Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Empresas  > Notícias  > 4ªs Jornadas de Inovação e Encerramento da 2ª Presidência Portuguesa da EUREKA

4ªs Jornadas de Inovação e Encerramento da 2ª Presidência Portuguesa da EUREKA

 - 18/06/2009

Logotipo da Presidência Portuguesa da Iniciativa EUREKAAs 4ªs Jornadas de Inovação e a exposição de projectos Innovation Days 2009, montra da investigação aplicada e da inovação ao nível da indústria europeia, realizam-se de 18 a 20 de Junho de 2009 na FIL – Feira das Indústrias de Lisboa, Parque das Nações, em Lisboa.

As 4ªs Jornadas de Investigação visam divulgar resultados da I&D e criar condições para dinamizar novos projectos inovadores, em parcerias entre empresas e entidades de investigação, nacionais e internacionais.

As 4ªs Jornadas de Investigação são organizadas pela Agência de Inovação (AdI), seguem-se naturalmente às 3ªs Jornadas de Inovação que se realizaram em Novembro de 2007 com apoio da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, e coincidem com a Conferência Ministerial que assinala o encerramento da 2ª Presidência Portuguesa da Iniciativa EUREKA (Network for Market Oriented R&D). A EUREKA remonta a 1985 e consiste numa iniciativa intergovernamental de apoio à inovação europeia, tendo como principal objectivo estimular a produtividade e a competitividade da indústria europeia, promovendo a ligação entre as empresas que produzem produtos e serviços, as instituições de I&D e as universidades. A Iniciativa conta actualmente com 38 países europeus, a Comissão Europeia, e Marrocos e a Coreia do Sul (como países associados).

Durante a Presidência Portuguesa da EUREKA foram aprovados 278 novos projectos (incluindo EUROSTARS), o que representa um aumento de 11,2% relativamente ao ano anterior. Num período de crise económica, estes números representam uma dinâmica muito significativa onde os projectos liderados ou participados por Portugal tiveram um papel relevante já que representam mais de 10% do total dos projectos aprovados. Os 33 projectos nacionais envolveram 35 empresas (na maioria PMEs) e 26 instituições de investigação, e representam um investimento de 38,4 milhões de euros. A rede EUROEKA também está agora mais alargada, com a entrada da Bósnia Herzegovina como Ponto de Informação Nacional e da Coreia do Sul como membro associado. Aliás, foi a Presidência Portuguesa que tomou a iniciativa de abrir as portas da EUREKA a membros associados de outras regiões, como já aconteceu com a Coreia do Sul.

No dia 19 de Junho, das 15h às 15h30, decorre uma sessão sobre as Parcerias Público-Privadas (PPPs) previstas no Plano Europeu de Recuperação Económica que conta com a presença de Pedro Pires, da Unidade de Microsistemas da Direcção-Geral Sociedade da Informação da Comissão Europeia, cuja participação decorreu de contactos efectuados pela UMIC para apoio à organização da sessão a cargo do GPPQ – Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT. A participação de Pedro Pires destina-se a prestar informações sobre as PPPs Edifícios Energeticamente Eficientes, Carros Verdes, Fábricas do Futuro, para o que apresenta a comunicação Overview on the PPPs: goals, scope and expected impact.

Na exposição são apresentados meio milhar de projectos, incluindo os melhores da Iniciativa EUREKA, nas mais diversas áreas de C&T, com aplicação num vasto leque de sectores da economia, desde a agricultura ao sector aeroespacial.

As 4ªs Jornadas de Inovação incluem, entre outras iniciativas, uma Conferência sobre Energia e Alterações Climáticas a enquadrar o tema da sustentabilidade, e Bolsas de Contacto entre empresários, técnicos e investigadores sobre temas como Mobilidade Sustentável, Energia Solar, Equipamento Didáctico (com a Agência Ciência Viva).

Os participantes discutem metodologias e experiências de valorização de resultados da I&D, e beneficiarão de sessões de informação sobre os mecanismos de apoio à I&D empresarial.

São abrangidos os 116 projectos NEOTEC de criação de Novas Empresas Tecnológicas a partir de universidades e instituições científicas, com apoio e da iniciativa da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP de 2005-2009, concretizada através da AdI com a comparticipação de fundos comunitários do POSC – Programa Operacional Sociedade do Conhecimento.

Portugal é membro fundador da Iniciativa EUREKA, criada em 1985, e desempenhou de Julho de 2008 a Junho de 2009 a presidência rotativa desta iniciativa, transferindo-a em Lisboa para a Alemanha, representada pelo Secretário de Estado da Educação e Investigação, Frieder Meyer-Krahmer.

A Iniciativa EUREKA promove a I&D de base científica e tecnológica com o objectivo de estimular a produtividade e a competitividade da indústria europeia, promovendo a ligação entre as empresas que produzem produtos e serviços, e as instituições de I&D e universidades, em particular com o objectivo de desenvolvimento conjunto de produtos tecnologicamente inovadores com perspectivas de mercado de âmbito europeu ou mundial. Conta actualmente com 38 Estados Membros e, ainda, com a Comissão Europeia.

Última actualização ( 21/07/2011 )