerca de 480 participantes no local do evento, e aproximadamente 100 remotamente, muitos dos quais utilizaram hubs remotos do EuroDIG em 12 cidades dos seguintes 11 países: Arménia, Bangladesh, Barbados, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Colômbia, Espanha, França, Moldávia, Suécia, Ucrânia. A participação remota foi disponibilizada com uma combinação de difusão vídeo em directo, transmissão de transcrição textual em tempo real, tweets, redes sociais e wikis. Na totalidade, houve participantes de cerca de 60 países. Portugal participou activamente em várias sessões do 4º EuroDIG: O Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, integrou o painel de duas sessões plenárias New and emerging Internet services and business models e Cybersecurity – cleaning-up businesses and infrastructures e teve intervenções substanciais na workshop The example of new gTLDs: opportunities and risks for European stakeholders”; a Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Ana Cristina Neves, foi Co-Moderadora, com Lee Hibbard, do Conselho da Europa, da primeira sessão plenária Setting the scene: what impact does Internet governance have on our lives? – Internet governance from a European perspectivecuja equipa de organização e de pontos focais também integrou, Co-Moderadorada workshop “Digital literacy and skills towards economic and social development” e um dos “participantes-chave” previamente identificados para a workshop “The example of new gTLDs: opportunities and risks for European stakeholders”; o Presidente da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional e Professor na Universidade de Lisboa, Pedro Veiga, integrou o painel da sessão plenária Cybersecurity – cleaning-up businesses and infrastructures. Portugal também teve um papel muito interveniente na organização temática do 4º EuroDIG, com a Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Ana Cristina Neves, a integrar, tal como para o 2º EuroDIG em 2010 e o 3º EuroDIG em 2009, o restrito grupo de pessoas envolvidas na concepção dos programas destas reuniões, contribuindo decisivamente para a criação de várias das sessões.
    • Lisboa, 30 de Março a 1 de Abril de 2011, Visita de Delegação da National IT and Telecom Agency (NITA) da Dinamarca sobre Espaços Internet, organizada pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP a pedido da NITA, para troca de experiências e exploração de possibilidades de cooperação sobre Espaços Internet. O programa consistiu em reuniões na UMIC, visita ao Pavilhão do Conhecimento, visita à Direcção dos Centros de Inclusão Digital do Programa Escolhas e Visita ao Espaço Internet de Almada. A visita começou com uma reunião com a participação do Presidente da UMIC, e da UMIC também trabalharam com a equipa dinamarquesa Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Margarida Ribeiro, Sílvia Reis e Nuno Moreira.
    • Bruxelas, 1 de Março de 2011, Reunião na DGINFSO sobre Oportunidades do Projecto MOBI.E em Concursos do FP7 do Doutor João Caetano, do CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, com responsáveis da Direcção-Geral Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia sobre o projecto português de mobilidade eléctrica MOBI.E e oportunidades de apresentação de candidaturas relacionadas com este projecto a concursos do 7º Programa Quadro de Investigação da UE e, em particular, da Parceria Público-Privada (PPP) Green Cars Initiative, uma das três PPPs – Parcerias Público Provadas do Plano de Recuperação Económica anunciado pelo Presidente da Comissão Europeia em 26 de Novembro de 2008. A reunião foi promovida e acompanhada pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, na sequência das iniciativas anteriores da UMIC para identificar oportunidades de preparação de candidaturas relacionadas com o projecto MOBI.E a programas de I&D e Inovação europeus e projectar o MOBI.E internacionalmente.
    • Bruxelas, 18 de Janeiro de 2011, Reunião com o Director-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia, Robert Madedlin, na Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media (DG INFSO – Directorate of Information Society and Media) da Comissão Europeia, organizada pelo Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, para apresentação do elevado crescimento de capacidades de C&T em Portugal nos últimos anos e da capacidade de C&T e Inovação em comunicações veiculares e transporte inteligente e Portugal. O Presidente da UMIC, Luis Magalhães, foi acompanhado por João Barros, Director do Programa Carnegie Mellon – Portugal e do Instituto de Telecomunicações no Porto, Michel Ferreira, fundador e CEO da empresa Geolink, fundador da empresa Virtual Traffic Lights e investigador do Instituto de Telecomunicações no Porto, e Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC, e o Director-Geral da DG INFSO, Robert Madelin, esteve acompanhado por Franco Accordino, da Direcção de Tecnologias Emergentes e Infraestruturas da DG INFSO.

