Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > Portugal Eleito na OCDE para Presidir ao Grupo sobre Indicadores para a Sociedade da Informação

Portugal Eleito na OCDE para Presidir ao Grupo sobre Indicadores para a Sociedade da Informação

 - 18/06/2010

Logotipo da OCDEO Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, foi eleito ontem, 17.06.2010, na OCDE, em Paris, para presidir ao Grupo sobre Indicadores da Sociedade da Informação (WPIIS – Working Party on Indicators for the Information Society) com início a 1 de Janeiro de 2011. O WPIIS é um dos quatro grupos especializados constituídos no âmbito do comité dedicado às políticas da Sociedade da Informação e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), designado por Comité sobre Políticas de Informação Computadores e Comunicações (Committee for Information, Computer and Communications Policy (ICCP)), do qual o Presidente da UMIC, Luis Magalhães, é Vice-Presidente desde o início de 2009.

Luis Magalhães sucede na presidência do WPIIS a Tony Clayton, que presidiu desde 2002 a este grupo criado em 1999. Tony Clayton dirigiu a unidade de Medida da Nova Economia no UK Office for National Statistics.

Os trabalhos do comité ICCP, que é apoiado pelo Secretariado da OCDE através da Direcção para Ciência, Tecnologia e Indústria (Directorate for Science, Technology and Industry), têm grande impacto mundial nas políticas públicas da Sociedade da Informação e TIC. A agenda presente deste comité segue as orientações da Reunião Ministerial da OCDE sobre o Futuro da Economia da Internet, realizada em Seoul, República da Coreia, em Junho de 2008.

Dada a elevada reputação da OCDE como instituição intergovernamental que produz análises e recomendações de políticas públicas baseadas em evidência, o Grupo sobre Indicadores da Sociedade da Informação (WPIIS) tem das maiores influências a nível internacional na definição de indicadores e estatísticas sobre a Sociedade da Informação e TIC e das correspondentes metodologias.

Os grupos especializados do comité ICCP, além do WPIIS, são o Grupo sobre a Economia da Internet (WPIE – Working Party on the Internet Economy), em que a delegação de Portugal também é assegurada pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, o Grupo sobre Segurança e Privacidade da Informação (WPISP – Working Party on Information Security and Privacy), e o Grupo sobre Políticas de Infraestruturas e Serviços de Comunicações (WPCISP – Working Party on Communication Infrastructures and Services Policy). As delegações de Portugal têm tido um papel muito activo nestes grupos e no próprio ICCP, reconhecido pela presente eleição para a presidência do WPIIS e por eleições anteriores para as vice-presidências do WPISP e mesmo do comité ICCP.

Em resultado da actividade da delegação portuguesa ao comité ICCP, Portugal foi convidado a intervir na Conferência da OCDE sobre e-Comércio em Washington, em Dezembro de 2009, na Conferência de Alto Nível da OCDE: TICs, Ambiente e Mudanças Climáticas, em Helsingør, Dinamarca, em Maio de 2009, e na Reunião dos Presidentes de Comités sobre a Estratégia de Inovação da OCDE, em Janeiro de 2009, e realizou-se em Lisboa, em Junho de 2009, a Conferência sobre Redes de Sensores Organizada pela OCDE, na qual participaram vários peritos portugueses, assim como, em Fevereiro de 2009, a Workshop da OCDE sobre Medição de Serviços de Dados em Banda Larga Móvel/Sem Fios.

Última actualização ( 13/12/2011 )