Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > Forum de Governação da Internet 2010

Forum de Governação da Internet 2010

 - 17/09/2010

Logotipo da WSIS – World Summit on the Information Society Nos dias 14-17 de Setembro de 2010, realizou-se em Vilnius, Lituânia, a 5ª reunião do IGF – Forum de Governação da Internet (IGF – Internet Governance Forum) sob o tema geral “IGF 2010 – developing the future together”. Esta reunião do IGF contou com mais de 1.450 participantes presenciais, 36% mulheres, que incluindo os participantes remotos totalizam mais de 2.750 participantes, de um total de 107 países, no conjunto dos quais estão localizados mais de 95% dos utilizadores mundiais da Internet, tendo sido a maior reunião do IGF até à data (ver estatísticas de participação). A participação dos 4 principais grupos de stakeholders do processo da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS – World Summit on the Information Society) foi quase igual: 24% representantes governamentais, 23% do sector privado, 22% das comunidades técnica e académica, 21% da sociedade civil.

O IGF foi criado no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU), na 2ª fase da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS – World Summit on the Information Society) que se realizou em Tunes em 16-18 de Novembro de 2005 (ver Participação de Portugal na Cimeira Mundial sobre Sociedade da Informação). A 1ª reunião do IGF foi em Atenas, Grécia, de 30 de Outubro a 2 de Novembro de 2006; a 2ª reunião no Rio de Janeiro, de 12 a 15 de Novembro de 2007; a 3ª reunião em Hyderabad, Índia, de 3 a 6 de Dezembro de 2008; a 4ª reunião em Sharm El Sheik, Egipto, de 15 a 18 de Dezembro de 2009.

As sessões principais da 5ª reunião do IGF tiveram como temas: Gestão de Recursos Críticos da Internet; Segurança, abertura e privacidade; Acesso e diversidade; Governação da Internet para o Desenvolvimento, Assuntos Emergentes – Computação em Nuvem, Balanço e caminho a seguir (programa das sessões).

Esta reunião do IGF marcou um progresso significativo nos instrumentos para participação remota, baseada na transcrição em tempo real e webcasts em vídeo de todas as sessões, i.e., das 7 sessões principais e de 109 outras reuniões oficiais como workshops, fóruns abertos, reuniões de dynamic coallitions, que no total constituem 460 horas de webcasts, e em 32 hubs de participação remota, 27 dos quais em países em desenvolvimento. Mais de 1.300 pessoas participaram a partir destes hubs, em grupos de 20 a 40 pessoas em cada um deles, pelo que este número não incluiu pessoas que seguiram partes do IGF individualmente na Internet.

A delegação Portuguesa foi chefiada pelo Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. A participação portuguesa neste IGF foi muito activa e teve grande visibilidade, não só com intervenções espontâneas a partir da plateia, como com intervenções programadas por membros de painéis de várias sessões: Luis Magalhães, Presidente da UMIC (ver main points for intervention), e Susana Sargento, Professora da Universidade de Aveiro, integraram o painel da sessão principal “Assuntos Emergentes – Computação em Nuvem”; Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC, integrou o painel na workshop “Principles of Internet Governance dimension of open knowledge environment in bridging the digital divide”, organizada pela China Association for Science and Technology (CAST), na workshop “City-TLD Governance and Best Practices”, organizada por proponentes do gTLD .NYC para New York City, e na sessão dedicada ao EURODIG – European Dialogue on Internet Governance, o IGF Europeu; António Granado, Professor Convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da RTP, integrou o painel da workshop “How to Measure Communication and Media in Digital Converging Era” na sequência de proposta apresentada pela UMIC e com apoio da mesma.

Está disponível o Sumário do Presidente da 5ª Reunião do IGF, em Vilnius, Mr. Eligijus Masiulis, Ministro de Transportes e Comunicações da Lituânia, assim como uma Versão Expandida do Sumário do Presidente da 5ª Reunião do IGF, em Vilnius.

Os proceeedings da 4ª reunião do IGF, em Sharm El Sheik, foram disponibilizados no livro Internet Governance: Creating Opportunities for All – The Fourth Internet Governance Forum, Sharm el Sheikh, Egypt, 15-18 November 2009 editado por William J. Drake e publicado em 2010, os proceedings da 3ª reunião do IGF, em Hyderabad, foram disponibilizados no livro Internet for All – Proceedings of  the Third Internet Governance Forum, Hyderabad, India, 3-6 December 2008 editado por Don MacLean e publicado em Julho de 2009. Os dois primeiros anos de actividade do IGF estão descritos no livro Internet Governance Forum (IGF) – The First Two Years, publicado em 2008.

A 6ª reunião do IGF terá lugar em 27-30 de Setembro de 2011, em Nairobi, Quénia.

Última actualização ( 17/01/2012 )