    2010

    • Ghent, 13-17 de Dezembro de 2010, ICT Portugal na Exposição da Semana da Conferência da Internet do Futuro em Ghent, onde o Programa Carnegie Mellon – Portugal assegurou o stand “ICT Portugal” na exposição da Semana da Conferência da Internet do Futuro, organizada pelo IBBT – Instituto Interdisciplinar para Tecnologia de Banda Larga da Bélgica (IBBT – Interdisciplinary Institute for Broadband Technology), quando também se realizava o 5º Forum da Internet do Futuro e a 6ª Assembleia da Internet do Futuro. A participação do stand “ICT Portugal” resultou do desafio lançado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP ao Programa Carnegie Mellon – Portugal de forma a aproveitar a oportunidade que a UMIC abriu com base na relação que estabeleceu com o IBBT através da Visita do CEO do IBBT – Instituto Interdisciplinar para Tecnologia de Banda Larga da Bélgica a Unidades de I&D e Empresas. Ao longo da semana passaram no standICT Portugal” vários investigadores e empresas ligados ao Programa Carnegie Mellon – Portugal que fizeram apresentações específicas para os visitantes da exposição (Feedzai-Novabase-IPN-FCTUC, Outsystems-FCTUNL, Biodevices-IT-FEUP, NDrive-Geolink-Raditaxis-IT-UAveiro-FEUP).
    • Oeiras, 30 de Novembro de 2010, Visitas a Instalações de Grupos de Investigação no Edifício do IST no Taguspark pelo Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e Frans de Bruïne, consultor da UMIC, ex-Director-Geral Honorário (2008) e ex-Director das direcções da Direcção-Geral Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia (DGINFSO) TIC Dirigidas a Desafios Societais (2007), TIC para Cidadãos e Empresas (2006), Estratégia de Lisboa e Políticas para a Sociedade da Informação (2005), e-Europe e políticas para a Sociedade da Informação (2004-05), Redes de Comunicação, Segurança e Software (2003-04), Conteúdos, Ferramentas e Mercados Multimedia (1990-2000), a instalações no edifício do IST – Instituto Superior Técnico dos seguintes grupos de investigação: Grupo de Robótica do Oceano do ISR Lisboa – Instituto de Sistemas e Robótica Lisboa (incluindo uma demonstração no tanque de robótica marinha), Grupo de Ambientes Virtuais Interactivos do INESC ID – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores ID (incluindo demonstrações na sala imersiva de computação gráfica). O objectivo destas visitas foi obter conhecimento específico sobre as actividades destes grupos com vista a poder mais facilmente identificar oportunidades que se abram para possíveis candidaturas de projectos a concursos em programas geridos e financiados pela Comissão Europeia e melhor beneficiar do aconselhamento de Frans de Bruïn um posicionamento competitivo em possíveis consórcios, na preparação de candidaturas e em contactos privilegiados associados. A visita foi também acompanhada pela Responsável por Relações Internacionais na UMIC e Delegada de Portugal ao Comité de Gestão do Programa CIP-ICT – Programa de Apoio à Política de Tecnologias de Informação e Comunicação do Programa Quadro de Competitividade e Inovação da União Europeia, Ana Cristina Neves, e por Ana Ponte (UMIC).
    • Lisboa, 29 de Novembro de 2010, Visita ao Projecto MOBI.E para Identificação das Potencialidades de Concurso a Programas Europeus por Frans de Bruïne, consultor da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP que foi Director-Geral Honorário (2008) e Director de 6 direcções da DGINFSO da Comissão Europeia no período 2000-2007, a várias empresas envolvidas no projecto MOBI.E foi organizada pela UMIC em articulação com a INTELI, através do Doutor João Caetano, com o objectivo de discutir vários aspectos relacionados com a apresentação de candidaturas a programas geridos e financiados pelas várias Direcções-Gerais da Comissão Europeia relacionadas com mobilidade eléctrica que envolvam componentes do projecto MOBI.E e, em particular, a preparação de uma candidatura ao próximo concurso do Programa CIP-ICT, cujo acompanhamento em Portugal é assegurado pela UMIC. A visita foi acompanhada pela UMIC através de Ana Ponte, e pelos CEIIA/INTELI através de João Caetano.
    • Bruxelas, 5 de Novembro de 2010, Reunião em Bruxelas sobre Preparação de Candidaturas do Projecto MOBI.E a Programas Europeus do Doutor João Caetano, do CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, com Frans de Bruïne, consultor da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP que foi Director-Geral Honorário (2008) e Director de 6 direcções da DGINFSO da Comissão Europeia no período 2000-2007, para discutir aspectos de preparação de candidaturas relacionadas com o projecto português de mobilidade eléctrica MOBI.E a concursos para projectos do Programa CIP–ICT e do 7º Programa Quadro de Investigação da UE. A reunião foi promovida e acompanhada pela UMIC.
    • Bruxelas, 5 de Novembro de 2010, Reunião na DGINFSO sobre Possibilidades de Candidaturas do Projecto MOBI.E a Concursos do FP7 do Doutor João Caetano, do CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, com responsáveis e Project Officers da Direcção-Geral Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia para transmitir informações sobre o projecto português de mobilidade eléctrica MOBI.E e obter dados sobre as possibilidades de apresentação de candidaturas relacionadas com este projecto a concursos do 7º Programa Quadro de Investigação da UE e, em particular, da Parceria Público-Privada (PPP) Green Cars Initiative, uma das três PPPs do Plano de Recuperação Económica anunciado pelo Presidente da Comissão Europeia em 26 de Novembro de 2008. A reunião foi promovida e é acompanhada pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.
    • Oeiras, 28 de Outubro de 2010, Reunião sobre Preparação de Candidaturas Relacionadas com o MOBI.E a Programas Comunitários, na UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, do Doutor João Caetano do CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel com o Presidente da UMIC, Luis Magalhães, a Responsável por Relações Internacionais da UMIC e Delegada de Portugal ao Comité de Gestão do CIP–ICT, e Ana Ponte, também da UMIC, com o objectivo de discutir a estratégia de preparação de candidaturas relacionadas com o projecto português de mobilidade eléctrica MOBI.E a concursos para projectos do Programa CIP–ICT PSP, e do 7º Programa Quadro de Investigação da UE, e preparar reuniões a realizar no início de Novembro em Bruxelas e preparadas pela UMIC.
    • Oeiras, 21 de Outubro de 2010, Reunião com o Director de Cooperação de Políticas e Estratégia da DGINFSO da Comissão Europeia, Detlef Eckert, na UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP com o Presidente deste instituto, com o objectivo de actualizar informação sobre os desenvolvimentos que se têm verificado em Portugal no Sistema de C&T e nas políticas de C&T e da Sociedade da Informação, e sobre as possibilidades em discussão relativas ao novo programa quadro de investigação e inovação. A reunião centrou-se nas oportunidades que se abrem em Portugal na sequência do recente grande crescimento e qualificação do Sistema de C&T e em certas iniciativas de políticas de C&T e de Sociedade da Informação em Portugal, como o Forum para a Sociedade da Informação, a estratégia nacional de e-Ciência, as parcerias internacionais com universidades de topo americanas e com a Fraunhofer Gesellschaft (ver Redes de Conhecimento), a constituição de redes temáticas de âmbito nacional em várias áreas emergentes de aplicação das TIC, o conceito e a criação do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia em Braga, em cooperação com Espanha.
    • Bruxelas, 27 de Setembro de 2010, sessão dedicada a Internet do Futuro na Conferência e Exposição ICT 2010 que se realizou sob o lema ICT 2010: Digitally Driven, organizada pela Presidência Belga da UE e pela DGINFSO – Direcção-Geral Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia. Esta conferência e exposição insere-se num ciclo de eventos que se realizam de dois em dois anos e constituem o mais importante forum de discussão da investigação e das políticas públicas de TIC na UE. A sessão, intitulada Future Internet – A transformational technology, foi organizada pelo UK Future Strategy Group e pela Digital Communications Knowledge Transfer Network em colaboração com o projecto ceFIMS Coordination of the European Internet Forum of Members States, cujo consórcio executor a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP integra, e conta o Director do Programa Carnegie Mellon – Portugal, João Barros, como orador, por proposta da UMIC. Acompanharam o evento por parte da UMIC: Ana Ponte e Elisabete Pires.
    • Bruxelas, 30 de Setembro de 2010, Kick-off do Projecto de Coordenação do Forum da Internet do Futuro (ceFIMS), Coordination of the European Internet Forum of Members States, uma Acção de Suporte financiada pelo 7º Programa-Quadro de I&DT da UE que se destina a apoiar a coordenação das actividades europeias na área da Internet do Futuro, cujo consórcio integra a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. Participaram na reunião de lençamento por parte da UMIC: Luis Magalhães, Presidente da UMIC, e Ana Ponte, responsável pelo projecto ceFIMS na UMIC.
    • Rio de Janeiro, 15-16 de Julho de 2010, Workshop Brasil-Portugal de Cooperação Internacional em Nanotecnologia, no CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas do Ministério da Ciência e Tecnologia, no âmbito do “Protocolo entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da República Portuguesa e o Ministério da Ciência e Tecnologia da República Federativa do Brasil em matéria de nanotecnologia” assinado pelos ministros de Ciência, Tecnologia de Portugal e do Brasil, em cerimónia que teve lugar no Grémio Literário, em Lisboa, no dia 10 de Outubro de 2009. A preparação dos cinco protocolos de cooperação foi coordenada em Portugal pelo Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, e no Brasil pelo Chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), José Monserrat Filho, em 4 videoconferências com várias instituições brasileiras. A Workshop (ver programa), foi coordenada pelos Professores José Monserrat Filho e Luis Magalhães, e organizada pelos Professores Mário Baibich, Director do Departamento de Políticas e Programas Temáticos do MCT do Brasil, e Luís Melo, Coordenador da Rede de Nanotecnologia de Portugal na FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal, juntou cerca de 30 investigadores com responsabilidades em centros e institutos de investigação em nanociência e nanotecnologia do Brasil e de Portugal e teve como objectivo partilhar informações e resultados sobre as principais áreas e actividade desses centros e institutos de investigação, identificar temas de interesse comum estratégico para a abertura conjunta de um concurso para projectos de I&D em Nanotecnologia, e debater as formas de concretização das componentes de mobilidade e de organização dos encontros internacionais sobre nanotecnologia previstos no protocolo de cooperação acima referido. De 2ª a 4ª feira precedentes à workshop, a delegação de investigadores portugueses visitou vários laboratórios em Campinas e no Rio de Janeiro. No dia 12 de Julho, visitou o Laboratório Nacional e Luz Síncrotron (LNLS) em Campinas, em particular o Centro de Nanociência e Nanotecnologia César Lattes (C2Nano), o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) e a Fonte de Luz Síncrotron, e visitou também o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE). No dia 13 de Julho, a delegação visitou a PUC do Rio de Janeiro e o CBPF. No dia 14 de Julho, visitou o INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
    • Rio de Janeiro, 15 de Julho de 2010. Visita à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação (SECTI) do Estado do Rio de Janeiro e localizada no bairro Mangueira da cidade Rio de Janeiro, pelo Presidente da UMIC com o objectivo de ficar a conhecer a forma de organização e funcionamento, e o processo de desenvolvimento de conteúdos de Ensino Superior à distância suportados na Internet desta notável Fundação. Na visita, ao longo de cerca de 4 horas, o Presidente da UMIC, Luis Magalhães, interagiu com a Presidente da Fundação CECIERJ, Masako Oya Masuda, com a Vice-Presidente de Educação à Distância, Miriam Araújo Carlos Crapez, coma Directora de Apoio Tutorial, Margarete Valverde, com a Directora de Pólos Regionais, Maria Luisa Marchiori, com a Directora do Pré-Vestibular Social, Maria Bastos, e com técnicos de vários sectores da produção de conteúdos didácticos disponibilizados através da Internet. A visita foi acompanhada por Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
    • Lisboa, 8 de Julho de 2010, Forum para a Sociedade da Informação – Governação da Internet, no ISCTE-IUL, organizado a seguir à Sessão Pública do Encontro Anual do World Internet Project pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP com o apoio da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e o Lisbon Internet and Networks Institute (LINI), com o objectivo de debater alguns dos aspectos principais da Governação da Internet. Com base nos debates, foi preparada a publicação Forum para a Sociedade da Informação – Governação da Internet: Mensagens de Lisboa, com as principais mensagens compiladas pela UMIC, as quais são as mensagens de Portugal para o debate global que decorre em várias instâncias, com destaque para o IGF – Internet Governance Forum da ONU e o EuroDIG, o“IGF Europeu”. Participaram como moderadores e/ou oradores por parte da UMIC: Luis Magalhães, Presidente da UMIC, e Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais na UMIC, e delegados ao IGF da ONUdesde a 2ª reunião em 2007 e ao EuroDIG desde que foi iniciado em 2008. A equipa da UMIC que organizou o Forum e compilou as contribuições para a publicação da UMIC sobre este Forum foi a equipa das Relações Internacionais da UMIC coordenada por Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais na UMIC, e que incluiu: Ana Ponte, Charlotte Simões, Elisabete Pires, Margarida Ribeiro.
    • Lisboa, 5-7 de Julho de 2010, Encontro Anual do WIP – World Internet Project, no ISCTE-IUL, organizado pelo Lisbon Internet and Networks Institute (LINI) associado ao CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE com apoio da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e dos serviços de vídeo-difusão pela Internet da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), e que incluiu ao longo do dia 7 de Julho uma Sessão Pública do Encontro Anual do World Internet Project que incluiu apresentações de vários aspectos da utilização da Internet em 18 países de todos os continentes.
    • Lisboa, 1 de Julho de 2010, Reuniões com Delegação da Índia que se deslocou a Lisboa para uma reunião do Comité Conjunto Indo-Português sobre Ciência e Tecnologia e o Grupo de Trabalho sobre Ciência e Tecnologia do Oceano, com o Presidente do Conselho do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, e o Coordenador da Rede de Nanotecnologia de Portugal na FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, Luis Melo, em que foi apresentado o novo laboratório internacional de nanotecnologia INL e as actividades de Portugal em nanotecnologia. A delegação da Índia incluiu o Chefe da Cooperação Internacional do Departamento de Ciência e Tecnologia (DST), AK Sood, a Representante do Departamento de Tecnologias da Informação do MIT de Nova Deli, Alpana Dey, o Chefe de Sistemas de Observação do Oceano do Instituto Nacional de Tecnologias do Oceano de Chenai, Tata Sudhakar, e o Ponto de Contacto para Portugal no DST, Jagdish Chander. A Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Ana Cristina Neves, que é a representante de Portugal no Forum Estratégico para a Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia da União Europeia (SFIC) e integra o Grupo Índia deste Forum, participou na reunião do Comité Conjunto Indo-Português sobre Ciência e Tecnologia.
    • Lisboa, 28-29 de Junho de 2010, Visita da Direcção-Geral Sociedade da Informação e Media a Portugal sobre a Agenda Digital para a Europa, na sequência do lançamento pela Comissão Europeia da Agenda Digital para a Europa 2010-2020 no dia 19 de Maio de 2010. A Missão foi chefiada por Mário Campolargo, Director de Tecnologias Emergentes e Infraestruturas da DGINFSO – Direcção Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia, e envolveu duas reuniões com o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e reuniões com a Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel leitão Marques, com o Secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho, com o Presidente da Comissão dos Assuntos Europeus da Assembleia da República, Vitalino Canas, com adjuntos do Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, assim como visitas à empresa YDreams e aos três dos quatro Laboratórios Associados da área de TIC localizados em Lisboa, nomeadamente Instituto de Telecomunicações, Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa e Instituto de Engenharia e Sistemas de Computadores – Investigação e Desenvolvimento, e uma reunião com stakeholders e seguida de sessões/audições temáticas sobre “Conteúdos”, “Educação e Juventude”, “Associações Empresariais e da Sociedade Civil”, “Reguladores” e Consumidores” que se realizaram na sede da Representação da Comissão Europeia em Portugal. A visita foi organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e contou com a colaboração da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. O Presidente da UMIC, Luis Magalhães, acompanhou a Missão nas reuniões com o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e com a Secretária de Estado da Modernização Administrativa, na visita à empresa YDreams e na sessão/audição temática com as “Associações Empresariais e da Sociedade Civil” e participou na reunião com stakeholders que se realizou na sede da Representação da Comissão Europeia em Portugal.
    • Lisboa, 15 de Junho de 2010, Brainstorm sobre Energia Inteligente (“Smart Energy”) , organizada conjuntamente pelo Programa Carnegie Mellon – Portugal, Programa MIT – Portugal, e projectos INOVGRID e MOBI.E. A reunião foi co-presidida por Marija Ilic, da Carnegie Mellon University, e por Luis Magalhães, Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, teve como Presidente do Programa destes brainstorms, Inês Lima Azevedo (Carnegie Mellon University), e como organizadores locais António Vidigal (EDP Inovação) e Luís Henriques (EDP Inovação), contou com o apoio de coordenação dos directores do Programa Carnegie Mellon – Portugal, José Moura (Carnegie Mellon University) e João Barros (IT/FEUP), e do director do Programa MIT – Portugal, Paulo Ferrão (ISR Lisboa/IN+/IST). Juntou investigadores e responsáveis/especialistas de empresas para Identificar as principais áreas de investigação estratégica no domínio das redes inteligentes de energia, em que grupos de investigação e empresas podem unir esforços com os parceiros mundiais de referência. Participaram na reunião investigadores dos Laboratórios Associados IT – Instituto de Telecomunicações, INESC Porto – Instituto de Engenharia e Sistemas de Computadores do Porto e Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa, do M-ITI – Instituto de Tecnologias Interactivas da Madeira, do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra e do Centro para a Inovação em Engenharia Electrotécnica e Energia do Instituto Superior Técnico, e responsáveis/especialistas das empresas EDP Inovação, Critical Software, C-Side, Efacec, Feedzai, ISA, Logica, Novabase e Tekever. As Smart Energy Brainstorms têm como objectivo debater numa série de encontros de Junho a Dezembro de 2010 questões de I&D para o futuro das redes inteligentes de energia (smart energy grids) e para o desenvolvimento de experiências-piloto nesta área em Portugal.
    • Lisboa, 4 de Junho de 2010, Sessão de Informação sobre o 3º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living, no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, organizada pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP com a colaboração da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional. O tema do concurso é “Soluções Baseadas em TIC para o Avanço da Independência e Participação de Idosos na “Sociedade de Auto-Serviços. A sessão foi aberta pelo Presidente da UMIC e contou com intervenções de: Peter Wintlev-Jenssen, da DGINFSO da Comissão Europeia; Bruno Fragoso, da UMIC e Ponto de Contacto Nacional do Programa AAL; Silas Olsson, Chefe interino da Unidade Central de Gestão da Associação AAL; Frans de Bruïne, consultor da UMIC que foi Director-Geral Honorário (2008) e Director de 6 direcções da DGINFSO da Comissão Europeia no período 2000-2007. A iniciativa europeia para o desenvolvimento de novas aplicações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas (AAL – Ambient Assisted Living) (150 milhões de euros), foi aprovada na Reunião do Conselho de Ministros da Ciência da UE em Novembro de 2007, na sua formação de Competitividade dedicada à Investigação, sob a presidência do Ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago. Portugal desempenhou, na altura, um papel decisivo, com o envolvimento determinante da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, para viabilizar a aprovação da iniciativa numa altura em que dificuldades técnicas e políticas tinham dado o processo como irresolúvel antes de 2009. O Programa AAL é gerido pela Associação AAL, em que Portugal participa através da UMIC. Participam neste programa 20 Estados Membros da União Europeia e 3 Estados Associados. A UMIC é a entidade gestora nacional do Programa AAL, e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) é a correspondente entidade financiadora pública portuguesa. Por parte da UMIC participaram na sessão: Luis Magalhães, Presidente da UMIC; Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC; Bruno Fragoso, Ponto de Contacto Nacional do Programa AAL; e Charlotte Simões, Elisabete Pires e Margarida Ribeiro do grupo de Relações Internacionais da UMIC.
    • Lisboa, 10 de Maio de 2010, Forum para a Sociedade da Informação – Internet do Futuro, no Centro Científico e Cultural de Macau, organizado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP com o apoio dos Prof. João de Barros (Programa Carnegie Mellon – Portugal, IT e FEUP) e Rui Aguiar (IT e U. Aveiro), com o objectivo de agregar competências em Portugal em áreas estratégicas para o desenvolvimento da Internet do Futuro, tema em que tem havido desde 2006 um impulso nacional especial, em particular no âmbito dos programas de parcerias internacionais de Portugal com instituições de destaque mundial mas também no âmbito de outros programas, para discutir as oportunidades que se abrem nas tecnologias, aplicações e serviços. Com base nos debates, foi preparada a publicação Forum para a Sociedade da Informação – 1. Internet do Futuro: Desenvolvimento e Oportunidades na Internet do Futuro com as principais mensagens compiladas pela UMIC. O Forum contou com a participação de Mário Campolargo, Director de Tecnologias Emergentes e Infraestruturas da DGINFSO – Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia, uma das duas direcções da DGINFSO directamente responsáveis pela área da Internet do Futuro. O Presidente da UMIC, Luis Magalhães, participou como orador e moderador. A equipa da UMIC que organizou o Forum e compilou as contribuições para a publicação da UMIC sobre este Forum foi a equipa das Relações Internacionais da UMIC coordenada por Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais na UMIC, e que incluiu: Ana Ponte, Charlotte Simões, Elisabete Pires, Margarida Ribeiro.
    • Madrid, 29-30 de Abril de 2010, EuroDIG, o Forum Europeu de Governação da Internet, na sede da Telefónica, organizado conjuntamente pelo IGF Espanhol, pelo Conselho da Europa (CoE) e pelo Gabinete Federal da Comunicação (OFCOM) da Suíça, e apoiado por Telefónica, Fundação Telefónica, Ministério da Indústria, Turismo e Comércio de Espanha, através da red.es e Cidade de Madrid, que contou com cerca de 290 participantes no local do evento, e aproximadamente 220 participantes ligados remotamente, muitos dos quais utilizaram hubs remotos do EuroDIG em 10 cidades europeias: Baku (Azerbaijão), Yerevan (Arménia), Sarajevo (Bósnia), Toulouse e Estrasburgo (França), Tbilisi (Georgia), Chisinau (Moldávia), Bucareste (Roménia), Belgrado (Sérvia) e Kiev (Ucrânia). A participação remota foi disponibilizada com uma combinação de difusão vídeo em directo, transmissão de transcrição textual em tempo real, tweets, redes sociais e wikis. A organização dos hubs remotos foi parte integrante de um Programa de Capacity Building em Governação da Internet da Diplo Foundation dirigido a stakeholders de países da Europa Central e do Sul. Portugal participou activamente em várias sessões: O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, José Mariano Gago, participou na Sessão de Abertura, a convite do Conselho da Europa; o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, integrou o painel da sessão plenária “Debates nacionais sobre governação da Internet”, e também o painel da sessão plenária “Construção de políticas e decisões e multistakeholderism – experiências internacionais, nacionais e regionais: Há uma visão europeia?”; a Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Ana Cristina Neves, foi a Moderadora da sessão plenária “Construção de políticas e decisões e multistakeholderism – experiências internacionais, nacionais e regionais: Há uma visão europeia?”; o Presidente da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional e professor na Universidade de Lisboa, Pedro Veiga, integrou o painel da workshop “Transição para IPv6 – impacto nos negócios e assuntos de governação”; o Director do Programa Carnegie Mellon – Portugal, investigador do Instituto de Telecomunicações e Professor na Universidade do Porto, João Barros, foi o Moderador da sessão plenária “A Internet em 2020?”. Portugal também teve um papel muito interveniente na organização temática do 3º EuroDIG, com a Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Ana Cristina Neves, a integrar, tal como para o 2º EuroDIG, o restrito grupo de cerca de 25 pessoas envolvidas na concepção do programa, contribuindo decisivamente para a concepção de várias das sessões.
    • Lisboa, 21-22 de Abril de 2010, Conferência “Conhecimento, Capacitação e Transferência de Tecnologia”, organizada pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP em parceria com o IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, IP, no âmbito de “Os Dias do Desenvolvimento: Conhecimento, Capacitação e Transferência de Tecnologia” realizados no Pavilhão do Rio do Centro de Congressos de Lisboa, iniciativa da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação promovida pelo IPAD. A Conferência centrou-se em vários aspectos da cooperação portuguesa para o Desenvolvimento nas áreas de conhecimento, capacitação e transferência de tecnologia do âmbito ciência, tecnologia e ensino superior. A Conferência foi moderada e contou com uma intervenção do Presidente da UMIC, Luis Magalhães, e o respectivo painel incluiu: Armando Trigo de Abreu, Professor Convidado do ISCTE.IUL e Consultor da FCT; Orlando Rodrigues, Vice-Presidente do Instituto Superior Politécnico de Bragança; António Morão Dias, Director-Geral do Ensino Superior; João Guerreiro, reitor da Universidade do Algarve; António Rendas, Presidente do CRUP – Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas; Carlos Pina, Vice-Presidente do LNEC – laboratório nacional de Engenharia Civil. A organização da Conferência e o respectivo acompanhamento foram assegurados pela equipa de Relações Internacionais da UMIC, coordenada por Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais na UMIC, e que incluiu: Charlotte Simões, Elisabete Pires e Margarida Ribeiro.
    • Oeiras, 19 de Março de 2010, Missão Húngara a Portugal com o Apoio da aicep Portugal Global Visita a UMIC, incluindo cerca de 14 altos responsáveis de várias entidades da Hungria relacionadas com Administração Pública Electrónica que visitaram vários membros do Governo, organizações e projectos em Portugal a convite e com o apoio da aicep Portugal Global, para uma reunião com o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, que iniciou a reunião com uma apresentação intitulada “Mobilizing the Information Society” e que suscitou uma intensa interacção com a delegação húngara. A reunião foi acompanhada pela equipa de Relações Internacionais da UMIC, coordenada por Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais na UMIC, envolvendo: Ana Ponte, Charlotte Simões, Elisabete Pires, Margarida Ribeiro.
    • Portugal, 16-17 de Março de 2010, Visita do CEO do IBBT – Instituto Interdisciplinar para Tecnologia de Banda Larga da Bélgica a Unidades de I&D e Empresas a convite da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. O objectivo da visita, do CEO do IBBT, Wim De Waela, organizada pela UMIC, foi dar a conhecer uma parte substancial da realidade concreta do ambiente de investigação e de empresas de base científica e tecnológica nas áreas das TIC em Portugal mais relacionadas com as áreas do IBBT e criar a oportunidade para uma interacção directa do CEO do IBBT com um grupo alargado de investigadores portugueses e de responsáveis de empresas desta área, com intenção de propiciar um conhecimento mútuo que possa facilitar contactos e projectos conjuntos futuros. O IBBT é um instituto independente de investigação fundado como organização sem fins lucrativos pelo governo da Flandres, Bélgica, para estimular a inovação em TIC. Tem como missão a criação de capital humano altamente competente em vários aspectos das TIC através de investigação multidisciplinar dirigida pela procura. Oferece a companhias e organizações Flamengas apoio activo em I&D, juntando os esforços de mais de 600 investigadores de várias universidades e centros de investigação. As principais áreas de investigação estão orientadas para problemas sociais e económicos da actualidade: Cultura e Media, e-Saúde, TIC Verde, Mobilidade e Logística. O IBBT é a principal organização responsável pela Semana da Conferência do Futuro da Internet em Ghent, Bélgica, em 13-17 de Dezembro de 2010. O programa da visita foi iniciado e com uma reunião na UMIC, com o Presidente desta agência, Luis Magalhães, e incluiu uma reunião com o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Wim De Waele foi acompanhado na visita por Frans de Brüine, Consultor da UMIC que foi Director-Geral Honorário (2008) e Director de 6 direcções da DGINFSO da Comissão Europeia no período 2000-2007, e por Elisabete Pires da UMIC, e visitou os 4 Laboratórios Associados da área das TIC (IT – Instituto de Telecomunicações (Lisboa e Porto), ISR Lisboa – Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa, INESC Porto – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, INESC ID – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores I&D) nos quais também terá reuniões com os respectivos Directores, a empresa YDreams e o IPN – Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, onde visitou a Incubadora de Empresas do IPN e teve reuniões de trabalho com representantes das empresas Critical Software, ISA – Intelligent Sensing Anywhere, Meticube, WIT Software. No IT no Porto visitou o Laboratório de Comunicações Shannon, o grupo de investigação em Internet do Futuro e o IT Media Lab. Wim de Waela também reuniu no Porto com o Director do Programa Carnegie Mellon – Portugal, João Barros, e em Lisboa com um representante do Programa MIT – Portugal.
    • Lisboa, 10 de Março de 2010, Reunião da Rede Insafe e do Steering Committee do Projecto Insafe, organizada conjuntamente pelo projecto Insafe e pelo projecto português Internet Segura coordenado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. A reunião, que contou primeira vez com a presença dos coordenadores das help lines europeias, teve como principais objectivos a troca de boas práticas a nível europeu, a discussão de temas sobre a Internet Segura e a articulação entre os diferentes Estados Membros pertencentes à rede sobre materiais de suporte e actividades transversais a todos os projectos financiados pelo programa Safer Internet Plus da Comissão Europeia. Paralelamente, realizou-se a reunião do Steering Committee do projecto Insafe, em que a UMIC assegura a representação portuguesa no Insafe. Participou pela UMIC Bruno Fragoso, coordenador do projecto Internet Segura.
    • Lisboa, 23 de Fevereiro de 2010, Dinamização da Iniciativa IBERCIVIS – O Seu Computador Faz Ciência, na Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa. A iniciativa, conjunta com Espanha, é parte de um grande movimento social de cidadania científica, que dá a cada pessoa a possibilidade de intervir em projectos de investigação nacional e internacional mediante cálculos realizados no seu computador pessoal por técnicas de computação distribuída semelhantes às da Computação Grid. O computador transforma-se numa janela aberta para a ciência, criando um canal para o diálogo directo entre os investigadores e a sociedade. A IBERCIVIS é uma plataforma Ibérica, com recursos físicos e humanos em Espanha e Portugal, que suporta actualmente vários projectos científicos de grupos de investigação de Portugal, Espanha, Argentina e México, e em breve também de Brasil e Cuba. A iniciativa IBERCIVIS é apoiada financeiramente pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP através de um projecto com o mesmo nome liderado por RUI Brito e que envolve os Laboratórios Associados CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular e LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, e a Ciência Viva – Agência Nacional para Cultura Científica e Tecnológica. O Presidente da UMIC interveio na abertura da sessão, que se realizou no Museu da Ciência de Coimbra, e depois apresentou os desenvolvimentos na área de e-Ciência em Portugal, em que houve um assinalável progresso nos últimos 5 anos que nos coloca no grupo da frente da UE nesta área.
    • Oeiras, 29 de Janeiro de 2010, Reunião na UMIC com Responsáveis de Deutsche Telekom e dos Programas MIT e Carnegie Mellon, promovida pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP nas suas instalações, do Presidente da UMIC com responsáveis da Deutsche Telekom e da T-Systems Iberia, do Programa MIT – Portugal e do Programa Carnegie Mellon – Portugal, dando continuidade a uma reunião efectuada 25 dias antes, com o objectivo de estreitar as relações entre estas entidades em actividades de I&D e aplicações em cidades inteligentes (smart cities) e sustentabilidade energética e a possibilidade de preparação conjunta de propostas de projectos a apresentar em concursos do Programa CIP–ICT e do 7º Programa Quadro de Investigação da UE. Participaram na reunião o Vice-Presidente de Responsabilidade Corporativa da Deutsche Telekom e Presidente da GeSI – Global e Sustainable Initiative, Luis Neves, o CEO da T-Systems Iberia, Carles Peyra, o Director em Portugal do Programa MIT – Portugal, Paulo Ferrão, o investigador do mesmo programa, Carlos Santos Silva, o Director em Portugal do Programa Carnegie Mellon – Portugal (por video-conferência), João Barros, e o Presidente da UMIC, Luis Magalhães, a Responsável por Relações Internacionais na UMIC e Delegada de Portugal ao Comité de Gestão do Programa CIP-ICT, Ana Cristina Neves.
    • Oeiras, 4 de Janeiro de 2010, Reunião na UMIC com Responsáveis de Deutsche Telekom e do Programa MIT – Portugal, promovida pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP nas suas instalações, do Presidente da UMIC com responsáveis da Deutsche Telekom, da T-Systems Iberia e do Programa MIT – Portugal, com o objectivo de estreitar as relações entre estas entidades em actividades de I&D e aplicações em cidades inteligentes (smart cities) e sustentabilidade energética e a possibilidade de preparação conjunta de propostas de projectos a apresentar em concursos do programa CIP–ICT e do 7º Programa Quadro de Investigação da UE. Participaram na reunião o Vice-Presidente de Responsabilidade Corporativa da Deutsche Telekom e Presidente da GeSI – Global e Sustainable Initiative, Luis Neves, o CEO da T-Systems Iberia, Carles Peyra, o Director em Portugal do Programa MIT – Portugal, Paulo Ferrão, e o Presidente da UMIC, Luis Magalhães, a Responsável por Relações Internacionais na UMIC e Delegada de Portugal ao Comité de Gestão do CIP-ICT, Ana Cristina Neves.

