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Portugal Sobe a 1º no Ranking Europeu de Serviços Públicos Online

 - 19/11/2009

Logótipos das iniciativas i2010 e Ligar PortugalPortugal subiu para 1º lugar no Ranking de Sofisticação da Disponibilização Online de Serviços Públicos (a partir do 4º lugar em 2007) e também para 1º lugar no Ranking de Disponibilização Completa Online de Serviços Públicos (a partir do 3º lugar em 2007), nos 30 países da UE27 + Islândia, Noruega e Suíça.

É de notar que de 2006 para 2007 Portugal tinha registado subidas significativas e também do final de 2004 para 2006 Portugal já tinha registado subidas significativas nestes indicadores.

Assim, nos 5 anos entre as avaliações de 2004 e de 2009 Portugal deu em cada um dos indicadores os enormes saltos de 16º para 1º lugar e de 15º para 1º lugar, respectivamente, nos correspondentes rankings dos 30 países da EU27 + Islândia, Noruega e Suíça, isto é, saltou de meio da tabela para o 1º lugar.

A Comissão Europeia disponibilizou hoje, 19 de Novembro de 2009, os dados do Relatório da avaliação da disponibilização online dos serviços públicos básicos 2009. As figuras seguintes ilustram os resultados dos dois indicadores, em que Portugal tem agora o valor máximo possível de 100%, situação que só é partilhada com Malta.

Os 20 serviços públicos básicos considerados nestes estudos são agrupados em dois conjuntos, conforme se destinam a cidadãos ou a empresas. Em 2007, Portugal já tinha atingido 100% nos dois indicadores relativos aos serviços destinados a empresas, e nos serviços destinados a cidadãos estava a 90% em ambos os indicadores, tendo agora passado para 100%.

Ranking de sofisticação da disponibilização online de serviços públicos básicos
2009 (Score %).

Acesso alternativo: Ranking de sofisticação da disponibilização online de serviços públicos básicos - contém tabela de dados e gráfico - (xls | 41KB)
clique no gráfico abaixo para ampliar

Ranking de sofisticação da disponibilização online de serviços públicos básicos, 2009 (Score %)

Nota: UE27+ = UE27 + Croácia, Islândia, Noruega e Suíça.

Fonte: Relatório da Capgemini preparado para a Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia, Novembro 2009.

Ranking de disponibilização completa online de serviços públicos básicos
2009 (Score %).

Acesso alternativo: Ranking de disponibilização completa online de serviços públicos básicos - contém tabela de dados e gráfico - (xls | 40KB)
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Ranking de disponibilização completa online de serviços públicos básicos, 2009 (Score %)

Nota: UE27+ = UE27 + Croácia, Islândia, Noruega e Suíça.

Fonte: Relatório da Capgemini preparado para a Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia, Novembro 2009.

A avaliação imediatamente anterior foi publicada em Setembro de 2007. Antes dessa avaliação houve outras cinco, as primeiras quatro todas no mês de Outubro, em 2001, 2002, 2003 e 2004, a quinta em Abril de 2006 e a sexta em Maio de 2007. As primeiras três avaliações abrangeram os países da UE15 e mais três países: Noruega, Islândia e Suíça.

Depois de em Outubro de 2001 Portugal ter ficado muito bem posicionado (2º lugar na UE15 nos dois indicadores), a sua posição veio a decair progressivamente até Outubro de 2001 a Outubro de 2004, para depois recuperar decisivamente em ambos os indicadores nas avaliações de 2006, 2007 e 2009.

Esta recuperação permitiu a Portugal alcançar em 2009 o 1º lugar nos dois indicadores considerados (sofisticação de serviços e disponibilização completa online), depois de ter retomado, nos apenas dois anos de 2005 a 2007, a 2ª posição que ocupava em 2001 nos países da UE15 nesses indicadores, após ter decaído entre 2002 e 2004 para o 11º lugar na UE15. Esta grande recuperação, finalmente observada em Abril-Maio de 2007, resultou essencialmente das acções realizadas no âmbito do Plano de Acção Ligar Portugal, integrado no Plano Tecnológico e lançado no final de Julho de 2005, quando a coordenação das acções de Administração Pública Electrónica (eGovernment) esteve a cargo da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP no período de 21 de Fevereiro de 2005 a 1 de Maio de 2007.

No relatório da avaliação de 2007, Portugal era apontado como tendo sido o país que melhorou mais de 2006 para 2007 ("fast mover"), melhorando inclusivamente neste aspecto em relação ao período anterior, de 2004 para 2006, quando foi o 5º país com a maior subida nos indicadores referidos.

Evolução do lugar de Portugal nos Rankings de disponibilização de Serviços Públicos Online na UE15
2001 a 2009, Ranking.

Acesso alternativo: Evolução do lugar de Portugal nos Rankings de disponibilização de Serviços Públicos Online na UE15 - contém tabela de dados e gráfico - (xls | 43KB)
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Evolução do lugar de Portugal nos Rankings de disponibilização de Serviços Públicos Online na UE15, 2001 a 2009, Ranking

Fonte: Relatórios da Capgemini preparados para a Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia.

Evolução do indicador de disponibilização completa online de serviços públicos básicos
2001 a 2009 (Score %).

Acesso alternativo: Evolução do indicador de disponibilização completa online de serviços públicos básicos - contém tabela de dados e gráfico - (xls | 56KB)
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Evolução do indicador de disponibilização completa online de serviços públicos básicos, 2001 a 2009 (Score %)

Nota: UE27+ = UE27 + Islândia, Noruega e Suíça.

Fonte: Relatórios da Capgemini preparados para a Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia.

icon Relatório de avaliação da disponibilização online dos serviços públicos básicos 2009 (5.01 MB)

Última actualização ( 13/09/2011 )