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Novos Dados de Inquéritos sobre a Sociedade da Informação em Portugal 2008

 - 09/02/2009

Logotipo do Observatório da Sociedade da Informação e do ConhecimentoÉ hoje, 9 de Fevereiro de 2009, publicada na Internet a actualização da compilação de dados sobre a Sociedade da Informação em Portugal ((i) Comunicações Electrónicas, (ii) População e TIC, (iii) Administração Pública Electrónica , (iv) Educação e a Formação em TIC, (v) TIC nos Hospitais, (vi) Economia Digital ) obtidos em vários inquéritos de 2008 da responsabilidade de entidades públicas, a maioria de periodicidade anual, cuja publicação integrada foi iniciada há dois anos. Os dados publicados incluem séries cronológicas desde o início da fase sistemática dos respectivos inquéritos, e benchmarkings de vários indicadores no âmbito da União Europeia baseados em dados do EUROSTAT. Inclui-se a seguir, nesta notícia, um resumo dos principais resultados.

Os dados incluem os Resultados dos Inquéritos sobre as TIC na Administração Pública 2008 obtido em três inquéritos realizados pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP de Setembro a Novembro de 2008 e publicados pela primeira vez no dia 30 de Dezembro de 2008, nomeadamente sobre a utilização das TIC na Administração Pública Central, na Administração Pública Regional, e nas Câmaras Municipais. Incluem, também, os resultados dos inquéritos realizados em 2008 em colaboração entre o INE – Instituto Nacional de Estatística e a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP à utilização das TIC pelas famílias, à utilização das TIC nas empresas, à utilização das TIC nos hospitais, os três relativos ao 1º trimestre de 2008 e dos quais já foram publicadas sínteses parciais pelo INE, embora esta seja a primeira publicação global dos dados destes inquéritos. Incluem-se, ainda, dados sobre comunicações electrónicas obtidos pela ANACOM, relativos ao 3º trimestre de 2008, e dados sobre formação em TIC no ensino superior obtidos em 2008 pelo GPEARI do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O conjunto de dados publicados permite ter uma perspectiva bastante completa da situação e do progresso de Portugal na Sociedade da Informação. Destacam-se os dados seguintes:

  1. Relativamente às Famílias
    • 91%, 87% e 26% das pessoas (de 16 a 74 anos) com, respectivamente, educação superior, secundária, e de 9º ano ou inferior, utilizam Internet. Portugal ocupa nestes indicadores, respectivamente o 10º, 5º e 19º lugar na UE27, nas pessoas com educação secundária apenas abaixo da Holanda, Luxemburgo, França e Suécia. Os valores destes indicadores para Portugal são superiores às médias da União Europeia (UE) para pessoas com educação superior e com educação secundária, dado que estas médias são 89% e 67%, respectivamente, neste último caso com uma grande diferença.
    • 92%, 90% e 30% das pessoas (de 16 a 74 anos) com, respectivamente, educação superior, secundária, e de 9º ano ou inferior, utilizam computador. Portugal ocupa nestes indicadores, respectivamente o 10º, 5º e 19º lugar na UE27. Estes valores em 2005 eram, respectivamente, 90%, 86% e 24%. Os valores destes indicadores para Portugal são superiores às médias da União Europeia (UE) para pessoas com educação superior e com educação secundária, dado que estas médias são 91% e 71%, respectivamente, neste último caso com uma grande diferença.
    • 97% e 98% dos estudantes usam, respectivamente, Internet e computador, valores superiores às médias da União Europeia, as quais são 94% e 96%, respectivamente. São resultados de uma eficaz introdução da Internet e de computadores nas escolas, depois de Portugal ter sido em 2001 um dos países pioneiros na Europa na ligação de todas as escolas à Internet, assim como no início de 2006 foi um dos países pioneiros na Europa na ligação de todas as escolas públicas em banda larga.
    • 70% das pessoas que utilizam a Internet declaram utilizá-la todos os dias ou quase todos os dias, mais 20% do que em 2005.
    • 39% dos agregados familiares dispõem de ligações em banda larga à Internet. Os agregados familiares com banda larga duplicaram desde 2005.