    2009

    • Oeiras, 27 de Novembro de 2009, Formação de Pontos de Contacto Nacionais dos Estados-Membros da UE do CIP-ICT , organizada pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP em colaboração com a eServices Europa que trabalha para a Comissão Europeia para este efeito, com o objectivo de desenvolver competências em estratégias de negócio, marketing e disseminação de informação e propriedade intelectual em projectos do CIP-ICT, e fomentar contactos entre os Pontos de Contacto Nacionais do Programa CIP-ICT dos vários Estados-Membros para potenciar a participação de mais entidades neste programa comunitário. O acompanhamento do Programa CIP-ICT em Portugal é assegurado pela UMIC. A Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Ana Cristina Neves, é a Delegada de Portugal no Comité de Gestão do Programa e Elisabete Pires, também do grupo de Relações Internacionais da UMIC, é o Ponto de Contacto Nacional.
    • Oeiras, 27 de Novembro de 2009, Sessão de Informação sobre o 4º Concurso do Programa Comunitário CIP–ICT, no Centro de Congressos do Taguspark, organizada pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e que contou com cerca de 80 participantes. A Comissão Europeia abre o concurso em Janeiro de 2010, com um financiamento previsto de 107 milhões de euros, para os temas seguintes: (1) As TIC para uma economia hipo-carbónica e mobilidade inteligente; (2) Bibliotecas digitais; (3) As TIC para a saúde e a inclusão; (4) Inovação aberta para futuros serviços de Internet em “Cidades Inteligentes” (Smart Cities); (5) As TIC para melhoria dos serviços públicos para cidadãos e empresas; (6) A Internet multilingue. A sessão foi aberta pelo Presidente da UMIC, Luis Magalhães. Participaram na sessão por parte da Comissão Europeia: Loris di Pietrantonio, da DGINFSO; João Paulo Simões de Almeida, da Unidade de Assuntos de Justiça Geral e e-Justiça da Direcção Geral de Justiça. A sessão também contou com uma intervenção de Frans de Bruïne, Consultor da UMIC que foi Director-Geral Honorário (2008) e Director de 6 direcções da DGINFSO da Comissão Europeia no período 2000-2007. O acompanhamento do Programa CIP-ICT em Portugal é assegurado pela UMIC. A Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Ana Cristina Neves, é a Delegada de Portugal no Comité de Gestão do Programa e Elisabete Pires, também do grupo de Relações Internacionais da UMIC, é Ponto de Contacto Nacional para este Programa em Portugal. Participaram na sessão por parte da UMIC: Luis Magalhães, Presidente da UMIC; Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC e Delegada de Portugal no Comité de Gestão do Programa CIP-ICT; Elisabete Pires, Ponto de Contacto Nacional do Programa e do grupo de Relações Internacionais da UMIC; Charlotte Simões e Margarida Ribeiro também do grupo de Relações Internacionais da UMIC.
    • Portugal, 16-17 de Novembro de 2009, Visitas a Laboratórios Associados, Unidades de Investigação e Empresas TIC - Porto, Aveiro e Coimbra, organizadas pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, realizadas por Frans de Bruïne, consultor da UMIC que foi Director-Geral Honorário (2008) e Director de 6 direcções da DGINFSO da Comissão Europeia no período 2000-2007, a: Laboratório Associado INESC Porto – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto; CISTER – Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo Real; IEETA – Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro; empresas Fibersensing, Biodevices e ALERT; IPN – Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, onde reuniu com a Directora do IPN, visitou a Incubadora de Empresas e reuniu com as empresas Active Space Technologies, Ciengis, Critical Software, ISA – Intelligent Sensing Anywhere, Meticube, WIT Software. Estas visitas realizaram-se com o objectivo de Frans de Bruïne obter conhecimento específico e directo sobre as actividades destes laboratórios e empresas com vista a poder mais facilmente identificar oportunidades que se abram para possíveis candidaturas de projectos a concursos em programas geridos e financiados pela Comissão Europeia e melhor aproveitar o seu aconselhamento para um posicionamento competitivo em possíveis consórcios europeus, na preparação de candidaturas e em contactos privilegiados associados. As visitas foram também aproveitadas para transmitir aos investigadores dessas instituições informações sobre os programas mais directamente acompanhados pela UMIC, designadamente o CIP-ICT em que a UMIC assegura a Delegação de Portugal ao Comité do Programa e o Ponto de Contacto Nacional, o Programa Conjunto AAL em que a UMIC também assegura a Delegação de Portugal e o Ponto de Contacto Nacional e que é gerido pela Associação AAL, sedeada em Bruxelas, que a UMIC integra como membro fundador em representação de Portugal, e a Parceria Público-Privada Internet do Futuro em que a UMIC representa Portugal no FIF – Forum da Internet do Futuro e integra um consórcio proponente de um projecto de Acção de Coordenação e Suporte (ceFIMS Coordination of the European Internet Forum of Members States) a apresentar no âmbito do 7º Programa Quadro de Investigação da UE. As visitas foram acompanhadas pelo Professor Luis Melo, da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP e por Elisabete Pires, das Relações Internacionais da UMIC e Ponto de Contacto Nacional do CIP-ICT.
    • Lisboa, 3-4 de Novembro de 2009, TIC, Inovação e Conhecimento – IV Encontro sobre os Objectivos do Milénio da ONU e as TIC, no Centro de Congressos da FIL – Feira das Indústrias de Lisboa no Parque das Nações, realizado no âmbito das iniciativas que envolvem entidades públicas, empresas e sociedade civil para preparação de contribuições para a Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, organizado conjuntamente pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e pela AHCIET – Associação Iberoamericana de Centros de Investigação e Empresas de Telecomunicações, uma organização privada sem fins lucrativos constituída por mais de 50 operadoras e empresas de telecomunicações. Neste encontro, cerca de 100 especialistas de 17 países ibero-americanos discutem em Lisboa a cooperação em conhecimento e inovação em temas do Futuro da Internet. O objectivo do encontro foi analisar as políticas de estímulo à inovação e ao conhecimento em TIC, envolvendo os sectores público e privado: administrações públicas, organizações internacionais, universidades, instituições científicas, empresas e organizações não governamentais com actividade em TIC. Foram discutidos os temas seguintes: (1) Situação actual e tendências de evolução relativas a TIC, Inovação e Conhecimento; (2) A web colaborativa e interactiva – a sociedade em mudança; (3) As TIC vs eficiência e a sustentabilidade energética – Smart Grids; (4) Desenvolvimento das empresas na área das TIC – Incentivar um ecossistema digital Ibero-Americano; (5) “e-Ciência e e-Inovação”. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, presidiu à sessão de encerramento. O Presidente da UMIC, Luis Magalhães, presidiu à sessão de abertura e moderou a primeira sessão plenária “Análise da situação actual e tendências de evolução” e a sessão plenário no último dia dedicada a “Apresentação das principais conclusões das Sessões Temáticas pelos relatores” e a “Proposta, discussão e aprovação da “Declaração de Lisboa”, a qual foi aprovada por aclamação, e fez uma intervenção final na sessão de encerramento. Da UMIC, participaram também na reunião: a Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Ana Cristina Neves; e Charlotte Simões, Elisabete Pires e Margarida Ribeiro também do grupo de Relações Internacionais da UMIC.
    • Lisboa, 22 de Outubro de 2009, Visitas a Laboratórios Associados e Empresas de TIC em Lisboa, organizadas pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, por Frans de Bruïne, consultor da UMIC que foi Director-Geral Honorário (2008) e Director de 6 direcções da DGINFSO da Comissão Europeia no período 2000-2007, aos Laboratórios Associados INESC ID – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores ID e ISR Lisboa – Instituto de Sistemas e Robótica Lisboa, com cujos dirigentes máximos realizou reuniões, assim como com o Laboratório Associado IT – Instituto de Telecomunicações, e também à empresa Ydreams. Estas visitas realizaram-se com o objectivo de Frans de Bruïne obter conhecimento específico e directo sobre as actividades destes laboratórios e empresas com vista a poder mais facilmente identificar oportunidades que se abram para possíveis candidaturas de projectos a concursos em programas geridos e financiados pela Comissão Europeia e melhor aproveitar o aconselhamento de Frans de Bruïne para um posicionamento competitivo em possíveis consórcios europeus, na preparação de candidaturas e em contactos privilegiados associados. As visitas foram também aproveitadas para transmitir aos investigadores dessas instituições informações sobre os programas mais directamente acompanhados pela UMIC, designadamente o CIP-ICT em que a UMIC assegura o Delegação de Portugal ao Comité do Programa e o Ponto de Contacto Nacional, o Programa Conjunto AAL em que a UMIC também assegura a Delegação de Portugal e o Ponto de Contacto Nacional e que é gerido pela Associação AAL, sedeada em Bruxelas, que a UMIC integra como membro fundador em representação de Portugal, e a Parceria Público-Privada Internet do Futuro em que a UMIC representa Portugal no FIF – Forum da Internet do Futuro e integra um consórcio proponente de um projecto de Acção de Coordenação e Suporte (ceFIMS Coordination of the European Internet Forum of Members States) a apresentar no âmbito do 7º Programa Quadro de Investigação da UE. As visitas foram acompanhadas por Elisabete Pires, das Relações Internacionais da UMIC e Ponto de Contacto Nacional do CIP-ICT. Antes das vistas, realizou-se uma reunião do Presidente da UMIC, Luis Magalhães, com Frans de Bruïne para clarificação dos objectivos de trabalho e preparação das visitas que também contou com a participação da Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Ana Cristina Neves, e de Elisabete Pires também das Relações Internacionais da UMIC.
    • Lisboa, 10 de Outubro de 2009, Assinatura de Protocolos de Cooperação Científica, Tecnológica e na Sociedade da Informação entre Portugal e Brasil pelos ministros de Ciência e Tecnologia dos dois países, no Grémio Literário. A preparação destes protocolos foi coordenada em Portugal pelo Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, e no Brasil pelo Chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia, José Monserrat Filho, em 4 videoconferências com várias instituições brasileiras que se realizaram em 18 de Maio, em 22 e 8 de Abril, e em 17 de Março de 2009. Os 5 protocolos respeitaram aos temas seguintes: reforço da língua portuguesa na Sociedade da Informação através de repositórios científicos de acesso aberto/livre, disponibilização de recursos para o processamento computacional da língua portuguesa, medição dos conteúdos da Web em português, e arquivo da Web; Computação distribuída GRID; nanotecnologia; apoio a investigação em Ciências Sociais e Humanas na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); participação conjunta em projectos EUREKA e IBEROEKA. O Presidente da UMIC esteve presente na cerimónia de assinatura dos protocolos.
    • Genebra, 14-15 de Setembro de 2009, EuroDIG, o Forum Europeu de Governação da Internet, na sede da EBU – European Broadcasting Union, organizado conjuntamente pela EBU e pelo Gabinete Federal da Comunicação (OFCOM) da Suíça, e apoiado pelo Conselho da Europa (CoE), com cerca de 230 participantes. Portugal participou activamente em várias sessões: o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, integrou o painel da sessão plenária “A Fase Pós-JPA: Em Direcção a Um Modelo Futuro de Governação da Internet”; a Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Ana Cristina Neves, foi Co-moderadora da sessão plenária “Preparação para Eventos do IGF Europeu e EuroDig Futuro”; o Presidente da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, Pedro Veiga, integrou o painel da sessão paralela “A Internet É Crítica para as Nossas Vidas: Temos a Certeza que É Fiável?”; o Director do Instituto de Internet e Redes de Lisboa (LINI) e Professor de Tecnologia e Sociedade no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Gustavo Cardoso, foi comentador da sessão plenária Media Social Online: Aspectos de Governação de Uma Perspectiva do Utilizador”. Portugal também teve um papel interveniente na própria organização temática do 2º EuroDIG, com a Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Ana Cristina Neves, a integrar o restrito grupo de cerca de 25 pessoas envolvidas na concepção do programa.
    • Lisboa, 30 de Julho de 2009, Iniciativa IBERCIVIS: Cidadãos Podem Doar Tempo dos Seus Computadores à Ciência foi apresentada pela 1ª vez em Portugal na Fundação Calouste Gulbenkian, em sessão dedicada a e-Ciência e organizada pela UMIC no âmbito do do 2º Encontro com a Ciência em Portugal – Ciência 2009. É uma iniciativa de Computação Voluntária para Fins Científicos realizada em cooperação com Espanha que permite a participação dos cidadãos na investigação científica de uma maneira directa e em tempo real, oferecendo tempo de processamento dos seus computadores para a realização de cálculo computacional de interesse científico por técnicas de computação distribuída semelhantes às da Computação Grid. No âmbito dos acordos de cooperação Portugal-Espanha na área de e-Ciência assinados na XXIV Cimeira Luso-Espanhola, em 22 de Janeiro de 2009, em Zamora, Espanha, ficou previsto o trabalho conjunto de equipas portuguesas e espanholas para alargar a Portugal a IBERCIVIS, iniciada em Espanha em 2008, como mais uma acção de cooperação Portugal-Espanha, que, em Portugal, tem o apoio da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional. A colaboração empenhada do BIFI – Instituto para a Biocomputação e a Física dos Sistemas Complexos da Universidade de Saragoça foi inexcedível e generosa, e permitiu a uma equipa que também envolveu investigadores e técnicos dos Laboratórios Associados CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular e do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, sob a coordenação do Professor Rui Brito do CNC, instalar em tempo recorde os sistemas que permitiram alargar a iniciativa IBERCIVIS com o projecto AMILOIDE, dedicado à Polineuropatia Amilóide Familiar (PAF, vulgarmente conhecida por “doença dos pezinhos”) e à doença de Alzheimer. O projecto AMILOIDE visa a procura computacional, em bibliotecas de milhões de compostos, de potenciais fármacos capazes de interferir com a formação de agregados e fibras amilóides em doenças neurodegenerativas, e tem como principais alvos a PAF e a doença de Alzheimer. Este projecto é da responsabilidade dos cientistas do Grupo de Biologia Estrutural e Computacional do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra. Esta iniciativa estende a já muito activa e particularmente bem sucedida cooperação entre Portugal e Espanha em e-Ciência, coordenada em Portugal pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, nomeadamente no âmbito da Computação Grid através da iniciativa IBERGRID lançada há três anos e que visa gerir como infraestrutura comum as instalações das iniciativas de Computação Grid dos dois países, da Supercomputação, e da ligação em anel redundante das dorsais em cabo de fibra óptica das próprias redes de investigação e ensino dos dois países (RCTS – Rede Ciência Tecnologia e Sociedade em Portugal e Rede Iris em Espanha) nas fronteiras em Valença e Badajoz. A sessão contou com intervenções do Presidente da UMIC, Luis Magalhães, do Director do LIP, Gaspar Barreira, do responsável pelo projecto AMILOIDE do CNC, Rui Brito, e de um representante do BIFI – Instituto para a Biocomputação e a Física dos Sistemas Complexos da Universidade de Saragoça.
    • Braga, 17 de Julho de 2009, INL Abre as Portas: Portugal e Espanha Querem Integrar o Grupo das Nações Líderes em Nanotecnologia, em cerimónia de inauguração das instalações do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), o 1º laboratório no mundo dedicado à nanotecnologia com um estatuto legal internacional e tendo Estados como membros e o primeiro laboratório internacional localizado na Península Ibérica em qualquer áreas científica. Participaram na cerimónia Sua Alteza o Rei de Espanha, Juan Carlos I, o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, o Presidente do Governo Espanhol, José Luis Zapatero, o Primeiro-Ministro de Portugal, José Sócrates, a Ministra Espanhola da Ciência e Inovação, Cristina Garmendia, e o Ministro Português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago. A organização da cerimónia, a cargo do INL, contou com o envolvimento do Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e também Presidente do Conselho do INL e da Assembleia Geral da Comissão Instaladora do INL, Luis Magalhães.
    • Lisboa, 8-9 de Junho de 2009, Peritos Portugueses em Conferência sobre Redes de Sensores Organizada pela OCDE com o apoio financeiro da ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações e o apoio da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP na definição de temas e na identificação de participantes portugueses, incluindo investigadores do Programa CMU – Portugal e do Programa MIT – Portugal do âmbito da acção Parcerias para o Futuro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e dos Laboratórios Associados INESC-ID – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento, INESC-Porto – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto e IT – Instituto de Telecomunicações. A conferência, intitulada “Utilização de Redes Baseadas em Sensores Dirigida a Problemas Globais: Oportunidades e Desafios nas Políticas” foi presidida por Luis Magalhães, Presidente da UMIC e Vice-Presidente do Comité para Políticas de Informação, Computadores e Comunicações da OCDE (ICCP). Inclui sessões subordinadas aos seguintes temas: Cuidados de Saúde e de Idosos; Protecção do Ambiente; Sistemas Inteligentes de Transportes; Discussão de Políticas: Políticas públicas de inovação e investigação, privacidade, segurança e interoperabilidade. A participação de Portugal também envolveu a moderação da sessão dedicada a “Sistemas Inteligentes de Transportes” por José Viegas, coordenador desta área temática no Programa MIT – Portugal e investigador do CESUR – Centro de Sistemas Urbanos e Regionais do Instituto Superior Técnico (IST), a moderação da sessão dedicada a “Políticas Públicas” por Manuel Barros, Director do Gabinete de Segurança das Comunicações da ANACOM e Vice-Presidente do Grupo de Trabalho sobre Segurança e Privacidade da Informação do Comité ICCP da OCDE, e contou ainda com a participação de investigadores portugueses nos painéis das várias sessões (José Luís Santos do INESC-Porto; João Barros, Director do Programa CMU – Portugal e investigador do IT; Augusto Casaca do INESC ID; A. Luís Osório do ISEL).
    • Portugal, 14-15 de Maio de 2009, visita de Thierry van der Pyl, Director de Componentes e Sistemas da Direcção-Geral Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia (DGINFSO) , responsável por parte das acções de apoio à I&D em nanotecnologia no âmbito do 7º Programa Quadro de IDT da UE a convite da UMIC. Thierry van der Pyl foi acompanhado na visita pelo Prof. Luis Melo, Coordenador da Rede Portuguesa de Nanociências e Nanotecnologias na FCT, e visitou ao longo de dois dias 7 unidades de investigação com actividades em nanociências e nanotecnologias, situadas nas Taipas, Guimarães, Porto, Aveiro e Lisboa, e teve reuniões no início e no final da visita com o Presidente da UMIC, a primeira das quais incluindo também o Director-Geral do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), cujas instalações em construção em Braga foram visitadas logo a seguir a esta reunião. O objectivo da visita organizada pela UMIC e pela FCT foi dar a conhecer ao novo Director de Componentes e Sistemas da DGINFSO uma parte substancial da realidade concreta do ambiente de investigação em nanociência e nanotecnologia em Portugal e de criar a oportunidade para uma sua interacção directa com um grupo alargado de investigadores portugueses desta área, com intenção de propiciar um conhecimento mútuo que possa facilitar contactos futuros.

