Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Notícias  > Prémio ZON Criatividade em Multimédia

Prémio ZON Criatividade em Multimédia

 - 15/12/2008

O Prémio de Estímulo à Investigação em Aplicações e Conteúdos Digitais, co-financiado pela ZON, pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP e pelo CoLab – International Collaboratory for Emerging Technologies constituído no âmbito do Programa UT Austin – Portugal que decorre como parte da iniciativa Parcerias para o Futuro, foi entregue no dia 15 de Dezembro de 2008, no Estoril. Este prémio visa promover a inovação e premiar a excelência, estimular e aprofundar a investigação na área das aplicações e conteúdos digitais.

Este é o prémio de maior valor monetário atribuído em Portugal num concurso esta natureza, com o montante global de 200 mil euros distribuído por três categorias: Aplicações, Conteúdos Multimédia, Curtas-Metragens.

A ZON Multimédia financia o prémio, a FCT co-financia-o através da concessão de bolsas de investigação, e o CoLab promove a integração do vencedor ou de um seu colaborador em equipas e projectos de investigação em Portugal no âmbito do Programa UT Austin – Portugal, incluindo uma estadia temporária na Universidade do Texas em Austin, nos EUA.

Nuno Rocha é o vencedor da primeira edição do Prémio ZON Criatividade em Multimédia, com a Curta-Metragem “3X3”, tendo conquistado ainda uma Bolsa de Estudo na Universidade do Texas, em Austin.

A empresa Comm Together, lda recebeu o 1º Prémio na Categoria Aplicações, com a Aplicação “Astrolab 0.1”, um visualizador de conteúdos multimédia multi-plataforma que permite aos utilizadores consultar informação relacionada com representações visuais de espaços e de equipamentos.

Na Categoria Conteúdos Multimédia, o 1º Lugar foi atribuído ex-aequo aos trabalhos “Laboratórios de Instrumentação para Medição”, da autoria de uma equipa de investigadores e docentes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto liderada por Maria Teresa Restivo, e “surfertoday.com”, de Luís Madureira Pinto. O primeiro trabalho é um e-book que permite o acesso de modo interactivo aos conceitos, metodologias e técnicas de medição por parte de alunos universitários e profissionais de engenharia, física, bio-engenharia e áreas afins, e o segundo é um portal de desportos náuticos feito em Portugal e consultado em todo o Mundo.

Durante a cerimónia foram também entregues os Diplomas de Finalista e Menções Honrosas aos 10 melhores trabalhos de cada categoria. Estes trabalhos serão submetidos ao IAPMEI para avaliação e eventual financiamento.

O Júri do Prémio, presidido pelo CEO da ZON, Rodrigo Costa, integrou representantes da empresa e personalidades de reconhecida competência nos domínios da criatividade e inovação. Entre outras personalidades, incluiu o professor José Encarnação, o académico português que criou e dirige a maior e mais prestigiada rede mundial de investigação relativa ao tratamento de informação gráfica, a INI-GraphicsNet.

O Prémio ZON Criatividade em Multimédia, lançado em Abril de 2008, recebeu mais de 100 candidaturas. As candidaturas para a próxima edição abrem no início de 2009.

Última actualização ( 02/03/2009 )