Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Sociedade e Cidadania

Sociedade e Cidadania

serviços públicos

De acordo com o Programa de Acção Ligar Portugal (2005-2010), os projectos de Sociedade e Cidadania visam mobilizar a sociedade e estimular redes de colaboração, nomeadamente promovendo:

  • A afirmação de uma cidadania moderna, informada, consciente e actuante, para a qual o uso das TIC é um instrumento normal de acesso à informação, à educação, ao trabalho cooperativo, e à discussão pública;
  • O alargamento da base de utilização das TIC;
  • A comunicação entre pessoas e organizações;
  • O reconhecimento e a acreditação de competências adquiridas;
  • O trabalho de colaboração em rede e a partilha de tarefas e conhecimentos;
  • A valorização do conhecimento como valor ético, cultural, social e económico fundamental.

Exemplos de resultados e acções a assegurar eram:

  • Promover acções públicas de difusão das TIC diversificando públicos e orientando as acções do Estado para a apropriação social destas tecnologias;
  • Estimular a disponibilização de informação sobre consumos mensais de energia em habitações, serviços e indústrias, promovendo a racionalização energética;
  • Estimular a disponibilização de informação sobre consumos mensais e qualidade da água, promovendo sistemas de racionalização de água;
  • Promover o trabalho de colaboração em rede e a partilha de tarefas e conhecimentos, em associações municipais, empresariais, profissionais, de solidariedade social, em escolas, em entidades do sistema nacional de saúde e outras, em torno de projectos de interesse comum.

No final de 2010, Portugal era o 6º da UE27 em penetração de banda larga ≥10 Mbit/s na população (15%), seguindo-se a Holanda, Dinamarca, França, Bélgica e, de muito perto, Suécia. Portugal era também 6º na UE27 em penetração de banda larga móvel de serviços dedicados a dados (placas, modems, chaves) na população (12%), seguindo-se a Finlândia, Áustria, Suécia, Dinamarca e Holanda. Portugal ainda era o 7º na UE27 em penetração de banda larga móvel activa (utilização efectiva nos últimos três meses na população (38%), seguindo-se a Suécia, Dinamarca, Finlândia, Luxemburgo e, de muito perto, Irlanda e Polónia.

No final de 2011, a penetração do acesso à Internet em banda larga na população atingiu 48% (o sêxtuplo do final de 2004), 21% em acessos fixos (mais de duas vezes e meia o que era no final de 2004) e 27% em acessos móveis activos (mais de 42 vezes maior do que no final de 2005, quando era menos de 0,7%). O aumento de clientes de banda larga móvel explodiu a partir de 2006.

No 1º trimestre de 2011, a penetração de Internet nos agregados familiares era 58%, e de banda larga era 57%, respectivamente mais 84% do que em 2005 e quase o triplo de 2005. A penetração de computadores nos agregados familiares era 64%, mais 50% do que em 2005. No 1º trimestre de 2010, a penetração de computadores portáteis nos agregados familiares era 45%, 3,6 vezes o valor de 2005 O aumento dos agregados familiares com computadores portáteis explodiu de 2006 para 2009.

Segundo o relatório Next Generation Connectivity: A review of broadband Internet transitions and policy from around the world do Berkeman Center for Internet & Society at Harvard University, publicado Fevereiro de 2010, baseado em dados obtidos com Speedtest.net, a penetração de hotspots Wi-Fi públicos gratuitos ou pagos na população em 2009 era 0,28‰, a 4ª mais elevada da UE, apenas atrás de Suécia (0,74‰), Reino Unido (0,42‰), França (0,41‰) e Irlanda (0,41‰). O mesmo relatório reporta que no último trimestre de 2008 Portugal era o 3º país da EU em maior velocidade mediana de download e o 5º do mundo (apenas atrás de República da Coreia, Holanda, Suécia e Japão), e o 2º em menor latência latência mediana do  mundo (apenas atrás da Holanda).

Segundo o relatório da AKAMAI “The State of the Internet” relativo ao 3º trimestre de 2011: Portugal foi o 5º país da UE e o 8º do mundo em média de picos de velocidade de conexão global (25 Mbit/s), Portugal foi o 7º país com maior percentagem de conexões maiores ou iguais a 5 Mbit/s (40%). Segundo o relatório da AKAMAI “The State of the Internet” relativo ao 2º trimestre de 2011: o Porto foi a 3ª cidade da UE e a 85ª do mundo em média de picos de velocidade de conexão global (29 Mbit/s), a seguir a 50 cidades do Japão, 18 dos EUA, 10 da República da Coreia, 2 da Roménia, e 1 de cada um dos países/regiões Hong Kong, Austrália, República Checa, Letónia; o Porto foi a 7ª cidade da UE em média de velocidade de conexão (7,1 Mbit/s).

Última actualização (23/03/2012)