    2008

    2007 (inclui os eventos organizado no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da UE, de Julho a Dezembro)

    • Lisboa, 2-3 de Dezembro de 2007, Reunião Ministerial sobre Política Europeia de Inclusão Digital, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no âmbito da Presidência Portuguesa da UE, organizada conjuntamente pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e pela Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia. Esta reunião, presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, contou com a presença da Comissária para a Sociedade da Informação e Media, Viviane Reding, e de 20 ministros ou secretários de estado de outros Estados Membros da UE. O objectivo da reunião foi considerar os próximos passos na concretização de iniciativas descentralizadas de Inclusão Digital nos Estados-Membros, à luz das mais recentes decisões políticas, ao nível do Conselho da União Europeia e da Comissão Europeia, em particular da muito recente Comunicação da Comissão “Iniciativa Europeia i2010 sobre Info-Inclusão – Participar na Sociedade da Informação”, de 8 de Novembro de 2007. No dia 2 à tarde realizou-se uma Reunião dos Ministros de Inclusão Digital dos Estados Membros da UE com a presença da Comissão Europeia, onde serão apresentados e debatidos aspectos das políticas nacionais e europeias para a inclusão digital. O encerramento da Reunião Ministerial sobre Política Europeia de Inclusão Digital  foi formalizado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e envolveu a disponibilização das Conclusões da Presidência da UE, após uma intervenção do Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e outra do Subdirector-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia. Da UMIC, além do Presidente, Luis Magalhães, participaram na reunião: António Mendes dos Santos, que acompanha em grupos da Comissão Europeia, por parte da UMIC, a área de inclusão; Elisabete Pires do grupo de Relações Internacionais da UMIC; Jorge Fernandes e Cláudia Cardoso do Programa Acesso da UMIC, dedicado à acessibilidade a de e com TIC para pessoas com necessidades especiais; Margarida Ribeiro, Sílvia Reis, Nuno Moreira e João Vasconcelos que acompanham aspectos de inclusão através da Rede de Espaços Internet e da promoção da literacia digital.
    • Braga, 20-21 de Novembro de 2007. Conferência de Alto Nível sobre Nanotecnologias, organizada conjuntamente pela UMIC, FCT, a Comissão Instaladora do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), e as Direcções-Gerais de Investigação e de Sociedade de Informação e Media da Comissão Europeia, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da UE. Participaram na conferência, os ministros da ciência de Portugal e de Espanha, os Comissários de Investigação e de Sociedade da Informação e Media, dirigentes de cerca de 25 laboratórios de investigação de 10 países e do próprio Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), bem como investigadores de universidades e gestores de mais de 15 empresas com actividades em nanotecnologias, entre as quais se contam grandes empresas como ABB, Bosch, EADS, IBM, FIAT, Infineon, Philips, STMicroelectronics, Vaisala Group, Zeiss.
    • Braga, 19 de Novembro de 2007. Reuniões de 9 comissões e conselhos de vários programas da UE, entre as quais a reunião semestral do
      • Forum de Directores Nacionais de Investigação em TIC da UE,
      e reuniões de 3 comissões ou conselhos de Plataformas Tecnológicas Europeias, nomeadamente:
      • Presidium da Plataforma Tecnológica Europeia ARTEMIS (Embedded Systems);
      • Plataforma Tecnológica Europeia de Nanomedicina;
      • Grupo de Orientação da Plataforma Tecnológica Europeia EPoSS (Smart Systems).
      As outras 5 reuniões foram:
      • Comité de Programa para o Tema 4 "Nanociências, Nanotecnologias, Materiais e Novas Tecnologias de Produção (NMP)" do Programa "Cooperação" do 7º Programa Quadro de Investigação da UE;
      • Workshop Aberta do Projecto HEALTHY AIMS sobre Aplicações de Saúde para Demonstração da Convergência Micro-Nano-Bio;
      • Workshop sobre Sistemas de Computação da rede HIPEAC – European Network of Excellence on High-Performance Embedded Architecture and Compilation;
      • Workshop de Peritos Europeus em Microfluídica da Associação NEXUS;
      • Comité TIC do 7º Programa Quadro de Investigação da UE.
      Estas reuniões foram organizadas conjuntamente por: UMIC, FCT, Comissão Instaladora do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia e Direcção-Geral de Investigação, Tecnologia e Desenvolvimento da Comissão Europeia.
    • Oeiras, Centro de Conferências do Lagoas Park, 15-16 de Novembro de 2007. Conferência sobre RFID “O Próximo Passo para a Internet das Coisas”, organizada pela UMIC com o IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação e a com a empresa Link Consulting, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da UE. Participações da UMIC de: Luis Magalhães, Presidente da UMIC, Pedro Ferreira, Vogal do Conselho Directivo, e Maria Jordão, da UMIC.
    • Lisboa, Feira Internacional de Lisboa (Parque das Nações), 19-21 de Setembro de 2007. 4.ª Conferência Ministerial sobre eGovernment sob o tema “Reaping the benefits of eGovernment”, organizada no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da UE pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa, IP, pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, e pela Direcção-Geral da Sociedade de Informação e Media da Comissão Europeia. Participações da UMIC de: Luis Magalhães, Presidente da UMIC; Manuel Ricou e Graça Simões, Vogais do Conselho Directivo da UMIC.
    • Coimbra, 24-25 de Maio de 2007. “11th Porvoo Group Conference”, organizada pela AMA e pela UMIC, com apresentação da comunicaçãoInformation and Knowledge Society Policies in Portugal: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.

    2006

    • Darmstadt, 28-31 de Maio de 2006. "Innovation Week of the INI - GraphicsNet", incluindo a organização de uma exposição dobre inovação tecnológica organizada pela UMIC e que envolveu várias empresas de base científica e tecnológica: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
    • Lisboa, 28-29 de Abril de 2006, IV Forum Ministerial União Europeia - América Latina e Caraíbas sobre a Sociedade da Informação, realizado no Centro Cultural de Belém sob o como lema “Uma Aliança para a Coesão Social através da Inclusão Digital”, organizado pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e a AHCIET – Asociación Hispanoamericana de Centros de Investigación y Empresas de Telecomunicaciones, com o apoio da Comissão Europeia. Este Fórum permitiu continuar as discussões dos fora precedentes, realizados em Abril de 2002 em Sevilha (Espanha), em Julho de 2003 em Lima (Peru), e em Novembro de 2004 no Rio de Janeiro (Brasil), e a concretização do programa de trabalho bi-regional para a inclusão digital adoptado no último Forum do Rio de Janeiro. Participaram no Forum ministros, coordenadores dos programas nacionais da Sociedade da Informação e/ou de Inclusão Digital e presidentes das agências reguladoras do sector de ambas as regiões, assim como representantes de alto nível da sociedade civil, do sector privado e de organizações internacionais. A reunião contou com mais de 300 participantes de 64 países, incluindo cerca de 20 membros dos governos dos países envolvidos. A Presidência Austríaca da União Europeia foi representada pelo Secretário de Estado do Ministro Federal das Finanças, Alfred Finz, a Comissão Europeia pela Comissária para a Sociedade da Informação e Media, Viviane Reding, e Portugal pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago. O Presidente da UMIC iniciou o Forum dando as boas vindas aos participantes e apresentando a sessão de abertura e teve uma intervenção na 1ª sessão plenária, dedicada ao tema “Políticas para o Desenvolvimento de uma Sociedade da Informação Inclusiva”. Na sessão de abertura em que intervieram: o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, José Mariano Gago; o Vice-Ministro, Coordenador Geral do Sistema Nacional eMexico do México, Javier Pérez Mazatán; o Secretário de Estado, Ministério Federal das Finanças, Presidência Austríaca da UE, Alfred Finz; a Ministra do Comércio, Assuntos de Consumidores e Desenvolvimento Empresarial de Barbados, Lynette Eastmond; o Vice-Presidente da AHCIET, Associação Hispano-Americana de Centros de Investigação e Empresas de Telecomunicações, Matías Rodríguez. Além do envolvimento da UMIC na organização, praticamente toda a equipa técnica da UMIC assistiu ao Forum. Realizaram-se os seguintes eventos paralelos: Workshop de Reflexão sobre a Sociedade de Informação, organizada pela Comunidade i-geminação em que o Presidente da UMIC foi um dos participantes; Exposição de 25 projectos do programa de cooperação @LIS gerido pela Comissão Europeia (EuropeAid) para cooperação com países da América Latina, como parte do Forum; Reunião para Constituição dos Grupos de Trabalho eLAC 2007.
    • Oeiras, INA, 8 de Fevereiro de 2006. Workshop "e-Government in Canada: Best Practices" tendo como oradora principal Christine Desloges, Directora-Geral da Government On-Line Initiative do Canadá, organizada por: UCMA – Unidade de Coordenação da Modernização Administrativa, INA – Instituto Nacional de Administração e UMIC.

    2005

    • Tunes,15-19 de Novembro de 2005. Participação de Portugal na Cimeira Mundial sobre Sociedade da Informação, Portugal faz-se representar nos trabalhos desta Cimeira Mundial das Nações Unidas através de uma delegação chefiada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, em representação do Primeiro-Ministro. A UMIC organizou uma conferência paralela no dia 16 de Novembro intitulada “Construção da Sociedade da Informação em Portugal: casos concretos”, aberta pelo Presidente da UMIC, Luis Magalhães, onde também apresentou o Programa Ligar Portugal, aprovado em Julho de 2005, que estabelece o plano nacional para a Sociedade da Informação para o período 2005-2010. A UMIC também assegurou um stand na Exposição TIC para o Desenvolvimento, um evento paralelo à Cimeira em 15-19 de Novembro, onde são ilustradas, em vídeo e através de um folheto para distribuição, várias iniciativas de desenvolvimento da Sociedade da Informação em Portugal. Participação da UMIC: Luis Magalhães, Presidente da UMIC; Joana Pina Pereira; Elisabete Pires; Pedro Tavares; Renato Adrião; Pedro Viana.
    • Lisboa, 29-30 de Setembro. 3º Seminário Ibero Americano de Indicadores sobre a Sociedade da Informação, 29 e 30 de Setembro, no ISCTE, organizado pelo RICYT – Red Iberoamericana de Indicadores de Ciencia y Tecnologia e pelo Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES), com o apoio da UMIC, do Observatório da Ciência e do Ensino Superior (OCES) e do Instituto Nacional de Estatística (INE), com o objectivo de apresentar, discutir e aperfeiçoar uma primeira versão do “Manual de Lisboa – Guia para a produção de indicadores estatísticos sobre o desenvolvimento da sociedade da informação nos países Ibero-americanos” que está a ser elaborado a partir do levantamento exaustivo e organizado de todas as instituições, indicadores e metodologias de observação, bem como da análise das potencialidades e dos limites dos indicadores e das variáveis em uso, pretendendo constituir-se como um documento orientador para a produção de indicadores nesta área. Para além da presença de representantes de entidades nacionais de referência, o seminário contou com a presença de peritos de diversas entidades internacionais, como, por exemplo, a CEPAL, a OCDE, o Eurostat e a UNESCO. Participação da UMIC: Luis Magalhães (orador), Presidente da UMIC; Graça Simões, Vogal do Conselho Directivo da UMIC, Nuno Rodrigues, Raquel Mata, Nuno Valente, Sílvia Reis.

