Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Inclusão e Acessibilidade  > Notícias

Notícias


  • “Infoday” em Bruxelas sobre o 5º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living

    Logotipo da Ambient Assisted Living Association A Associação AAL realiza em Bruxelas, no dia 13 de Março de 2012, com início às 14:00, na Royal Flemish Academy of Belgium for Sciences and Arts, um “infoday” sobre o 5º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living, cuja abertura está prevista para o fim de Fevereiro com o período de candidatura a terminar no fim de Maio de 2012. A participação no “infoday” é livre, mas requer inscrição prévia, dada a limitação de participantes, através de e-mail para Jacqueline.Teller@aal-europe.eu, o mais cedo possível mas sempre antes de dia 24 de Fevereiro.

  • Conferência Europeia de e-Skills 2011

    Logotipo da Semana Europeia de e-Skills 2012 Realizou-se no dia 13 de Dezembro, em Bruxelas, organizada pela DG Enterprise da Comissão Europeia em parceria com DigitalEurope e European Schoolnet a Conferência Europeia de e-Skills 2011 destinada a discutir aspectos da implementação da estratégia europeia de e-Skills e a preparar a Semana Europeia de e-Skills 2012, marcada para 26-30 de Março de 2012. A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP foi representada por Margarida Ribeiro.

     

  • Cimeira Europeia de Telecentros 2011

    Logotipo do Telecentre-Europe Summit Realizou-se em 27-28 de Outubro de 2011, a Cimeira Europeia de Telecentros 2011 - Bruxelas sob o tema “Telecentres: get to work, reunindo as redes nacionais de Espaços Internet, com o objectivo de partilhar experiências e maximizar os resultados, implementando uma estratégia pan-europeia para a Inclusão Digital. As sessões plenárias tiveram como temas principais: As competências digitais para os empregos do futuro; os Espaços Internet e as Pequenas e Médias Empresas online e as empresas sociais.

    Portugal foi convidado a apresentar a experiência da Rede de Espaços Internet no domínio da participação portuguesa na Get Online Week (Semana “Ligue-se à Internet” 2011) e do papel dos Espaços Internet na melhoria no “Digital Agenda Scoreboard”, participando na sessão “Get online week: How much can we improve the Digital Agenda scoreboard?”.

  • Reunião de Pontos de Contacto Nacionais do Programa AAL

    Logotipo da Ambient Assisted Living Association Realizou-se no dia 11 de Outubro de 2011, em Varsóvia, Polónia, uma reunião de Pontos de Contacto Nacionais do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living. O Programa Conjunto AAL é gerido pela Associação AAL, em que Portugal participa pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. Participam neste programa 20 Estados Membros da União Europeia e 3 Estados Associados. A UMIC foi representada na reunião por Bruno Fragoso, Ponto de Contacto Nacional para o Programa Conjunto AAL.

  • Forum AAL 2011

    Logotipo da Ambient Assisted Living Association Realizou-se em 26-28 de Setembro de 2011, em Lecce, Itália, o Forum AAL 2011, dedicado a Envelhecimento Activo – Inovações, Mercado e Iniciativas da UE. O objectivo do encontro foi mostrar o progresso dos projectos do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living e as respectivas implicações práticas para o dia-a-dia de idosos, e divulgar e debater as iniciativas recentes da UE nesta área, como a Parceria de Inovação Europeia em Envelhecimento Activo e Saudável. O Programa Conjunto AAL é gerido pela Associação AAL, em que Portugal participa pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. Participam neste programa 20 Estados Membros da União Europeia e 3 Estados Associados. A UMIC foi representada na reunião por Bruno Fragoso, Ponto de Contacto Nacional para o Programa Conjunto AAL.

  • 13ª Reunião da Assembleia Geral da Associação AAL

    Logotipo da Ambient Assisted Living Association Realizou-se no dia 27 de Setembro de 2011, em Lecce, Itália, uma reunião da Assembleia Geral da Associação AAL, em que Portugal é membro fundador representado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, cuja agenda incluiu: discussão do processo de recrutamento de um novo Director da Unidade Central de gestão da Associação AAL; eleição do Presidente e do Tesoureiro da Associação AAL; lista de ordenação das propostas do concurso para projectos de 2011 (Call 4); processo de definição do concurso  para projectos de 2012 (Call 5); Programa de Trabalho 2011/2012; informações da Comissão Europeia, principalmente sobre a Parceria de Inovação Europeia sobre Envelhecimento Activo e Saudável (European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing (EIP on AHA)); criação de um grupo de trabalho para preparar para aprovação as regras de funcionamento interno da Associação AAL; preparação do AAL Forum 2012; discussão sobre o evento AAL proposto para Bilbao, Espanha.

  • Workshop de Formação em Telecentros e Sustentabilidade

    Logotipo da ITU Academy Realizou-se em 23-25 de Maio de 2011, a Workshop de Formação em Telecentros e Sustentabilidade, na TOT Academy em Bangkok, Tailândia, promovida pelo ITU Asia-Pacific Centre of Excellence e organizada conjuntamente com o Ministério de Tecnologia de Informação e Comunicação da Tailândia, a Universidade Utara Malásia, e com apoio da telecentre.org Foundation e da UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization.

    A workshop centrou-se no que foram considerados os em cinco pilares da sustentabilidade de telecentros (Organização, Políticas, Sociedade, Finanças, Operações), tendo sido consideradas várias estratégias nacionais de organização idos telecentros, o contexto das políticas TIC e o seu âmbito social, financeiro e de operações.

  • Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação 2011

    Cartaz do World Telecommunications and Information Society Day 2010 A ONU – Organização Mundial das Nações Unidas estabeleceu o dia 17 de Maio de cada ano como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação. Esta iniciativa visa promover acções de sensibilização e consciencialização pública para os benefícios da utilização da Internet. O tema escolhido para 2011 é “melhor qualidade de vida nas comunidades rurais com as TIC” (“better life in rural communities with ICTs”) e tem por objectivo destacar o importante papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como catalisadoras da promoção da qualidade de vida das pessoas, da sociedade e da economia no contexto rural, potenciando melhor qualidade de vida, combatendo a pobreza, a iliteracia e a exclusão social.

     

  • Forum para a Sociedade da Informação – Acessibilidade Web

    Logótipo do Programa Acesso da UMIC A Acessibilidade de Conteúdos da Web para cidadãos com necessidades especiais foi debatida numa sessão do Forum para a Sociedade da Informação que se realizou no dia 5 de Maio, no Auditório da SIBS, na Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1, Lisboa, organizado conjuntamente pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

    Neste Forum foram consideradas questões relativas às novas Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0 (WCAG 2.0) aprovadas pelo W3C – World Wide Web Consortium em Dezembro de 2008, as quais foram publicadas em português pela UMIC em 25 de Fevereiro de 2009 (ver Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0 (WCAG 2.0 do W3C) Publicadas em Português). O Português foi a 3ª língua no Mundo em que as novas directrizes de acessibilidade foram publicadas, a seguir apenas ao Inglês da publicação original e ao Húngaro, língua em que foi publicada uma tradução poucas semanas antes da portuguesa.

  • Portugal em 2º na ONU em Acessibilidade dos Sítios do Governo na Internet

    Logótipo do Programa Acesso da UMIC Um artigo publicado na edição de Janeiro de 2011 do periódico científico Journal of Information Technology & Politics, sob o título “Análise Global da Acessibilidade de Portais de Governos e Sítios de Ministérios Nacionais na Web" (Global Web Accessibility Analysis of National Government Portals and Ministry Web Sites), apresentou a primeira análise global da acessibilidade na Web de 192 Estados Membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

    Portugal está em 2º lugar na acessibilidade dos sítios do governo considerados no estudo, com um valor de acessibilidade Web de 97,57%, só ultrapassado pela Alemanha que tem um valor de acessibilidade Web de 98,72%.

  • 3º Forum Mundial de Telecentros

    Logotipo da telecentre.org Realizou-se em 5-7 de Abril de 2011, o 3º Forum Global de Telecentros Chile 2011, em Santiago do Chile, organizado pela Fundação Telecentre.org em cooperação com a Associação de Telecentros Activos do Chile (ATACH) . As edições anteriores do Forum realizaram-se na Tunísia e na Malásia.

    O objetivo central do Forum Mundial é providenciar uma plataforma para partilha de boas-práticas entre os membros do movimento global de telecentros para o contributo para o desenvolvimento social através da utilização de TIC. As sessões de trabalho envolveram a análise das oportunidades das redes de telecentros para disseminarem o papel das TIC para a empregabilidade, produtividade e empowerment das comunidades a nível mundial. A organização do Forum Mundial problematizou o desenvolvimento de estratégias de modernização da atividade dos telecentros.

  • Visita de Delegação da National IT and Telecom Agency (NITA) da Dinamarca sobre Espaços Internet

    Bandeira da Dinamarca De 30 de Março a 1 de Abril de 2011, decorreu uma visita da NITA – National IT and Telecom Agency a Lisboa, organizada pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP a pedido da NITA, para troca de experiências e exploração de possibilidades de cooperação relativa a Espaços Internet. O programa consistiu em reuniões na UMIC, visita ao Pavilhão do Conhecimento, visita à Direcção dos Centros de Inclusão Digital do Programa Escolhas e Visita ao Espaço Internet de Almada.

    A visita começou com uma reunião com a participação do Presidente da UMIC, que fez uma apresentação intitulada “Connecting Portugal – Mobilizing the Information and Knowledge Society”. Da parte da UMIC, também trabalharam com a equipa dinamarquesa Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Margarida Ribeiro, Sílvia Reis e Nuno Moreira. Na reunião final desta visita foram consideradas várias possibilidades de cooperação futura.

  • Congresso Literacia, Media e Cidadania

    Logotipo do Congresso Literacia, Media e CidadaniaRealiza-se nos dias 25 e 26 de Março de 2011, na Universidade do Minho, em Braga, o Congresso Literacia, Media e Cidadania, cujo programa prevê sessões plenárias sobre “Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos”, “As gerações mais novas e os media: tendências actuais da investigação”, “Educação para os Media: saber fazer”, “Formar para intervir: competências para promover a literacia mediática na perspectiva de uma cidadania activa”, “Intervir para promover: experiências a partir do terreno”, “Literacia para os media e políticas públicas: quadro actual e perspectivas”. A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP é uma das entidades organizadoras, em conjunto com Comissão Nacional da UNESCO, Conselho Nacional da Educação, Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Gabinete para os Meios de Comunicação Social, Ministério da Educação, Universidade do Minho/Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

  • “Infoday” em Bruxelas sobre o 4º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living

    Logotipo da Ambient Assisted Living AssociationA Associação AAL realiza em Bruxelas, no dia 7 de Abril de 2011, com início às 15:00, em local a indicar, um “infoday” sobre o 4º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living, cuja abertura está prevista para o fim de Março com o período de candidatura a terminar no fim de Junho de 2011. A participação no “infoday” é livre, mas requer inscrição prévia, dada a limitação de participantes, através de e-mail para Jacqueline.Teller@aal-europe.eu, o mais cedo possível mas sempre antes de dia 24 de Março.

