Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > TIC, Inovação e Conhecimento – IV Encontro sobre os Objectivos do Milénio da ONU e as TIC

TIC, Inovação e Conhecimento – IV Encontro sobre os Objectivos do Milénio da ONU e as TIC

 - 30/10/2009

Logotipo da XIX Cimeira Iberoamericana, Portugal 2009Realiza-se nos dias 3-4 de Novembro de 2009, no Centro de Congressos da FIL – Feira das Indústrias de Lisboa no Parque das Nações, o IV Encontro sobre os Objectivos do Milénio da ONU e as TIC, dedicado às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Inovação e Conhecimento. Este encontro, no âmbito das iniciativas que envolvem entidades públicas, empresas e sociedade civil para preparação de contribuições para a Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, é organizado conjuntamente pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e pela AHCIET – Associação Iberoamericana de Centros de Investigação e Empresas de Telecomunicações, uma organização privada sem fins lucrativos constituída por mais de 50 operadores e empresas de telecomunicações.

Neste encontro, cerca de 100 especialistas de 17 países ibero-americanos discutem em Lisboa a cooperação em conhecimento e inovação em temas da Internet do Futuro.

O objectivo do encontro é analisar as políticas de estímulo à inovação e ao conhecimento em TIC, envolvendo os sectores público e privado: administrações públicas, organizações internacionais, universidades, instituições científicas, empresas e organizações não governamentais com actividade em TIC.

Serão discutidos os temas seguintes:

  • Situação actual e tendências de evolução relativas a TIC, Inovação e Conhecimento;
  • A web colaborativa e interactiva – a sociedade em mudança;
  • As TIC vs eficiência e a sustentabilidade energética – Smart Grids;
  • Desenvolvimento das empresas na área das TIC – Incentivar um ecossistema digital Ibero-Americano;
  • e-Ciência e e-Inovação”.

Os participantes no Encontro (ver “fotografia do grupo” ) aprovaram por aclamação a Declaração de Lisboa (Declaracion de Lisboa) que foi enviada como contribuição para a Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo.

Documentos:

Programa (em português)
Programa (en español)
Documentos de Trabalho e Ligações na Internet (em português)
Resumos Biográficos

Última actualização ( 17/01/2012 )