     

    Conferências/Encontros Organizados por Outras Entidades no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia (Julho-Dezembro de 2007)

    • Lisboa, 29-30 de Outubro de 2007. Workshop on Technologies, Contents and Services for Social Inclusion: Facing the digital divide and the emergence of ambient assisted living, no âmbito da série “Workshops de Lisboa em Investigação e Políticas sobre Ciência, Tecnologia e Mudanças Sociais organizada na Presidência Portuguesa da UE, a qual contou com a colaboração do Programa UT Austin – Portugal e a participação da Fraunhofer Gesellschaft, em que UMIC participou de forma determinante: Luis Magalhães, Presidente da UMIC, Pedro Ferreira, Vogal do Conselho Directivo.
    • Bruxelas, 25 de Outubro de 2007. 2ª Reunião do Forum EUROMED sobre a Sociedade da Informação, cuja abertura foi iniciada com uma intervenção do Presidente da UMIC, representando a Presidência do Conselho da UE: Luis Magalhães.
    • Bruxelas, 23-24 de Outubro de 2007. "EU-MED Event sobre Infraestruturas de Investigação”, incluindo as redes nacionais de investigação e educação (EUMEDCONNECT) e as suas ligações à rede Europeia GÉANT, Computação GRID (EUMEDGRID) e outras e-Infraestruturas que contou, entre outras, com as intervenções de HRH Princess of Jordan Sumayya Bint Al Hassan, Dr. Najib Abdul Wahed, Deputy Minister of Higher Education for Scientific Research, Syria, Mr. Mashour Abudaka, Minister, Palestine, e, por parte da Presidência Portuguesa da UE, o Presidente da UMIC: Luis Magalhães.
    • Bruxelas, 16-17 de Outubro de 2007. Lançamento da 2ª Onda de Living Labs: Co-creative Research, Development and Innovation to Connect the Lisbon Strategy to People, com uma sessão de abertura com intervenções do Presidente da UMIC, e do Director de Tecnologias e Infraestruturas Emergentes da Direcção-Geral Sociedade de Informação e Media da Comissão Europeia. De Portugal, participaram também no evento o Coordenador da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, e o Presidente do IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas. O evento foi co-organizado pelo Living Labs Portfolio Leadership Group, os projectos financiados pela Comissão Europeia relacionados com Living Labs (CoreLabs, CLOCK, OpenFutures, Collaboration@Rural, CoSpaces, ECOSPACE, Laboranova and WearIT@Work) e a Direcção-Geral Sociedade de Informação e Media da Comissão Europeia: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
    • Lisboa, 11-12 de Outubro de 2007. Workshop Aberta em e-Infraestruturas do Grupo de Reflexão em e-Infraestruturas (e-IRG – e- Infrastructures Reflection Group), que incluiu intervenções sobre a INGRID – Iniciativa Nacional GRID portuguesa planeada pela UMIC e o plano de cooperação IBERGRID – Rede Ibérica de Computação Grid cuja coordenação pela parte portuguesa é assegurada pela UMIC, diversos aspectos de repositórios de dados e de segurança em redes de computação Grid, e perspectivas da Iniciativa Europeia Grid (EGI – European Grid Initiative) onde a representação de Portugal no Comité de Políticas é assegurada pela UMIC e pelo LIP, das redes europeias da próxima geração GEANT3 e FEDERICA, do projecto EGEE – Enabling Grids for E-sciencE e da PACE – Partnership for Advanced Computing in Europe, iniciativas em que Portugal participa através de várias instituições. Participação da UMIC: Pedro Ferreira, Vogal do Conselho Directivo da UMIC, e Maria Jordão, da UMIC.
    • Lisboa, 8-10 de Outubro de 2007. Conferência de Alto Nível "O Futuro da Ciência e Tecnologia na Europa", organizada pela Presidência Portuguesa da UE, com o apoio da Comissão Europeia, e com o objectivo constituir um forum de debate em profundidade sobre o futuro da política de ciência e tecnologia na Europa, com a participação de mais de 400 dos principais protagonistas das políticas ciência e tecnologia da Europa. O Presidente da UMIC co-presidiu com o Director-Geral para Investigação da Comissão Europeia à sessão de sumário do debate sobre o Livro Verde “O Espaço Europeu de Investigação: Novas Perspectivas”: Luis Magalhães.
    • Lisboa, 16-19 de Setembro de 2007. 1ª Conferência Mundial sobre Integridade na Investigação Científica, organizada pela European Science Foundation (ESF) e pelo US Office of Research Integrity (ORI) do Department of Health and Human Services, USA. A organização contou, em Portugal, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). O Presidente da UMIC co-presidiu a uma das sessões: Luis Magalhães.

     

    Outras Conferências/Encontros Internacionais importantes:

    2011

    • Washington, 12 de Dezembro de 2011. Conferência “S&T Landscape in a Changing World“ – Reforço da Colaboração dos EUA com a UE e Estados Membros, na sede da AAAS – American Association for the Advancement of Science, organizada pela Presidência Polaca do Conselho da UE e a Delegação da UE nos EUA em cooperação com a AAAS, no âmbito da “Iniciativa Piloto EUA” da UE e Estados Membros desenvolvida no SFIC – Strategic Forum for International S&T Cooperation da UE: Ana Cristina Neves (oradora), Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Presidente da Task Force “Priority Setting” do SFIC e Delegada de Portugal no SFIC.
    • Cidade do Cabo, 14-15 de Novembro de 2011. 4º Forum de Cooperação Euro-África em Investigação TIC, organizado pelo projecto EuroAfrica-ICT do FP7 com apoio da Comissão da União Africana, da DGINFSO da Comissão Europeia, e do Governo da Finlândia, reuniu 325 participantes de mais de 55 países da Europa e de África. A delegação portuguesa ao Forum incluiu: Luis Magalhães (orador e presidente de uma sessão), Presidente da UMIC e Co-Presidente Europeu da 8ª Parceria UE-África (Ciência, Sociedade da Informação, Espaço); Ana Cristina Neves (co-presidente de uma sessão), Responsável por Relações Internacionais da UMIC;Dirk Elias (orador), Director da Associação Fraunhofer Portugal e do AICOS – Centro de Investigação Fraunhofer Portugal para Soluções de Comunicação e Informação Assistidas; Álvaro Oliveira (orador e co-presidente de uma sessão), CEO da empresa Alfamicro e Presidente da EnoLL – European Network of Living Labs; Filipe Baptista (orador), Secretário da ARCTEL-CPLP – Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e técnico de relações internacionais da ANACOM. Por sugestão da UMIC também contou com a participação convidada do português José Luis Encarnação, da Fraunhofer Gesellshaft, Alemanha, e membro do Steering Committee do Programa Fraunhofer – Portugal, que foi orador na sessão “Taking RDI Results to the Market”.
    • Paris, 9-10 de Novembro de 2011. Seminário sobre a Governação da Internet e Políticas Nacionais, na Académie Diplomatique Internationale (ADI), organizado pela International Diplomatic Academy e pelo Oxford Internet Institute: Ana Cristina Neves (oradora), Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
    • Bruxelas, 7 de Novembro de 2011. Reunião Extraordinária no Parlamento Europeu sobre Reforço de Parcerias UE – África do Sul em C&T para discutir com a Ministra para a Ciência e a Tecnologia da África do Sul, Naledi Pandor, oportunidades de reforço das parcerias em C&T entre a UE e a África do Sul, em particular na área de rádio-astronomia e em relação com o Projecto Sul-Africano de SKA – Square Kilometre Array: Luis Magalhães (orador), Presidente da UMIC e Co-Presidente Europeu da 8ª Parceria UE-África (Ciência, Sociedade da Informação, Espaço); Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
    • Bruxelas, 27-28 de Outubro de 2011. Cimeira Europeia de Telecentros, sob o lema “Telecentres: get to work”: Margarida Ribeiro (oradora).
    • Paris, 26 de Outubro de 2011. OCDE/ICCP Foresight Forum 2011: Desenvolvimento em Comunicação Móvel: Charlotte Simões.
    • Poznan, 25 de Outubro de 2011. Conferência sobre a Internet do Futuro: Ana Ponte.
    • Luxemburgo, 20-21 de Outubro de 2011. Forum Safer Internet 2011: Margarida Ribeiro e Bruno Fragoso.
    • Bruxelas, 19 de Outubro de 2011. Workshop UE/Estados Membros sobre Cooperação em Ciência Tecnologia e Inovação com os EUA, intitulada Workshop EU/Member States Initiative “USA”: From common challenges to joint responses – adding a new dimension to EU/Member States cooperation with the USA in science, technology and innovation eorganizada pelo SFIC – Strategic Forum for International S&T Cooperation da UE. Esta workshop teve dois oradores portugueses, em resultado da acção da UMIC: Carlos A. Santos Silva, do Programa MIT – Portugal e Professor do Instituto Superior Técnico, e Henrique Barros, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.A delegada de Portugal ao SFIC é Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC e Presidente da “Task Force Priority Setting” do SFIC.
    • Luanda, 19-20 de Outubro de 2011. 2ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia de Angola: Luis Magalhães (orador), Presidente da UMIC e Co-Presidente Europeu da 8ª Parceria UE-África (Ciência, Sociedade da Informação, Espaço); Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
    • Paris, 27 de Junho de 2011. 1ª Reunião do Grupo de Trabalho sobre Banda Larga e Ciência da Comissão de Banda Larga da UIT-UNESCO, quefoicriado pela iniciativa da Vice-Presidente da Comissão Europeia e Comissária da Agenda Digital, Neelie Kroes, que também integra a Comissão de Banda Larga para o Desenvolvimento Digital criada pela UIT e pela UNESCO. A sessão de abertura contou com uma intervenção convidada de José Mariano Gago, anterior Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal. De Portugal foram também convidados a participar no Grupo de Trabalho: Luis Magalhães, Presidente da UMIC, Co-Presidente Europeu da 8ª Parceria UE-África (Ciência, Sociedade da Informação, Espaço), Presidente do WPIIS – Working Party on Indicators for the Information Society da OCDE; Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC e Vice-Presidente do WPIE – Working Party on Information Economy da OCDE.
    • Bruxelas, 16-17 de Junho de 2011. 1st Digital Agenda Assembly: Margarida Ribeiro e Bruno Fragoso.
    • Santander, 9 de Junho de 2011. 5ª Conferência IBERGRID, Rede Ibérica de Computação Grid: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
    • Lisboa, 26-27 de Maio de 2011. FP7 Space and GMES Initial Operations (GIO) Symposium: opportunities and networking 2011-2013: Elisabete Pires e Ana Ponte (oradora).
    • Lisboa, 26 de Maio de 2011. Lisbon Mobi Smart Experience - Conferência "O Carro Eléctrico e o Futuro": Elisabete Pires e Ana Ponte.
    • Nonthabury, Tailândia, 23-25 de Maio de 2011. Workshop de Formação em Telecentros e Sustentabilidade, na TOT Academy em Bangkok, Tailândia, promovida pelo ITU Asia-Pacific Centre of Excellence e organizada conjuntamente com o Ministério de Tecnologia de Informação e Comunicação da Tailândia, a Universidade Utara Malásia, e com apoio da telecentre.org Foundation e da UNESCO: Margarida Ribeiro (oradora).
    • Budapeste, 19-20 de Maio de 2011. “ICT Proposers Day”: Elisabete Pires e Ana Ponte.
    • Gaborone, Botswana, 7-15 de Maio de 2011. Conferência IST-Africa 2011: Luis Magalhães (orador), Presidente da UMIC e Co-Presidente Europeu da 8ª Parceria UE-África (Ciência, Sociedade da Informação, Espaço); Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
    • Gaborone, Botswana, 11-12 de Maio de 2011. 1ª Reunião do Grupo de Implementação da Sociedade da Informação da 8ª Parceria UE-África: Luis Magalhães (orador), Presidente da UMIC e Co-Presidente Europeu da 8ª Parceria UE-África (Ciência, Sociedade da Informação, Espaço); Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
    • Gaborone, Botswana, 10 de Maio de 2011. Workshop Pré-Conferência IST-Africa 2011 "The Case for African Living Labs", organizada conjuntamente pelo projecto IST-Africa, pela EnoLL – European Network of Living Labs e pela LLiSA – Living Labs in South Africa, por ocasião da Conferência IST-Africa 2011. A delegação de Portugal incluiu: Luis Magalhães, Presidente da UMIC e Co-Presidente Europeu da 8ª Parceria UE-África (Ciência, Sociedade da Informação, Espaço), que fez uma intervenção; Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC;Álvaro Oliveira, CEO da empresa Alfamicro e Presidente da EnoLL –European Network of Living Labs, que representou na sessão de abertura a EnoLL, como entidade co-organizadora da workshop, e também foi orador, incluindo na sua apresentação exemplos de Living Labs portugueses.
    • Bruxelas, 4 de Maio de 2011. Workshop de Coordenação sobre Acesso Aberto a Informação Científica: Luis Magalhães (orador), Presidente da UMIC.
    • Estrasburgo, 18-19 de Abril de 2011. Conferência do Conselho da Europa “Liberdade na Internet: dos Princípios a Um Tratado Global?” : Luis Magalhães (orador), Presidente da UMIC e Ana Cristina Neves (oradora), Responsável por Relações Internacionais da UMIC, delegados de Portugal ao IGF – Internet Governance Forum da ONU, à CSTD – Commission on Science and Technology for Development da ONU, ao Grupo de Trabalho da CSTD para Melhorias do IGF, ao GAC – Governmental Advisory Committee da ICANN – Internet Corporation for Assigned Names and Numbers.
    • Santiago do Chile, 5-7 de Abril de 2011. 3º Forum Global de Telecentros, organizado pela Fundação Telecentre.org em cooperação com a Associação de Telecentros Activos do Chile (ATACH): Margarida Ribeiro (oradora).
    • Budapeste, 3 de Março de 2011. Conferência “All for Broadband – Broadband for All” : Luis Magalhães, Presidente da UMIC, Delegado de Portugal ao Grupo de Alto Nível da Agenda Digital da Europa 2010-2020.
    • Washington, 15-16 de Fevereiro de 2011. OECD-NSF Workshop sobre Construção de uma Saúde Mais Inteligente e um Futuro de Bem Estar: Constantino Sakellarides (orador), Professor da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.
    • Lisboa, 10 de Fevereiro de 2011. Visita à UMIC de Delegação da Comissão de Comunicações da República da Coreia (KCC – Korea Communications Commission) constituída por Moon-Seok Yang, Standing Commissioner of Korea Communications Commission, Jae Chul Kim, International Cooperation Officer of Korea Communications Commission, Wung Hyun Yun, Deputy Director of Korea Communications Commission, acompanhados por funcionários da Embaixada da República da Coreia em Lisboa, para reunião com o Presidente da UMIC, que iniciou a reunião com uma apresentação intitulada Connecting Portugal – Mobilizing the Information and Knowledge Society, tendo a reunião sido caracterizada por uma intensa e interessada interacção. A delegação coreana apresentou o KCC Plan for 2011.: Luis Magalhães, Presidente da UMIC; Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC; Charlotte Simões.
    • Sevilha, 25-26 de Janeiro de 2011. 1º Congresso Internacional de Telecentros e Encontro de Dinamizadores Guadalinfo: Margarida Ribeiro (oradora).