  • Semana “Ligue-se à Internet” 2011

    Logotipo da “Get Online Week 2011De 28 de Fevereiro a 5 de Março de 2011 decorre a Semana “Ligue-se à Internet” 2011 (Get Online Week 2011), evento organizado a nível europeu pela Telecentre-Europe, uma organização que procura aumentar o impacto e a eficiência de Espaços Internet na Europa, providenciando suporte, partilha de conhecimento e serviços que contribuam para o aumento das actividades dos Espaços Internet, assim como para promover o acesso, as competências em TIC e a motivação de milhões de europeus para participarem na sociedade da informação e do conhecimento.

  • Reunião de Pontos de Contacto Nacionais e da Unidade de Gestão Central do Programa AAL

    Logotipo da Ambient Assisted Living AssociationRealizou-se no dia 16 de Fevereiro de 2011, em Bruxelas, uma reunião de Pontos de Contacto Nacionais e da Unidade de Gestão Central do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living. O Programa Conjunto AAL é gerido pela Associação AAL, em que Portugal participa pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. Participam neste programa 20 Estados Membros da União Europeia e 3 Estados Associados. A UMIC foi representada na reunião por Bruno Fragoso, Ponto de Contacto Nacional para o Programa Conjunto AAL.

  • Avaliador Automático Desenvolvido pela UMIC para as Directrizes de Acessibilidade 2.0 do W3C

    Logotipo do AcessMonitorNo dia 2 de Fevereiro de 2011, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP disponibilizou a versão beta do AccessMonitor, o avaliador automático que desenvolveu para a Versão 2.0 das Directrizes de Acessibilidade de Conteúdos Web (WCAG 2.0 – Web Content Accessibility Guidelines 2.0) aprovadas pelo W3C – World Wide Web Consortium em 11 de Dezembro de 2008, depois de um processo de mais de 8 anos segundo o esquema de desenvolvimento colaborativo aberto de normas do W3C que envolveu a publicação de 15 versões de trabalho antes da versão final. Esta nova ferramenta de avaliação do cumprimento de normas de acessibilidade de conteúdos em páginas da Internet, disponibiliza publicamente e gratuita, resulta da evolução das ferramentas desenvolvidas e aplicadas pela UMIC desde 2005 para as WCAG1.0. Na verdade, teve como ponto de partida a ferramenta de avaliação de acessibilidade eXaminator desenvolvida pela UMIC para as WCAG1.0, a qual funciona e é disponibilizada gratuitamente de forma livre desde Dezembro de 2005.

  • Reunião do “Content Group” do Programa AAL – Ambient Assisted Living

    Logotipo da Ambient Assisted Living Association Realizou-se no dia 1 de Fevereiro de 2011, em Bruxelas, uma reunião do “Content Group” do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living para discutir o tema do próximo concurso deste programa. O Programa Conjunto AAL é gerido pela Associação AAL, em que Portugal participa pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. Participam neste programa 20 Estados Membros da União Europeia e 3 Estados Associados. A UMIC foi representada na reunião por Bruno Fragoso, Ponto de Contacto Nacional para o Programa Conjunto AAL.

  • 1º Congresso Internacional de Telecentros e Encontro de Dinamizadores Guadalinfo

    Logotipo da ITU Academy Realizou-se em 25-26 de Janeiro em Sevilha, Espanha, o 1º Congresso Internacional de Telecentros, organizado pela Associação Nacional de Comunidades de Telecentros de Espanha, sob o tema “A rede cresce, crescemos na rede”. O debate centrou-se na sustentabilidade dos telecentros e no seu papel na Agenda Digital para a Europa 2010-2020, nas estratégias de capacitação tecnológica dos monitores, na dinamização da rede espanhola para promover a literacia digital e a formação profissionalizante, na necessidade de monitorização do impacto dos telecentros no âmbito regional e nacional.

    Os objectivos principais do Congresso foram explorar o intercâmbio internacional de experiências de telecentros, impulsionar a criação de parcerias em projectos de interesse comum, e promover os telecentros como recursos-chave para a transformação do território e como espaços geradores de emprego, inovação social e participação na Agenda Digital para a Europa 2010-2020.

  • Reunião da Assembleia Geral da Associação AAL em Bruxelas

    Logotipo da Ambient Assisted Living Association Realizou-se no dia 24 de Novembro de 2010, em Bruxelas, uma reunião da Assembleia Geral da Associação AAL, em que Portugal é membro fundador representado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, cuja agenda incluiu: aceitação da Suíça como novo membro, o piloto em Parceria de Inovação Europeia (Pilot European Innovation Partnership EIP on Active and Healthy Ageing), sistemas de Tecnologias de Informação de apoio à AAL, possíveis tópicos para a Call 4 do Programa Conjunto AAL e processo de decisão sobre tópicos de concursos futuros.

    A iniciativa europeia para o desenvolvimento de novas aplicações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas (AAL – Ambient Assisted Living) (150 milhões de euros), foi aprovada na Reunião do Conselho de Ministros da Ciência da EU em Novembro de 2007, na sua formação de Competitividade dedicada à Investigação, sob a presidência do Ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago. Portugal desempenhou, na altura, um papel decisivo, com o envolvimento determinante da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, para viabilizar a aprovação da iniciativa numa altura em que dificuldades técnicas e políticas tinham dado o processo como irresolúvel antes de 2009.

