Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Notícias  > Novo Instituto de I&D Criado na Madeira no Âmbito do Programa Carnegie Mellon – Portugal

Novo Instituto de I&D Criado na Madeira no Âmbito do Programa Carnegie Mellon – Portugal

 - 23/07/2009

Logotipo da Carnegie Mellon UniversityA Universidade da Madeira, o Madeira Tecnopólo e a Carnegie Mellon University (CMU) assinam, no dia 23 de Julho de 2009, um protocolo para a criação de um novo instituto privado de I&D na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, Madeira – Interactive Technologies Institute (Madeira – ITI), em cerimónia na presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, e do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. A criação deste instituto tinha sido apresentada na 5ª Reunião do Conselho de Administração do Programa Carnegie Mellon – Portugal, presidida por Luis Magalhães, Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, que teve lugar na Carnegie Mellon University, em Pittsburgh, EUA, nos dias 27 e 28 de Maio de 2009.

O Madeira – Interactive Technologies Institute resulta da cooperação desenvolvida no âmbito do Programa Carnegie Mellon – Portugal e, em particular, do sucesso alcançado pelo programa dual do Mestrado em Interacção Humano-Computador que foi promovido pela Universidade da Madeira no âmbito desse Programa.

Dois anos após o início do Programa Carnegie Mellon – Portugal, as actividades de I&D e de formação avançada em curso mostraram-se fundamentais para atrair novos talentos e formar massas críticas em áreas emergentes, como a interacção homem-computador. O novo Instituto de I&D vem agora valorizar as acções lançadas e reforçar as condições institucionais para a afirmação internacional dos grupos de investigação da Universidade da Madeira nesta área.

O Madeira – Interactive Technologies Institute será o primeiro instituto criado como consequência dos novos estatutos da Universidade da Madeira, e agregará três cursos de mestrado nas áreas de Engenharia Informática, Interacção e Entretenimento, os últimos dois em grau duplo com a Carnegie Mellon University. O instituto será sediado em instalações cedidas e adaptadas pelo Madeira Tecnopólo, agregando cerca de 20 professores e investigadores doutorados e mais de 80 alunos de mestrado e doutoramento. Alojará ainda diversos projectos de I&D com empresas.

O Programa Carnegie Mellon – Portugal foi iniciado a 27 de Outubro de 2007 no âmbito da acção Redes de Conhecimento, integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal. As áreas principais de actividades de investigação e ensino são: processamento e redes de informação, incluindo engenharia de software, redes de informação, segurança de informação e tratamento computacional da língua, redes e tecnologias de sensores, políticas públicas e de telecomunicações e de inovação tecnológica, e matemática.

De forma inédita em Portugal, o Programa Carnegie Mellon – Portugal permitiu implementar durante os últimos dois anos redes temáticas efectivas envolvendo um leque alargado de instituições portuguesas com o objectivo de estimular a sua internacionalização, tendo por base projectos orientados de formação avançada, esquemas sustentáveis de estímulo a novo conhecimento e a valorização de novas ideias em colaboração com empresas e instituições de referência internacional. No quadro destas iniciativas, os vários programas de pós-graduação conducentes a grau dual entre instituições portuguesas e a Carnegie Mellon University envolvem neste momento 35 alunos de doutoramento e cerca de 70 alunos de mestrado em Portugal.

Mais informação: Programa Carnegie Mellon – Portugal, Information and Communication Technologies Institute, ICTI, http://twitter.com/cmuportugal, http://cmuportugal.blogspot.com, 5ª Reunião do Conselho de Administração do Programa Carnegie Mellon – Portugal, 4ª Reunião do Conselho de Administração do Programa Carnegie Mellon – Portugal, 3ª Reunião do Conselho de Administração do Programa Carnegie Mellon – Portugal, 2ª Reunião do Conselho de Administração do Programa Carnegie Mellon – Portugal.

Última actualização ( 23/08/2011 )