Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início

Governo apoia 550 novos pontos de acesso Internet

 - 02/02/2004

Um conjunto de protocolos assinados entre o Governo, o Fastacess, a Refer e os CTT formalizaram a criação de 550 novos pontos de acesso Internet em banda larga, espalhados pelo território nacional.

Estes acordos resultam de candidaturas das empresas privadas ao POSI - Programa Operacional para a Sociedade da Informação em resposta ao desafio lançado pela UMIC e que visa a criação de 1600 postos públicos de acesso Internet em banda larga até 2006, garantindo desde já o cumprimento de um terço deste objectivo.

Os parceiros vão utilizar diferentes tecnologias para cumprir os objectivos a que se propuseram, podendo optar por tecnologia de rede física ou redes sem fios (wireless) que vão estar operacionais antes do final do ano.

Os CTT são responsáveis pela maior fatia de postos públicos a criar, tendo assumido o compromisso de criar 280 pontos de acesso banda larga que irão contemplar zonas fora dos grandes espaços urbanos, dando oportunidade às populações aí residentes para aceder à tecnologia. A Refer será responsável pela criação de 64 quiosques multimédia espalhados pela rede ferroviária gerida pela empresa, enquanto a Galp (através do Fastacess) vai instalar dos restantes pontos de acesso Internet nas estações de serviço ao longo das auto-estradas.

O modelo de tarifação do serviço será definido pelas empresas. José Luís Arnaut, Ministro-adjunto do Primeiro Ministro, que presidiu ao evento no Museu de Arte Antiga, adiantou no entanto, que as condições de acesso serão "extremamente apetecíveis e em alguns casos até gratuitas.

Última actualização ( 02/02/2004 )