Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > Forum de Governação da Internet 2008

Forum de Governação da Internet 2008

 - 06/12/2008

Logotipo da WSIS – World Summit on the Information SocietyEm 3-6 de Dezembro de 2008, realizou-se em Heyderabad, Índia, a 3ª reunião do IGF - Forum de Governação da Internet (IGF – Internet Governance Forum). O IGF foi criado no âmbito das Nações Unidas, na 2ª fase da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS – World Summit on the Information Society) que se realizou em Tunes em 16-18 de Novembro de 2005 (ver Participação de Portugal na Cimeira Mundial sobre Sociedade da Informação). A 1ª reunião do IGF decorreu em Atenas, Grécia, de 30 de Outubro a 2 de Novembro de 2006, e a 2ª reunião decorreu no Rio de Janeiro, de 12 a 15 de Novembro de 2007.

As sessões principais da 3ª reunião do IGF tiveram como temas: Reaching the Next Billion, Promoting Cyber-Security and Trust, Managing Critical Internet Resources, Emerging Issues, and Taking Stock and the Way Forward. Paralelamente, realizaram-se mais de 85 workshops e outras sessões (ver programa das sessões).

A delegação Portuguesa foi chefiada pelo Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, que fez várias intervenções durante o encontro.

A reunião foi precedida pelas reuniões seguintes Consultas Abertas realizadas na ONU, em Genebra, em que Portugal foi representado pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP:

Os dois primeiros anos de actividade do IGF estão descritos no livro recentemente publicado Internet Governance Forum (IGF) – The First Two Years.

A 4ª reunião do IGF terá lugar em 14-17 de Novembro de 2009, no Cairo, Egipto, e a 5ª reunião decorrerá em 2010 em Vilnius, Lituânia.

Última actualização ( 03/10/2011 )