Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > Reunião com o Director-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia

Reunião com o Director-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia

 - 18/01/2011

Logotipo da Direcção-Geral Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia Realizou-se no dia 18 de Janeiro de 2011, em Bruxelas, na Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media (DG INFSO – Directorate of Information Society and Media) da Comissão Europeia, uma reunião com o novo Director-Geral, Robert Madedlin, organizada pelo Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, para apresentação do elevado crescimento de capacidades de C&T em Portugal nos últimos anos e da capacidade de C&T e Inovação em comunicações veiculares e transporte inteligente e Portugal.

O Presidente da UMIC, Luis Magalhães, foi acompanhado por João Barros, Director do Programa Carnegie Mellon – Portugal e do Instituto de Telecomunicações no Porto, Michel Ferreira, fundador e CEO da empresa Geolink, fundador da empresa Virtual Traffic Lights e investigador do Instituto de Telecomunicações no Porto, e Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC, e o Director-Geral da DG INFSO, Robert Madelin, esteve acompanhado por Franco Accordino, da Direcção de Tecnologias Emergentes e Infraestruturas da DG INFSO.

O Presidente da UMIC, Luis Magalhães, fez uma breve apresentação sobre o Recente Elevado Crescimento da Capacidade de C&T em Portugal, em que Portugal passou de 2005 para 2009 da cauda da UE15 para os países do topo da UE, logo a seguir aos três nórdicos, na fracção de investigadores na população, salientou a importância estratégica e as consequências para C&T e Inovação das parcerias internacionais de Portugal (com MIT, Carnegie Mellon, UTexas Austin, Harvard Medical School, Fraunhofer Gesellshaft), e referiu a criação do INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory, em Braga, Portugal, como 1ª organização internacional de investigação estabelecida por tratado entre Estados no mundo especificamente dedicada a aspectos de nanotecnologia e a 1ª organização desse tipo da Península Ibérica em qualquer área.

João Barros apresentou o Programa Carnegie Mellon – Portugal, do qual ambas as empresas Geolink e Virtual Traffic Lights são spin-offs, entre outras, e o projecto DRIVE-IN de redes veiculares ad-hoc com uma test-bed de 500 táxis da cidade do Porto, que tem o objectivo desenvolver a optimização em grande escala de rotas de táxis com o objectivo de diminuir os atrasos e o consumo energético e aumentar a eficiência global. Referiu que o projecto DRIVE-IN é desenvolvido por um consórcio que integra o Programa Carnegie Mellon – Portugal, a Universidade do Porto, a empresa NDRIVE, o IMTT – Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres, IP e a RadiTáxis, Cooperativa dos Rádio-Táxi do Porto, CRL, e sublinhou que de um ponto de vista de dinâmica social foi muito interessante observar que em reunião geral desta cooperativa foi aprovada quase por unanimidade a participação no projecto revelando uma confiança e vontade de colaborar com um projecto de investigação científica de vanguarda notáveis (ver vídeo sobre o projecto DRIVE-IN).

Michel Ferreira apresentou o desenvolvimento de sistemas de sinalização de tráfego para cruzamentos disponibilizados no interior dos veículos e funcionando com base em comunicações veículo-veículo (virtual traffic lights); além de uma sinalização de tráfego inteligente o processo permite aumentar a sinalização de tráfego enormemente (e.g. nos EUA menos de 0,5% dos cruzamentos têm semáforos convencionais). Apresentou, também, a utilização de interfaces humanas de bio-sensores (sensors jackets) em condutores de veículos para monitorização do estado de saúde dos condutores, a resposta a situações de perigo e estudar o stress em condutores.

Algumas das conclusões práticas da reunião foram:

  • Portugal teve um crescimento impressionante de capacidade em C&T que é pouco conhecido, numa altura de contenção internacional que abre novas oportunidades nacional e internacionalmente.
  • As parcerias internacionais em curso em Portugal, como o Programa Carnegie Mellon – Portugal são um instrumento muito interessante de políticas científicas e com grandes potencialidades.
  • A DG INFSO irá incluir o Programa Carnegie Mellon – Portugal e o INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory na lista de instituições candidatas a serem contactadas para efeito de aumentar a consciência da importância da I&D e Inovação em TIC, em particular no âmbito das consultas sobre FP8/CIPICT.
  • Devem ser desenvolvidas as ligações potenciais com actividades da DG INFSO em Nanoelectrónica (incluindo ENIAC JTI), Interacção Humano-Computador (HCI – Human-Computer Interaction) e Internet do Futuro.
  • Possibilidade de uma visita de Robert Madelin a laboratórios e projectos no contexto de viagem planeada ao Porto em 26-27 de Maio de 2011, se vier a ser concretizada.
Última actualização ( 17/04/2012 )