    O Programa AAL é gerido pela Associação AAL, de que Portugal é membro fundador através da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP (ver Portugal na Associação Ambient Assisted Living constituída em Bruxelas). Participam neste programa 20 Estados Membros da União Europeia e 3 Estados Associados.

    A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, é a entidade gestora nacional do Programa AAL, e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) é a correspondente entidade financiadora pública portuguesa.

  • Cimeira Europeia de Telecentros 2010

    Logotipo do Telecentre-Europe Summit Realizou-se em 13-14 de Outubro de 2010 em Budapeste, a Cimeira Europeia de Telecentros 2010, sob o tema de 2010 “Joining up for European eInclusion”, reunindo as redes nacionais de Espaços Internet, com o objectivo de partilhar experiências e maximizar os resultados, implementando uma estratégia pan-europeia para a Inclusão Digital. As sessões plenárias tiveram como temas principais: a cidadania digital, as competências digitais para todos, e a Capacitação dos Telecentros.

    Portugal foi convidado a apresentar a experiência da Rede de Espaços Internet no domínio da inclusão digital e da introdução de serviços públicos electrónicos, participando na sessão “Achieving European Citizenship – Government and telecentres”.

  • 13ª Reunião do Sub-Grupo de Inclusão Digital i2010

    Logotipo da Iniciativa i2010 Realizou-se em 28-29 de Janeiro de 2010, em Valleta, Malta, a 12ª Reunião do Sub-Grupo de Inclusão Digital i2010 em que foi feito um ponto de situação da Inclusão Digital no que respeita a Literacia Digital e Acessibilidade da Web, bem como para apresentação da Agenda Digital para a Europa (DAE) 2010-2020 (ver Comunicação da Comissão Europeia “Uma Agenda Digital para a Europa”).

     

  • Congresso Europeu de Inclusão Digital 2010

    Realizou-se a 20 e 21 de Setembro de 2010, em Bruxelas, o Congresso Europeu de Inclusão Digital (ECEI2010), organizado no âmbito da Presidência Belga do Conselho da União Europeia, sob o tema “Delivering Digital Europe in Public Libraries”. Este Congresso pretendeu responder aos desafios e oportunidades dos Espaços Internet e das bibliotecas na era digital. O enfoque do evento centrou-se no papel das Bibliotecas e de outros agentes como Espaços Internet e Museus no domínio da inclusão digital, no seguimento da Declaração de Viena, da Estratégia 2020 e da Agenda Digital, reflectindo uma aposta europeia nas competências digitais para alcançar um crescimento sustentável.

  • Reunião da Assembleia Geral da Associação AAL em Odense

    Logotipo da Ambient Assisted Living Association Realizou-se no dia 13 de Setembro de 2010, em Odense, Dinamarca, uma reunião da Assembleia Geral da Associação AAL, em que Portugal é membro fundador representado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, cuja agenda incluiu: relatório do Presidente, processo de acesso a contratos e actas do conselho executivo, actualização do regulamento interno, Programa de Trabalho para 2010/2011, aprovação de relatório de contas de 2009, informação sobre relatório de auditoria, aprovação da revisão do orçamento para 2010-2011, resignação e nomeação de membros do conselho executivo, informação sobre recrutamento de pessoal para a Unidade Central de Gestão (CMU – Central Management Unit), discussão da nomeação do Director da CMU, consideração para aprovação do relatório do Conselho Consultivo do Programa Conjunto AAL, estado dos concursos (calls 1, 2, 3), possível tópico para o próximo concurso e processo de definição de concursos futuros, instrumentos de Tecnologias de Informação ao serviço da Associação AAL, informações da Comissão Europeia, avaliação anual e intercalar do Programa Conjunto AAL, informação sobre o Forum AAL 2010, o Forum de Investimento AAL e o Forum AAL 2011.

    A iniciativa europeia para o desenvolvimento de novas aplicações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas (AAL – Ambient Assisted Living) (150 milhões de euros), foi aprovada na Reunião do Conselho de Ministros da Ciência da EU em Novembro de 2007, na sua formação de Competitividade dedicada à Investigação, sob a presidência do Ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago. Portugal desempenhou, na altura, um papel decisivo, com o envolvimento determinante da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, para viabilizar a aprovação da iniciativa numa altura em que dificuldades técnicas e políticas tinham dado o processo como irresolúvel antes de 2009.

    O Programa AAL é gerido pela Associação AAL, de que Portugal é membro fundador através da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP (ver Portugal na Associação Ambient Assisted Living constituída em Bruxelas). Participam neste programa 20 Estados Membros da União Europeia e 3 Estados Associados.

    A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, é a entidade gestora nacional do Programa AAL, e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) é a correspondente entidade financiadora pública portuguesa.

  • Workshop de Políticas da UE s/ Norma de Cuidados Públicos Primários para Serviços de AAL na Europa

    Logotipo da Ambient Assisted Living AssociationRealizou-se nos dias 28-29 de Junho de 2010, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a EU Policy Workshop on 'Public Primary Care Standard for AAL Services in Europe', organizada conjuntamente pelo AICOS – Centro de Investigação Fraunhofer Portugal para Soluções de Comunicação e Informação Assistidas, pela Unidade de TIC para a Inclusão da DGINFSO – Direcção-Geral Sociedade da Informação e media da Comissão Europeia e o Programa Conjunto Europeu AAL – Ambient Assisted Living (ver Portugal na Associação Ambient Assisted Living constituída em Bruxelas).

