Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > 6ª Assembleia da Internet do Futuro

6ª Assembleia da Internet do Futuro

 - 17/12/2010

Logotipo do Future Internet Assembly (FIA)Realizou-se nos dias 16-17 de Dezembro de 2010, na Semana da Conferência da Internet do Futuro, 13-17 de Dezembro de 2011, em Ghent, Bélgica, a “6ª Assembleia da Internet do Futuro” (6th FIA – Future Internet Assembly), quando também se realizava o 5º Forum da Internet do Futuro (ver também ICT Portugal na Exposição da Semana da Conferência da Internet do Futuro em Ghent). Os objectivos da FIA são analisar as orientações estratégicas e as tendências que dirigem os desenvolvimentos sociais e económicos futuros das sociedades baseadas na Internet e na Mobilidade Online e a apresentar ideias e projectos de interesse nesta área.

O programa da 6ª FIA, além das sessões plenárias de abertura, da sessão conjunta das conferências FIA e iMinds e da sessão de encerramento, incluiu quatro blocos com 3 sessões paralelas cada sobre os temas: Linked Open Data I, Linked Open Data II, Smart Infrastructures, Privacy & Citizenship, Architecture Group, Smart Cities, Information as economic good, Search as an architectural component, Scenarios for FI Business, Experimentation, Migration, Can the cloud be trusted?. A sessão de encerramento incluiu dos debates: (1) Devem Valores Específico ser Embebidos na Arquitectura da Internet?, com Leslie Daigle da ISOC – Internet Society (ver os 4 cenários para o futuro da Internet publicados pela ISOC no dia 29 de Setembro de 2010 (em vídeo:Common Pool, Boutique Networks, Moats and Drawbridges, Porous Gardens) e Ian Brown do Oxford Internet Institute, UK; (2) Privacidade na Ciber-segurança: Perdida para sempre ou uma interpretação contextual com apoio na tecnologia?, com Karen Sollins do MIT, EUA, e Rui Aguir da Universidade de Aveiro, Portugal.

Esta conferência insere-se num movimento mais amplo. Na verdade, em 31 de Março de 2008, a Declaração de Bled (Bled Declaration) lançou uma forma europeia de lidar com o Futuro da Internet e estabeleceu a Assembleia da Internet do Futuro (FIA - Future Internet Assembly) cuja primeira reunião se realizou em Bled, Eslovénia, de 31 de Março a 2 de Abril de 2008 com o título The Future of the Internet – Perspectives emerging from R&D in Europe. Ainda na Presidência Eslovena decorreu a i2010 Conference – Information Society at the Crossroads. A Presidência Francesa organizou a Conferência Internacional Internet das Coisas – Internet do Futuro (Internet of Things – Internet of the Future), em Nice, na sequência da Conferência e Exposição "On RFID – The next step to THE INTERNET OF THINGS" organizada pela Presidência Portuguesa nos dias 15-16 de Novembro de 2007, em Lisboa, e da Conferência "RFID: Towards the internet of things" organizada pela Presidência Alemã em 25-26 de Junho de 2007, em Berlim. Em 9-10 de Dezembro de 2008, realizou-se a 2ª FIA em Madrid, Espanha, seguida da 3ª FIA (ver Conferência sobre o Futuro da Internet em Praga) em 11-13 de Maio de 2009, da 4ª FIA em 23-24 de Novembro de 2009, em Estocolmo, Suécia, e da 5ª FIA em 15-16 de Abril de 2010, em Valencia, Espanha.

Em estreita ligação com este movimento, no dia 12 de Maio de 2009, realizou-se a reunião de lançamento do Forum da Internet do Futuro (FIF – Future Internet Forum) (ver Lançamento do Forum da Internet do Futuro) focado em políticas de I&D e inovação, para permitir aos Estados Membros e Associados partilharem boas-práticas e experiências, ultrapassarem a fragmentação de esforços e procurarem estabelecer sinergias transversais a programas e iniciativas financiadas ao níveis nacional e da UE. O 2º FIF realizou-se em Estocolmo no dia 23 de Novembro de 2009, na altura da 4ª FIA, o 3º FIF realizou-se em Valência no dia 15 de Abril de 2010, o 4º FIF realizou-se em Bruxelas, no dia de Setembro de 2010, na altura da Conferência e Exposição ICT 2010, o 5º FIF realizou-se em Ghent na altura da 6ª FIA a que respeita a presente notícia.

A 7ª FIA está marcada para 18-19 de Maio de 2011, na Semana da Internet do Futuro em Budapeste, em 16-19 de Maio de 2011, na qual também se integram: Conferência Europe and the Internet of Things (16 de Maio), Conferência ENoLL – European Network of Living Labs (16 de Maio), FIRE (Future Internet Research and Experimentation) Research Workshop (16-17 de Maio), Future Internet Conference (17 de Maio), ceFIMS (Coordination of the European Future Internet Forum of Member States) Workshop (18 de Maio), 6th FIF – Future Internet Forum (18 de Maio), ICT Proposers Day (19 de Maio).

Mais informações:

Última actualização ( 31/01/2012 )