Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > Programa Quadro de Competitividade e Inovação (2007-2013) da UE

Programa Quadro de Competitividade e Inovação (2007-2013) da UE

 - 30/01/2007

Logótipo do Programa Quadro de Competividade e Inovação da UEO Programa Quadro de Competitividade e Inovação da UE (CIP – Competitiveness and Innovation Framework Programme) foi instituído pela Decisão do Parlamento Europeu e do Conselho, de 24 de Outubro de 2006, e abrangerá o período 2007-2013, com um orçamento aproximado de 3,6 milhares de milhões de euros.

São publicados regularmente na Internet anúncios de concursos para o EIP, anúncios de concursos para o ICT PSP, e anúncios de concursos para o IEE.

O Programa Quadro de Competitividade e Inovação (CIP) visa contribuir para a competitividade e o potencial de inovação da Comunidade enquanto sociedade de conhecimento avançada e tem como objectivos:

  • Promover a competitividade das empresas, em especial das PME;
  • Promover todas as formas de inovação, incluindo a eco-inovação;
  • Acelerar o desenvolvimento sustentável de uma sociedade da informação competitiva, inovadora e inclusiva;
  • Promover a eficiência energética e as fontes de energia novas e renováveis em todos os sectores, incluindo o dos transportes.

Estes objectivos são realizados através da execução dos seguintes programas específicos:

Última actualização ( 08/08/2011 )