    • As actividades realizadas na Internet indicadas por mais utilizadores são as de comunicação, interacção e colocação de conteúdos – correio electrónico (85%), chats, messenger e semelhantes (63%) –, de pesquisa de informação sobre bens e serviços (81%), de consulta da Internet com o propósito de aprender (78%), de procura de informação sobre educação ou formação (55%), de pesquisa de informação sobre saúde (51%), de download/leitura de jornais/revistas (48%), de download/audição de música (42%), de audição/visão de rádio/TV (41%), de obtenção de informações de organismos da Administração Pública (36%), de pesquisa de informação que resulta em compras offline (36%), de download de software (34%), de banca online/home banking (32%).
    • Os maiores aumentos da utilização da Internet de 2005 para 2008 observaram-se em: telefonar/contactar por videoconferência (mais do dobro de 2005), desenvolvimento de blogs (crescimento de 70% desde 2005), pesquisa de informações sobre a saúde (crescimento de 64% desde 2005).
    • 68% das pessoas utilizam o Multibanco. As transacções de comércio electrónico pelo Multibanco realizadas por estas pessoas incluíram carregamentos de telemóvel com saldo (79%); compras de bilhetes para espectáculos (8%); compras de bilhetes para transportes (7%). Os utilizadores de Multibanco também realizaram por este meio vários tipos de pagamentos: de serviços de fornecimento de água, luz, telefone, TVcabo, etc. (62%); de encomendas realizadas por outro meio que não a Internet (ex. compras por catálogo (25%); ao Estado (36%).
    • O comércio electrónico realizado através do Multibanco (por mais de 54% dos indivíduos e mais de 79% dos utilizadores do Multibanco) excede largamente as encomendas ou compras através de páginas na Internet. Na verdade, estas são realizadas por apenas 6% dos indivíduos mesmo depois de terem aumentado 73% desde 2005, embora 34% dos indivíduos (81% dos utilizadores da Internet) pesquisem informações sobre bens e serviços na Internet.
  2. Relativamente às Comunicações Electrónicas
    • A penetração do Serviço Telefónico Móvel na população é 137%.
    • No 3º trimestre de 2008, a penetração do acesso à Internet em banda larga na população atingiu 35% (mais do quádruplo do final de 2004), 15% em acessos fixos (cerca do dobro do final de 2004) e 20% em acessos móveis (cerca de 20 vezes maior do que no final de 2005). O aumento de clientes de banda larga móvel explodiu de 2005 para 2008.
    • Em penetração na população de banda larga fixa na UE27, Portugal é o 8º país em ligações maiores ou iguais a 2 Mbps (15%) e o 5º em ligações maiores ou iguais a 10 Mbps (3,3%) (dados do 2º trimestre de 2008).
  3. Quanto à utilização de TIC pelas pequenas, médias e grandes empresas, excluindo o sector financeiro, salienta-se:
    • 96% das empresas têm computadores, valor que é 100% para as médias e as grandes empresas.
    • 92% das empresas têm acesso à Internet, e 81% em banda larga (crescimento de 23% desde 2005). Estes números sobem, respectivamente, para 99% e 90% para médias empresas, e para 100% e 97% para grandes empresas.
    • O crescimento das empresas com ligações em banda larga foi particularmente elevado nos sectores de Construção e de Indústrias Transformadoras, com crescimentos desde 2005 de 81% e 45%, respectivamente.
    • 75% das empresas utilizam a Internet para interagirem com o Estado, o que corresponde a um aumento de 28% desde 2005, e coloca Portugal muito acima da média da UE.
    • 68% das empresas preenchem e enviam formulários online para o Estado. Portugal está no 5º lugar da UE27 neste indicador, muito acima da média da UE27 que é 50%.
    • 35% das empresas utilizam a Internet ou outras redes electrónicas para efectuarem e/ou receberem encomendas, um crescimento de 35% desde 2005. O valor para as médias e grandes empresas que utilizam a Internet ou outras redes electrónicas para efectuarem e/ou receberem encomendas sobe para 41% e 59%, respectivamente.
    • Portugal está no 6º lugar da UE27 nas empresas que receberam encomendas online (19%), mais do dobro do que em 2005.
  4. No que respeita a empresas do sector financeiro, destaca-se:
    • 99% das empresas do sector financeiro utilizam computadores, e 98% têm ligações à Internet em banda larga (eram 89% em 2005).
    • A percentagem das empresas do sector financeiro com pessoal ao serviço que regularmente trabalha parte do tempo no exterior e acede ao sistema de tecnologias de informação da empresa a partir desse local cresceu 54% de 2005 para 2008.
    • 91% das empresas utilizam a Internet para interagirem com o Estado (eram 86% em 2005).