  • 1º Encontro Regional da Rede de Espaços Internet – Distrito de Setúbal

    Logotipo da Rede de Espaços InternetRealizou-se hoje, dia 9 de Junho de 2010, no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela, o 1º Encontro Regional da Rede de Espaços Internet, nesta edição dirigido a todos os responsáveis e monitores dos 51 Espaços Internet do distrito de Setúbal. Organizado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, em colaboração com a Câmara Municipal de Palmela, este Encontro contou com mais de 50 participantes, estando representados 27 Espaços Internet de 11 dos 13 Municípios do distrito de Setúbal (ver Programa do Encontro).

  • Reunião da Assembleia Geral da Associação AAL em Barcelona

    Logotipo da Ambient Assisted Living Association Realizou-se no dia 3 de Junho de 2010, em Barcelona, Espanha, uma reunião da Assembleia Geral da Associação AAL, em que Portugal é membro fundador representado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, cuja agenda incluiu: actividades correntes e futuras, apresentação e discussão da avaliação anual e intercalar da Associação AAL, relatório de progresso relativo ao Forum AAL 2010 e ao Forum de Investimento AAL, relatório de contas de 2009, aspectos do 1º e 2º concursos para projectos em AAL, papel futuro do Conselho Consultivo da Associação AAL e do Programa Conjunto em AAL, metodologia para preparação do próximo concurso para projectos, preparação do Programa de Trabalhos 2010/2011.

    A iniciativa europeia para o desenvolvimento de novas aplicações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas (AAL – Ambient Assisted Living) (150 milhões de euros), foi aprovada na Reunião do Conselho de Ministros da Ciência da EU em Novembro de 2007, na sua formação de Competitividade dedicada à Investigação, sob a presidência do Ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago. Portugal desempenhou, na altura, um papel decisivo, com o envolvimento determinante da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, para viabilizar a aprovação da iniciativa numa altura em que dificuldades técnicas e políticas tinham dado o processo como irresolúvel antes de 2009.

    O Programa AAL é gerido pela Associação AAL, de que Portugal é membro fundador através da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP (ver Portugal na Associação Ambient Assisted Living constituída em Bruxelas). Participam neste programa 20 Estados Membros da União Europeia e 3 Estados Associados.

    A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, é a entidade gestora nacional do Programa AAL, e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) é a correspondente entidade financiadora pública portuguesa.

  • Sessão de Informação sobre o 3º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living

    Logotipo da Ambient Assisted Living AssociationRealiza-se no dia 4 de Junho de 2010, das 14:00 às 17:30, no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Av. do Brasil, Lisboa, no Pequeno Auditório junto às instalações da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, uma Sessão de Informação sobre o 3º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living, organizado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, com a colaboração da FCCN (ver programa com links para as apresentações).

    A participação nesta sessão de informação é livre. Contudo, para a devida organização logística e atendendo ao número limitado de lugares, cada interessado deve comunicar até ao próximo dia 2 de Junho que pretende participar na sessão, para o endereço electrónico das Relações Internacionais da UMIC, ri@umic.pt, enviando o nome e a entidade a que está associado.

    O primeiro anúncio deste concurso foi publicado no dia 23 de Abril de 2010, prevendo que estaria aberto até 30 de Julho de 2010, às 16:00 TMG. O segundo anúncio foi publicado no dia 20 de Maio, com a indicação de que teria um envelope financeiro da ordem de 54 milhões de euros.

  • “Infoday” em Bruxelas sobre o 3º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living

    Logotipo da Ambient Assisted Living AssociationRealiza-se no dia 31 de Maio de 2010 em Bruxelas, no Marriott Hotel, Rue A Orts 3-7, das 10:30 às 18:00, um Infoday sobre o 3º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living,organizado pela Associação AAL, com um programa dirigido a todas as empresas, instituições de I&D e entidades das administrações públicas dos países participantes no Programa referido. A participação no Infoday é livre, mas requer a correspondente inscrição através de correio electrónico como é indicado no programa.

    O primeiro anúncio do 3º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living foi publicado no dia 23 de Abril de 2010, prevendo que o concurso estaria aberto até 30 de Julho de 2010, às 16:00 TMG. O segundo anúncio foi publicado no dia 20 de Maio, com a indicação de que teria um envelope financeiro da ordem de 54 milhões de euros.

  • Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação 2010

    Cartaz do World Telecommunications and Information Society Day 2010

    A ONU – Organização Mundial das Nações Unidas estabeleceu o dia 17 de Maio Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação. Esta iniciativa visa promover acções de sensibilização e consciencialização pública para os benefícios da utilização da Internet. O tema escolhido para o ano de 2010 é "melhor cidade, melhor qualidade de vida com as TIC" ("better city, better life with ICT’s") e tem por objectivo destacar o importante papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) como catalisadoras da promoção da qualidade de vida das pessoas, da sociedade e da economia.

    A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, enquanto organismo público com a missão de coordenação das políticas para a Sociedade da Informação em Portugal, associa-se a esta iniciativa, alargando a comemoração nacional do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação. Assim, tal como em iniciativas anteriores, estimula-se a Rede de Espaços Internet a desenvolver e enquadrar acções de sensibilização e promoção da utilização da Internet e das TIC na temática “melhor cidade, melhor qualidade de vida com as TIC”, até ao final do mês de Maio. As acções concretas incluídas nesta iniciativa podem ser vistas nas páginas de notícias do portal Rede de Espaços Internet.

