Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Inclusão e Acessibilidade  > Notícias  > Avaliador Automático Desenvolvido pela UMIC para as Directrizes de Acessibilidade 2.0 do W3C

Avaliador Automático Desenvolvido pela UMIC para as Directrizes de Acessibilidade 2.0 do W3C

 - 02/02/2011

Logotipo do AcessMonitorNo dia 2 de Fevereiro de 2011, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP disponibilizou a versão beta do AccessMonitor, o avaliador automático que desenvolveu para a Versão 2.0 das Directrizes de Acessibilidade de Conteúdos Web (WCAG 2.0 – Web Content Accessibility Guidelines 2.0) aprovadas pelo W3C – World Wide Web Consortium em 11 de Dezembro de 2008, depois de um processo de mais de 8 anos segundo o esquema de desenvolvimento colaborativo aberto de normas do W3C que envolveu a publicação de 15 versões de trabalho antes da versão final. Esta nova ferramenta de avaliação do cumprimento de normas de acessibilidade de conteúdos em páginas da Internet, disponibiliza publicamente e gratuita, resulta da evolução das ferramentas desenvolvidas e aplicadas pela UMIC desde 2005 para as WCAG1.0. Na verdade, teve como ponto de partida a ferramenta de avaliação de acessibilidade eXaminator desenvolvida pela UMIC para as WCAG1.0, a qual funciona e é disponibilizada gratuitamente de forma livre desde Dezembro de 2005.

O AccessMonitor, tal como já acontecia com o eXaminator para as WCAG1.0, considera como níveis de análise o elemento HTML, a página Web, o sítio Web, e o directório (agregações por ministérios, sectores de actividade, etc.), permitindo como funcionalidades a submissão de uma página Web no estilo das validações do W3C. Faz automaticamente 86 testes de validação em três vertentes, designadamente em sintaxe (x)HTML, de sintaxe CSS (CSS2.1 e CSS3) e conformidade com as outras regras das WCAG2.0, e permite obter um relatório instantâneo de acessibilidade e uma síntese de resultados de leitura imediata, tornando também o processo de validação manual mais fácil, assim como a correcção dos erros detectados.

O AccessMonitor tem como aspectos inovadores: poder ser utilizada a partir de qualquer dispositivo que corra um navegador da Web, sendo totalmente universal; usar um índice de classificação global numa escala de 1 a 10, seguindo a filosofia do índice web@x do eXaminator; ser presentemente a única ferramenta no mundo para as WCAG2.0 que possui um selo dinâmico de certificação.

O AccessMonitor foi desenvolvido com a intenção de também ser uma ferramenta de aprendizagem sobre os erros de acessibilidade e sobre as formas de os ultrapassar. Além disso, permite tanto a análise de uma página como de um sítio completo e de um conjunto de sítios (e.g., directórios sectoriais). A disponibilização de informação sobre erros de acessibilidade é contextualizada, o que torna a documentação do W3C mais fácil de aplicar. É de destacar que, por iniciativa da UMIC, é disponibilizada em português desde 25 de Fevereiro de 2009, menos de dois meses e meio depois da publicação das versões originais em inglês pelo W3C, a documentação seguinte, com mais de 700 páginas, relativa às WCAG2.0:

Na altura, por iniciativa da UMIC o português foi a 2ª língua do mundo em que foi publicada uma tradução das WCAG2.0 reconhecida pelo W3C, poucas semanas a seguir à disponibilização de uma tradução em húngaro que, contudo, não envolveu toda esta documentação. Ainda hoje em dia, o português é a única língua além do original inglês em que está disponível todo este conjunto de documentos. Na verdade, o português também é, ainda hoje, a única língua além do inglês em que todo o conjunto de documentação das WCAG1.0 está disponível, e também esse através da UMIC.

O eXaminator, em cuja experiência de desenvolvimento e aplicação assenta o AccessMonitor, tornou-se uma das ferramentas mais populares na avaliação do cumprimento das WCAG1.0 em língua portuguesa e também foi disponibilizada pela UMIC de forma livre e gratuita desde que foi lançado em Dezembro de 2005. Durante mais de 5 anos produziu relatórios de acessibilidade instantâneos para páginas na Internet, orientou profissionais na auto-aprendizagem sobre a acessibilidade Web, serviu de base a acções de formação em acessibilidade Web, foi usado como ferramenta de diagnóstico em estudos de acessibilidade Web, é utilizado para monitorização da acessibilidade de sítios na Internet, de conjunto de sítios na Internet organizados em directórios, por exemplo para sectores da Administração Pública ou sectores de actividade pública e privada, de acordo com as WCAG1.0.

A própria UMIC utilizou intensivamente o eXaminator para assegurar que os sítios que tem na Internet satisfazem integralmente o nível de topo, “AAA”, das directrizes de acessibilidade da W3C. Em 2005, qualquer das páginas da UMIC na Internet tinha numerosos erros de acessibilidade, o que foi julgado inaceitável para o organismo público que tem como uma das atribuições promover a acessibilidade de e com TIC. Foi, então iniciado o desenvolvimento de raiz de um novo sítio da UMIC na Internet com base no gestor de conteúdos open source Joomla com o objectivo de poder adaptar a programação de acordo com as necessidades que fossem detectadas. O novo sítio da UMIC na Internet, completamente desenvolvido com recursos internos, foi disponibilizado publicamente em 1 de Novembro de 2006. Em 2007 foi iniciado o trabalho intensivo apoiado no eXaminator para assegurar o cumprimento integral das normas de acessibilidade por todas as páginas do sítio, objectivo que na altura era considerado pelos técnicos ligados ao desenvolvimento de sítios na Internet como incompatível com as desejadas usabilidade e a apresentação gráfica. No início de 2008 foi possível assegurar o nível “AAA” de acessibilidade para todo o sítio principal da UMIC e a partir daí foi progressivamente estendida a conformidade com este nível a todos os sítios da UMIC na Internet que, entretanto, cresceram para 11 sítios com um conjunto de mais de 8.000 páginas. A satisfação do nível “AAA” de acessibilidade em todas as páginas de todos os sítios da UMIC na Internet é já assegurada desde 2009. Foi também utilizando o eXaminator que a Caixa Geral de Depósitos assegurou em meados de 2009 o nível “AAA” de acessibilidade do seu portal na Internet com cerca de 2.800 páginas, juntando-se à UMIC no núcleo inicial de entidades que asseguravam integralmente o nível de topo de acessibilidade da sua presença na Internet.

Última actualização ( 12/09/2011 )