Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > Consultas Públicas Multistakeholder no Âmbito da Preparação do WSIS Forum 2011

Consultas Públicas Multistakeholder no Âmbito da Preparação do WSIS Forum 2011

 - 25/02/2011

Logotipo do WSIS FORUM 2011Em 24-25 de Fevereiro de 2011 realizaram-se em Genebra as consultas públicas multistakeholder no âmbito da preparação do WSIS Forum 2011, organizado pela UIT – União Internacional de Telecomunicações, UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNCTAD – Conferência sobre Comércio e Desenvolvimento das Nações Unidas e UNDP – Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas da ONU – Organização das Nações Unidas. Esta edição do WSIS Forum é organizada de uma maneira radicalmente diferente de anos anteriores, substituindo o conjunto de sessões temáticas que, desde 2009, se realizavam durante 15 dias em Maio de cada ano à volta do tema da Governação da Internet, no âmbito da Agenda de Tunis da Cimeira Mundial sobre a Sociedade de Informação (ver Participação de Portugal na Cimeira Mundial sobre Sociedade da Informação).

Os participantes apresentaram uma panóplia de sugestões de melhoria de funcionamento do WSIS Forum, nomeadamente o recurso a transcrições electrónicas à luz da boa-prática do IGF – Internet Governance Forum. Foi acordado que o WSIS Forum de 2011 incluiria diferentes tipologias de sessões: encontros de alto nível, reuniões de facilitação das Linhas de Acção da WSIS, workshops temáticas, trocas de boas-práticas e exposições.

O objectivo das consultas públicas é modernizar o Forum e promover uma maior abertura ao exterior, também á semelhança do IGF. Foram referidas como novas medidas uma nova plataforma de discussão online, melhores ferramentas de participação remota e a utilização das redes sociais para alcançar outros tipos de público.

A UIT adoptou para a edição do WSIS Forum de 2011 um processo de identificação de novos temas em resposta às expectativas dos vários stakeholders envolvidos através de questionários realizados em antecipação e, no decurso da análise dos contributos recebidos, foram consideradas como temáticas mais relevantes: 1. Cloud Computing; 2. Open Source; 3. Open Access.

Foi referida a necessidade de coordenar o WSIS Forum com o IGF para evitar sobreposições e articular questões logísticas.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP assegurou a representação remota de Portugal nesta reunião.

Última actualização ( 30/01/2012 )