    2010

    • Helsínquia, 9-10 de Dezembro de 2010, Conferência UE-África de e-Infraestruturas 2010, organizada pelo projecto eI-Africa do FP7 da UE com o apoio da Comissão da União Africana, da DGINFSO da Comissão Europeia e do Governo da Finlândia, no quadro da 2010 Euro-Africa Week on ICT Research & e-Infrastructures de 7-10 de Dezembro de 2010, organizada pelos projectos EuroAfrica-ICT e eI-Africa do FP7 com apoio do VTT Technical Research Center of Finland, e que também incluiu o 3º Forum de Cooperação Euro-África em Investigação em TIC: Pedro Guedes de Oliveira, Vogal do Conselho Executivo da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional e do Steering Committee do Programa Fraunhofer – Portugal, Professor da Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP) e investigador do INESC Porto; Fernando Jorge Monteiro,Vogal do Conselho Directivo e Vice-Presidente do Conselho Científico da FEUP; José Manuel Mendonça, Director do INESC Porto e Professor da FEUP; João Nuno Ferreira (orador), Director Técnico da FCCN; Margarida Ribeiro da UMIC.
    • Helsínquia,7-8 de Dezembro de 2010. 3º Forum de Cooperação Euro-África em Investigação em TIC, organizado pelo projecto EuroAfrica-ICT do FP7 com o apoio da Comissão da União Africana, da Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia, e do Governo da Finlândia, no quadro da 2010 Euro-Africa Week on ICT Research & e-Infrastructures de 7-10 de Dezembro de 2010, organizada pelos projectos EuroAfrica-ICT e eI-Africa do FP7 com apoio do VTT Technical Research Center of Finland, que também incluiu a Conferência UE-África de e-Infraestruturas 2010: Pedro Guedes de Oliveira (orador), Vogal do Conselho Executivo da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional e do Steering Committee do Programa Fraunhofer – Portugal, Professor da Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP) e investigador do INESC Porto; Fernando Jorge Monteiro (orador),Vogal do Conselho Directivo e Vice-Presidente do Conselho Científico da FEUP; José Manuel Mendonça (orador), Director do INESC Porto e Professor da FEUP; Margarida Ribeiro da UMIC.
    • Ghent, 2 de Dezembro de 2010. Apresentação e Lançamento do Projecto OpenAIRE de Suporte ao Acesso Aberto a Informação Científica, aprovado no âmbito do FP7 com um consórcio que incluiu a Universidade do Minho, que constituirá uma rede de repositórios abertos que oferecem acesso livre pela Internet a conhecimento produzido por cientistas em projectos do FP7, especialmente nas áreas de saúde, energia, ambiente, TIC e infraestruturas de investigação, ciências sociais, humanidades e ciência em sociedade, e também no âmbito de projectos do ERC – European Research Council, dado que as condições de atribuição dos financiamentos nestas áreas que correspondem a cerca de 20% de todos os projectos financiados pelo FP7 já exigem que o texto integral das publicações dos projectos sejam depositadas em repositórios de acesso aberto: Luis Magalhães (orador), Presidente da UMIC; Pedro Veiga, Presidente da FCCN; Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
    • Paris, 1 de Dezembro de 2010. Mesa Redonda Conjunta WPISP/WPIE: A Economia de Dados Pessoais e Privacidade: Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC e Vice-Presidente designada para 2011 da WPIE – Working Party on Information Economy; Charlotte Simões.
    • Bruxelas, 26 de Novembro de 2010. Workshop “EU Social Networks and EU R&I Programmes”, organizado pelo grupo em “EU Social Networks” e pela Comissão Europeia: Ana Ponte.
    • Bruxelas, 26 de Novembro de 2010.”Stakeholder Conference Active and Healthy Ageing Innovation Partnership”: Bruno Fragoso.
    • Braga, 25-26 de Novembro de 2010. 1ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, na Universidade do Minho, organizada conjuntamente pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, pela FCCN – Fundação para Computação Científica Nacional e pelo IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, na sequência do Memorando de Entendimento assinado entre os Ministros da C&T de Portugal e do Brasil em Outubro de 2009 e dando continuidade às Conferências sobre o Acesso Livre ao Conhecimento organizadas pela Universidade do Minho em 2005, 2006, 2008 e 2009, as duas últimas no âmbito do projecto RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal da iniciativa e com financiamento da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e cco-financiamento de fundos comunitários do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento: Luis Magalhães (orador), Presidente da UMIC.
    • Bruxelas, 24-26 de Novembro de 2010. Workshop “Partilha de Conhecimento: Acesso Aberto e Preservação na Europa” , na Direcção-Geral de Investigação e Inovação: Ana Cristina Neves (oradora), Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
    • Porto, 12 de Novembro de 2010. Encontro de Transferência de Tecnologia: Elisabete Pires e Ana Ponte (oradora).
    • Lisboa, 12 de Novembro de 2010. Visita do Departamento de Tecnologias da Informação do CERN a Portugal/FCCN, em delegação composta pelo próprio Chefe do Departamento, Frédéric Hemmer, pelo Líder do Grupo de Instalações de Computação, Wayne Salter, e pelo responsável por Administração de Sistemas e Operações, Vincent Dore, com o objectivo de obter informações preliminares sobre a possibilidade e interesse de instalação na FCCN de um pólo do datacenter do CERN que assegura o Tier 0 da infraestrutura de Computação Grid europeia que assegura os meios de cálculo ligados à análise computacional de dados das experiências do LHC – Large Hadron Collider e outras aplicações: Luis Magalhães, Presidente da UMIC e Delegado de Portugal ao Conselho da Iniciativa Europeia Grid (EGI); Pedro Veiga, Presidente da FCCN; Gaspar Barreira, Director do LIP – Laboratório de Experimentação e Física Experimental de Partículas e Delegado de Portugal ao Conselho do CERN, e João Pagaime, Director Técnico da FCCN.
    • New Delhi, 11-12 de Novembro de 2010. Conferência em Parceria Índia – UE e Estados Membros para um Roteiro Estratégico em I&I, New Delhi, sobre o tema “Desafios Relacionados com Água e Biorecursos”, organizada conjuntamente por DG Investigação e DG Empresa da Comissão Europeia e Estados Membros da UE no contexto do SFIC – Strategic Forum for International S&T Cooperation da UE e com o apoio da Delegação da UE e das Embaixadas de Estados Membros da UE na Índia, e pelo Ministério para a Ciência e Tecnologia da Índia em parceria com os ministérios de Recursos de Água, de Desenvolvimento Urbano Desenvolvimento Rural, de Saúde e Segurança Social da Família, de Agricultura e de Fontes de Energia Renovável da Índia: Ana Cristina Neves (oradora), Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Presidente da Task Force “Priority Setting” do SFIC e Delegada de Portugal ao SFIC e ao Grupo Técnico sobre a Índia do SFIC; José Menaia (orador, relator de três sessões e co-presidente de uma sessão), Chefe do Laboratório de Engenharia Sanitária do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil; Carlos Póvoa (orador), Conselheiro do Conselho de Administração da Águas de Portugal Serviços Ambientais, SA.
    • Bruxelas, 25 de Outubro de 2010. 1º dia de Stakeholders da Agenda Digital para a Europa: Luis Magalhães, Presidente da UMIC e Delegado de Portugal ao Grupo de Alto Nível da Agenda Digital para a Europa 2010-2020; Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC e Delegada ao Grupo de Preparação das reuniões do Grupo de Alto Nível da Agenda Digital para a Europa 2010-2020.
    • Luxemburgo, 21-22 de Outubro de 2010. Forum Internet Mais Segura: Bruno Fragoso; Charlotte Simões.
    • Logroño, 20-22 de Outubro de 2010. Jornadas SIDAR (Seminario Iberoamericano sobre Discapacidad y Accesibilidad en la Red) 2010: Jorge Fernandes; Cláudia Cardoso.
    • Lisboa, 20 de Outubro de 2010. Pequeno-Almoço de Trabalho com o Embaixador da Alemanha, no Hotel Palácio Estoril, no Estoril, organizado pela Fundação de Cascais: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
    • Budapeste, 13-14 de Outubro de 2010. Cimeira Europeia de Telecentros 2010: Margarida Ribeiro (oradora).
    • Sevilha, 6-9 de Outubro de 2010. 1ª Conferência Internacional AEGIS Open Accessibility Framework: Jorge Fernandes; Claudia Cardoso.
    • Paris, 29 de Setembro de 2010, Projecto Português MOBI.E Apresentado no OCDE Technology Foresight Forum 2010, dedicado a Smart ICT and Green Growth e com uma sessão em Smart ICTs for Electric Mobility em que, por proposta da UMIC, se inseriu a apresentação do projecto MOBI.E: Luis Magalhães, Presidente da UMIC; João Caetano (orador), CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel; António Pires Santos (orador em smart grids), IBM Portugal.
    • Loveno di Menaggio, 26-28 de Setembro de 2010. Workshop do SFIC ao Nível de Directores-Gerais, com o objectivo de discutir o papel, as tarefas e as responsabilidades do SFIC, a divisão de trabalho e os aspectos de governação, as prioridades de curto prazo e os passos seguintes a dar. Portugal é representado no SFIC pela Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Ana Cristina Neves. A representação ao nível de Director-Geral foi assegurada nesta reunião pelo Presidente da UMIC, Luis Magalhães.
    • Bruxelas, 27-29 de Setembro de 2010. “ICT Event 2010”: Elisabete Pires; Ana Ponte.
    • Ponta Delgada, 23-24 de Setembro. Seminário sobre Financiamento Comunitário para a I&D e Inovação nas Regiões Ultraperiféricas: Elisabete Pires (oradora).
    • Bruxelas, 20-21 de Setembro de 2010. Congresso Europeu de Inclusão Digital 2010, organizado no âmbito da Presidência Belga do Conselho da União Europeia, sob o tema “Delivering Digital Europe in Public Libraries”: Margarida Ribeiro.
    • Lisboa, 12 de Julho de 2010. WCTR 2010 – 12ª Conferência Mundial sobre Investigação de Transportes : Luis Magalhães (orador), Presidente da UMIC.
    • Lisboa, 28-29 de Junho de 2010. Workshop de Políticas da UE sobre “Norma de Cuidados Públicos Primários para Serviços de AAL na Europa": Luis Magalhães (orador), Presidente da UMIC.
    • Bruxelas, 26 de Junho de 2010. 8ª Reunião de Concertação – Workshop Euro-africa-ict, organizada pela empresa Sigma & Orionis, contou com participantes dos vários serviços da Comissão Europeia com responsabilidades em áreas de IDT em TIC, especialmente no âmbito da cooperação UE-África, e, entre outros, da UMIC, da Missão da África do Sul junto à UE e do Departamento de C&T da África do Sul, de universidades e organizações de investigação (Ecole Supérieure Multinationale des Télécomunications – Senegal, TNO Information and Communication Technology), e deempresas (Nokia, Orange, SAP Research, Solvebrand). No conjunto estiveram presentes participantes de 17 países. A UMIC foi representada por Margarida Ribeiro.
    • Bruxelas, 21 de Junho de 2010. Workshop para Peritos Nacionais sobre Monitorização de Investigação e Inovação, promovida pela Comissão Europeia para apresentação e discussão de propostas para um scoreboard integrado para investigação e inovação e para a definição de um indicador que envolva investigação e inovação como solicitado no Conselho Europeu de 25-26 de Março de 2010. A delegação portuguesa foi chefiada pelo Presidente da UMIC, Luis Magalhães, que interveio de forma decisiva em vários pontos em consideração, e integrou também António Bob Santos, Adjunto do Secretário de Estado da Energia e Inovação.
    • Genebra, 17 de Junho de 2010. 4ª Reunião do Grupo Dedicado sobre Assuntos de Políticas Públicas Relacionados com a Internet da UIT, na União Internacional de Telecomunicações (UIT). Este Grupo de Trabalho foi estabelecido por decisão do Conselho da UIT em 2008 e é aberto apenas aos Estados membros da UIT. Participaram na reunião os Estados Membros seguintes: Arábia Saudita, Bulgária, Canada, Espanha, Estados Unidos da América, Federação Russa, Gana, Holanda, Irão, Portugal, República Checa, Síria, e Suécia. A delegação de Portugal incluiu presencialmente o Representante Adjunto Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais (NUOI), em Genebra, Ricardo Pracana, e contou remotamente com a participação de Elisabete Pires e Margarida Ribeiro da UMIC.
    • Paris, 16 de Junho de 2010. Workshop da OCDE sobre Intermediários da Internet: Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC e Delegada de Portugal à WPIE – Working Party on Information Economy; Charlotte Simões.
    • Madrid, 14 de Junho. Reunião Ministerial da UE sobre Políticas e Métricas da Sociedade da Informação, com o objectivo de contribuir para a conjugação de esforços das várias organizações internacionais como a UE, a OCDE e a UIT para melhoria de metodologias comuns para medida da Sociedade da Informação e da sua rápida evolução. As principais conclusões da reunião ficaram expressas no documento Madrid Document on Information Society Policies and Metrics. A delegação portuguesa foi chefiada pelo Presidente da UMIC, Luis Magalhães, e contou com elementos da UMIC e da ANACOM.
    • Genebra, 11 de Junho. 2ª Reunião do Grupo de Trabalho da UIT sobre Protecção Online de Crianças. A UMIC assegurou a representação de Portugal na reunião, em articulação com a ANACOM, que representa Portugal na UIT.
    • Braga, 24-28 de Maio de 2010. 4ª Conferência IBERGRID, Rede Ibérica de Computação Grid: Luis Magalhães (orador), Presidente da UMIC.
    • Amesterdão, 25-27 de Maio de 2010. WCIT 2010 – Congresso Mundial sobre Tecnologias da Informação, co-organizado por ICT~Office (associação comercial para as Tecnologias da Informação, Telecomunicações e Internet da Holanda), Ministério dos Assuntos Económicos da Holanda e Cidade de Amesterdão, apoiado pela Presidência Espanhola do Conselho Europeu e Comissão Europeia, é o 17º Congresso Mundial sobre Tecnologias da Informação da WITSA – World Information Technology and Services Alliance, um consórcio que se assume como “a voz global da indústria de TI” e tem como membros 74 associações da indústria de TI de um igual número de países de todo mundo, entre os quais 11 países da União Europeia (Bulgária, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Holanda, Lituânia, Polónia, Reino Unido, Roménia): Luis Magalhães (orador), Presidente da UMIC; Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
    • Porto, 21 de Abril de 2010. Seminário Internacionalização e Cooperação: Oportunidades de Financiamento, na sede da CCDRN – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, um Seminário Internacionalização e Cooperação: Oportunidades de Financiamento:Elisabete Pires (oradora).
    • Paris, 13 de Abril de 2010. Seminário Especial na OCDE sobre o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em Portugal: José Mariano Gago, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Manuel Heitor, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; João Sentieiro, Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP; Luis Magalhães, Presidente da UMIC; António Rendas, Presidente do CRUP – Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas; João Sobrinho Teixeira, Presidente do CCISP – Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Rogério Carapuça, membro empresarial do Conselho das Ciências da Engenharia da FCT e Presidente da Novabase.
    • Lisboa, 8 de Abril de 2010. Jantar com o Presidente da Associação Helmoltz Organizado pela Embaixada da Alemanha em Portugal, a convite do Encarregado de Negócios e Ministro Conselheiro da Embaixada da Alemanha em Portugal, Frank Rückert, com o Presidente da UMIC, Luis Magalhães, o Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, João Sentieiro, e o Director da Associação Fraunhofer Portugal e do AICOS – Centro de Investigação Fraunhofer Portugal para Soluções de Comunicação e Informação Assistidas, Dirk Elias, instalado no Porto em Maio de 2008 no âmbito do Programa Fraunhofer – Portugal com o objectivo de ser o 1º Instituto Fraunhofer fora da Alemanha.
    • Paris, 12-13 de Abril de 2010. Forum "eAcessibility of Public Services in Europe": Jorge Fernandes; Cláudia Cardoso.
    • Genebra, 18 de Março de 2010. 1ª Reunião do Grupo de Trabalho da UIT sobre Protecção Online de Crianças, com o objectivo de debater aspectos deste tema com base em documentos de várias entidades. Este Grupo de Trabalho foi estabelecido por decisão do Conselho da UIT em 2009 e é aberto aos membros da UIT e dos Sectores da UIT. A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP assegurou a representação de Portugal na reunião, em articulação com a ANACOM, que representa Portugal na UIT.
    • Genebra, 16 de Março de 2010. 1ª Reunião do Grupo de Trabalho da UIT sobre IPv6, com o objectivo de debater aspectos da adopção do protocolo IPv6. Portugal foi representado por indicação da UMIC à ANACOM, que representa Portugal no ITU-T e no ITU-D, pelo Director Técnico da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, João Nuno Ferreira.
    • Nice, 12 de Março de 2010. "Open Constituency Event: Future Internet Public-Private-Partnership (PPP): when smart technologies connect people": Charlotte Simões.
    • Amesterdão, 22 de Fevereiro de 2010. “RIPE NCC Roundtable Meeting”: Elisabete Pires.
    • Adis-Abeba, 4 de Fevereiro de 2010. 2º Forum de Cooperação Euro-Africa em Investigação em TIC: Luis Magalhães (orador), Presidente da UMIC; Paulo Ferrão (orador), Director do Programa MIT-Portugal; Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC.

