Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início

Peritos Portugueses em Conferência sobre Redes de Sensores Organizada pela OCDE

 - 06/06/2009

Logotipo da OCDEEm 8-9 de Junho de 2009, decorre em Lisboa, no Corinthia Hotel Lisbon, uma Conferência de Peritos organizada pela OCDE com o apoio de Portugal, intitulada “Utilização de Redes Baseadas em Sensores Dirigida a Problemas Globais: Oportunidades e Desafios nas Políticas” (Using Sensor-Based Networks to Address Global Issues: Policy Opportunities and Challenges) e presidida por Luis Magalhães, Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Vice-Presidente do Comité para Políticas de Informação, Computadores e Comunicações da OCDE (ICCP), o comité da OCDE envolvido na organização da conferência. Esta conferência inclui sessões subordinadas aos seguintes temas:

  • Cuidados de Saúde e de Idosos

  • Protecção do Ambiente

  • Sistemas Inteligentes de Transportes

  • Discussão de Políticas: Políticas públicas de inovação e investigação, privacidade, segurança e interoperabilidade.

A organização da conferência é apoiada financeiramente pela ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações e teve o apoio da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP na definição de temas e na identificação de participantes portugueses, incluindo investigadores do Programa CMU – Portugal e do Programa MIT – Portugal do âmbito da acção Parcerias para o Futuro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e dos Laboratórios Associados INESC-ID – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento, INESC-Porto – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto e IT – Instituto de Telecomunicações.

A participação de Portugal, além da presidência da conferência por Luis Magalhães, Presidente da UMIC e Vice-Presidente do Comité para Políticas de Informação, Computadores e Comunicações (ICCP) da OCDE, envolve a moderação da sessão dedicada a “Sistemas Inteligentes de Transportes” por José Viegas, coordenador desta área temática no Programa MIT – Portugal e investigador do CESUR – Centro de Sistemas Urbanos e Regionais do Instituto Superior Técnico (IST), a moderação da sessão dedicada a “Políticas Públicas” por Manuel Barros, Director do Gabinete de Segurança das Comunicações da ANACOM e Vice-Presidente do Grupo de Trabalho sobre Segurança e Privacidade da Informação do Comité ICCP da OCDE, e conta ainda com a participação de investigadores portugueses nos painéis das várias sessões (José Luís Santos do INESC-Porto; João Barros, Director do Programa CMU – Portugal e investigador do IT; Augusto Casaca do INESC ID; A. Luís Osório do ISEL).

Os objectivos gerais da conferência são:

  • Fornecer uma melhor compreensão de como as redes baseadas em sensores podem contribuir para responder a desafios importantes em três áreas seleccionadas: protecção ambiental, cuidados de saúde e de idosos, transportes e logística.
  • Discutir como estas tecnologias podem contribuir para o crescimento, a produtividade, o emprego e melhoria de qualidade nas áreas consideradas.
  • Considerar as condições para a adopção destas tecnologias, incluindo aceitação, privacidade, segurança de informação, interoperabilidade e fornecimento da infraestrutura necessária.

A sessão de abertura inclui intervenções de boas vindas de representantes da ANACOM e do Secretariado da OCDE, com uma apresentação sobre as políticas da Comissão Europeia para a Internet das Coisas e com intervenções do CEO da Telenor Research & Innovation, de um professor da Universidade de Tóquio, Japão, e do Secretariado da OCDE.

O painel da sessão dedicada a “Cuidados de Saúde e de Idosos” conta com a participação do investigador português José Luís Santos do INESC-Porto e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, entre participantes do Instituto de Fotónica e Electrónica da República Checa, do Instituto de Investigação em Electrónica e Telecomunicações da República da Coreia, da empresa Toumaz Technology Limited do Reino Unido, e do projecto Netcarity envolvido no programa da União Europeia (UE) AAL – Ambient Assisted Living (ver Concurso para Projectos em Ambient Assisted Living para Idosos). A sessão é moderada por Elettra Ronchi do Secretariado da OCDE e conta ainda com oradores do Instituto de Tecnologia da Universidade do Ontário, Canadá, e do Centro para Sensores Embebidos e em Rede da Universidade da Califórnia em Los Angeles, EUA.

O painel da sessão dedicada a “Protecção do Ambiente” conta com a participação do investigador português João Barros, Director do Programa CMU – Portugal do IT e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, entre participantes da Carnegie Mellon University, EUA, da Beisheim School of Management, Alemanha, da empresa Arch Rock baseada em San Francisco, California, EUA. A sessão é moderada por Graham Vickery do Secretariado da OCDE e conta ainda com oradores do Instituto Fraunhofer para Fiabilidade e Microintegração, Alemanha, do Centro de TIC da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization, Austrália, e da empresa Honeywell, EUA.

O painel da sessão dedicada a “Sistemas Inteligentes de Transportes” conta com a participação dos investigadores portugueses Augusto Casaca, do INESC ID e do IST e A. Luís Osório do IST, entre participantes do MIT SENSEable City Laboratory, MIT, EUA, e do projecto Coopers – CO-OPerative SystEms for Intelligent Road Safety do Programa Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico da UE. A sessão é moderada por José Viegas, coordenador da área de Sistemas Inteligentes de Transportes do Programa MIT – Portugal no âmbito da acção Parcerias para o Futuro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, e investigador do CESUR – Centro de Sistemas urbanos e Regionais do Instituto Superior Técnico.

