Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Projectos  > MIT – Portugal

MIT – Portugal

O Programa MIT – Portugal foca-se em Sistemas de Engenharia, em particular de energia e transportes sustentáveis, automóveis eléctricos, monitorização de saúde com sensores e células estaminais para medicina regenerativa, e ainda em Gestão.

Este Programa foi lançado em 11 de Outubro de 2006 em Lisboa após trabalho de avaliação e preparação feito na sequência do protocolo de colaboração assinado entre o Governo e o MIT – Massachusetts Institute of Technology em Fevereiro de 2006, abrangendo áreas de intervenção em Engenharia e Gestão.

Na área de Engenharia, a colaboração é com a MIT Engineering Systems Division e centrada em quatro áreas temáticas: Engenharia Sistemas de Energia, Sistemas de Transporte, Sistemas de Bio-engenharia e Engenharia de Concepção e Sistemas Avançados de Produção Industrial. A colaboração envolve a cooperação científica e tecnológica em áreas específicas, o reforço da capacidade de I&D e de ensino pós-graduado de instituições nacionais num contexto internacional, e o desenvolvimento de uma visão inovadora para a relação da engenharia com a ciência e o desenvolvimento empresarial, devendo ser demonstradora na Europa de uma nova dimensão de ensino e investigação em engenharia.

Na área de Gestão, a colaboração é com a Sloan School of Management, e envolve a concepção e preparação de um Programa de MBA, de âmbito internacional, e um programa de seminários de doutoramento a iniciar já em 2006, sob o título Lisbon-Sloan Seminar Series in Management Science. Estas actividades envolverão várias escolas de economia e gestão portuguesas, entre as quais a faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa (FCEE/UCP), a Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Nova de Lisboa (FE/UNL), o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e o Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (ISEG/UTL), de forma a contribuir para criar as massas críticas necessárias na sequência das recomendações do próprio relatório do MIT.

A Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, a Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa e a Sloan School of Management do MIT assinalaram no dia 7 de Janeiro de 2009 o início das aulas do programa conjunto de MBA para a formação de gestores de topo que concretiza o acordo assinado no dia 28 de Fevereiro de 2008. O início das aulas deste programa, que se intitula The Lisbon MBA, é o culminar de um processo de mais de três anos de preparação e será leccionado em Lisboa com a participação activa da Sloan School of Management do MIT, onde os estudantes terão períodos de imersão durante a sua formação. A primeira turma do programa agora iniciado engloba 32 alunos oriundos de 6 países (Brasil, China, Estados Unidos da América, França, Índia e Portugal), estando previsto que o programa venha formar mais de 300 gestores nos próximos 5 anos. A fracção de estudantes estrangeiros deverá aumentar gradualmente até cerca de 50% do total de alunos a partir do 5º ano de funcionamento do programa, altura em que se estima uma admissão anual de cerca de 100 alunos. As instituições envolvidas no The Lisbon MBA pretendem colocá-lo entre os 100 melhores do mundo em 5 anos e assim dar a Portugal um lugar de destaque no circuito global de MBAs.

O acordo de colaboração na área de Engenharia envolve 7 instituições de ensino superior de 6 universidades e os respectivos centros e unidades de investigação nas áreas temáticas envolvidas que lhe estão afectos, 6 Laboratórios Associados e um Laboratório do Estado.

Foi também assinado com a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia um acordo de compromisso de um grupo de 10 empresas do sector automóvel sedeadas em Portugal que reagiu ao lançamento do Programa MIT – Portugal comprometendo-se, de forma inédita em Portugal, a que as suas despesas intramuros em I&D dupliquem até ao final de 2009, devendo atingir em média 6% do total da facturação no período 2007-2013. Outra das metas a que estas empresas se vinculam é a contratação de doutorados em proporções semelhantes às melhores práticas internacionais, devendo garantir 30 novos contratos de doutores até ao final de 2009, assim como 60 novos contratos de especialistas nos próximos 5 anos, nomeadamente no âmbito dos especialistas a formar no contexto do Programa MIT – Portugal. Comprometem-se ainda a estimular o registo internacional de patentes, garantindo que, globalmente, conseguirão quadruplicá-lo até 2009, com referência aos valores registados a nível internacional em 2005, e a duplicar o seu envolvimento em projectos de I&D no âmbito do Programa Quadro europeu de I&D.

