Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > 1ª Newsletter do Projecto ceFIMS

1ª Newsletter do Projecto ceFIMS

 - 19/02/2011

Logotipo do Projecto ceFIMSA Newsletter do Projecto ceFIMS, em que participa a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP,foi publicada no dia 18 de Fevereiro de 2011. O Special Feature desta Newsletter é o artigo Cars that Talk: The Future of Intelligent Transportation Systemsque tem como subtítulo Portugal Has the Largest Vehicular Networks Testbed in Europe”. O artigo refere-se à rede de 500 táxis do Porto desenvolvida no âmbito do projecto DRIVE-IN –Distributed Routing and Infotainment through Vehicular Inter-Networking do Programa Carnegie Mellon – Portugal.

O Projecto DRIVE-IN envolve investigadores das universidades do Porto e de Aveiro, do Laboratório Associado Instituto de Telecomunicações e das empresas NDrive e Geolink, e também o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, IP (IMTT), a cooperativa RadiTaxis e o Programa Carnegie Mellon – Portugal.

O projecto ceFIMS  – Coordination of the European Future Internet Forum of Member States é uma Acção de Coordenação e Apoio(CSA) aprovada em Fevereiro de 2010 no âmbito do 7º Programa Quadro de Investigação (FP7 – 7th Framework Programme) da União Europeia (UE), em cujo consórcio participa a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e que tem como objectivo assegurar o apoio ao diálogo entre as entidades governamentais/ministérios e os conselhos de investigação e agências de financiamento e o desenvolvimento e reforço dos programas da Internet do Futuro nos vários países e a colaboração num ambiente transnacional europeu, conjugando esforços e procurando atingir massa crítica para o fomento da investigação em Internet do Futuro na Europa. O Kick-off do Projecto de Coordenação do Forum da Internet do Futuro (ceFIMS) realizou-se no dia 28 de Setembro de 2010, em Bruxelas.

O ceFIMS assegura o apoio ao Forum da Internet do Futuro de Estados membros e Associados e promove a troca de conhecimento entre os vários actores, em particular com a criação de um sítio na Internet que tem o objectivo de ser o portal principal da investigação em Internet do Futuro na Europa. Neste projecto, a UMIC coordena a Working Package de criação da infraestrutura do projecto, na qual tem a tarefa de estabelecer o Steering Committe constituído pelos membros do Forum da Internet do Futuro, e que inclui as tarefas asseguradas pelo WIT – Waterford Institute of Technology, da Irlanda, de estabelecer o Secretariado, desenvolver e manter o portal na Web e formalizar o Forum da Internet do Futuro.

Além da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e do WIT, que coordena o projecto, o consórcio do projecto integra a NWO – Netherlands Organisation for Scientific Research da Holanda, a Universidade do Luxemburgo, a NKTH – National Office for Research and Technology da Hungria, e a AETIC – Asociación Empresas de Tecnologías de la Información y Comunicaciones de Espanha.

Última actualização ( 09/08/2011 )