Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Infraestruturas e Segurança  > Notícias  > Internet Segura em Discurso Directo do Programa da TVI24

Internet Segura em Discurso Directo do Programa da TVI24

 - 08/02/2011

Logotipo da TVI No dia 8 e Fevereiro de 2011, o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, foi convidado para o Discurso Directo do Programa da TVI24, a propósito do Dia Europeu da Internet Segura 2011 em que cerca de 70 países dos cinco continentes promovem acções de sensibilização sobre a utilização segura da Internet. Este evento é organizado a nível Europeu pela Insafe, rede de cooperação dos projectos que promovem a sensibilização e a consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos.

Em Portugal, onde estas actividades são lideradas pelo Projecto Internet Segura coordenado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, são promovidas mais de 500 acções de 4 a 18 de Fevereiro em vários pontos do país sobre a utilização segura da Internet, com o objectivo de informar vários grupos da população sobre como podem beneficiar em segurança das grandes oportunidades oferecidas pela Internet.

A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem transformado profundamente a maneira como as pessoas vivem – como aprendem, trabalham, ocupam os tempos livres e interagem, tanto nas relações pessoais como com nas organizações. A par de todas as possibilidades e benefícios da utilização das TIC, nomeadamente no acesso ao conhecimento, na aprendizagem, na colaboração entre pessoas e organizações, na inclusão social e na criação de riqueza, é necessário assegurar, como para qualquer outro meio de interacção, mecanismos e estratégias apropriados para a sua utilização segura.

O projecto Internet Segura, da responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC e que também envolve a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular / CRIE do Ministério da Educação, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Microsoft Portugal, assegura a representação portuguesa na Insafe e preparou algumas iniciativas a nível nacional para promoção da utilização segura da Internet, com particular atenção nas escolas do ensino Básico e Secundário e em Espaços Internet, locais de acesso público e gratuito à Internet com o apoio de pessoal próprio.

As mais de 500 acções promovidas este ano correspondem a duplicar as acções realizadas no ano passado a propósito do Dia Europeu da Internet Segura 2010, e são consequência de uma mobilização crescente dos vários actores para esta iniciativa. Tal como nos anos anteriores, o projecto Internet Segura resolveu estender estas comemorações ao período de 4 a 18 de Fevereiro, dinamizando-as ao longo de todo o país nomeadamente através da Rede de Espaços Internet e da Rede Solidária, e estendendo-a a vários grupos da população além de jovens, nomeadamente a seniores, pessoas com necessidades especiais e à população em geral, incluindo várias acções explicitamente destinadas a pais e educadores.

No caso das Escolas, a equipa da Seguranet que é a componente do projecto Internet Segura a funcionar no Ministério da Educação, lançou para a semana de 7 a 12 de Fevereiro actividades com alunos e/ou encarregados de educação que contribuam para a utilização crítica, consciente e segura da Internet, em mais de 100 escolas.

A Microsoft, enquanto membro do Consórcio Internet Segura, e em parceria com a Associação de Empresários pela Inclusão Social (EPIS) e o Millennium BCP, promove acções de sensibilização sobre o tema da Segurança na Internet dirigidas a crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos, em 60 escolas do ensino básico e secundário de todo o país. Estas acções mobilizam cerca de 140 voluntários da Microsoft, EPIS e Millennium e aproximadamente 6.500 alunos.

A entrevista conduzida na TVI também acabou por envolver aspectos de literacia digital e da utilização de TIC por crianças e jovens em Portugal, tendo ficado claro que as crianças e jovens portugueses são fortes e sofisticados utilizadores de TIC. Em particular, os dados do inquérito à utilização de TIC pelas famílias para os jovens de 10 a 15 anos de idade, relativos ao 1º trimestre de 2010, mostram uma muito elevada utilização de Internet e computadores pelos jovens de 10 a 15 anos de idade (respectivamente, 91% e 96%), mais de 1,8 vezes os valores para pessoas de 16 a 74 anos (respectivamente, 51% e 55%). São particularmente acentuados os aumentos de utilização da Internet em casa e da utilização da Internet todos ou quase todos os dias que foram, respectivamente, multiplicada por 2,6 e quase triplicada desde 2005.

Por sua vez, os inquéritos realizados pelo projecto europeu EU Kids Online em 23 países europeus, com entrevistas de jovens dos 9 aos 16 anos de idade realizadas na Primavera e no Verão de 2010, dão uma ideia da natureza e sofisticação da utilização da Internet, em particular:

  • Redes Sociais: 58% dos jovens de 9 a 16 anos de Portugal têm um perfil em pelo menos uma rede social, um valor maior mas próximo da média dos 23 países europeus considerados (57%), e mais do dobro do obtido para pessoas de 16 a 74 anos (25%) pelo Estudo “A Utilização de Internet em Portugal 2010” no Quadro do World Internet Project elaborado pelo LINI – Lisbon Internet and Networks Institute com apoio da UMIC e com dados recolhidos por entrevistas realizadas em 14-25 de Maio de 2010. Portugal é um dos 4 países onde os jovens dos 9 aos 16 anos com perfil em pelo menos uma rede social têm mais cuidado em não revelar informações pessoais a estranhos.
  • Literacia e Segurança na Internet: 3,7 é a média de respostas positivas dadas por jovens de Portugal entre 11 e 16 anos de idade (6ª maior dos 23 países europeus considerados, em que o máximo foi 4,6 na Finlândia) a 8 perguntas sobre competências de literacia e segurança na Internet: Bookmarking de sítios na Internet, Comparar sítios na Internet diferentes para decidir se a informação é verdadeira, Bloquear anúncios ou correio indesejado, Encontrar informação sobre como usar a Internet em segurança, Bloquear mensagens de desconhecidos, Mudar os níveis de privacidade em perfis de redes sociais, Apagar o registo dos sítios visitados na Internet, Modificar as preferências de filtros de conteúdos.
  • Bullying: 0,2% e 2,3% dos jovens de 9 a 16 anos de Portugal foram, respectivamente, agressores e vítimas de bullying, quando as médias nos 23 países europeus são, respectivamente, 3% e 6%. Portugal tem, respectivamente, o mais baixo valor e o 2º mais baixo valor dos 23 países (médias de 3% e 6%, respectivamente).