Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > 27ª Reunião do Grupo sobre Economia da Informação da OCDE

27ª Reunião do Grupo sobre Economia da Informação da OCDE

 - 18/06/2010

Logotipo da OCDE Realizou-se em 17-18 de Junho de 2010, na OCDE, em Paris, a 27ª reunião do Grupo sobre Economia da Informação (WPIE – Working Party on Information Economy) do Comité para Políticas de Informação, Computadores e Comunicação da OCDE (ICCP). A parte da manhã de dia 17 foi preenchida com uma reunião conjunta com o Grupo de Trabalho sobre Indicadores para a Sociedade da Informação (WPIIS – Working Party on Indicators for the Information Society) doICCP que teve como objectivo a discussão sobre a forma de melhorar a coordenação entre as actividades estatísticas e as políticas na área da Sociedade da Informação. A reunião foi precedida da Workshop da OCDE sobre Intermediários da Internet.

Os principais assuntos considerados na reunião foram: os resultados e as recomendações do relatório de avaliação do ICCP, o Programa de Trabalho e Orçamento do ICCP para 2011/2012, os resultados de um estudo intitulado “ICT-Enabled Innovation using firm-level data”, o relatório de síntese sobre “Green ICT”, os resultados de um inquérito sobre medição de “Green ICT” na economia realizado pelo Instituto Nacional de Estatísticas da Dinamarca em 2009, os projectos do Capítulo 5do IT Outlook 2010 intitulado “Greener and smarter: ICTs, the environment and climate change” e do Capítulo 3 intitulado “ICT skills and employment”,um projecto para um trabalho futuro sobre “Green Jobs” relativo a empregos ambientalmente sustentáveis e outros empregos associados a TIC.

Foram também apresentados os seguintes estudos sobre perspectivas futuras e novas tecnologias:

  • The Future of the Information Society: Opportunities and Challenges, Ms. Myung-Sun Jun, National Information Society Agency, Korea.

Foi ainda apresentada a Recommendation of the Council on Information and Communication Technologies and the Environment, adoptada pelo Conselho da OCDE em 8 de Abril de 2010, por proposta do ICCP, baseada nos 10 princípios seguintes: (1) Coordenação das políticas de TIC, climáticas, ambientais e energéticas; (2) Adopção de perspectivas de ciclo de vida; (3) Apoio a investigação e inovação em tecnologias e serviços “verdes”; (4) Desenvolvimento de competências digitais “verdes”; (5) Aumento da sensibilização do público sobre o papel das TIC para melhorar o desempenho ambiental; (6) Encorajamento de Melhores Práticas; (7) Liderança das administrações públicas pelo exemplo; (8) Melhoria da contratação pública; (9) Encorajamento da adopção de métricas; (10) Estabelecimento de metas para as políticas e aumento da avaliação.

Portugal participou através do Professor Paulo Ferrão, Director do Programa MIT – Portugal, no grupo de trabalho restrito de peritos nacionais que elaborou a Recomendação da OCDE. A importância das “Green ICT” para a recuperação económica, o crescimento, a inovação, o desenvolvimento e o ambiente, advém na sequência da Conferência de Alto Nível da OCDE ”ICT, the Environment and Climate Change” que teve lugar na Dinamarca a 27 e 28 de Maio de 2009, onde Portugal participou através do Professor Paulo Ferrão, Director do Programa MIT – Portugal, com uma comunicação intitulada “ICT innovation for sustainable urban infrastructures” (ver Portugal Participa na Conferência de Alto Nível da OCDE: TICs, Ambiente e Mudanças Climáticas).

A representação de Portugal no Grupo sobre Economia da Informação é assegurada pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, através de Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais.

Última actualização ( 10/01/2012 )