Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Observação e Benchmarking  > Notícias  > Portugal Sobe 3 Lugares em Ranking Mundial de Utilização das TIC

Portugal Sobe 3 Lugares em Ranking Mundial de Utilização das TIC

 - 28/03/2006

A Lusa publicou a notícia seguinte:

Genebra, 28 Mar (Lusa) – Portugal ocupa a 27ª posição no ranking mundial da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em 2005, subindo três lugares em relação a 2004, segundo um relatório hoje divulgado pelo Forum Económico Mundial.

Portugal subiu também dois lugares nesta classificação entre os 25 países da União Europeia, passando de 15º para 13º, à frente da Espanha, que baixou duas posições. O documento, elaborado anualmente por aquela instituição privada com sede em Genebra, coloca no primeiro lugar desta classificação de 115 países os Estados Unidos, à frente de Singapura, Dinamarca, Islândia, Finlândia, Canadá, Taiwan, Suécia, Suíça e Reino Unido.

As TIC representam hoje em dia um dos motores mais importantes para aumentar a eficiência e a produtividade no seio da vertiginosa economia mundial", afirmou Augusto López-Claros, um dos directores do Fórum e co-autor do documento.

Entre os países da União Europeia, surge a seguir ao Reino Unido a Holanda (12), Alemanha (17), Áustria (18), Irlanda (20), França (22), Estónia (23), Bélgica (25), Luxemburgo (26), Portugal (27), Malta (30), Espanha (31), República Checa (32) e Chipre (33).

A Polónia é dos 25 o pior classificado, na 52ª posição, atrás da Lituânia (44), Grécia (43), Itália (42), Hungria (38) e Eslovénia (35), estando a Estónia à frente dos países do leste da Europa.
Os países nórdicos estão no topo dos desempenhos dos países europeus, com a Dinamarca a ocupar o terceiro lugar, seguida da Islândia (4), Finlândia (5) e Suécia (8).

Isso acontece, de acordo com um comunicado do Fórum Económico Mundial, por que esses países aliam "estabelecimentos escolares de primeiro plano fortemente orientados para a inovação" a "um forte grau de apropriação das novas tecnologia s", tanto por parte da administração, como das empresas ou da sociedade civil.

Os Estados Unidos, que no ano passado tinham caído para a quinta posição, tiraram a Singapura a liderança, que ocupam pela terceira vez em cinco anos, "graças á excelência do seu ensino superior e o alargamento do campo de cooperação entre os institutos de investigação e o mundo dos negócios", lê-se no comunicado.

Apesar de Singapura ter passado para segundo, os países asiáticos continua m a ter bons desempenhos, como é o caso de Taiwan, que subiu oito posições para sétimo, à frente de Hong Kong (11), Coreia do Sul (14) e Japão (16). A Índia man teve-se no 40º lugar e a China baixou cinco posições para 50º. O melhor classificado na América Latina é o Chile (29), seguido do Brasil (52), e do México (55). Em comparação com a tendência generalizada de descida do ano passado, a região mostrou no último ano um desempenho mais variado, com vários países a melhorar a sua posição, nomeadamente o Chile (subiu 6 lugares), México (subiu 5), El salvador (subiu 11), Colômbia (subiu 4) e Argentina (subiu 5), apesar de outros terem descido, como Brasil, que baixou seis posições.

Embora a África do Sul tenha baixado três posições, de 34 para 37, continua a ser o melhor país da África subsaariana em termos de TIC, seguido das Maurícias (45) e do Botsuana (56).

Noutros mercados, Israel (19) tem o melhor desempenho no Médio Oriente, os Emirados Árabes Unidos (28) lideram na região do Golfo e a Tunísia (28) está à frente nos países do norte de África. CM.

Última actualização ( 01/08/2011 )