Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > WCIT 2010 – Congresso Mundial sobre Tecnologias da Informação

WCIT 2010 – Congresso Mundial sobre Tecnologias da Informação

 - 27/05/2010

Logotipo do WCIT 2010 – Congresso Mundial sobre Tecnologias da InformaçãoRealizou-se em 25-27 de Maio de 2010, em Amesterdão, Holanda, o WCIT 2010 – Congresso Mundial sobre Tecnologias da Informação cujo tema central é “Desafios da Mudança(“Challenges of Change”) para reflectir o sentido de urgência de políticos, administrações públicas, empresas e cidadãos para formas das TIC desempenharem um papel proeminente na ultrapassagem da corrente crise económica na Europa e no resto do mundo.

O WCIT 2010, co-organizado por ICT~Office (associação comercial para as Tecnologias da Informação, Telecomunicações e Internet da Holanda), Ministério dos Assuntos Económicos da Holanda e Cidade de Amesterdão, apoiado pela Presidência Espanhola do Conselho Europeu e Comissão Europeia, é o 17º Congresso Mundial sobre Tecnologias da Informação da WITSA – World Information Technology and Services Alliance, um consórcio que se assume como “a voz global da indústria de TI” e tem como membros 74 associações da indústria de TI de um igual número de países de todo mundo, entre os quais 11 países da União Europeia (Bulgária, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Holanda, Lituânia, Polónia, Reino Unido, Roménia).

O Congresso Mundial da WITSA realiza-se de dois em dois anos desde 1978 e tem percorrido várias cidades: Kuala Lumpur, Malásia, em 2008; Austin, EUA, em 2006; Atenas, Grécia, em 2004; Adelaide, Austrália, em 2002; Taipei, Formosa, em 2000; Fairfax, EUA, em 1998; Bilbau, Espanha, em 1996; Yokohama, Japão, em 1994; Londres, Reino Unido, em 1992; Washington D.C., EUA, em 1990; Paris, França, em 1988; Toronto, Canadá, em 1986; Tóquio, Japão, em 1984; Copenhaga, Dinamarca, em 1982; São Francisco, EUA, em 1980; Barcelona, Espanha, em 1978. 

Ao longo da sua história, o Congresso Mundial da WITSA contou com intervenções de algumas das pessoas mais influentes da vida política e empresarial mundial, entre os quais: Al Gore (EUA), Mikhail Gorbachov (Rússia), Margaret Thatcher (Reino Unido), Michael Dell (DELL), Larry Ellison (ORACLE), Bill Clinton (EUA), Don Tapscott (NEW PARADIGM), Bill Gates (MICROSOFT), John Chambers (CISCO), Nicholas Negroponte (MIT), Vinton G. Cerf (GOOGLE), Colin Powell (EUA), Carly Fiorina (HEWLETT-PAKARD), Ann Mulcahy (XEROX), Ben Verwaayen (ALCATEL-LUCENT), Craig Barret (INTEL). 

O WCIT 2010 juntou mais de 2.500 participantes de mais de 90 países e pretendeu ser o evento premier onde líderes de empresas, responsáveis públicos e líderes de opinião se juntam para partilharem e desenvolverem uma visão de um planeta conectado com acesso para todos. O papel facilitador de crescimento económico das TIC foi o principal tópico da agenda, a qual inclui assuntos de importância vital global como os da energia, água, vida e mobilidade. No final do Congresso foi divulgada a Declaração de Amesterdão: “A Estrada Digital para a Recuperação” – Um Apelo à Acção.

O WCIT 2010 contou com a participação do Príncipe de Orange, 10 Ministros (da Holanda (3), Canadá, Cazaquistão, Índia, Malásia, Nigéria, Singapura, Suécia), 4 Secretários de Estado (Holanda, Egipto, Espanha, Suécia), da Vice-Presidente da Comissão Europeia e Comissária da Agenda Digital (Neelie Kroes), de uma Deputada do Parlamento Europeu (Pilar del Castillo Vera), dos Mayors de Amesterdão e Edeinhoven.

Contando com os cerca de 20 políticos acima mencionados, o número total de oradores foi cerca de 300, predominantemente da indústria (46% do total dos oradores) entre os quais cerca de 50 CEOs, Presidentes ou Vice-Presidentes de empresas (17% do total de oradores), incluindo de grandes empresas mundiais como IBM, Intel, Oracle, Xerox. Os altos dirigentes de administrações públicas foram 15% do total de oradores dos quais mais de metade (23) da Holanda e apenas 8 de 7 outros países da UE, entre os quais Portugal. De universidades e instituições de investigação vieram 13% dos oradores, mais de metade dos quais da Holanda. Foram também oradores 12 altos funcionários da Comissão Europeia e 8 da ONU, e 22 dirigentes de NGOs.

O Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, foi convidado a apresentar um keynote speech e a participar no painel da sessão de e-Inclusão dedicada a e-Competências (e-Skills), a qual foi presidida por Mark Spelman (Global Head of Strategy Accenture) e em que os outros oradores foram:

  • Paul Coby, CIO & Head of BA Services British Airways
  • Jan Muehlfeit, Chairman Europe Microsoft Corporation and co-Chair European eSkills Association
  • Vasile Baltac, President Council of European Professional Informatics Societies, CEPIS
  • Lizanne Scott, Regional Director for Western Europe and Global Government Affairs Motorola.