  5. Quanto a micro-empresas (empresas com menos de 10 trabalhadores) é de salientar os crescimentos seguintes de 2005 para 2008:
    • Crescimento de 21% nas micro-empresas que utilizam computadores (agora 64% do total).
    • Crescimento de 41% nas micro-empresas com ligação à Internet (agora 55% do total).
    • Crescimento de 76% nas micro-empresas com ligações em banda larga (agora 44% do total).
    • Crescimento de 71% nas micro-empresas que utilizam a Internet para interagirem com o Estado (agora 36% do total).
    • Crescimento de 78% nas micro-empresas com presença na Internet (agora 16% do total).
    • Crescimento de 75% nas micro-empresas que utilizam a Internet ou outras redes electrónicas para efectuar e/ou receber encomendas de bens e/ou serviços (agora 14% do total).
  6. Relativamente aos Hospitais
    • 97% dos hospitais têm ligações à Internet, quase sempre em banda larga (95%), com 60% com larguras de banda maiores ou iguais a 2 Mbps (aumento de 59% relativamente a 2006 e mais do séptuplo de 2004).
    • 45% dos hospitais fazem encomendas através da Internet, mais 31% do que em 2006.
    • Nas funcionalidades disponibilizadas nos sítios dos hospitais na Internet, as expansões principais de 2004 para 2008 foram: quase duplicação da disponibilização de informação sobre prevenção e cuidados de saúde (agora em 42% dos sítios), 3,7 vezes mais indicações sobre procedimentos em caso de emergência médica (agora em 27% dos sítios), aumento de 72% de tabelas de custos sobre serviços prestados (agora em 19% dos sítios).
    • 18% dos hospitais com ligação à Internet disponibilizam acesso à rede aos doentes internados.
    • 19% dos hospitais tem telemedecina, principalmente telediagnóstico e teleconsulta.
  7. Relativamente à Administração Pública Central
    • Todos os Organismos da Administração Pública Central dispõem de ligações à Internet, 93% com velocidades superiores ou iguais a 512 Kbps (aumento de 27% desde 2005) e 75% superiores ou iguais a 2 Mbps (o dobro de 2005).
    • 92% dos Organismos da Administração Pública Central têm presença na Internet (94% dos organismos com 50 a 249 trabalhadores e 100% dos organismos com mais de 250 trabalhadores).
    • Nas actividades desenvolvidas na Internet pelos Organismos da Administração Pública Central, tiveram aumentos particularmente elevados desde 2005 as seguintes:
      • Interacção com Outros Organismos da AP para Maior Eficiência no Atendimento aos Utentes – Guichet Único (octuplicou, agora 24% dos organismos);
      • Actividades em Cooperação ou Partilha de Recursos (sextuplicou, agora 30% dos organismos);
      • Consulta de Catálogos de Aprovisionamento (quintuplicou, agora 80% dos organismos);
      • Comunicação Externa com Empresas (triplicou, agora 79% dos organismos);
      • Comunicação Externa com Cidadãos (quase triplicou, agora 77% dos organismos);
      • Comunicação Externa com Outros Organismos (2,5 vezes maior, agora 89% dos organismos).
    • Os serviços mais disponibilizados nos sítios de Organismos da Administração Pública Central na Internet são: informação (sobre o próprio organismo 98%, acerca dos serviços prestados 95%, legislação 91%), correio electrónico (98%), disponibilização de formulários para download (74%), acesso a bases de dados (60%), disponibilização gratuita de bens ou serviços em formato digital (52%), disponibilização de formulários para preenchimento e submissão online (50%), oportunidades de recrutamento/bolsa de emprego (31%).
    • Os serviços disponibilizados nos sítios de Organismos da Administração Pública Central na Internet com maiores aumentos de disponibilização de 2005 para 2008 foram:
      • Aferição do Grau de Satisfação dos Utilizadores (duplicou, agora em 24% dos organismos);
      • Apoio a Utilizadores (duplicou, agora em 54% dos organismos);
      • Oportunidades de Recrutamento – Bolsa de Emprego (aumentou 72%);
      • Disponibilização de Formulários para Preenchimento e Submissão Online (aumentou 39%).
    • 48% e 27% dos Organismos da Administração Pública Central efectuaram através da Internet, respectivamente, encomendas e pagamento de encomendas (respectivamente o dobro e duas vezes e meia mais do que em 2005).