Mais recentemente, associaram-se a este programa outras 8 empresas, na maioria do sector de energia.

Em Janeiro de 2010, o Programa MIT – Portugal já envolvia um total de 208 alunos de doutoramento em programas conjuntos entre várias Universidades Portuguesas nas áreas da energia, transportes, bioengenharia e engenharia de concepção. Estes programas foram apoiados pela afiliação de empresas e estimularam a concretização de programas mobilizadores de I&D de âmbito internacional em áreas de reconhecido interesse e potencial, nomeadamente nas áreas dos sistemas sustentáveis de energia e transportes, na aplicação de células estaminais e engenharia de tecidos em novas terapias de medicina regenerativa, assim como no desenvolvimento de novos produtos para sistemas de mobilidade e em equipamentos médicos.

O Programa MIT – Portugal inclui ainda o desenvolvimento de acções específicas de pós-graduação de elevado reconhecimento internacional, com impacto na formação especializada de quadros superiores em Portugal e no desenvolvimento de núcleos de investigação, envolvendo as maiores empresas que operam em Portugal. Em particular o Programa MIT – Portugal já tinha envolvido um total de 129 alunos em mestrados executivos nas áreas dos sistemas sustentáveis de energia e transportes, assim como em desenvolvimento de produto e sistemas avançados de produção.

Também até Janeiro de 2010, o Programa MIT – Portugal já tinha envolvido 236 professores e investigadores portugueses e 59 professores do MIT em actividades de investigação e educação, 140 estudantes do MIT apoiados com bolsas de investigação, 23 contratos específicos de investigadores ou professores no âmbito do Programa e 8 contratos de Pós-Doutoramento.

Na 1ª Conferência Anual do Programa MIT – Portugal: "Engineering for Better Jobs" que se realizou no dia 7 de Julho de 2009, foi apresentada a estratégia do Programa MIT – Portugal para os próximos anos que resulta do envolvimento crescente de centros de investigação e empresas, tendo por objectivo centrar o programa em três principais áreas de aplicação, nomeadamente:

  • Sistemas sustentáveis de energia e transportes;
  • Células estaminais e engenharia de tecidos para novas terapias de medicina regenerativa;
  • Desenvolvimento de produtos e engenharia de concepção, com especial aplicação em sistemas de motorização eléctrica.

A reformulação estratégica do Programa MIT – Portugal, que tinha sido analisada na 6ª Reunião do Conselho de Administração do Programa MIT – Portugal, no dia 27 de Abril de 2009, no MIT, e traduzida no respectivo Documento de Estratégia (MIT – Portugal – A Strategy Reexamined), tem por objectivo concentrar esforços para enfrentar os desafios que emergem no âmbito da presente crise internacional, através de investigação dirigida e relações avançadas indústria-ciência com potencial para promover vantagens comparativas para Portugal. Estes desafios apelam a novas soluções e oferecem grandes oportunidades ao investimento em conhecimento, nas pessoas e em novas competências como alavanca para a competitividade económica e social.

O Programa MIT – Portugal foca-se na área dos Sistemas de Engenharia, em que o MIT é um dos líderes mundiais, pelo que este programa dá a Portugal vantagens comparativas na Europa numa área emergente e de importância crescente nas sociedades modernas. A área dos Sistemas de Engenharia considera sistemas complexos, muitas vezes de grande dimensão, que conjugam aspectos técnicos, sociais e humanos, e a interacção crescente de aspectos sociais e económicos com a engenharia. Esta área inclui os sistemas sustentáveis de energia e transportes, o desenvolvimento de novos produtos, incluindo aqueles associados a veículos eléctricos, e as novas terapias médicas, incluindo aquelas com células estaminais e engenharia de tecidos. São áreas de potencial crescimento do emprego nas próximas décadas, nomeadamente do emprego qualificado, em que Portugal tem de evoluir e de se diferenciar no contexto europeu.

O Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP integra pela parte portuguesa o Conselho de Administração do Programa MIT – Portugal, por designação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em conjunto com o Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia e o Director Nacional do Programa.

Última actualização ( 24/10/2011 )