Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > e-Ciência  > Projectos  > Linguateca

Linguateca

A Linguateca é um centro distribuído de recursos para o processamento computacional da língua portuguesa com o objectivo de:

  • facilitar o acesso aos recursos já existentes, através do desenvolvimento de serviços de acesso na rede, e mantendo um portal com informação útil,
  • desenvolver, de forma harmoniosa, em colaboração com os interessados, os recursos considerados mais prementes,
  • organizar avaliações conjuntas que envolvam a comunidade como um todo.

A Linguateca é apoiada por um projecto da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional cofinanciado com fundos comunitários do POSC – Programa Operacional Sociedade do Conhecimento e com fundos nacionais disponibilizados pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.

A Linguateca, continua o projecto Processamento computacional do português que decorreu no SINTEF de Maio de 1998 a Maio de 2000, e tem presentemente a seguinte estrutura distribuída:

O trabalho da Linguateca decorre nas três vertentes Informação - Recursos - Avaliação:

  1. Informação: Mantém um portal sobre o processamento computacional da língua portuguesa, contendo
  2. Recursos: Disponibiliza acesso a recursos para a engenharia da linguagem em português, assim como serviços que disponibilizam recursos. Entre os mais conhecidos e usados encontram-se o CETEMPúblico, o COMPARA, o Corpógrafo e o AC/DC. Refira-se também o jardim de ferramentas, que disponibiliza os próprios programas criados no âmbito da Linguateca.

  3. Avaliação: Promoção de um modelo de avaliação conjunta para o português.

Podem ser obtidas mais informações em www.linguateca.pt.

Última actualização ( 24/10/2011 )