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Resultados dos Inquéritos sobre as TIC na Administração Pública 2008

 - 30/12/2008

Logotipo do Observatório da Sociedade da Informação e do ConhecimentoSão publicados hoje, 30 de Dezembro de 2008, os resultados da edição de 2008 dos inquéritos sobre a utilização de TIC na Administração Pública Central, na Administração Pública Regional, e nas Câmaras Municipais, realizados pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP de Setembro a Novembro de 2008. Estes inquéritos tiveram as maiores taxas de resposta de sempre, respectivamente 100%, 100% e 98%.

Resumem-se a seguir os principais resultados destes inquéritos.

Todos os Organismos da Administração Pública Central e Regional e as Câmaras Municipais dispõem de ligações à Internet.

De 2005 para 2008, verificaram-se grandes aumentos nos aspectos seguintes:

  • Organismos com ligações superiores ou iguais a 2 Mbps: 75% na Administração Pública Central, o dobro de 2005; 59% na Madeira, o triplo de 2005; 42% nos Açores, mais do óctuplo de 2005; 84% das Câmaras Municipais, mais do dobro de 2005.
  • Interacção entre organismos pela Internet para maior eficiência no atendimento de utentes (Guichet Único): 24% na Administração Pública Central, o óctuplo de 2005; 41% na Madeira, mais de duas vezes e meia que em 2005; 29% nos Açores, mais do sêxtuplo de 2005.
  • Organismos que mantêm actividades de cooperação ou de partilha de recursos através da Internet: 30% na Administração Pública Central, o sêxtuplo de 2005; 32% na Madeira, mais do sêxtuplo de 2005; 24% nos Açores, quase o quíntuplo de 2005.
  • Organismos que comunicam pela Internet com empresas: 79% na Administração Pública Central, o triplo de 2005; cerca de 80% na Madeira e nos Açores, mais do triplo de 2005.
  • Organismos que comunicam pela Internet com cidadãos: 77% na Administração Pública Central, quase o triplo de 2005; 78% na Madeira e nos Açores, mais de três vezes e meia que em 2005;
  • Organismos que efectuam encomendas de bens e serviços através da Internet: 48% na Administração Pública Central, o dobro de 2005; 28% das Câmaras Municipais, mais do dobro de 2005.

Nas Câmaras Municipais, a Internet é fundamentalmente utilizada para actividades de pesquisa e de comunicação: correio electrónico (99%), procura e recolha de informação/documentação (98%), troca electrónica de ficheiros (96%), comunicação externa com outros municípios, juntas de freguesia e organismos da AP Central (83%), interface com o cidadão (71%). 

As actividades realizadas através da Internet que mais cresceram nas Câmaras Municipais foram: Compras Electrónicas (duas vezes e meia mais que em 2005, agora em 35% das Câmaras); Venda de Bens e Serviços (aumento de 58%, agora em 19% das Câmaras).

Os principais serviços disponibilizados em sítios de Câmaras Municipais na Internet são: correio electrónico (84%); download e impressão de formulários (83%); subscrição de newsletters na Internet (58%, mais 81% que em 2005); consulta pública pela Internet (54%, mais 50% que em 2005); inquéritos aos cidadãos pela Internet (34%, mais 31% que em 2005); preenchimento e submissão de formulários online (31%, com um aumento de 48% desde 2005); pedidos de recolha de lixo e limpeza de ruas (26%); acompanhamento de processos de obras particulares (24%); fóruns de discussão entre o executivo camarário e os cidadãos (15%, mais 50% que em 2005).

Última actualização ( 02/03/2009 )