O painel da sessão dedicada a “Discussão de Políticas” conta com os moderadores das sessões temáticas e participantes do Civil Society Information Society Advisory Council e da European Digital Rights, da Autoridade de Protecção de Dados da Itália, da Direcção-Geral da Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia, e do Secretariado da OCDE. A sessão é moderada por Manuel Barros, Director do Gabinete de Segurança das Comunicações da ANACOM e Vice-Presidente do Grupo de Trabalho sobre Segurança e Privacidade da Informação do Comité ICCP da OCDE.

Na sessão de conclusão, o Presidente da Conferência, Luis Magalhães, Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e Vice-Presidente do Comité ICCP da OCDE, fez um sumário dos assuntos-chave de políticas a serem considerados no futuro e sublinhará o papel possível a desempenhar pela OCDE (Meeting Chair Remarks on the OECD Experts Conference).

As redes baseadas em sensores e as tecnologias associadas prometem contribuir para responder a importantes desafios como a protecção do ambiente, incluindo a poupança da energia e a racionalização do consumo de recursos naturais, a prestação de cuidados de saúde e de idosos, a melhoria da segurança e eficiência dos transportes, a organização da resposta a desastres naturais, o aumento do controlo de qualidade e da produtividade por uma melhor monitorização dos processos de produção e distribuição da indústria e serviços.

Os sensores são instrumentos fixos ou móveis que medem ou detectam características do mundo real, como movimento, calor, luz ou localização, e convertem essas medidas numa representação analógica ou digital. As redes baseadas em sensores são grupos de sensores com uma infraestrutura de comunicações destinadas a monitorizar e gravar cooperativamente medidas em localizações diversas.

Prevê-se que as aplicações de grande escala de redes baseadas em sensores tenham uma grande expansão nos próximos anos. Um exemplo bem conhecido em que Portugal é líder destacado na Europa é o da Via Verde, com sensores em automóveis e detectores nas portagens de auto-estradas, estações de abastecimento de combustível, parques de estacionamento e bairros históricos, com grande expansão na detecção para pagamento de portagens em auto-estradas (mais de 60% dos pagamentos de portagens, mais de 250 milhões de detecções de automóveis por ano, mais de 2 milhões de automóveis com identificadores) mas também com outras aplicações relacionadas com a detecção de automóveis.

A presente conferência de peritos “Utilização de Redes Baseadas em Sensores Dirigida a Problemas Globais: Oportunidades e Desafios nas Políticas” é organizada em Lisboa na sequência da Reunião Ministerial da OCDE sobre o Futuro da Economia da Internet que se realizou em Seul, República da Coreia, em 17-18 de Junho de 2008, onde os ministros convidaram a OCDE a “analisar os impactos económicos, sociais e culturais das tecnologias, aplicações e serviços emergentes na Internet, incluindo as redes baseadas em sensores”, e prossegue o trabalho da OCDE em RFID e na Conferência de Alto Nível da OCDE: TICs, Ambiente e Mudanças Climáticas que se realizou em Helsingør, Denmark, em 27-28 de Maio de 2009, onde Portugal participou através de Paulo Ferrão, Director do Programa MIT – Portugal, que apresenta uma intervenção sobre Inovação em TIC para infraestruturas urbanas sustentáveis na sessão “Tecnologias Limpas para um Crescimento Urbano Mais Verde”.

As redes de sensores têm sido consideradas com atenção nas agendas de investigação de Portugal, em particular em vários dos programas inseridos na acção Parcerias para o Futuro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, nomeadamente no Programa CMU – Portugal, no Programa MIT – Portugal (em particular nas componentes de sistemas de energia e de produção de sistemas para monitorização do estado de saúde de pessoas), no Programa Fraunhofer – Portugal (ver Associação Fraunhofer Portugal) com a criação do AICOS – Centro de Investigação Fraunhofer Portugal para Soluções de Comunicação e Informação Assistidas, e ainda na participação na iniciativa AAL – Ambient Assited Living (ver Concurso para Projectos em Ambient Assisted Living para Idosos).

Como parte do interesse continuado de Portugal na Internet das Coisas e em RFID, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia realizou-se na área de Lisboa a Conferência e Exposição "On RFID – The next step to THE INTERNET OF THINGS" na sequência da Conferência "RFID: Towards the internet of things" que se realizou em Berlim, em 25-26 de Junho de 2007, na Presidência Alemã da União Europeia, a qual teve como background paper a publicação European Policy Outlook RFID. No Conselho da União Europeia que reuniu no dia 23 de Novembro de 2007, em Bruxelas, na sua formação de Competitividade dedicada à Investigação, a Presidência Portuguesa apresentou uma informação escrita relativa à Internet das Coisas e RFID (On RFID – The next step to The Internet of Things).

Última actualização ( 27/06/2010 )