    2009

    • Bruxelas, 16 de Dezembro de 2009. “Workshop on European RTD in the field of ICT and Ageing: Lessons Learned & Issues for the Future”: Bruno Fragoso.
    • Braga, 10-11 de Dezembro de 2009. Workshop Nano09 organizada pela Academia das Ciências de Lisboa e pela Academia da Engenharia no INL: Luis Magalhães (moderador de uma sessão, presidente da sessão de encerramento), Presidente da UMIC, Presidente do Conselho do INL, Presidente da Assembleia Geral da Comissão Instaladora do INL.
    • Washington DC, 8-10 de Dezembro de 2009. Conferência da OCDE sobre e-Comércio em Washington, intitulada “Empowering e-Consumers: Strengthening Consumer Protection in the Internet Economy”, em que Portugal participou através de dois oradores convidados: (1) o Presidente da UMIC, Luis Magalhães, no painel da sessão que se seguiu à abertura cujo tema foi E-commerce trends and outlook: consumer aspects”, moderado por Andrew Wyckoff, Director of the OECD Science, Technology and Industry Directorate e cujos outros oradores foram da China, da República da Coreia, do Japão, da Comissão Europeia e da Forrester Research, e  (2) o Presidente da Associação de Comércio Electrónico e Publicidade Interactiva (ACEPI) e Director-Geral da Controlinveste Media, Alexandre Nilo Fonseca, no painel da parte da sessão B2C: Business as sellers – recent developments”, dedicado a “Opportunities for sellers”e moderado por Graham Branton, Deputy Director, Consumer and Competition Policy, UK Department for Business, Innovation and Skills, e cujos outros membros foram da European E-commerce and Mail Order Trade Association (EMOTA), da International Federation of Direct Marketing (FEDMA), da eBay, e da Google: Luis Magalhães (orador), Presidente da UMIC; Alexandre Nilo Fonseca, Presidente da Associação de Comércio Electrónico e Publicidade Interactiva (ACEPI) e Director-Geral da Controlinveste Media; Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
    • Bruxelas, 2 de Dezembro de 2009. 10º Aniversário do Conselho Europeu das Entidades de Registo de Domínios de Topo Nacionais (CENTR) : Luis Magalhães, Presidente da UMIC e Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Responsável por Relações Internacionais da UMIC, delegados de Portugal ao IGF – Internet Governance Forum da ONU, à CSTD – Commission on Science and Technology for Development da ONU, ao Grupo de Trabalho da CSTD para Melhorias do IGF, ao GAC – Governmental Advisory Committee da ICANN – Internet Corporation for Assigned Names and Numbers.
    • Estocolmo, 23-24 de Novembro de 2009. 4ª Assembleia da Internet do Futuro: Presidente da UMIC e Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Responsável por Relações Internacionais da UMIC, e delegados ao FIF – Forum da Internet do Futuro dos Estados Membros.
    • Bruxelas, 20 Novembro de 2009. “European e-Skills 2009 Conference: Fostering ICT Professionalism”: João Ricardo Vasconcelos.
    • Madrid, 18 de Novembro de 2009. Workshop da OCDE sobre o Plano Espanhol para a Sociedade da Informação, intitulada “Desafios Comuns e Soluções Partilhadas: Boa Governação em Estratégias para a Sociedade da Informação – o caso do Plan Avanza de Espanha”, aberta pelo Secretário de Estado para Telecomunicações e a Sociedade da Informação de Espanha, Francisco Ros, cujo objectivo foi discutir desafios comuns inerentes às estratégias para a Sociedade da Informação e identificar boas práticas de projecto e realização por pessoas envolvidas na formulação de políticas para a Sociedade da Informação em Espanha e num grupo seleccionado de países membros da OCDE (Alemanha, Canadá, Estados Unidos da América, Portugal, Reino Unido, República da Coreia). O Presidente da UMIC, Luis Magalhães, foi convidado para intervir na sessão “Do projecto à realização: modelos de concretização para estratégias de sucesso para a Sociedade da Informação” e pôs a tónica na importância de um modelo de concretização descentralizado, flexível e evolutivo com base em exemplos do caso concreto da estratégia portuguesa para a Sociedade da Informação 2005-2010 “Ligar Portugal”, indicando sobre uma mesma matriz institucional diferentes formas e graus de coordenação e o envolvimento diferenciado das principais entidades da administração pública, universidades e instituições científicas, empresas e sociedade em 15 projectos concretos dirigidos aos principais objectivos estratégicos, e realçando a importância de uma regular e detalhada observação e benchmarking com a consideração de métricas apropriadas: Luis Magalhães (orador), presidente da UMIC.
    • Madrid, 6-7 de Novembro de 2009. “Meeting on Accessibility Monitoring and Support: National Approaches and Grounds for European Work”: Jorge Fernandes; Cláudia Cardoso.
    • Luanda, 20-21 de Outubro de 2009. 1ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia de Angola, aberta pela Ministra da Ciência e Tecnologia, Prof. Doutora Maria Cândida Pereira Teixeira, organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia de Angola, cujas Comissão Organizadora e Sub-Comissão Científica foram presididas pelo Doutor Domingos da Silva Neto, Director Nacional para a Investigação Científica, e cujo Secretariado foi coordenado pelo Dr. Julius Campos de Almeida, Director do Gabinete da Ministra da Ciência e Tecnologia. A Conferência contou com a participação de uma delegação portuguesa que foi constituída pela UMIC na sequência de convite e solicitação do Director Nacional para a Investigação Científica de Angola para identificação de investigadores portugueses de áreas científicas determinadas (energia e sustentabilidade, genética de plantas, recursos hídricos, construção) para participarem na conferência, em que o Presidente da UMIC integrou o painel da primeira sessão plenária intitulada “Políticas e Legislação sobre Ciência e Tecnologia” com a intervenção “Capacitação para a Sociedade e a Economia Baseadas no Conhecimento: Políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação”: Luis Magalhães, Chefe da Delegação, Presidente da UMIC; Paulo Ferrão, Director do Programa MIT – Portugal, Director do IN+ – Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, integrado no Laboratório Associado ISR Lisboa – Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa, Professor no IST – Instituto Superior Técnico; Margarida Oliveira, Líder do grupo de investigação em engenharia genética de plantas do Laboratório Associado ITQB – Instituto de Tecnologia Química e Biológica; Paulo Monteiro, Investigador no CEHRA – Centro de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente da Universidade do Porto, Professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; José Vasconcelos Paiva, Investigador Coordenador no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil; Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
    • Luxemburgo, 22-23 de Outubro de 2009. “Forum Internet Segura”: Bruno Fragoso; Charlotte Simões.
    • Paris, 14 de Outubro de 2009. ICCP Foresight in Cloud Computing: The next Computing Paradigm?, no âmbito da Reunião do Comité para Políticas de Informação, Computadores e Comunicação da OCDE (58ª sessão) , em que o Presidente da UMIC, Luis Magalhães, foi o Moderador do painel sobre “Portabilidade, Competição e Inovação”, em que participaram Joseph Alhadeff, President for Global Public Policy and Chief Privacy Officer Oracle Corporation (BIAC), Benoit Verbaere, Communication Services Innovation team, SITA, (ITAC), Sang-Dong Lee, Chief Researcher, KISTI (Korea Institute of Science and Technology Information), Korea, Katitza Rodriguez, Director, EPIC International Privacy Project, CSISAC Liaison, Scott Corson, VP, Engineering, Qualcomm Flarion Technologies: Luis Magalhães (moderador de uma sessão), Presidente da UMIC e Vice-Presidente do Comité ICCP da OCDE.
    • Viena, 29 de Setembro a 1 de Outubro de 2009. AAL Forum 2009 "Soluções de TIC Inovadoras para Pessoas Idosas – Um Novo Entendimento": Graça Simões (oradora), Vogal do Conselho Directivo da UMIC; António Mendes dos Santos e Bruno Fragoso.
    • São Paulo, 7-9 de Setembro de 2009. Workshop sobre Microelectrónica e Microsistemas, promovida pela Comissão Europeia em preparação de abertura conjunta UE-Brasil de concurso para projectos de I&D em cooperação nas áreas de microelectrónica e microsistemas, com participação portuguesa co-organizada e co-financiada pela UMIC e pela FCT em que num total de cerca de 15 investigadores intervieram 6 portugueses: Luis Melo (FCT), Carlos Bispo (ISR Lisboa, IST); António Cunha (IPC/U. Minho); Jorge Fernandes (INESC ID, IST), Moisés Piedade (INESC ID, IST); Ricardo Silva Pedro (Tecmic).
    • Porto, 13-14 de Julho de 2009. Conferência Internacional Debate o Papel da C&T no Contexto da Crise Internacional, na Casa da Música, organizada pela Rede UTEN – University Technology Enterprise Network, constituída no âmbito do Programa UT Austin – Portugal com base nas Oficinas de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (OTIC) criadas em 2006 no âmbito de uma acção concebida e acompanhada pela UMIC, financiada pela UMIC e pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, e executada através da AdI – Agência de Inovação. Presidente da UMIC, Luis Magalhães, co-presidiu com Pedro Guedes de Oliveira, Vogal do Conselho Executivo da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, à sessão dedicada a Factores Humanos e Redes de Conhecimento: Luis Magalhães (co-presidente de uma sessão), Presidente da UMIC.
    • Madrid, 6-7 de Julho de 2009. Participação no Encontro Regional do Insafe: Bruno Fragoso.
    • Bruxelas, 1 de Julho de 2009. Reunião "Information Day for the eParticipation - Call for Proposals”: Elisabete Pires.
    • Helsingør, 27-28 de Maio de 2009. Portugal Participa na Conferência de Alto Nível da OCDE: TICs, Ambiente e Mudanças Climáticas, organizada conjuntamente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da Dinamarca, e pela OCDE no âmbito do Comité de Políticas de Informação, Computadores e Comunicação da OCDE (ICCP) do qual o Presidente da UMIC, Luis Magalhães, é um dos Vice-Presidentes, em que por proposta da UMIC houve uma participação convidada de Portugal: Paulo Ferrão, Director do Programa MIT – Portugal.
    • Praga, 11-13 de Maio de 2009. Conferência sobre o Futuro da Internet: Luis Magalhães, Presidente da UMIC e Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
    • Lisboa, 22 de Abril de 2009. Tecnologias de Informação e Comunicação na XII Conferência Ibero-Americana de Ministros de Cultura, no Centro Cultural de Belém, organizada pelo Ministério da Cultura, no âmbito da qual o Presidente da UMIC, Luis Magalhães, teve, a convite do Ministro da Cultura de Portugal, a intervenção O papel das novas tecnologias na promoção das Línguas Partilhadas e do Multiculturalismo: Luis Magalhães (orador), Presidente da UMIC.
    • Turim, 2-4 de Abril de 2009. Conference on Broadband and the EU Recovery: Paulo Sim Sim em representação da UMIC.
    • Bruxelas, 25-26 de Março de 2009. 1º Forum de Cooperação Euro-Africa em Investigação em TIC, organizado pala DG INFSO da Comissão Europeia, com o apoio da Comissão da União Africana e do projecto EuroAfrica-ICT do 7º Programa Quadro de IDT da UE, em que o Presidente da UMIC foi um dos keynote speakers, na sessão que se seguiu à abertura oficial e foi organizada em painel de discussão sobre a cooperação África-UE em TIC: Luis Magalhães (orador), Presidente da UMIC, Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
    • Paris, 19-20 de Março de 2009. "Mobile Communications Helping People with Disabilities at Work Forum": Jorge Fernandes; Cláudia Cardoso.
    • Bruxelas, 20 de Fevereiro de 2009. Workshop "e-Skills and the Crisis: The Evolution of the Situation in 2009": João Ricardo Vasconcelos.
    • Paris, 16 de Fevereiro de 2009, Seminário da OCDE sobre Sustentabilidade e o Papel das Políticas de Inovação na Crise Financeira, em que a delegação de Portugal foi chefiada pelo Presidente da UMIC e incluiu membros da UMIC, do Gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, e da Delegação Permanente de Portugal junto à OCDE.
    • Madrid, 29 de Janeiro de 2009. Reunião Trilateral sobre Perspectivas Financeiras da União Europeia na Área da Competividade, no Ministério da Ciência e Inovação de Espanha, em Madrid, com representantes de Espanha, Grécia e Portugal sobre as Perspectivas Financeiras da UE 2014-2021 na área da Competitividade, no âmbito do acordo entre os três países de trabalho conjunto com vista a explorar pontos de vista comum nas áreas de Coesão, Competitividade, Agricultura e Recursos Financeiros. As respectivas comissões trilaterais são coordenadas, respectivamente, por Portugal, Espanha, Grécia e Portugal, e contam com o acompanhamento dos ministérios de negócios estrangeiros dos três países. A representação portuguesa na comissão trilateral da área de Competitividade é chefiada por Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
    • Bruxelas, 27 de Janeiro de 2009. "Workshop on European activities on e-Inclusion": Elisabete Pires.
    • Paris, 20 de Janeiro de 2009. Reunião dos Presidentes de Comités sobre a Estratégia de Inovação da OCDE que teve a participação de membros de delegações de vários países envolvidos nos bureaus de diversos comités e grupos de trabalho, nomeadamente Áustria, Canadá, Holanda, Itália, Japão, México, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suíça, e de membros do Secretariado dos comités envolvidos. O Presidente da UMIC participou como Vice-Presidente do Comité ICCP – Information, Computer and Communication Policy.
    • Lisboa, 17-18 de Janeiro de 2009. Workshop de Alto Nível com o EUROHORCS – European Heads of Research Councils, co-organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e pelo EUROHORCS: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
    • Cascais, 14 de Janeiro de 2009. UMIC e ACEP Reúnem com Delegação Brasileira da FAAP e USP, respectivamente Fundação Armando Alvares Penteado constituída como universidade com sede em São Paulo e Universidade de São Paulo, na sequência do interesse manifestado por estas entidades brasileiras sobre a forma como está organizada e tem funcionado a participação da sociedade civil e do Estado nos processos de comércio electrónico, factura electrónica e, em geral, negócios electrónicos: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.

    2008

    • Lyon, 25-27 de Novembro de 2008. Conferência ICT 2008: Luis Magalhães, Presidente da UMIC, e Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
    • Lisboa, 6-8 de Novembro de 2008. Reunião anual da Associação Europeia de Saúde Pública (EUPHA), organizada pela Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP) e subordinada ao tema “Saúde e Inovação no Espaço Europeu”, com cerca de 1.200 participantes de numerosos países. Seguindo-se à cerimónia de abertura presidida pela Ministra da Saúde, a 1ª Sessão Plenária tem como tema “Inovação, Conhecimento e os Cidadãos – Ciência promoção da saúde e prevenção da doença, e o cidadão” e é aberta com uma intervenção convidada sobre “Transferência de Conhecimento da ciência para os profissionais de saúde e para os cidadãos” pelo Presidente da UMIC: Luis Magalhães.
    • Estocolmo, 24 de Outubro de 2008. Conferência “eChallenges”: António Mendes dos Santos.
    • Estrasburgo, 20-21 de Outubro de 2008. EuroDIG – Diálogo Europeu sobre Governação da Internet, no Conselho da Europa (CoE), contando com cerca de 160 participantes. A Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Ana Cristina Neves, representou Portugal nesta reunião fundadora do EuroDIG.
    • Salónica, 9-10 de Outubro de 2008. “European e-Skills 2008 Conference – e-Skills for the 21st Century, Fostering, Competitiveness, Broad and Jobs": João Ricardo Vasconcelos.
    • Luxemburgo, 22-26 de Setembro de 2008. “Safer Internet Forum”: Bruno Fragoso.
    • Istambul, 20-23 de Setembro de 2008. Conferência "EGEE'08 - Enabling Grids for E-sciEnce": Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
    • Barcelona, 15-17 de Julho de 2008. Conferência "Free Knowledge, Free Technology": Maria Jordão, da UMIC.
    • Bruxelas, 22 de Junho de 2008. Workshop "e-Skills supplying and demand”: João Ricardo Vasconcelos.
    • León, 12-13 de Junho de 2008. “European EDiAN Conference 2008 Training in Design for All: Innovative Experience”: Jorge Fernandes; Cláudia Cardoso.
    • Porto, 12-14 de Maio de 2008. 2ª Conferência IBERGRID, aberta pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, José Mariano Gago, e pela Directora-Geral de Cooperação Internacional do Ministério da Ciência e Inovação de Espanha, Montserrat Torné, em representação da Ministra da Ciência e Inovação de Espanha, e prosseguindo com intervenções convidadas do Presidente da UMIC, Luis Magalhães, do Director em exercício de Tecnologias e Infraestruturas Emergentes da DGINFSO, Mário Campolargo, e do Coordenador da Rede Espanhola de e-Ciência, Vicente Hernández: Luis Magalhães (orador), Presidente da UMIC.
    • Bruxelas, 17-18 de Abril de 2008. “Workshop ERINA - Exploiting Research Infrastructure Potencial in Key Areas”: Maria Jordão.
    • Bruxelas, 16 de Abril de 2008. Seminário “European Dialogue Web Accessibility Solutions and Strategies”: Jorge Fernandes; Cláudia Cardoso.
    • Bled, 31 de Março. Conferência "The Future of the Internet - Perspectives Emerging from R&D in Europe": Guida Ramos, da UMIC.
    • Bruxelas, 27 de Fevereiro de 2008. Workshop "e-Skills Awareness Raising Actions": Margarida Ribeiro.
    • Bruxelas, 23 de Janeiro de 2008. “e-Skills 2008 Conference - Moving forward and Implementing a Long Term e-Skills Agenda in Europe”: João Ricardo Vasconcelos.

