Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > Visita Oficial do Presidente da República à Índia

Visita Oficial do Presidente da República à Índia

 - 17/01/2007

Bandeiras da India e de Portugal juntas De 10 a 17 de Janeiro 2007, decorreu uma Visita Oficial do Presidente da República de Portugal à Índia, envolvendo New Delhi, Goa, Bombaim e Bangalore. O Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, integrou a comitiva, representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em Bombaim e Bangalore, depois do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, ter também integrado a comitiva em New Dehli e Goa.

Em New Dehli foram feitos contactos bilaterais pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, acompanhado do Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, com o Ministério da Ciência e Tecnologia da Índia, ao mais elevado nível que incluiu uma reunião em que participou o próprio Ministro da Ciência e Tecnologia da Índia, o Secretário do Departamento de Ciência e Tecnologia (DST – Department of Science and Technology), T. Ramasami, o Conselheiro de Cooperação Internacional, Y.P. Kumar, o Secretário do Ministério de Ciências da Terra, S.P. Goel, e o Conselheiro do departamento de Biotecnologia, S. Natesh, em que ficou claro o reconhecimento da Índia do valor da cooperação em C&T com Portugal que tem existido e o grande interesse de o alargar e reforçar, tendo sido referidas como desejáveis áreas de alargamento sistemas de energia, bio-engenharia e nanotecnologia, além de ter sido expresso grande interesse no Programa MIT – Portugal e ter sido discutido o potencial para futura participação de investigadores indianos no INL – Instituto Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em criação. Foi também realizada uma reunião com a Secretária de Estado para o Ensino Superior da Índia em que houve uma discussão informal sobre as relações com a Europa e a reforma do ensino superior recentemente lançada na Índia. Esta reunião antecedeu a visita planeada ao Indian Institute of Technology de Delhi, IIT Delhi, na qual foi mostrado um interesse específico na cooperação com o Programa MIT – Portugal.

Adicionalmente, também em conjunto pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, e do Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, foram estabelecidos em New Dehli contactos com RGK Menon, uma das pessoas mais eminentes e influentes da Índia na área da C&T que foi Ministro de C&T em 1990-91 e membro do parlamento nos anos seguintes, assim como Presidente do IIT Delhi e Special Advisor da Indian Research Space Organization. O Prof RGK Menon é actualmente Presidente do India International Centre e propiciou uma reunião e contactos particularmente interessantes para potenciar a cooperação científica com a Índia, nomeadamente o acesso ao sistema de satélites da Índia. Adicionalmente facilitou o contacto directo com o Dr Pankaj, Vice Presidente da EMPI Business School de Delhi e Director da EU-India Research Unit e do EU-India International Business Management Centre, com o qual foram discutidas acções concretas sobre futuros eventos na área do ensino e investigação em inovação, nomeadamente a possível participação numa conferência internacional sobre Technology Policy and Innovation a organizar em Portugal, assim como o intercâmbio de estudantes e investigadores, nomeadamente no âmbito do Programa recentemente Carnegie Mellon – Portugal, que inclui uma área especifica sobre Entrepreneurship and Technical Change.

Em Goa, mais uma vez conjuntamente pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, e o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, foi realizada uma reunião de trabalho no National Institute of Oceanography (NIO), Dona Paula, com o qual tem havido há quase uma década actividades de cooperação em robótica submarina, biologia e química marinha, e na qual ficou muito clara a vontade e interesse do NIO da Índia de prosseguir e aumentar a cooperação com Portugal, não só nas áreas em que já acontece como noutras áreas como a geologia e a arqueologia marinha. Em particular, foi expressa a convicção dos responsáveis do NIO da Índia de que a cooperação com Portugal decorre num ambiente mais aberto, de parceria e produtivo em termos de benefícios do que com outros países ocidentais, na robótica marinha a um nível de topo mundial que não seria possível concretizar de outra forma, e que haveria grandes vantagens mútuas em incrementar e alargar a cooperação.

Em Bangalore, realizaram-se visitas às empresas BIOCON, WIPRO e INFOSYS. Na reunião da WIPRO participou em nome desta empresa o português António Murta, que passou a integrar a administração da WIPRO na sequência desta ter adquirido a empresa portuguesa ENABLE de que era CEO. Nesta reunião o Presidente da UMIC questionou António Murta sobre a sua experiência na WIPRO e os aspectos que a diferenciam da experiência anterior em Portugal.

Última actualização ( 26/01/2012 )