Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Notícias  > Laboratórios Bell em Portugal

Laboratórios Bell em Portugal

 - 19/06/2008

No dia 20 de Junho de 2008, em cerimónia que se realiza das 10h às 11h30 no Pavilhão do Conhecimento presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, é assinado um Memorando de Entendimento da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP e da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP com a Alcatel-Lucent Portugal e os Laboratórios Bell (Bell Labs), que também fazem parte do grupo internacional Alcatel-Lucent.

Este acordo estabelece um quadro de colaboração para promover a curto prazo acções de cooperação, contínuas e sistemáticas, entre os Laboratórios Bell, a Alcatel-Lucent Portugal e as instituições de I&D portuguesas. Para tal prevê a criação de um Steering Committee constituído por representantes das quatro instituições e o trabalho conjunto com o objectivo de proporcionar a investigadores e estudantes de instituições portuguesas a oportunidade de concorrerem a estágios de investigação nos prestigiados Laboratórios Bell e fomentar a cooperação científica entre instituições científicas nacionais.

Adicionalmente, o acordo de cooperação com os Laboratórios Bell abre a porta a novos instrumentos de colaboração entre a comunidade científica em Portugal e um dos maiores laboratórios privados de I&D a nível mundial, nomeadamente em temas de grande relevância para o desenvolvimento económico e social, incluindo áreas emergentes das tecnologias de informação e comunicação, mediante selecção em concursos púbicos.

Os Laboratórios Bell são representados na ocasião pelo Vice-Presidente no Chief Scientist’s Office, Debasis Mitra, que também fará uma apresentação da estratégia desses laboratórios e das suas actividades de investigação.

O Doutor Debasis Mitra visita nos dias 19 e 20 de Junho vários Laboratórios Associados e centros de investigação de engenharia electrotécnica e informática, no Instituto Superior Técnico, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, onde também interagirá com unidades de investigação do Algarve, Aveiro e Porto, com o objectivo de ficar a conhecer as actividades principais de investigação deste conjunto de laboratórios. Incluídos na programa estão, também contactos com os programas de Redes de Conhecimento MIT – Portugal e CMU – Portugal, e com as empresas Portugal Telecom e YDreams.

A Alcatel-Lucent Portugal também assina com a FCT um acordo para a criação de uma Cátedra Convidada numa universidade portuguesa, ou num consórcio de universidades portuguesas e estrangeiras, para 5 anos lectivos, em área de interesse mútuo para a Alcatel-Lucent Portugal e para as universidades que forem seleccionadas por esta empresa para instituições de acolhimento. O acordo estabelece o compromisso da Alcatel-Lucent Portugal financiar 75% do custo desta “Cátedra Alcatel-Lucent”.

O programa de Cátedras Convidadas foi lançado pela FCT no dia 12 de Maio, no âmbito da iniciativa Ciência 2008: Mais Cientistas para Portugal, com o objectivo de atrair para Portugal especialistas de alto nível radicados no estrangeiro para promoverem o conhecimento em áreas emergentes, nomeadamente através de actividades de formação ao nível do doutoramento e de projectos de investigação. No pouco mais de um mês que passou desde o lançamento do programa que instituiu pela primeira vez as Cátedras Convidadas co-financiadas pela FCT e por empresas, ficam assim criadas quatro destas Cátedras, com co-financiamento das empresas Martifer, Nokia-Siemens, Delta Cafés e, agora, também Alcatel-Lucent Portugal.

Os Laboratórios Bell têm sede em Murray Hill, New Jersey, EUA e há mais de 80 anos que são a principal fonte de novas tecnologias de comunicações. Produziram mais de 33.000 patentes desde que foram fundados em 1925, das quais mais de 3.000 concedidas em 2007, e desempenharam um papel essencial em invenções de grande importância, entre outras transístores, teoria da informação, redes digitais e processamento de sinal, lasers e comunicações por fibra óptica, linguagem de programação C, sistema operacional UNIX, satélites de comunicações, telefones móveis, comutação electrónica de chamadas telefónicas, modems.

Foram atribuídos 6 Prémios Nobel por trabalho científico realizado nos Laboratórios Bell, em áreas tão diversas como a demonstração da natureza ondulatória da matéria (Davisson, 1937), a invenção do transístor (Bardeen, Brattain, Shockley, 1956), estrutura electrónica de materiais magnéticos e de vidro (Anderson, 1977), radiação cósmica de fundo (Penzias, Wilson, 1978), arrefecimento e captura de átomos com luz de laser (Chu, 1997), descoberta e explicação do efeito de Hall (Stormer, Laughlin, Tsui, 1998).

O investimento em I&D nos Laboratórios Bell, em 2007, foi superior a 2,7 milhares de milhões de euros. Os Laboratórios Bell são uma das maiores e mais prestigiadas instituições privadas de investigação do mundo.

Última actualização ( 04/08/2011 )