Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Projectos  > Fraunhofer – Portugal

Fraunhofer – Portugal

O Programa Fraunhofer – Portugal foca-se na criação em Portugal de um Centro Fraunhofer em Tecnologia, Aplicações e Serviços para Vida em Ambientes Assistidos, que se venha a tornar no 1º Instituto Fraunhofer fora da Alemanha, e em outras tecnologias emergentes.

Este Programa, cujos trabalhos de preparação foram formalizados a 18 de Abril de 2007, com a assinatura de um acordo (Portugal-Fraunhofer: Memorandum of Understanding towards a long-term collaboration) entre a FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e a FhG – Fraunhofer Gesellshafta sociedade que gere 56 laboratórios de investigação aplicada na Alemanha e é a maior organização de investigação aplicada na Europa – focado em tecnologias emergentes, explorando interesses mútuos em ciência e tecnologia orientada para o bem-estar social, o crescimento económico e a qualidade de vida.

As áreas em que se foca esta colaboração foram identificadas com base numa avaliação preliminar de oportunidades que decorreu durante 2006 (Preliminary assessment conducted to launch in Portugal a Fraunhofer Institute), e incluem tecnologias de informação e comunicação, biotecnologia, nanotecnologia, engenharia de produção avançada, e logística.

O objectivo central do acordo é estabelecer um quadro para a cooperação contínua e sistemática entre os Institutos Fraunhofer e as instituições de I&D em Portugal, e instalar, a curto prazo, um Instituto Fraunhofer em Portugal dedicado á investigação aplicada em "Tecnologia, Aplicações e Serviços para Vida em Ambientes Assistidos" ("Technology, Applications and Services for Ambient Assisted Living"). Este instituto será o primeiro Instituto Fraunhofer a ser instalado fora da Alemanha.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP integra o Joint Fraunhofer – Portugal Steering Committee, criado para a supervisão, gestão e desenvolvimento do Programa Fraunhofer – Portugal, juntamente com a FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, um representante do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e três representantes da FhG – Fraunhofer Gesellshaft.

A cerimónia de assinatura do acordo foi presidida pelo Primeiro Ministro de Portugal e contou com a presença, pela parte Alemã, do Secretário de Estado para a Educação e Investigação, Frieder Meyer Krahmer, do Vice-Presidente da Fraunhofer Gesellshaft, U. Buller, e de uma delegação de dirigentes e investigadores de vários Institutos Fraunhofer, e pela parte Portuguesa, do Ministro e do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Secretário de Estado da saúde, do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, do Presidentes da UMIC, da Vice-Presidente da FCT e de outros dirigentes e investigadores de vários organismos públicos, Laboratórios Associados e outras instituições de I&D, e empresas.

Esta cerimónia inseriu-se numa sessão mais ampla dedicada à Valorização Económica do Conhecimento Científico – Cooperação com a Sociedade Fraunhofer, onde foram apresentadas as várias parcerias de Redes de Conhecimento Fraunhofer – Portugal e assinados os respectivos acordos, nomeadamente respeitantes a:

Em Junho-Julho de 2007, a FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e a FhG – Fraunhofer Gesellshaft anunciaram, na Alemanha e em Portugal, a Procura Pública de Director e Pessoal Qualificado para o Instituto Fraunhofer em Portugal. No dia 9 de Julho de 2007, foi anunciado que este Instituto seria instalado junto à Universidade do Porto.

O AICOS – Centro de Investigação Fraunhofer Portugal para Soluções de Comunicação e Informação Assistidas iniciou actividades em Maio de 2008 junto à Universidade do Porto, sob a direcção do Doutor Dirk Elias, contratado em concurso público internacional aberto em Portugal e na Alemanha. Em Novembro de 2009, o AICOS passou a integrar-se na Associação Fraunhofer Portugal constituída nesse mês pela própria Fraunhofer Gesellschaft e pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã.

Última actualização ( 10/01/2012 )