Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > Acesso a Parte da b-on Disponibilizado à Universidade de Cabo Verde

Acesso a Parte da b-on Disponibilizado à Universidade de Cabo Verde

 - 12/03/2009

Bandeira de Cabo VerdeProtocolo de cooperação com três instituições portuguesas assegura à Universidade de Cabo Verde acesso a 2.069 títulos de publicações científicas e a mais de 1 milhão de registos bibliográficos da Biblioteca Científica Online (b-on) de Portugal.

No âmbito da visita oficial do Primeiro-Ministro de Portugal a Cabo Verde, é assinado no dia 13 de Março de 2009, um Protocolo de Cooperação entre a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, a FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, a ANACOM – ICP - Autoridade Nacional de Comunicações, e a Universidade de Cabo Verde, relativo à Biblioteca do Conhecimento Online (b-on).

É uma iniciativa inédita de disponibilização de acesso a parte da Biblioteca Científica Online (b-on) de Portugal a um país africano de língua portuguesa, tirando partido das negociações com editoras científicas internacionais, ao nível de todo o sistema científico e do ensino superior de Portugal, forma de assinatura conhecida na área pelo nome de big deal, para assegurar condições facilitadas de acesso a uma universidade de um outro país.

Este protocolo prevê a disponibilização do acesso electrónico livre de professores, investigadores e estudantes da Universidade de Cabo Verde aos textos integrais de publicações científicas de um conjunto de editoras internacionais seleccionadas pela Universidade de Cabo Verde (Cambridge University Press, Oxford University Press, Sage, Taylor&Francis, Association of Computing Machinery), um total de 2.069 títulos, a maior parte publicações científicas periódicas, com o acesso assegurado no âmbito da Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) de Portugal.

Também fica assegurado pelo protocolo o acesso da Universidade de Cabo Verde a uma base de dados bibliográficos referencial da editora Association of Computing Machinery com mais de 1 milhão de registos.

A b-on funciona em Portugal desde 2004 sob responsabilidade da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tem a gestão técnica e operacional assegurada pela FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, e é intensivamente utilizada diariamente pela comunidade académica e científica portuguesa.

As assinaturas dos conteúdos a que a b-on dá acesso são contratualizadas directamente com as várias editoras internacionais pela FCCN que, no âmbito da cooperação formalizada com o presente protocolo, negociou com a parte dessas editoras indicada pela Universidade de Cabo Verde a extensão da disponibilização dos seus conteúdos a esta Universidade a partir da b-on e em condições financeiras facilitadas.

A ICP - Autoridade Nacional de Comunicações (ICP-ANACOM), no âmbito do seu programa de cooperação e nos termos do presente protocolo, subsidia em 2009 os custos acrescidos de assinaturas com as editoras que resultam do alargamento da disponibilização dos respectivos conteúdos à Universidade de Cabo Verde.

Com este protocolo, estende-se à Universidade de Cabo Verde o acesso electrónico a um importante conjunto de fontes internacionais do conhecimento científico, melhorando significativamente as condições de trabalho da comunidade académica e científica desta Universidade, de uma forma muito mais fácil e económica do que aconteceria com a disponibilização clássica em papel.

A cooperação agora formalizada entre instituições portuguesas e a Universidade de Cabo Verde é uma manifestação exemplar e concreta da vontade de cooperar na importante área do Conhecimento, a qual desempenha actualmente um papel central no desenvolvimento económico e social, e na afirmação global dos povos através da capacitação dos seus cidadãos.

Distribuição dos Títulos da b-on Disponibilizados à U. de Cabo Verde
Títulos por agrupamentos de áreas científicas (%)

Acesso alternativo: Distribuição dos Títulos da b-on Disponibilizados à U. de Cabo Verde - contém tabela de dados e gráfico - (xls | 27KB)
clique na imagem abaixo para ampliar

Distribuição dos Títulos da b-on Disponibilizados à U. de Cabo Verde, Títulos por agrupamentos de áreas científicas (%)
Fonte: FCCN.

Última actualização ( 04/01/2012 )