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Portugal no Topo do Ranking Europeu de Serviços Públicos Online

 - 21/02/2011

Logotipo da “Digital Agenda for Europe 2010-2020”Foi hoje publicado pela Comissão Europeia o Relatório de Benchmarking da Administração Pública Electrónica da União Europeia 2010 (Digitizing Public Services in Europe: Putting ambition into action - 9th Benchmark Measurement).

Portugal Subiu a 1º no Ranking Europeu de Serviços Públicos Online em 2009, tanto no Ranking de Sofisticação da Disponibilização (a partir do 16º lugar em Out. 2004) como no Ranking de Disponibilização Completa (a partir do 15º lugar em Out. 2004), nos 30 países da UE27 + Islândia, Noruega e Suíça. Em ambos os indicadores Portugal tem 100% desde Novembro de 2009, situação que só partilhava com Malta.

É de notar que de 2006 para 2007 Portugal tinha registado subidas significativas e também do final de 2004 para 2006 Portugal já tinha registado subidas significativas nestes indicadores, depois de ter descido todos os anos de Out. de 2001 a Out. de 2004 nos rankings de ambos os indicadores (em Out. de 2001 Portugal estava em 2º lugar na UE15 no indicador de disponibilização completa e em 5º no de sofisticação da disponibilização; em Out. 2004 tinha caído para 11º na UE15 em ambos os indicadores).

Os 20 serviços públicos básicos considerados nestes estudos são agrupados em dois conjuntos, conforme se destinam a cidadãos ou a empresas. Em 2007, Portugal já tinha atingido 100% nos dois indicadores relativos aos serviços destinados a empresas, e nos serviços destinados a cidadãos estava a 90% em ambos os indicadores, tendo passado para 100% em 2009.

Evolução do lugar de Portugal nos Rankings de disponibilização de Serviços Públicos Online na UE15
2001 a 2009, Ranking.

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Evolução do lugar de Portugal nos Rankings de disponibilização de Serviços Públicos Online na UE15, 2001 a 2009, Ranking

Fonte: Relatórios da Capgemini preparados para a Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia.

Evolução do indicador de disponibilização completa online de serviços públicos básicos
2001 a 2009 (Score %).

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Evolução do indicador de disponibilização completa online de serviços públicos básicos, 2001 a 2009 (Score %)

Nota: UE27+ = UE27 + Islândia, Noruega e Suíça.

Fonte: Relatórios da Capgemini preparados para a Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia.

No relatório de benchmarking que é agora publicado, aparecem vários outros indicadores, entre os quais conjuntos de indicadores dedicados à “experiência de utilizador de serviços públicos electrónicos”, “experiência de utilizador nos principais portais de serviços públicos electrónicos” e ao “processo pré-atribuição de compras públicas electrónicas”. Em 9 dos 11 indicadores considerados nestes conjuntos Portugal está acima das correspondentes médias da UE27+ e nos restantes dois indicadores está muito perto dessas médias, designadamente:

Experiência de utilizador de serviços públicos electrónicos:

  • Monitorização da satisfação do utilizador (Portugal=100%, EU27+=80%)
  • Disponibilização de serviços por multicanal (Portugal=100%, EU27+=88%)
  • Privacidade e protecção de dados (Portugal=100%, EU27+=90%)
  • Facilidade de uso (Portuga=83%, EU27+=80%)
  • Transparência da prestação de serviços (Portugal=44%, EU27+=52%)

Experiência de utilizador nos principais portais de serviços públicos electrónicos:

  • Design focado no utilizador (Portugal=100%, EU27+=89%)
  • Integração de serviços (one-stop-shop approach) (Portugal=96%, EU27+=77%)
  • Usabilidade (Portugal=90%, EU27+=77%).

Processo pré-atribuição de compras públicas electrónicas:

  • eAtribuição (Portugal=85%, EU27+=59%)
  • eSubmissão (Portugal=84%,EU27+=61%)
  • eNotificação (Portugal=83%, EU27+=88%). 

Experiência de Utilizador de Serviços Públicos Electrónicos
2010, (%)

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Experiência de Utilizador de Serviços Públicos Electrónicos, 2010, (%)

Fonte: eGov Benchmarking Report 2010, DGINFSO, EC

Experiência de Utilizador nos Principais Portais de Serviços Públicos Electrónicos
2010, (%)

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Experiência de Utilizador nos Principais Portais de Serviços Públicos Electrónicos, 2010 (%)

Fonte: eGov Benchmarking Report 2010, DGINFSO, EC

Processo Pré-atribuição de Compras Públicas Electrónicas
2010, (%)

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Processo Pré-atribuição de Compras Públicas Electrónicas, 2010 (%)

Fonte: eGov Benchmarking Report 2010, DGINFSO, EC

Documentos:

icon Digitizing Public Services in Europe: Putting ambition into action - 9th Benchmark Measurement

Última actualização ( 23/02/2011 )