  • 12ª Reunião do Sub-Grupo de Inclusão Digital i2010

    Logotipo da Iniciativa i2010 Realizou-se em 28-29 de Janeiro de 2010, em Valleta, Malta, a 12ª Reunião do Sub-Grupo de Inclusão Digital i2010 que teve como principal enfoque a Acessibilidade da Web, na qual Portugal contribuiu para a discussão ao fazer uma breve exposição sobre a aplicação validadora de acessibilidade eXaminator, desenvolvido pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP no âmbito do Programa Acesso (ver apresentações dos Estados Membros).

  • II Seminário do Grupo de Trabalho para Apoio a Estudantes com Deficiências no Ensino Superior

    Logótipo do Programa Acesso da UMICRealizou-se no dia 21 de Janeiro de 2010, na Universidade do Minho, Braga, o II Seminário do Grupo de Trabalho para Apoio a Estudantes (GTAEDES) com Deficiências no Ensino Superior com o tema “As Acessibilidades e os Desafios para a Promoção do Ensino Superior Inclusivo” e o programa seguinte:

    9:00 - Sessão de Abertura

    PAINEL I: As Várias Vertentes da Acessibilidade

  • AAL Forum 2009 "Soluções de TIC Inovadoras para Pessoas Idosas – Um Novo Entendimento"

    Logotipo do Ambient Assisted Living Forum 2009 em Viena Realizou-se de 29 de Setembro a 1 de Outubro de 2009, em Viena, Áustria, o AAL Forum 2009 (ver Programa do AAL Forum 2009), organizado pela Associação AAL e pelo Ministério Federal Austríaco para Transportes, Tecnologia e Inovação, em que a delegação de Portugal foi assegurada pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e chefiada por Graça Simões, do Conselho Directivo da UMIC, que fez uma apresentação intitulada “Estratégia de e-inclusão portuguesa e a ênfase em: educação” numa das sessões.

  • Reunião da Assembleia Geral da Associação AAL em Viena (2009)

    Logotipo da Ambient Assisted Living Association Realizou-se no dia 28 de Setembro de 2009, em Viena, Áustria, uma reunião da Assembleia Geral da Associação AAL, em que Portugal é membro fundador representado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, cuja agenda incluiu: relatório do Presidente do Conselho Executivo sobre as actividades da Associação AAL, organização interna, ponto de situação da Call1 AAL, resultados da avaliação da Call 2 AAL, organização do AAL Forum 2009 em Viena a realizar nos três dias seguintes, Programa de Trabalhos para 2010.

  • Portal da CGD Completamente Acessível e Adopta Certificação de Acessibilidade da UMIC

    Logótipo do Programa Acesso da UMICO Portal da CGD – Caixa Geral de Depósitos (www.cgd.pt) foi completamente remodelado e, entre outros aspectos, passou a satisfazer completamente as Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG1.0) estabelecidas pelo W3C – World Wide Web Consortium que podem ser verificadas automaticamente. Esta remodelação contou com o apoio da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP na verificação da conformidade com as directrizes de acessibilidade, através da sua equipa ACESSO, tendo a CGD utilizado o validador automático de satisfação das directrizes de acessibilidade que a UMIC desenvolveu – o eXaminator – e a Certificação de Acessibilidade da UMIC com a aposição do correspondente logotipo de certificação dinâmica no portal.

  • 22 Unidades Hospitalares de Pediatria Já Abrangidas pelo Projecto “TIC Pediátrica”

    Logotipo do Programa TIC PediátricaO projecto TIC Pediátrica, lançado no final de 2005 e promovido e gerido pela Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação (FDTI), disponibiliza a crianças internadas em unidades de pediatria de hospitais meios tecnológicos que permitam momentos de lazer e contactos com a família, a escola e os amigos através de web-cams, computadores pessoais e pequenos blogs familiares.

    Em várias fases de implementação desde 2005, em Agosto de 2009 o projecto ficou implementado em 22 unidades hospitalares: Instituto Português de Oncologia do Porto, Hospital Pediátrico de Coimbra, Hospital Dona Estefânia em Lisboa, Hospital Reynaldo dos Santos em Vila Franca de Xira, Hospital Infante D. Pedro em Aveiro, Hospital São Marcos em Braga, Hospital Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, Centro Hospitalar do Baixo Alentejo em Beja, Hospital Distrital de Faro, Centro Hospitalar do Funchal, Centro Hospitalar do Nordeste – Bragança, Centro Hospitalar do Alto do Ave em Guimarães, Hospital Santa Maria Maior em Barcelos, Hospital Garcia de Orta em Almada, Centro Hospitalar Cova da Beira da Covilhã, Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco, Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio em Portimão, Centro Hospitalar do Alto Minho em Viana do Castelo, Hospital de São João no Porto, Hospital Sousa Martins na Guarda, Hospital S. Teotónio em Viseu, Hospital de Santo André em Leiria.

  • Concurso para Admissão de Director Executivo da Associação AAL

    Logotipo da Ambient Assisted Living AssociationFoi publicado no dia 31 de Julho de 2009, no sítio da Associação AAL na Internet, um anúncio para a admissão de Director Executivo da Unidade Central de Gestão da Associação AAL (Vacancy for an Executive Director of the Central Management Unit of the AAL Association), em Bruxelas, onde também pode ser obtido o respectivo formulário de candidatura.

