Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > 1ª Reunião do Grupo de Trabalho sobre Banda Larga e Ciência da Comissão de Banda Larga da UIT-UNESCO

1ª Reunião do Grupo de Trabalho sobre Banda Larga e Ciência da Comissão de Banda Larga da UIT-UNESCO

 - 27/06/2011

Logotipo da Broadband Commission for Digital Development Realizou-se no dia 27 de Junho de 2011, na sede da OCDE em Paris, a 1ª Reunião do Grupo de Trabalho sobre Banda Larga e Ciência da Comissão de Banda Larga para o Desenvolvimento Digital (Broadband Commission for Digital Development) criada pela UIT – União Internacional de Comunicações e pela UNESCO (Organização Educacional, Científica e Cultural das Nações Unidas) em Maio de 2010. O Grupo de Trabalho sobre Banda Larga e Ciência (Working Group on Broadband and Science) foi criado pela iniciativa da Vice-Presidente da Comissão Europeia e Comissária da Agenda Digital, Neelie Kroes, que também integra a Comissão de Banda Larga para o Desenvolvimento Digital criada pela UIT e pela UNESCO.

A reunião foi presidida por Carl Buhr, do Gabinete da Vice-Presidente da Comissão Europeia Neelie Kroes, e teve uma agenda que envolveu um conjunto de apresentações e debate com o objectivo de preparação de recomendações para apresentação na Cimeira da Comissão de Banda Larga para o Desenvolvimento Digital a realizar em 24-25 de Outubro de 2011.

A sessão de abertura contou com uma intervenção convidada de José Mariano Gago, anterior Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal. De Portugal foram também convidados a participar no Grupo de Trabalho Luis Magalhães, Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e Co-Presidente Europeu da 8ª Parceria UE-África (Ciência, Sociedade da Informação, Espaço) e Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC.

O Presidente da UMIC sublinhou o papel crucial que as NREN – National Research and Education Networks devem desempenhar não só como fornecedores de infraestruturas de conectividade mas também alargando as suas actividades ao fornecimento de serviços avançados sobre banda larga, nas áreas de conteúdos científicos e educacionais, designadamente em “big deals” para acesso digital à literatura científica internacional e repositórios científicos de acesso aberto de informação, imagem e dados experimentais, a serviços de computação científica avançada como Computação Grid e computação distribuída voluntária, a serviços de apoio à colaboração científica remota e a serviços na nuvem (cloud services) concebidos para necessidades correntes da comunidade científica e educacional. Notando que são raros os países em que as potencialidades das NRENs para o fornecimento deste tipo de serviços são exploradas, referiu o caso da NREN de Portugal em que estes serviços foram introduzidos de forma sistemática, especialmente a partir de 2007, com resultados de grande eficiência e economia de custos muito significativa. Acentuou a importância dos serviços de apoio à colaboração científica remota como tendo particular importância para fortalecer o desenvolvimento de capacidades em países em desenvolvimento e ligar as respectivas comunidades científicas entre si e às de países mais desenvolvidos.

Os resultados deste Grupo de Trabalho foram expressos na forma de 10 Recomendações no Working Group on Broadband and Science Final Report.

Última actualização ( 16/03/2012 )