A intervenção do Presidente da UMIC intitulou-se “Multi-Program Approach to Foster eSkills”.

O tema geral do WCIT 2010, “Desafios da Mudança” (“Challenges of Change”), foi dividido em dez “Pistas” correspondentes a áreas de aplicação em que as TIC irão desempenhar um importante papel: Indústrias Criativas, Administração Pública Electrónica, e-Saúde, e-Inclusão, Energia, Mobilidade, Segurança, Partilha do Espaço, Água, Finanças.

O Programa do WCIT 2010 (ver também a síntese do programa) foi organizado em 4 sessões plenárias e 6 períodos de cerca de 10 ou 11 sessões paralelas (ver lista das sessões paralelas), cada uma delas numa das 10” Pistas” acima referidas. As sessões plenárias, além de intervenções institucionais de políticos e responsáveis pela organização do Congresso, tiveram os seguintes keynote speeches:

  • A Agenda da Presidência Espanhola da UE – a Estratégia de Granada, Francisco Ros Perán, Secretário de Estado de Telecomunicações, Espanha
  • Agenda Digital, Neelie Kroes, Vice-Presidente da Comissão Europeia e Comissária da Agenda Digital
  • Economia de Inovação, Paul Otellini, CEO INTEL
  • Liderança num Planeta Mais Inteligente, Virginia Rometty, Senior VP Global Sales & Distribution IBM
  • Papel das Tecnologias de Informação em Responder aos Desafios do Século XXI, Martin Lees, Secretário-Geral do Clube de Roma
  • Dar aos Computadores o Dom da Visão, Lynn Blodgett, President and CEO ACS, Inc., A Xerox Company
  • Televisão no Ecossistema Digital, Mike Fries, CEO Liberty Global
  • Tecnologia e Inovação, Pierre Hessler, Member of the Board of Directors Capgemini
  • Um Olhar sobre o Futuro, Stephen Elop, President Microsoft Business Division
  • Relatório de Competitividade Digital da União Europeia, Detlef Eckert, Director da Estratégia de Lisboa e Políticas para a Sociedade da Informação, Direcção-Geral Sociedade da Informação e Media, Comissão Europeia
  • Liderando a Partir da Frente: Como as TIC podem ajudar a resolver os maiores desafios do nosso tempo, A.S. Lakshminarayanan, Vice President & Head Europe TCS
  • Transformação de uma Nação, Datuk Seri Ongkili, Ministro Federal de Ciência, tecnologia e Inovação, Malásia
  • Declaração de Amesterdão, Maria van der Hoeven, Ministra de Assuntos Económicos, Holanda
  • Impulsinando os Desenvolvimentos, Ron de Mos, Managing Director Business Markets KPN/Getronics
  • Uma Agenda Digital Global, Pilar del Castillo Vera, Deputada do Parlamento Europeu, Presidente da Fundação Europeia da Internet.

As sessões plenárias incluíram ainda dois painéis de discussão:

Estão disponíveis no sítio do WCIT 2010 na Internet notas biográficas dos oradores das sessões plenárias e de cada uma das “Pistas” em que foi organizado o programa (Indústrias Criativas – oradores, Administração Pública Electrónica Desafiada – oradores, Administração Pública Electrónica Melhorada – oradores, e-Saúde – oradores, e-Inclusão – oradores, Energia – oradores, Mobilidade – oradores, Segurança – oradores, Partilha do Espaço – oradores, Água – oradores, Finanças – oradores).

A próxima edição do Congresso – WCIT 2012 – vai realizar-se nos dias 21-24 de Maio de 2012, em Montreal, Canadá, sob o tema “The New ICT-Driven Society”.

Position Papers do WCIT 2010:
Position Paper: Indústrias Criativas
Position Paper: Administração Pública Electrónica
Position Paper: e-Saúde
Position Paper: e-Inclusão
Position Paper: Energia
Position Paper: Mobilidade
Position Paper: Segurança
Position Paper: Partilha do Espaço
Position Paper: Água
Position Paper: Finanças.

Selecção de vídeos do WCIT 2010 no You Tube :

WCIT 2010: Amsterdam video                                  WCIT 2010: Event Report video                                  WCIT 2010: eGovernment track video                    WCIT 2010: eInclusion track video
Imagem alusiva aos vídeos do WCIT 2010 seguintes: “Amsterdam video”, “Event Report video”, “eGovernment track video”, “eInclusion track video”

WCIT 2010: Energy track video                                 WCIT 2010: Security & Safety track video                 WCIT 2010: Sharing Spaces track video                  WCIT 2010: Water track video
Imagem alusiva aos vídeos do WCIT 2010 seguintes: “Energy track video”, “Security & Safety track video”, “Sharing Spaces track video”, “Water track video”

Última actualização ( 03/09/2010 )