Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Projectos  > UTexas Austin – Portugal

UTexas Austin – Portugal

O Programa UTexas Austin – Portugal foca-se em media digitais avançados, tecnologias gráficas e interactivas intensivas, desenvolvimento avançado de conteúdos, em particular do cinema e vídeos, e na constituição de uma rede para estimular actividades de comercialização de C&T.

Este Programa foi lançado em 2 de Março de 2007, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em Almada, envolve a criação conjunta de um Co-Laboratório Internacional para Tecnologias Emergentes (International Collaboratory for Emerging Technologies, CoLab), incluindo ainda a constituição de uma rede para estimular actividades de comercialização de ciência e tecnologia (University Technology Enterprise Network, UTEN).

O consórcio internacional orientado para a valorização económica de ciência e tecnologia e o desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica (UTEN) inclui as Oficinas de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (OTICs) de todas as Universidades públicas portuguesas e dos parques de ciência e tecnologia com actividade de investigação académica relevante, tendo sido planeado para potenciar a sua internacionalização e o acesso a novos mercados emergentes.

Este acordo com a Universidade do Texas em Austin contempla três programas de Doutoramento (em Conteúdos Digitais, Computação Avançada, Matemática) e um programa anual de mestrado profissional em conteúdos digitais, assim como actividades de investigação e de transferência de tecnologia e conhecimento entre universidades e sistema científico e tecnológico e as empresas.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP assinou o correspondente acordo de colaboração que também envolve 15 universidades e os respectivos centros e unidades de investigação nas áreas temáticas envolvidas que lhe estão afectos, 3 Laboratórios Associados, 4 parques de ciência e tecnologia, a Agência de Inovação e a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O envolvimento da UMIC é principalmente nas áreas de Conteúdos Digitais e Computação Avançada, em particular no que respeita a contribuições para as políticas nacionais para a Sociedade da Informação e para a Computação Grid.

Foi, também, assinado com a FCT, 9 empresas, a Fundação Casa da Música e a Fundação de Serralves um acordo afiliação destas entidades ao Programa UTexas Austin – Portugal.

No dia 12 de Julho de 2007, foi anunciado que a empresa YDreams decidiu instalar um novo centro de operações na cidade de Austin, nos Estados Unidos da América, o que vem reforçar a sua participação no Programa UTAustin-Portugal.

O Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP integra pela parte portuguesa o Conselho de Administração do Co-Laboratório Internacional para Tecnologias Emergentes, em conjunto com o Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia e dos dois co-directores do Co-Laboratório. Representantes da UMIC também integram as direcções operacionais das áreas de Conteúdos Digitais e de Computação Avançada.

Última actualização ( 24/10/2011 )