  • Tecnologias Adaptativas, Novo Paradigma de Inclusão e Qualidade de Vida

    Logotipo do Programa Acesso da UMICNa sessão “Comunicação: Tecnologias Adaptativas, Novo Paradigma de Inclusão e Qualidade de Vida / Universalização de Conteúdos Digitais”, no âmbito do Seminário “Capacidade para Comunicar e Interagir: um Novo Paradigma para o Direito à Participação Social das Pessoas com Deficiência”, realizado no dia 11 de Julho de 2009, na Universidade Lusófona, Campo Grande, Lisboa, o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP apresentou a comunicação “Inclusão e Acessibilidade Digital”.

    Esta sessão também incluiu apresentações de Jorge Fernandes, do Programa Acesso da UMIC, e do Professor Francisco Godinho, Coordenador do CERTIC – Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que em 1999 dirigiu a criação da Unidade Acesso – Acessibilidade a Cidadãos com Necessidades Especiais à Sociedade de Informação, do Ministério da Ciência e da Tecnologia, mais tarde inserida na UMIC. A Unidade Acesso foi criada na sequência da aprovação pelo Conselho de Ministros, em Agosto de 1999, da Iniciativa Nacional para os Cidadãos com Necessidades Especiais na Sociedade da Informação e da obrigatoriedade dos sítios dos organismos públicos na Internet respeitarem requisitos de acessibilidade a cidadãos com necessidades especiais, tendo Portugal sido o primeiro país europeu e o quarto mundial a adoptar este tipo de regras de acessibilidade.

  • UTAD Testa Usabilidade do Computador Magalhães com População Idosa

    Logótipo do Programa Acesso da UMICDurante o mês de Junho a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o CERTIC – Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade convidaram aproximadamente 50 idosos a testarem o computador Magalhães no uso de correio electrónico. Participaram também 50 alunos finalistas das licenciaturas de “Comunicação e Multimédia” e “Tecnologias de Informação e Comunicação” como observadores e relatores das experiências. Os testes decorreram na Universidade e em locais frequentados pelos idosos.

    Pretendeu-se com esta iniciativa avaliar a facilidade de utilização e a satisfação proporcionada pelo computador Magalhães para o uso de correio electrónico por idosos.

  • Reunião da Assembleia Geral da Associação AAL em Budapeste

    Logotipo da Ambient Assisted Living AssociationRealizou-se no dia 15 de Junho de 2009, em Budapeste, uma reunião da Assembleia Geral da Associação AAL, em que Portugal é membro fundador representado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. A reunião contou com a presença de representantes de 18 países membros bem como com observadores da Comissão Europeia e do Secretariado da Associação AAL.

  • UMIC Facilita a Utilização de Espaços Internet pelas Universidades da Terceira Idade

    Logotipo da Rede de Espaços InternetNo âmbito das comemorações oficiais do Dia Nacional das Universidades de Terceira Idade, a RUTIS – Associação Rede de Universidades da Terceira Idade e a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP assinaram no dia 21 de Maio de 2009, nas instalações da Universidade Sénior do Fundão, situada junto ao Pavilhão Multiusos do Fundão, um protocolo de Cooperação que prevê o apoio da UMIC junto às entidades responsáveis por Espaços Internet para as Universidades de Terceira Idade possam utilizar esses espaços para realização de aulas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em horários semanais a combinar em cada caso, e a integração dos espaços com acesso a computadores e à Internet em Universidades de Terceira Idade que satisfaçam as condições estabelecidas na Rede de Espaços Internet.

  • Beneficiar da Internet em Segurança: acções promovidas pela UMIC no País

    Internet SeguraA ONU – Organização das Nações Unidas estabeleceu o dia 17 de Maio Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação e decidiu que este ano seria dedicado à temática da navegação segura da Internet pelos mais jovens.

    A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, enquanto organismo público com a missão de coordenação das políticas para a Sociedade da Informação em Portugal, resolveu alargar a comemoração do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação a todas as camadas da população e a toda a semana com início nesse dia, promovendo acções de consciencialização pública para os benefícios e para a utilização segura da Internet, entre 17 e 22 de Maio de 2009.

  • Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0 (WCAG 2.0 do W3C) Publicadas em Português

    Logotipo do Programa Acesso da UMICA UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP tomou a iniciativa de encomendar a tradução para português e disponibilizar publicamente na Internet as Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0 (WCAG 2.0 – Web Content Accessibility Guidelines do W3C – World Wide Web Consortium), as quais foram aprovadas a 11 de Dezembro de 2008 depois de serem preparadas ao longo de um processo aberto com ampla participação mundial durante vários anos.

    O português foi a terceira língua em que foram publicadas as novas directrizes no mundo, a 25 de Fevereiro de 2009, seguindo-se apenas ao inglês (original) e ao húngaro.

  • Concurso para Projectos em Ambient Assisted Living para Idosos

    Logotipo da Ambient Assisted Living AssociationNo dia 11 de Fevereiro de 2009 foi aberto o 2º concurso no âmbito do Programa AAL – Ambient Assisted Living, para projectos de I&D em Soluções de Tecnologias de Informação e Comunicação para Avanço da Interacção Social de Idosos, o qual encerra no dia 5 de Maio de 2009.

    Contribuiu para a definição dos termos de referência deste concurso a Reunião do Grupo de Trabalho sobre os Conteúdos do 2º Concurso do Programa AAL organizada pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP nos dias 11-12 de Setembro de 2008, em Lisboa.

  • Conferência Ministerial de Inclusão Digital 2008

    Logotipo da campanha da UE: e-Inclusion. Be part of it!Realizou-se de 30 de Novembro a 2 de Dezembro de 2008, em Viena, uma Conferência Ministerial de Inclusão Digital, na sequência da Reunião Ministerial sobre Política Europeia de Inclusão Digital que se realizou em Lisboa em 2-3 de Dezembro de 2007, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia.