    2007

    • Bruxelas, 6-7 de Dezembro de 2007. Reunião "Insafe Plus - Annual Stakeholder Meeting": Bruno Fragoso.
    • Bruxelas, 30 de Novembro de 2007. Workshop "New eCompetence CV Guidelines": Margarida Ribeiro.
    • Bruxelas, 28 de Novembro de 2007. Dia Nacional de Portugal do Executive Briefing Center da Microsoft em Bruxelas que inclui uma sessão com um painel dedicado ao tema "2007-2013: Empregabilidade e Inovação": Luis Magalhães (orador), Presidente da UMIC.
    • Bruxelas, 21 de Novembro de 2007. Workshop “eLearning and Exchange Mechanisms for e-Skills Training Resources": João Ricardo Vasconcelos.
    • Bruxelas, 13 de Novembro de 2007. Workshop "European eSkills and Career Portal": Margarida Ribeiro.
    • Milton Keynes, Reino Unido, 29-30 de Outubro de 2007. Conferência "OpenLearn2007: Researching Open Content in Education": Maria Jordão, da UMIC.
    • Bruxelas, 18 de Outubro de 2007. Workshop "Steering Group on e-Skills Multistakeholders Partnerships - Workshop for Presentation of Results": João Ricardo Vasconcelos.
    • Washington, 30 de Setembro de 2007. Conferência "Telecommunication Policy Research Conference": Pedro Ferreira, Vogal do Conselho Directivo da UMIC.
    • Pádua, 19-21 de Setembro de 2007. Conferência "Berlin 5 Open Access: From Practice to Impact: Consequences of Knowledge Dissemination": Pedro Ferreira, Vogal do Conselho Directivo da UMIC, e Maria Jordão, da UMIC.
    • Lisboa, 18 de Setembro de 2007. “3ª Workshop de Sensibilização da ENISA“, co-organizada pela ENISA e pela FCCN, com intervenção convidada de: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
    • Bruxelas, 10 de Setembro de 2007. Workshop "eCapacity Building and Digital Local Agenda": António Mendes dos Santos.
    • Bruxelas, 26 de Julho de 2007. 4ª Conferência Europeia de Governo Electrónico "Workshop eGov Awards 2007": Pedro Tavares.
    • Grenoble, 26-29 de Junho de 2007. Participação com apresentação de comunicação no Congresso EUNIS 2007: Maria Jordão.
    • Londres, 25-27 de Julho de 2007. Conferência "Visual Information Engineering 2007 - Bridging the Gap between Theory and Applications": Pedro Ferreira, Vogal do Conselho Directivo da UMIC.
    • Berlim, 25-26-Junho de 2007. Conferência "RFID - Towards the Internet of Things": Luis Magalhães, Presidente da UMIC, em representação do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Pedro Ferreira, Vogal do Conselho Directivo da UMIC, e João Paulo Costeira (ISR Lisboa e IST).
    • Moscovo, 20 de Junho de 2007. Reunião "Public Sector Institutional Reform Project": André Vasconcelos.
    • 24-25 de Maio de 2007. "Information Day on the First Call for Proposals of the ICT PSP": Guida Ramos.
    • Londres, 23 de Maio. Evento "Security Document World" para apresentação do Cartão do Cidadão: José Macieira.
    • Londres, 21-22 de Maio de 2007. Workshop "The Economic and Social Impacts of Broadband Communications: From ICT Measurement to Policy Implications": Raquel Mata.
    • Roma, 21-22 de Maio de 2007. "Regional European Forum on Reinventing Government – Transformational Government Creating the Public Administration on the Future":Sónia Santos.
    • Bruxelas, 15 de Maio de 2007. "Workshop on Possible Themes for the CIP ICT Work Programme 2008 and Beyond": Antonio Mendes dos Santos, da UMIC.
    • Bruxelas, 14-15 de Maio de 2007. Conferência "Bridging the Broadband GAP: Benefits of Broadband for Rural Areas and Less Developed Regions": Elisabete Fei.
    • Bona, 4 de Maio de 2007. “EPAN – Innovative Public Services Group”: Matilde Cardoso.
    • Bona, 2-4 de Maio de 2007. "OECD Workshop on Digital Management". Trondheim, 8-9 de Maio: André Vasconcelos.
    • Brühl, 2 de Maio de 2007. Conferência "Expert Conference on Demographic Change": Matilde Cardoso
    • Luxemburgo, 26 de Abril de 2007. Participação na Acção de Formação "eContent Plus 2007 Work Programme and Call: NCP Training": Bruno Fragoso.
    • Berlim, 24 de Abril de 2007. Evento de Alto Nível sobre I&D em TIC e Globalização (High Level Event on ICT R&D and Globalisation) no âmbito da Presidência Alemã da UE. Portugal teve uma grande participação neste evento, incluindo:
      • Uma das 4 comunicações plenárias, "A national strategy for linking multinational cooperations to SMEs and regional excellence", por Pedro Guedes de Oliveira (FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Membro do Comité Conjunto de Orientação Fraunhofer – Portugal), focada nos projectos de Parcerias para o Futuro que têm vindo a ser lançadas entre Portugal e MIT, Carnegie Mellon University, University of Texas at Austin, Fraunhofer Gesellschaft, Harvard Medical School.
      • A co-coordenação de uma das 3 sessões paralelas: "Working Session 3 – National Research and Innovation Strategies in an International Context", por Luis Magalhães, Presidente da UMIC, conjuntamente com Wolfgang Tostmann do Ministério dos Assuntos Económicos da Holanda e Sofie Nørager da DG INFSO da Comissão Europeia. Nesta sessão, um dos oradores foi o Português radicado na Alemanha há muitos anos, José Luís Encarnação, fundador e Director da GraphicsNet Stiftung, INIT-GraphicsNet Investitions Holding GmbH, INI.GraphicsNet Foundation.
      • A participação de 2 intervenientes numa das outras 3 sessões paralelas: "Working Session 1 – European SMEs & Globalisation":
        • Luis Magalhães, Presidente da UMIC, como um dos 2 representantes de Estados Membros que apresentaram exemplos de estratégias e histórias de sucesso para favorecer o desenvolvimento e crescimento de PMEs com elevado desempenho em I&D em TIC e o impacto da globalização crescente sentida a nível nacional (o outro representante de Estado Membro era Reinhard Goebl do Ministério dos Transportes, Inovação e Tecnologia da Áustria);
        • Epifânio da Franca, CEO da empresa Chipidea, que apresentou o ponto de vista de uma bem sucedida PME de alta tecnologia na área da microelectrónica.
    • Genebra, 18-20 de Abril de 2007. Evento "CERN Workshop on Innovations and Scholarly Communication (OAI5)": Maria Jordão, da UMIC.
    • Bruxelas, 26 de Março de 2007. "Workshop on Open Access - Legal and Economic Questions Raised by the Establishment and Sustainability of European e-Infrastructure for e-Science Digital Repositories": Maria Jordão, da UMIC.
    • Madrid, 16-17 de Março de 2007. Reunião "SELL - Southern European Libraries": Pedro Ferreira, Vogal do Conselho Directivo da UMIC.
    • Hannover, 15-17 de Março de 2007. Evento "CeBIT 2007_Hannover". Feira de Tecnologias da Informação e da Comunicação: Pedro Tavares.
    • Seattle, 12 de Março de 2007. Reunião no âmbito do Acordo celebrado com a Microsoft em 2006: Manuel Ricou (orador), Vogal do Conselho Directivo da UMIC.
    • Berlim, 1 de Março de 2007. "International Conference Advancing eGovernment “: Matilde Cardoso.
    • Bruxelas, 15-16 de Fevereiro de 2007. Conferência "Access, Dissemination and Preservation in the Digital Era": Maria Jordão, da UMIC.
    • Badajoz, 7-9 de Fevereiro de 2007. Evento "Open Source Observatory and Repository": Maria Jordão, da UMIC.
    • Paris, 29-30 de Janeiro de 2007. "First European e-Accessibility Forum: Accessible On-line Services, a Benefit for All": Jorge Fernandes; Cláudia Cardoso.
    • Paris, 29 de Janeiro de 2007. Reunião "SCOAP Working Party": Maria Jordão, da UMIC.
    • Berlim, 11 de Janeiro de 2007. Conferência "Visual Information Engineering 2007 - Bridging the Gap between Theory and Applications": Matilde Cardoso.

    2006

    • Bruges, 7-8 de Dezembro de 2006. Workshop "Insafe Plus: First Training Meeting": Bruno Fragoso.
    • Estocolmo, 6-12 de Dezembro de 2006. "Public Services Summit 2006": Anabela Pedroso, Vogal do Conselho Directivo da UMIC.
    • Viena, 9-10 de Novembro de 2006. "EU Public Procurement Learning Lab in Vienna": Renato Adrião; Joana Pina Pereira.
    • Helsínquia, 9-10 de Novembro de 2006. Reunião "Eupan eGov WG Meeting": Matilde Cardoso.
    • Estocolmo, 8-9 de Novembro de 2006. Conferência "Broadband Cities 2006": José Luis Moutinho.
    • Berlim, 6-8 de Novembro de 2006. Conferência "The VON Europe 2006 Autumn VON Conference & Expo": Pedro Ferreira (orador), Vogal do Conselho Directivo da UMIC.
    • Genebra, 3 de Novembro de 2006. "Open Access Meeting - CERN": Pedro Ferreira, Vogal do Conselho Directivo da UMIC.
    • Porvoo, 2-3 de Novembro de 2006. Conferência “Interoperable European Electronic Identities": Pedroso, Vogal do Conselho Directivo da UMIC.
    • Londres, 24 de Outubro de 2006. “ID Cards Experts Meeting": José Macieira.
    • Paris, 18-20 de Outubro de 2006. "World eGov Forum": Anabela Pedroso, Vogal do Conselho Directivo da UMIC; José Macieira.
    • Paris, 18 de Outubro de 2006. Reunião "Connected Government Think Tank": Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
    • Amesterdão, 9-12 de Outubro de 2006. Reunião "T-Government Europe": Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
    • Lisboa, 6 de Outubro de 2006. 1º Seminário de Boas-Práticas da Estratégia de Lisboa "Excelência e Parcerias para uma Europa Inovadora", em que participaram os coordenadores da Estratégia de Lisboa dos Estados-Membros (EMs) da União Europeia, o Presidente da Comissão Europeia, um dos seus Vice-Presidentes (o Comissário para a Empresa e a Indústria), e vários ministros dos EMs. De Portugal esteve presente o Primeiro-Ministro e vários ministros do Governo. Foi apresentada a iniciativa de Portugal e Espanha de criação do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, como organização científica internacional, pelo Presidente da UMIC: Luis Magalhães.
    • Paris, 11 de Outubro de 2006. "4th Ad-hoc Meeting of the High Impact Services Expert Group": Renato Adrião; Joana Pina Pereira.
    • Salónica, 5-6 de Outubro de 2006. Conferência "European e-Skills 2006 Conference – Towards a Long Term e-Skills Strategy": Margarida Ribeiro.
    • Madrid, 2 de Outubro de 2006. Reuniões de Comissões Técnicas previstas nos MoU Assinados na XXIª Cimeira Luso-Espanhola, realizada em Évora em 18-19 de Novembro de 2005,entre as quais as que incluíram a UMIC (Criação e operação conjunta de um Instituto de I&D Portugal-Espanha; Computação distribuída GRID; Desenvolvimento de Planos de Cooperação Científicos e Tecnológicos específicos), cabendo a coordenação da delegação portuguesa nas duas primeiras ao Presidente da UMIC, Luis Magalhães, e na terceira ao Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, João Sentieiro, tendo a UMIC sido representada nesta última também pelo seu Presidente.
    • Bruxelas, 27 de Setembro de 2006. “Meeting of the Interoperability Expert Group": Pedro Nunes.
    • Helsínquia, 26 de Setembro de 2006. "Modinis Lot 2 Workshop 6 - Good Practice on Interoperability in Administrative Practice at Local and Regional Level": Pedro Nunes.
    • Bruxelas, 25-26 de Setembro de 2006. Reunião "eInclusion Policy Stakeholders Workshop": António Mendes dos Santos.
    • Bregenz, 2-4 de Agosto de 2006. "2nd International Workshop on Electronic Voting 2006": Bruno Fragoso.
    • Tampere, 27-30 de Julho de 2006. "4ª Conferência de Qualidade para a Administração Pública na UE": Renato Adrião e Joana Pina Pereira.
    • Lisboa, 9 de Junho de 2005. Reunião do Comité de Cooperação em TIC Portugal-República da Coreia prevista no Memorando de Entendimento sobre Cooperação em TIC entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da República Portuguesa e o Ministério da Informação e Comunicação (MIC) da República da Coreia, assinado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da República Portuguesa e o Ministro da Informação e Comunicação da República da Coreia, em Seul, República da Coreia, em 16 de Setembro de 2005, por ocasião da visita oficial da Primeira-Ministra da República da Coreia, Myeong Sook Han, a Portugal, e na sequência da assinatura de Memorando de Entendimento entre o IT – Instituto de Telecomunicações de Portugal e o ETRI – Electronics and Telecommunications Research Institute da República da Coreia, na Residência Oficial do Primeiro-Ministro de Portugal e na presença dos primeiros ministros dos dois países, e da Reunião do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal com o Ministro da Informação e Comunicação da República da Coreia. Chefiou a Delegação de Portugal o Presidente da UMIC, Luis Magalhães, e Chefiou a Delegação da República da Coreia Young-kyu Noh, Deputy Minister, MIC International ICT Cooperation Office. A Delegação de Portugal foi constituída por: Luis Magalhães (Chefe de Delegação), Presidente da UMIC; Carlos Salema, Presidente do Conselho Científico das Ciências da Engenharia da FCT, em representação do Presidente da FCT, e Presidente do IT – Instituto de Telecomunicações; Pedro Veiga, Presidente da FCCN; Fátima Bravo, Subdirectora do GRICES; Lino Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da AdI – Agência de Inovação; Luís Alcácer, Grupo de Materiais do IT, especialista em Electrónica Orgânica, Professor do IST – Instituto Superior Técnico; Fernando Pereira, Grupo de Imagem do IT, especialista em codificação de vídeo, Professor do IST; Carlos Fernandes, Grupo de Rádio do IT, especialista em antenas, Professor do IST; Carla Santos, Adjunta do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para Relações Internacionais; Joana Pina Pereira, Relações Internacionais da UMIC; Elisabete Pires, Relações Internacionais da UMIC.
    • Bruxelas, 5 de Julho de 2006. "ICT-Troika Meeting": Elisabete Pires.
    • Tartu, 28-30 de Junho de 2006. Conferência da "European University Information Systems Organisation (EUNIS)": Maria Jordão; João Ricardo Vasconcelos.
    • Rio de Janeiro, 23-25 de Junho de 2006. "iCommons Summit - Towards a Global Digital Commons": Pedro Ferreira, Vogal do Conselho Directivo da UMIC.
    • Bruxelas, 21 de Junho de 2006. Workshop "Towards a European Approach for Monitoring eInclusion": Nuno Rodrigues.
    • Bruxelas, 8-9 de Junho. "Workshop On Digital Repositories and Knowledge e-Infrastructures": Pedro Ferreira, Vogal do Conselho Directivo da UMIC.
    • Estocolmo, 7-8 de Junho de 2006. "2nd National Broadband Government Think Tank": Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
    • Viena, 1-2 de Junho de 2006. "IPV6 Conference": Pedro Ferreira, Vogal do Conselho Directivo da UMIC.
    • Bona, 22 de Maio de 2006. "Workshop on Shaping the Future of Mobile and Wireless Communications": Luis Correia (IT, IST).
    • Bruxelas, 30 de Maio de 2006. Reunião de Preparação da Conferência Ministerial de Riga sobre eInclusion "3rd Sherpa Meeting": Graça Simões, Vogal do Conselho Directivo da UMIC.
    • Seul, 24-26 de Maio de 2006. "Seoul Digital Forum 2006 - World ICT Summit": Pedro Ferreira, Vogal do Conselho Directivo da UMIC.
    • Málaga, 10-12 de Maio de 2006. Conferência "eHealth 2006 High Level Conference and Exhibition": Graça Simões, Vogal do Conselho Directivo da UMIC, e Bruno Fragoso, da UMIC.
    • Saint-Paul-de-Vence, França, 24-29 de Abril de 2006. Seminário "Securing Content and Process Operations with ECM: An Enterprise Content Management Best Practices Seminar": Anabela Pedroso, Vogal do Conselho Directivo da UMIC; Sónia Santos.
    • Montreal, 23-27 de Abril de 2006. Conferência CHI 2006 "Computer Human Interaction": Pedro Tavares.
    • Cuba, 17-21 de Abril de 2006. Congresso Internacional de Informação - Info'2006 com apresentação de Comunicação "A Utilização dos Indicadores para a Elaboração de Políticas Sociais" e juntamente com Fernando Peirano (RYCIT) "O Manual de Lisboa": Nuno Rodrigues.
    • Bruxelas, 12 de Abril de 2006. Reunião de Preparação da Conferência Ministerial de Riga sobre “eInclusion Sherpa troika+meeting": Graça Simões, Vogal do Conselho Directivo da UMIC.
    • Barcelona, 28 de Março de 2006. Evento "Exchange of Views between France, Spain, Portugal, CERN and the EU", no âmbito da Iniciativa Nacional GRID: Pedro Ferreira, Vogal do Conselho Directivo da UMIC.
    • Bruxelas, 21 de Março de 2006. "Workshop on High Performance Computing: Preparing an Agenda for FP7": Pedro Ferreira, Vogal do Conselho Directivo da UMIC.
    • Bruxelas, 15-16 de Março de 2006. Reunião de Preparação da Conferência Ministerial "ICT for an Inclusive Society": Graça Simões, Vogal do Conselho Directivo da UMIC.
    • Viena, 2-3 de Março de 2006. Seminário "Content for Competitiveness - Strengthening the European Creative Industries in the Light of the i2010 Strategy": Bruno Fragoso.
    • Amesterdão, 14 de Fevereiro de 2006. Reunião "National Broadband Government Think Tank": Luis Magalhães, Presidente da UMIC.

    2005

    • Estocolmo, 7-12 de Dezembro de 2005. "Public Services Summit Nobel@Week 2005", onde o Presidente da UMIC, Luis Magalhães, participou como orador. Outros participantes: Anabela Pedroso, Vogal do Conselho Directivo da UMIC.
    • Bruxelas, 6 de Dezembro de 2005. Microsoft Innovation Days: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
    • Bruxelas, 14 de Novembro de 2005. 6ª Reunião "EU Public Procurement Learning Lab": Pedro Viana.
    • Bilbao, 7-11 de Novembro de 2005. Participação nas "IX Jornadas Sidar" e na "II Cimeira Mundial de Cidades e Autoridades Locais sobre a Sociedade da Informação": Pedro Ferreira, Vogal do Conselho Directivo da UMIC, Jorge Fernandes e Cláudia Cardoso, da UMIC.
    • Bruxelas, 18-19 de Outubro de 2005. Reunião "Connected Government Think Tank": Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
    • Amesterdão, 17 de Outubro de 2005. "2nd TERENA NREN - Grids Workshop": Pedro Ferreira, Vogal do Conselho Directivo da UMIC.
    • Bruxelas, 13-14 de Outubro de 2005. Reunião do Grupo Porvoo "8th Seminar on Interoperable European Electronic Identities": Anabela Pedroso (oradora), Vogal do Conselho Directivo da UMIC.
    • Issy-les Molineaux, França, 28-29 de Setembro de 2005. Fórum Mundial de Democracia Electrónica: Anabela Pedroso, Vogal do Conselho Directivo da UMIC; João Ricardo Vasconcelos; Sara Piteira.
    • Bruxelas, 23 de Setembro de 2005. Workshop "Digital Inclusion and Participation":João Ricardo Vasconcelos.
    • Bruxelas, 23 de Setembro de 2005. “eSkills Forum2”: Joana Pina Pereira.
    • Sophia Antipolis, Nice, 21-23 de Setembro de 2005. Conferência "World e-ID 2005 - Building Worldwide Personal ID with New Services and Protection": Anabela Pedroso, Vogal do Conselho Directivo da UMIC; Pedro Nunes; André Vasconcelos.
    • Bruxelas, 8-9 de Setembro de 2005. Visita ao FEDICT - Service Public Fédéral ICT: Anabela Pedroso; Pedro Nunes; André Vasconcelos.
    • Bruxelas, 6 de Setembro de 2005. "Government Workshop on the Validation of .eu Applications from Public Bodies" – EURid: Ana Marques.
    • Londres, 5-6 de Setembro de 2005. "i2010 Conference": Manuel Ricou, Vogal do Conselho Directivo da UMIC, Carla Pedro e Joana Pina Pereira, da UMIC.

    Última actualização (27/03/2012)