Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > Reunião Extraordinária no Parlamento Europeu sobre Reforço de Parcerias UE – África do Sul em C&T

Reunião Extraordinária no Parlamento Europeu sobre Reforço de Parcerias UE – África do Sul em C&T

 - 07/11/2011

Bandeiras da UE e África do Sul em conjunto Realizou-se no dia 7 de Novembro de 2011, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, uma Reunião Extraordinária convocada pela Delegação do Parlamento Europeu Responsável por Relações com a África do Sul para discutir com a Ministra para a Ciência e a Tecnologia da África do Sul, Naledi Pandor, oportunidades de reforço das parcerias em ciência e tecnologia entre a UE e a África do Sul, em particular na área de rádio-astronomia e em relação com o Projecto Sul-Africano de SKA – Square Kilometre Array.

O projecto SKA é uma parceria internacional que envolve 67 organizações de 20 países, entre os quais Portugal, que visa construir um rádio-telescópio constituído por uma rede de 3.000 antenas que se estendem em braços espirais até perto de 3.000 Km do ponto central, de forma ao seu efeito combinado ser equivalente a uma antena parabólica de cerca de 1 Km2. O projecto recebeu em Abril de 2011 o compromisso de nove organizações nacionais governamentais financiadoras de ciência (da Alemanha, Austrália, China, França, Holanda, Itália, Nova Zelândia, África do Sul e Reino Unido). O conceito do SKA foi estabelecido em 1991, e em 2006 foi seleccionada uma short list de possíveis localizações, estando previsto que a decisão sobre a localização seja tomada em 2012. Seguir-se-á uma 1ª fase de construção em 2016-2019 e uma 2ª fase em 2018-2023, e que a operação científica completa da 1ª fase possa começar em 2020 e da 2ª fase em 2026. A escolha do lugar em 2012 é uma selecção final entre os dois finalistas, um localizado em Austrália-Nova Zelândia e outro na África do Sul.

O Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, foi convidado pela Missão da África do Sul para a UE para, na qualidade de Co-Presidente Europeu da 8ª Parceria UE-África (Ciência, Sociedade da Informação, Espaço), participar na sessão com uma apresentação sobre esta parceria. Além da intervenção da Ministra para a Ciência e a Tecnologia da África do Sul, Naledi Pandor, e a intervenção do Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e Co-Presidente Europeu da 8ª Parceria UE-África (Ciência, Sociedade da Informação, Espaço), Luis Magalhães, com o títuloUE-Africa 8th Partnership – Science, Information Society, Space, houve intervenções do Director do Gabinete do Projecto Sul-Africano SKA, Bernie Fanaroff, com o título "Building on what is there: Existing portfolio of African radio astronomy initiatives", e do Vice-Presidente da União Astronómica Internacional, George Miley, com o título "Astronomy – its valuable role in building Africa’s science and technology capacitie". O Presidente da UMIC concluiu a sua intervenção referindo que um projecto como o SKA atravessa as três áreas da 8ª Parceria UE-África de uma forma profunda e pode contribuir de forma decisiva para um aprofundamento da cooperação UE-África nestas três áreas, especialmente porque se centra numa nova grande e única instalação científica em torno da qual podem florescer variadas colaborações científicas, tecnológicas e empresariais com objectivos concretos de realização e resultados de enorme potencial interesse para os dois continentes e para o mundo.

A sessão foi seguida de um jantar de trabalho em que o Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Miguel Angel Martínez Martínez, acolhe a Ministra para a Ciência e a Tecnologia da África do Sul, Naledi Pandor, e convidados, entre os quais o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, em que se discutiu num ambiente mais restrito o Projecto Sul-Africano SKA – Square Kilometre Array. Na discussão, o Presidente da UMIC sublinhou o elevado potencial do projecto para a cooperação científica, tecnológica e empresarial entre a UE e África, e referiu a importância do projecto ter relações com iniciativas nas várias regiões de África, o que não só parece ser essencial para assegurar uma ampla base de apoio na forte competição com o projecto de Austrália-Nova Zelândia como pode realizar a oportunidade de um grande projecto com envolvimento profundo em vários países africanos numa cooperação internacional terá certamente um papel fundamental.

A Parceria Estratégica África-UE – Uma estratégia conjunta África-UE e o 1º Plano de Acção 2008-2010 da Parceria Estratégica África-UE foram adoptados na 2ª Cimeira UE – África que se realizou em Lisboa em 7-9 de Dezembro de 2007, na Presidência Portuguesa da UE do 2º semestre de 2007 (ver a Declaração de Lisboa da Cimeira UE-África). Ver também Resultados-chave Preliminares do 1º Plano de Acção 2008-2010 da Parceria Estratégica África-UE. A Parceria UE-África para a Ciência, Sociedade da Informação e Espaço, designada por 8ª Parceria UE-África, considera programas relacionados com a capacitação de recursos, a produção de conhecimento e a inovação tecnológica, com o papel das TIC como facilitadoras-chave (key enablers) do crescimento económico e da redução da pobreza, no contexto dos objectivos da Cimeira Mundial para a Sociedade da Informação, nomeadamente com o objectivo de assegurar uma sociedade da informação inclusiva em África, e com o reforço da cooperação baseada em aplicações das tecnologias do espaço. O Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, é o Co-Presidente Europeu da 8ª Parceria UE-África desde Março de 2011.

Última actualização ( 08/02/2012 )