    A Conferência Ministerial teve como principais temas: e-Acessibilidade na Europa, Envelhecendo Bem na Sociedade da Informação, Literacia Digital, Investimento em Inclusão Digital, Futuro das Políticas de Inclusão Digital.

  • Reunião da Assembleia Geral da Associação AAL em Bona

    Logotipo da Ambient Assisted Living Association Realizou-se em 20-21 de Outubro de 2008, em Bona, Alemanha, uma reunião da Assembleia Geral da Associação AAL, em que Portugal é membro fundador representado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, cuja agenda incluiu: admissão da Eslovénia e do Luxemburgo; análise global dos resultados da avaliação das propostas recebidas na AAL-Call1; procedimento a assumir relativamente a propostas com igual score na avaliação técnica; proposta de documentos relativos às relações entre a Comissão Europeia, a Associação e as entidades representativas dos Estados participantes no Programa AAL (General & Annual Agreements between AAL Association & European Commission, AAL Association Administrative Agreement and its Members, Contratos adicionais relativos a contabilidade, auditoria, espaço de escritório, telecomunicações, conta bancária, etc.); discussão do Programa de Trabalhos de AAL para 2009, com base no relato resultante da Reunião do Grupo de Trabalho sobre os Conteúdos do 2º Concurso do Programa AAL que se realizou em Lisboa, em 11-12 de Setembro de 2008 organizada pela a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP; situação financeira da Associação AAL; informação de que o “Advisory Board” está constituído; informação sobre o “AAL Strategy Workshop” realizado em Bruxelas em 25-26 de Setembro de 2008, conjuntamente pela Associação AAL e pelo Projecto AALiance.

  • Reunião do Grupo de Trabalho sobre os Conteúdos do 2º Concurso do Programa AAL

    Logotipo da Ambient Assisted Living Association

    Nos dias 11 e 12 de Setembro de 2008, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP assegurou a organização, em Lisboa, de uma reunião do Grupo de Trabalho para a elaboração da proposta de anúncio do 2º concurso do Programa AAL – Ambient Assisted Living, a pedido do Comité Executivo da Associação AAL. Participaram na reunião 19 peritos de 17 países.

    A proposta preparada na reunião vai agora ser finalizada por um grupo mais restrito para depois ser distribuída aos representantes nacionais dos Estados participantes no Programa, prevendo-se que a versão final seja aprovada na próxima Assembleia Geral da Associação AAL, a realizar em Bona em 20-21/Outubro de 2008.

  • Consulta Pública sobre Acessibilidade da Internet e outros Assuntos de e-Acessibilidade

    Logotipo do Programa Acesso da UMICA Comissão Europeia abriu uma consulta pública sobre Acessibilidade da Internet e outros Assuntos de e-Acessibilidade até ao dia 27 de Agosto de 2008, com o objectivo de obter contribuições para uma aproximação comum a questões de acessibilidade da Internet.

    A e-Acessibilidade respeita ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por pessoas portadoras de deficiência ou com limitações funcionais. O nível geral de e-Acessibilidade na União Europeia é relativamente baixo, apesar de várias iniciativas para o melhorar.

  • Reunião da Assembleia Geral da Associação AAL em Paris

    Logotipo da Ambient Assisted Living Association Realizou-se em 26 de Março de 2008, em Paris, França, uma reunião da Assembleia Geral da Associação AAL, em que Portugal é membro fundador representado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, cuja agenda incluiu: admissão de Grécia, Noruega, Polónia, Roménia; a Comissão Europeia (Paul Timmers) prestou informações sobre o processo de co-decisão (Conselho da EU, Parlamento Europeu, Comissão Europeia) sobre o programa AAL e sobre a discussão no Parlamento Europeu, e agradeceu às presidências Portuguesa e Eslovena do Conselho da UE pelo apoio que permitiu que o processo passasse no Parlamento Europeu muito rapidamente; estado actual da administração da Associação AAL; discussão e aprovação de documentos da Associação AAL (regras de funcionamento interno, regras de funcionamento do Executive Board, procedimentos internos; contratação externa (apoio de Tecnologias de Informação, Unidade Central de Gestão); estratégia da Associação AAL, com a proposta de realização de uma workshop sobre estratégia em Junho; instalações da Associação AAL.

  • Reunião da Assembleia Geral da Associação AAL em Viena (2007)

    Logotipo da Ambient Assisted Living Association Realizou-se em 5 de Dezembro de 2007, em Viena, Áustria, uma reunião da Assembleia Geral da Associação AAL, em que Portugal é membro fundador representado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, cuja agenda incluiu: informação sobre o estado do procedimento de co-decisão (Conselho da EU, Parlamento Europeu, Comissão Europeia) relativo ao Programa AAL; discussão sobre admissão de novos membros; Programa de Trabalho para 2008 (incluindo o resultado do Grupo de Trabalho sobre Conteúdos, tópico para o 1º concurso de projectos e compromissos financeiros nacionais); regras funcionamento interno; decisão sobre a quota de membro da Associação AAL, fixada em 10.000 euros por ano; orçamento para 2008; discussão sobre a constituição do AAL Advisory Group; regras internas do Excecutive Board; projecto de contrato entre a Associação AAL e os seus membros; discussão sobre a criação do sítio web da Associação AAL; informações sobre o registo da Associação AAL como entidade legal; informação sobre a organização do European AAL Day, em Berlim, no dia 1 de Fevereiro de 2008.