Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > Participação de Portugal na Cimeira Mundial sobre Sociedade da Informação

Participação de Portugal na Cimeira Mundial sobre Sociedade da Informação

 - 15/11/2005

WSISAproveitar os benefícios da revolução digital e fomentar a discussão global sobre a generalização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são objectivos da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), 16 e 18 de Novembro em Tunes, no âmbito das actividades da Organização das Nações Unidas.

Portugal faz-se representar nos trabalhos desta Cimeira Mundial das Nações Unidas através de uma delegação chefiada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, em representação do Primeiro-ministro.

O Ministro Mariano Gago faz uma comunicação ao plenário da Cimeira no dia 17 de Novembro, e, no mesmo dia, participa numa mesa redonda subordinada ao tema Do empenhamento à acção, implementar as recomendações de Tunes.

A Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) organiza uma conferência paralela no dia 16 de Novembro intitulada -Construção da Sociedade da Informação em Portugal: casos concretos-, onde também apresentará o Programa Ligar Portugal, aprovado em Julho de 2005, que estabelece o plano nacional para a Sociedade da Informação para o período 2005-2010.

A UMIC assegura também um stand na Exposição TIC para o Desenvolvimento, um evento paralelo à Cimeira, que decorre de 15 a 19 de Novembro, e onde são ilustradas, em vídeo e através de um folheto para distribuição, várias iniciativas de desenvolvimento da Sociedade da Informação em Portugal.

Os peritos presentes na Cimeira de Tunes vão discutir, entre outras matérias, sobre uma Sociedade da Informação inclusiva e acessível a todos os cidadãos, incluindo os que têm necessidades especiais e os que possuem menos recursos económicos ou educacionais.

As cimeiras mundiais das Nações Unidas foram criadas para lidarem com problemas de longo prazo com especial importância e dificuldade, como a pobreza, direitos humanos, degradação ambiental ou desenvolvimento social, com o objectivo de os colocarem no topo da agenda mundial. A Sociedade da Informação junta-se assim a estes grandes temas globais, sendo vista como uma grande oportunidade de desenvolvimento mundial.

A Cimeira de Tunes é a primeira das Nações Unidas arquitectada em duas fases, uma concretizada em Genebra, em Dezembro de 2003, que produziu declarações de princípios e um plano de acção, e a que vai decorrer entre 16 e 18 de Novembro para monitorização da evolução de progressos e definição de agenda futura.

A Sociedade da Informação avança em Portugal desde há cerca de uma década, entre outras acções através da ligação das escolas à rede mundial, concretizada em 1997 para as escolas do 7º ao 12º anos, generalizada para todas as escolas no ano 2000 e que está presentemente a passar para banda larga, e da abertura de mais de 260 Espaços Internet por todo o país, existindo hoje um www.portaldocidadao.pt) que é a porta de entrada digital para os serviços públicos, complementando as Lojas do Cidadão.

Sítio web da Cimeira Mundial da Sociedade da Informação >>

Última actualização ( 16/03/2012 )