    • 29%, 33% e 39% dos Organismos da Administração Pública Central usam software de código aberto para, respectivamente, sistemas operativos, servidores de Internet e outros tipos de aplicações.
    • Na área da segurança informática, verificou-se de 2005 para 2008 um aumento de 48% na utilização de servidores seguros e de 44% na utilização de filtros anti-spam, o que levou a percentagem de Organismos da Administração Pública Central com estes serviços a atingir, respectivamente, 59%% e 88%.
  8. Relativamente à Administração Pública Regional
    • Todos os Organismos da Administração Pública Regional dispõem de ligação à Internet. Os organismos das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores com velocidades de ligação à Internet superiores ou iguais a 512 Kbps são, respectivamente, 77% e 78%, e com velocidades superiores ou iguais a 2 Mbps são, respectivamente, 59% e 42%, triplicando e mais do que octuplicando, respectivamente, em relação a 2005.
    • Os Organismos da Administração Pública Regional da Madeira e dos Açores que têm presença na Internet são, respectivamente, 91% e 93%.
    • Nas actividades desenvolvidas na Internet pelos Organismos da Administração Pública regional, tiveram aumentos particularmente elevados de 2005 para 2008 as seguintes:
      • Consulta de Catálogos de Aprovisionamento (mais que quadruplicou na Madeira e foi multiplicada por mais de 11 vezes nos Açores, agora em 52% e 56% dos organismos, respectivamente);
      • Actividades em Cooperação ou Partilha de Recursos (mais que sextuplicou na Madeira e quase quintuplicou nos Açores, agora em 32% e 24% dos organismos, respectivamente);
      • Interacção com Outros Organismos da AP com Vista ao Aumento da Eficiência no Atendimento aos Utentes – Guichet Único (mais de duas vezes e meia maior na Madeira e quase o sêxtuplo nos Açores, agora em 41% e 29% dos organismos, respectivamente);
      • Comunicação Externa com Cidadãos (mais de três vezes e meia maior do que em 2005, agora em 78% dos organismos em ambas as regiões);
      • Comunicação Externa com Empresas (mais que triplicou, em cerca de 80% dos organismos).
    • As encomendas através da Internet são efectuadas por 2% dos organismos da Madeira e por 20% dos Açores.
    • A utilização de software de código aberto na Administração Pública Regional para os sistemas operativos, para os servidores de Internet e para outro tipo de aplicações é, respectivamente, de 10%, 7% e 20% nos Açores, e 21%, 14% e 29% na Madeira.
  9. Relativamente às Câmaras Municipais
    • Todas as Câmaras Municipais dispõem de ligação à Internet, 96% com velocidades superiores ou iguais a 512 Kbps, e 84% com ligações superiores ou iguais a 2 Mbps, mais do dobro que em 2005.
    • Nas Câmaras Municipais, a Internet é fundamentalmente utilizada para actividades de pesquisa e de comunicação: correio electrónico (99%), procura e recolha de informação/documentação (98%), troca electrónica de ficheiros (96%), comunicação externa com outros municípios, juntas de freguesia e organismos da AP Central (83%), interface com o cidadão (71%). 
    • As actividades que mais cresceram desde 2005 foram:
      • Compras Electrónicas (duas vezes e meia mais do que em 2005, agora em 35% das Câmaras);
      • Venda de Bens e Serviços (aumento de 58%, agora em 19% das Câmaras).
    • 99% das Câmaras Municipais tem presença na Internet.
    • Os principais serviços disponibilizados em sítios de Câmaras Municipais na Internet são: correio electrónico (84%); download e impressão de formulários (83%); subscrição de newsletters na Internet (58%, mais 81% que em 2005); consulta pública pela Internet (54%, mais 50% que em 2005); inquéritos aos cidadãos pela Internet (34%, mais 31% que em 2005); preenchimento e submissão de formulários online (31%, com um aumento de 48% desde 2005); pedidos de recolha de lixo e limpeza de ruas (26%); acompanhamento de processos de obras particulares (24%); fóruns de discussão entre o executivo camarário e os cidadãos (15%, mais 50% que em 2005).
    • Respectivamente 50%, 39% e 53% das Câmaras Municipais usa software de código aberto para os sistemas operativos, para os servidores de Internet e para outro tipo de aplicações.
    • 28% das Câmaras Municipais efectuam encomendas através da Internet, mais do dobro que em 2005.
Última actualização ( 19/08/2011 )