Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > 4º Concurso do Programa Comunitário CIP–ICT PSP

4º Concurso do Programa Comunitário CIP–ICT PSP

 - 24/01/2010

Logotipo ICT PSP ICT Policy Support ProgrammeFoi aberto no dia 21 de Janeiro de 2010 o 4º concurso para projectos, com um envelope financeiro de 107 milhões de euros, no âmbito do Programa Comunitário de Apoio à Política de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), conhecido por CIP–ICT PSP, nos temas seguintes:

  • As TIC para uma economia hipo-carbónica e mobilidade inteligente;
  • Bibliotecas digitais;
  • As TIC para a saúde e a inclusão;
  • Inovação aberta para futuros serviços de Internet em “Cidades Inteligentes” (Smart Cities);
  • As TIC para melhoria dos serviços públicos para cidadãos e empresas;
  • A Internet multilingue.

O prazo para apresentação de propostas para este concurso termina no dia 1 de Junho de 2010 (às 16h00 de Lisboa).

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP organizou no dia 27 de Novembro de 2009 uma Sessão de Informação sobre o 4º Concurso do Programa Comunitário CIP–ICT PSP e a Comissão Europeia organizou, no dia 14 de Janeiro de 2010, um “Infoday” em Bruxelas sobre o 4º Concurso do Programa Comunitário CIP–ICT PSP noticiado pela UMIC no dia 7 de Janeiro.

No dia 4 de Fevereiro de 2010, a Comissão Europeia organiza no Luxemburgo um Infoday específico sobre o Tema 2 do concurso, CIP IC –PSP Digital Libraries, centrada na “Europeana”, no acesso aberto a informação científica e nas estatísticas das actividades de digitalização da herança cultural. A participação neste Infoday exige a respectiva inscrição.

O CIP–ICT PSP apoia soluções inovadoras baseadas em TIC, em particular para realizações de implementação concreta e próximas do mercado.

Ver também:
Informações adicionais
Programa de Trabalho para 2010
Ten Steps to a Successful CIP Proposal, by Frans de Bruïne, Consultor da UMIC e ex-Director na DGINFSO da Comissão Europeia.

Última actualização ( 16/02/2012 )