Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Notícias  > Harvard Medical School Apresenta Avaliação de Oportunidades de Colaboração com Portugal

Harvard Medical School Apresenta Avaliação de Oportunidades de Colaboração com Portugal

 - 15/12/2007

Logotipo da Harvard Medical SchoolA Harvard Medical School da Universidade de Harvard, EUA, apresentou ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) o relatório de avaliação do potencial para colaboração com instituições universitárias e de investigação portuguesas (Research and Education Collaboration: Assessment). Este documento é disponibilizado publicamente hoje e o MCTES aceitará contributos de instituições portuguesas interessadas, nomeadamente instituições científicas e tecnológicas, instituições universitárias, empresas e instituições do sistema nacional de saúde, até ao final de Janeiro de 2008, dos quais dará conhecimento à Harvard Medical School para apreciação.

Tal como previa o protocolo de colaboração assinado em Abril de 2007, quando se realizou o lançamento da fase de avaliação de oportunidades de cooperação Harvard Medical School – Portugal no âmbito da acção Redes de Conhecimento, o exercício de avaliação envolveu vários peritos e departamentos da Harvard Medical School, os quais visitaram várias instituições portuguesas, nomeadamente as sete faculdades de medicina, os Laboratórios Associados e os principais centros de investigação de ciências biomédicas, e discutiram várias propostas entretanto submetidas por consórcios portugueses durante os últimos meses.

Este processo envolveu ainda a realização de uma workshop em Julho de 2007, com a participação das instituições universitárias e de investigação, de fundações e de entidades empresariais na área das ciências biomédicas e da medicina, e da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, o qual foi acompanhado por reuniões finais com estas entidades e vários peritos nacionais, assim como com o Ministério da Saúde.

Do trabalho realizado resultou a avaliação científica das oportunidades de colaboração entre instituições portuguesas e a Harvard Medical School, sobre a qual se construirão acordos a assinar em breve, tendo também em consideração o resultado do período de consulta pública que agora se inicia.

O relatório de avaliação apresentado pela Harvard Medical School salienta vários pontos fortes da educação e investigação nos vários campos das ciências biomédicas e da saúde em Portugal, com especial ênfase para a capacidade científica encontrada nos Laboratórios Associados em Portugal, identificando nomeadamente as seguintes recomendações para a colaboração a desenvolver com as instituições portuguesas:

  • Criação de programa de formação avançada e investigação biomédica, incluindo investigação básica, translacional e clínica, tendo por base os seguintes aspectos principais:
    • Formação de equipas mistas e consórcios de I&D, a seleccionar e financiar em termos competitivos;
    • Programa de PhD e MD-PhD em ciências biomédicas com base em consórcio de todas as instituições portuguesas e envolvendo um ambicioso programa de desenvolvimento curricular;
    • Programa de investigação clínica com equipas mistas;
    • Formação ao nível de mestrado em investigação clínica para médicos.
  • Produção e distribuição de conteúdos médicos para o público em geral, envolvendo:
    • Produção e edição de conteúdos, com faculdades de medicina;
    • Plataforma de distribuição;
    • Estratégia de distribuição, para alunos, médicos e serviços de saúde, assim como para a população em geral.

O relatório da Harvard Medical School identifica oportunidades de cooperação científica e tecnológica, assim como para o reforço da capacidade de I&D e do ensino pós-graduado de instituições nacionais num contexto internacional de excelência, de uma forma que vem valorizar o Plano Tecnológico do Governo e o seu Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal. É proposto um esquema de coordenação que deverá ser analisado durante os próximos meses.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, coordenará com a Harvard Medical School, as facudades de medicina portuguesas, e os Laboratórios Associados e Unidades de Investigação das Ciências Biomédicas, e com o Laboratório do Estado da área da saúde, o INSA – Instituto nacional de saúde Ricardo Jorge, as actividades associadas ao planeamento, desenvolvimento e funcionamento da plataforma nacional para a distribuição de conteúdos médicos através da Internet, de forma a vincar os objectivos consagrados no programa de acção Ligar Portugal.

A equipa da Harvard Medical School analisou, ainda, o interesse para a criação em Portugal de programas de educação de cariz profissional e projectos de investigação em gestão de serviços de saúde, políticas de saúde e gestão hospitalar.

A parceria com a Harvard Medical School, insere-se nas acções Parcerias para o Futuro em que o Governo está a desenvolver Redes de Conhecimento para fortalecer a cooperação científica e tecnológica com instituições de elevado mérito internacional, um processo que presentemente envolve os Programa de MIT – Portugal, Programa Carnegie Mellon – Portugal, Programa U Texas Austin – Portugal, Programa Harvard Medical School – Portugal e Programa Fraunhofer – Portugal.

Relatório de Avaliação do Potencial para Colaboração (Research and Education Collaboration: Assessment)

Anexos ao relatório

A. Biographies of Harvard Medical School Team 
B. Launch Meeting and Visits (April 16-19, 2007): Program and Participant List
C. Launch Meeting and Visits (April 16-19, 2007): Presentations
D. Letter of Solicitation for Collaborative Proposals (May 17, 2007)
E. Final Workshop (July 10-12, 2007): Program)
F. Final Workshop (July 10-12, 2007): Letter of Invitation
G. Final Workshop (July 10-12, 2007): Break-Out Group Reports from Preparatory Meetings
H. Letter dated August 23, 2007 from Cynthia Walker, Executive Dean of Harvard Medical School, to Secretary of State Manuel Heitor
I. Letter dated September 25, 2007 from Prof. Jeffrey Flier, Dean of Harvard Medical School, to Secretary of State Manuel Heitor
J. Actions Launched by UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento to Facilitate the Potential Collaboration with Harvard Medical School

Última actualização ( 23/08/2011 )